sábado, 7 de março de 2015

GP Memorável 31# - Espanha 1997



Depois do GP de Mônaco a F-1 chegava a Espanha, para mais uma corrida da Temporada de 1997 da F-1, que tinha como líder Michael Schumacher, com Jacques Villeneuve em 2º. Antes de eu falar de como ficou o grid de largada, a Sauber substituiu Nicola Larini por Gianni Morbidelli. Para a tristeza do alemão, o pole era Villeneuve, que tinha ao seu lado Frentzen, Schummy largava apenas em 7º lugar, a frente dele ainda tinha Coulthard, Alesi, Häkkinen e Berger, e fechando os 10 primeiros estavam Fisichella, Ralf e Johnny Herbert.

Na largada, dois extremos, enquanto Frentzen cai lá para trás, Schumacher sai como um canhão e assume a 3º colocação, e ainda na primeira volta, passaria por Coulthard e partiria para cima de Villeneuve, que a partir da volta 3 começaria a aumentar a diferença, enquanto Schummy ficava segurando o resto do pelotão.


Quando as primeiras paradas das equipes estavam acontecendo, certos pilotos iam ganhando muitas posições, graças a sua estratégia de parar uma vez a menos, já que os pneus Bridgestone possibilitavam isso, um deles era Damon Hill, que era 6º, mas sua alegria duraria pouco, já que o britânico iria abandonar na volta 17, com problemas no motor Yamaha.

Além de Hill, que tentava fazer isso era Olivier Panis, que já era 4º, e depois que Alesi e Coulthard pararam se tornou 2º. Schumacher tinha perdido a 2º e a 3º colocação para os franceses, e teve sorte para não perder a 4º colocação pra Coulthard, já que o escocês parou mais uma vez e voltou em 5º.


Já no final da corrida, percebeu-se que Villeneuve também iria parar uma vez a menos, mas sua corrida ainda não estava ganha, ele tinha Panis com grandes chances de vitória poucos segundos atrás. Para a tristeza do francês, Irvine, após parar, sairia na sua frente, e sem ver as bandeiras azuis, estragou a corrida de Olivier, que teve que aguentar a pressão de Alesi, que estava segurando Schumacher, companheiro de Irvine, então, TALVEZ, isso pode ter sido uma jogada da Ferrari (?).

Quando Irvine foi penalizado, Panis não tinha muito o que fazer, já que Jacques abriu quase 15s de diferença, 15s que em 3 voltas se tornaria 5s, isso mostra como Panis estava inspirado em sua última grande corrida. Alesi ainda tomou 7s de Panis, e conseguiu segurar Schumacher. Nas últimas voltas, ou na última volta, Herbert passaria Coulthard e conquistaria a 5º colocação.


RESULTADOS:

  1. Jacques Villeneuve - Williams
  2. Olivier Panis - Prost
  3. Jean Alesi - Benetton
  4. Michael Schumacher - Ferrari
  5. Johnny Herbert - Sauber
  6. David Coulthard - McLaren
  7. Mika Häkkinen - McLaren
  8. Heinz-Harald Frentzen - Williams
  9. Giancarlo Fisichella - Jordan
  10. Gerhard Berger - Benetton
  11. Jos Verstappen - Tyrrell
  12. Eddie Irvine - Ferrari
  13. Jan Magnussen - Stewart
  14. Gianni Morbidelli - Sauber
  15. Jarno Trulli - Minardi
Esses foram os pilotos que terminaram e foram considerados classificados.

  • MELHOR PILOTO: Olivier Panis
  • SORTUDO: Jacques Villeneuve
  • AZARADO: Damon Hill
  • SURPRESA: N/T
Panis foi o vencedor moral dessa corrida, sendo o mais rápido mesmo parando uma vez a menos. Villeneuve teve sorte de que Irvine segurou Panis, se não a 1º colocação do Campeonato não seria dele. Hill muito provavelmente iria ao pódio ao lado de Villeneuve e Panis, mas o motor Yamaha é muito ruim... Não tivemos nenhuma surpresa, já que Panis já tinha conquistado um pódio e estava mostrando não ser uma mera surpresa e sim um figurante nos pontos regularmente.


Classificação dos Pilotos
  1. Jacques Villeneuve - Williams Renault - 30pts
  2. Michael Schumacher - Scuderia Ferrari - 27pts
  3. Olivier Panis - Prost Mugen Honda - 15pts
  4. Eddie Irvine - Scuderia Ferrari - 14pts
  5. David Coulthard - McLaren Mercedes - 11pts
Classificação de Construtores
  1. Scuderia Ferrari - 41pts
  2. Williams Renault - 40pts
  3. McLaren Mercedes - 21pts
  4. Benetton Renault - 17pts
  5. Prost Mugen Honda - 15pts
Imagens tiradas do Google Imagens

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