terça-feira, 31 de março de 2015

MotoGP - Catar 2015 - Corrida 1


É gente, agora eu começo a escrever sobre a maior categoria de motos do mundo, e uma das minhas preferidas, com ídolos meus como Rossi, Marquez, Pedrosa entre outros. A Temporada de 2015 começou um tanto quanto surpreendente, com a Ducati sendo a mais rápida nos treinos, graças á sua velocidade nas retas. Primeiramente, antes de falar sobre o treino e a corrida, vou falar das duplas.

Com um grid de 25 motos, graças á volta da Suzuki e e Aprilia, a Temporada de 2015 tem vários campeões, como sempre. Marc Marquez, o atual bicampeão, se mantém na Honda, equipe que também mantém Dani Pedrosa. A Yamaha com o famoso 46, ainda teria Jorge Lorenzo ao lado de Valentino, que começou bem o ano. A Ducati surpreendeu tendo uma moto muito veloz em retas, coisa que pode deixar ela muito forte em pistas com poucas curvas, seus pilotos serão Andrea Dovizioso e Andrea Iannone.

A Pramac tem o único sul americano da categoria, o colombiano Yonny Hernández, e também o italiano Danilo Petrucci. A Tech3 tem uma das motos mais bonitas, senão a mais bonita, do ano, seus pilotos são Bradley Smith e Pol Espargaró. A Suzuki, em sua volta á MotoGP, tem Aleix Espargaró e Maverick Viñales. A LCR tem o já rodado, Cal Crutchlow, e o australiano Jack Miller.


A Marc VDS está estreando na categoria principal, com apenas uma moto, que tem como "rider" o britânico Scott Redding. A Avintia terá o Hector Barberá e Mike di Meglio. O campeão de 2006, Nicky Hayden está na Aspar, seu companheiro será Eugene Laverty. A Forward tem o alemão Stefan Bradl e o francês Loris Baz. AB tem apenas uma moto, a do tcheco Karel Abraham. A Aprilia tem Álvaro Bautista e Marco Melandri. A última equipe que tem uma única moto, é a Ioda ART, de Alex de Angelis, isso mesmo, talvez você que não acompanhe muito a MotoGP, pode-se surpreender com esse sobrenome, mas ele não é parente do grande Elio.

Nos treinos, nada de chuva, como aconteceu semanas antes, e com isso a Ducati não teve dificuldades em ter sua primeira pole na Temporada, com Dovizioso fazendo 1:54.113, enquanto as duas Hondas ficavam em 2º e 3º, com Pedrosa e Marquez respectivamente. A outra Ducati largava em 4º, enquanto ambas as Yamahas não tiveram um grande treino, largando da 6º e 8º colocação, com mais de meio segundo de diferença para o pole.


Na largada a surpresa fica por parte de Hernández, que tenta assumir a segunda colocação, mas rapidamente já começa perder as posições depois da primeira curva, que foi a mais importante da corrida, em todos os seus momentos. Seu primeiro acontecimento foi com a escapada de Marc Marquez, que foi para último, mas já começava a recuperar as posições.

Valentino Rossi largou mal, e por isso foi para 10º, enquanto seu companheiro, Jorge Lorenzo pulou para 2º e disputa a ponta com Dovizioso, que logo perdeu ela para o "Espartano". Lá de trás, Marquez fazia uma ótima recuperação, sendo agressivo, até demais, a ponto de tocar em Álvaro Bautista, acabando com a corrida de seu compatriota. Esse incidente foi até investigado pela direção de prova, mas não houve punição.

Lá na frente, com a disputa dos três primeiro, que abriam para o 4º colocado, que era Hernández, faziam a alegria da corrida, disputando quase todas as curvas, com o favorecimento para a Yamaha, que perdia para a Ducati na reta dos boxes. Várias ultrapassagens marcaram a prova, especialmente na disputa entre Dovizioso e Lorenzo.


Dois pilotos iam ganhando posições, e estavam no segundo pelotão, que era comandado pelo colombiano Hernández, que acabou sendo facilmente ultrapassado pelo "Doutor", que já tinha deixado para trás Dani Pedrosa, que sentia dores no braço. O segundo piloto era o atual bicampeão Marc Marquez, que rapidamente chegou em seu companheiro.

Tendo menos da metade da prova feita, Rossi já ia para o ataque dos 3 primeiros, que eram Dovizioso, Lorenzo e Iannone. A disputa durou o resto da corrida, que foi ótima de se assistir. Marquez passou com facilidade seu companheiro, mas encontrou certa dificuldade para deixar para trás Hernández, que chegou a desafia-lo um pouco, mas só um pouco.


Há poucas voltas do fim, Lorenzo começa a perder rendimento, essa perca de rendimento recebeu a causa de que o a espuma do capacete caiu sobre seus olhos, dificultando a sua visão. Com isso a prova perdia um dos 3 que trocavam volta a volta de posições, uma coisa incrível...

Mas ainda existiam dois, que supriram essa falta de maneira mais incrível ainda, trocando as posições até a última volta, quando Rossi cruzou a linha de chegada á 0.174s a frente de Dovizioso. Quem fez uma boa corrida, mesmo disputando pouco foi Iannone, que subiu ao pódio pela primeira vez. Marquez recuperou várias posições, e terminou em 5º, mesmo assim não ficou satisfeito com o resultado. Lorenjo ainda conseguiu cruzar a linha de chegada em 4º.


RESULTADOS:

  1. Valentino Rossi - Yamaha
  2. Andrea Dovizioso - Ducati
  3. Andrea Iannone - Ducati
  4. Jorge Lorenzo - Yamaha
  5. Marc Marquez - Honda
  6. Dani Pedrosa - Honda
  7. Cal Crutchlow - LCR
  8. Bradley Smith - Tech3
  9. Pol Espargaró - Tech3
  10. Yonny Hernández - Pramac
  11. Aleix Espargaró - Suzuki
  12. Danilo Petrucci - Pramac
  13. Scott Redding - Marc VDS
  14. Maverick Viñales - Suzuki
  15. Hector Barberá - Avintia
  16. Stefan Bradl - Forward
  17. Nicky Hayden - Aspar
  18. Eugene Laverty - Aspar
  19. Mike di Meglio - Avintia
  20. Alex de Angelis - Ioda
  21. Marco Melandri - Aprilia
  22. Loris Baz - Forward
  23. Karel Abraham - AB - OUT
  24. Jack Miller - LCR - OUT
  25. Álvaro Bautista - Aprilia - OUT



  • MELHOR PILOTO: Valentino Rossi
  • SORTUDO: Andrea Iannone
  • AZARADO: Marc Marquez
  • SURPRESA: Yonny Hernández
É isso mesmo, ele de novo, Valentino Rossi, voltou a vencer uma prova de abertura depois de 5 anos, um feito incrível com uma moto que não estava tão boa quanto a Ducati. Iannone subiu ao pódio pela primeira vez, mas esse pódio foi pela sorte, ele mal disputou com pilotos que chegaram para atormentar com sua vida, e já que Marquez errou, Pedrosa estava com dores e Lorenzo com dificuldades, ele conquistou o pódio, coisa que ele comemorou muito, mas mereceu sim, parabéns á ele. Marquez fez uma corrida fenomenal, poderia ter vencido caso não errasse. Hernández andou bem com a Pramac, e surpreendeu por andar metade da corrida entre os 6 primeiros.


Campeonato de Pilotos:
  1. Valentino Rossi - Yamaha - 25pts
  2. Andrea Dovizioso - Ducati - 20pts
  3. Andrea Iannone - Ducati - 16pts
  4. Jorge Lorenzo - Yamaha - 13pts
  5. Marc Marquez - Honda - 11pts
Campeonato de Construtores:
  1. Yamaha - 25pts
  2. Ducati - 20pts
  3. Honda - 11pts
  4. Suzuki - 5pts
Campeonato de Equipes:
  1. Movistar Yamaha MotoGP - 38pts
  2. Ducati Team - 36pts
  3. Repsol Honda Team - 21pts
  4. Monster Yamaha Tech 3 - 15pts
  5. Pramac Racing - 10pts
Imagens tiradas do GPUpdate.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário