domingo, 8 de março de 2015

Coluna Semanal 10# - Mulheres na F-1


Em comemoração ao dia 8 de março, dia das mulheres, vou falar sobre elas na categoria máxima do automobilismo. Como muitos de vocês devem saber, poucas mulheres passaram pela F-1, começando por de Filippis e indo até Carmen Jordá. Então foi contar um pouco da história delas...

Maria Teresa de Filippis: Quando era jovem, a italiana de Nápoles (que está viva até hoje com 88 anos), se interessava por cavalos, mas aos 22 anos, após fazer uma aposta com seus irmãos, que duvidavam que ela seria mais veloz que eles, ela começou a participar de corridas. Em 1958 já era uma "promessa" feminina no automobilismo, e com o vice no campeonato italiano de carros esportes ela chegou á F-1. Em sua primeira tentativa ela falha, mas na Bélgica ela conquista uma posição no grid, e se torna a primeira mulher a alinhar e terminar uma corrida, em 10º, que se houvesse a pontuação de hoje, a daria um belo ponto. Maria ainda participaria dos GPs de Portugal e da Itália, se tornando a primeira mulher a abandonar uma corrida na F-1, em ambas as corridas. Em 1959 tentou correr em Mônaco, e novamente sem sucesso, dessa vez abandonando a F-1, que já tinha levado muitos amigos dela. E pensar que isso tudo foi apenas uma aposta..


Lella Lombardi: A única mulher a fazer o grande feito de ganhar pontos, e só foi com um 6º lugar em uma prova terminada na metade, dando a ela 0,5 pontos. Para saber mais dela leia "Piloto Memorável - Lella Lombardi"


Divina Galica: A mulher que participou do GP da Inglaterra de 1976 ao lado de Lombardi, também não conseguindo sucesso, naquele corrida marcante por ter o maior número de mulheres da história. No começo de sua carreira ela era esquiadora, mas ela logo descobriu uma outra paixão, o automobilismo, que deu a ela chance de competir na F-1, infelizmente não se classificando para nenhuma prova. Correu em 1976 na Surtees e dois anos depois foi contratada pela Hesketh, onde participou de mais duas corridas, sem sucesso...


Desiré Wilson: A sulafricana até hoje é a única piloto feminino a conquistar uma vitória com um carro de F-1, mas antes de você sair falando sobre isso, saiba que era uma prova da British Aurora F1 Series, campeonato já extinto, disputado, naquele ano, em Brands Hatch, mesma pista em que ela teria chance de participar de sua única corrida oficial na F-1, não conseguindo se classificar. Ela ainda correria o GP da África do Sul de 1981, que não valeu pelo Campeonato segundo a FISA e a FOCA, mas naquela corrida, Wilson chegou a estar em 6º quando seu câmbio quebrou.


Giovanna Amati: Sua família era rica, e por isso mesmo ela passou por um terrível acontecimento, foi sequestrada por gangsters italianos, que queria o dinheiro da família. Depois disso ela começou a correr, e chamou atenção o bastante, para ninguém se preocupar sobre sua apagada passagem pela F-3000, que foi o contrário de sua época de F-3 italiano, onde conquistou vitórias. Fez um teste na Benetton em 1991, e foi contratada pela Brabham, equipe em que ela participou dos GPs da África do Sul, do México e do Brasil, não conseguindo se classificar.


Sarah Fisher e Katherine Legge: Em setembro de 2002, Sarah Fisher teve a oportunidade de guiar um carro da equipe McLaren, em decorrência de seu patrocínio, a Tag Heuer. Já a inglesa Legge teve sua chance na Minardi, em novembro de 2005, onde, após duas voltas, conseguiu bater o carro da equipe que fazia seu último ano. Mas alguns dias depois, a britânica voltou a correr, dando 27 voltas no circuito espanhol de Vallelunga.


María de Villota: A última piloto a ter chances de correr na F-1, no GP da Europa de 2012, quando Glock estava doente, mas a equipe russa preferiu correr com um carro a menos. Filha do ex-piloto Emilio de Villota, María sofreu grave acidente semanas depois, perdendo seu olho. Um ano depois ela morreu em casa em decorrência as sequelas do acidente...


Susie Wolff: Esposa de Toto Wolff, Susie voltou a ser "aclamada" nas últimas semanas por causa de seu incidente com Nasr: O Culpado. Susie participou dos treinos livres dos GPs da Grã-Bretanha e da Alemanha, e nesse ano participará dos GPs da Espanha e da Grã-Bretanha. Não é aquela piloto de grande talento, mas também não é tão ruim, e conseguiria superar alguns pilotos...


Simona de Silvestro e Carmen Jordá: Simona foi contratada pela Sauber no ano passado, com imensas chances de se tornar piloto titular em 2015, mas teve problemas internos com os chefes da equipe suiça. Já Jordá foi motivo de criticas poucas semanas atrás, após se tornar piloto de desenvolvimento da Lotus, sem conseguir nenhum ponto em suas 3 temporadas na GP3.

Minha Opinião: De todas essas pilotos que falei, acredito que de Filippis, Lombardi e de Silvestro sejam as mais talentosas, mas se o assunto é mulher, é claro que beleza também entra no jogo... Então é esse meu texto sobre as mulheres, nesse dia da mulher. Mas antes de dar algumas outras informações, foi dar minha opinião sobre algumas coisas. Na minha opinião, as mulheres poderiam ter um pouco mais de espaço na F-1, com, talvez, uma mulher participando de corridas, nem se for por uma ou duas no Campeonato, coisa que não acontece há quase 40 anos. E vimos também, que até mulher pode "pagar" para ter vaga na F-1, como o caso de Jordá. Agora esperamos por novas pilotos chegarem a F-1, como por exemplo Bietske Visser, Victoria Piria e Alice Powell, todas já passaram pela GP3. Outros exemplos, foram do caminho da F-1 são Danica Patrick, Michelle Cerrutti e outras.

Minha piloto preferida que está tentando chegar a F-1

Primeira mulher a participar de um fim-de-semana de GP: Maria Teresa de Filippis - GP de Mônaco de 1958
Primeira mulher a tentar se classificar para uma corrida: Maria Teresa de Filippis - GP de Mônaco de 1958
Primeira mulher a se classificar para uma corrida: Maria Teresa de Filippis - GP da Bélgica de 1958
Primeira mulher a completar uma corrida: Maria Teresa de Filippis - GP da Bélgica de 1958
Primeira mulher a abandonar uma corrida: Maria Teresa de Filippis - GP de Portugal de 1958
Primeira mulher a marcar ponto na categoria - Lella Lombardi - GP da Espanha de 1975
Primeira mulher a vencer uma corrida com um carro de F-1: Desiré Wilson - Evento que não valia pelo Campeonato
Primeira corrida a ter duas mulheres participando: GP da Inglaterra de 1976 - Lella Lombardi e Divina Galica
Última mulher a completar uma corrida: Lella Lombardi - GP da Áustria de 1976
Última mulher a se classificar para uma corrida: Lella Lombardi - GP da Áustria de 1976
Última mulher a tentar se classificar para uma corrida: Giovanna Amati - GP do Brasil de 1992
Última mulher a participar de um fim-de-semana de GP: Susie Wolff - GP da Alemanha de 2014
GPs com Mulheres: 29
Corridas que Mulheres participaram: 15
Pontos das Mulheres: 0,5
Melhor Grid: 15º - Maria Teresa de Filippis - GP de Portugal de 1958
Melhor Resultado: 6º - Lella Lombardi - GP da Espanha de 1975

São algumas informações um pouco bobas, mais úteis para certas coisas...
Informações até o dia 08/03/2015

Imagens tiradas do Google Imagens

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