Philippe Alliot estreava na equipe RAM, que nesse ano teria dois carros ao seu dispor, o francês vinha da Fórmula 2, onde acabou em 4º lugar. Ayrton Senna, vindo também da F-3, estreava na Toleman, com o carro número 19. O brasileiro teve sorte em pegar uma equipe que estavam em seu melhor ano, com um carro bem desenvolvido no final da Temporada passada por Derek Warwick. O último estreante era François Hesnault, que correria na Ligier, vindo da F-3 francesa...
A Williams vinha de motor novo, os Honda, vindos da Spirit, seus pilotos continuavam ser Keke e Laffite. A McLaren também mudara a fornecedora de motor, agora era a alemã TAG-Porsche, que estreou no GP holandes de 1983, a equipe tinha uma pequena alteração com os pilotos, ao invés do bom John Watson, era Alain Prost, vindo da Renault, que faria dupla com Niki Lauda.
A equipe Alfa Romeo, com o patrocínio master da Benetton, correria com dois ótimos pilotos, Riccardo Patrese e Eddie Cheever. A segunda e última equipe que usava motor Alfa era a Osella, de Piercarlo Ghinzani. A Ligier com os motores Renault ganharam dois pilotos novos, François Hesnault e nosso MITO, Andrea de Cesaris... A última equipe, em ordem numérica, era a Scuderia Ferrari, que também tinha trocado de piloto, o italiano Michele Alboreto vindo da Tyrrell no lugar de Patrick Tambay.
Na volta 12 Alboreto erra após travar os freios, e acaba tendo problemas com eles duas voltas depois. Com isso, o novo líder era Niki Lauda, que abria para Warwick, que tinha na sua cola Prost, que fazia uma bela prova de recuperação, o francês assumiu a 2º colocação, e aquele que tinha sido uma péssima pré-temporada para a McLaren, estava se tornando um sonho.
Bellof á frente de Senna e Brundle |
Patrick Tambay quase roda quando vai fazer a troca de pneus, uma situação um tanto quanto perigosa para os mecanicos da Renault, que acompanharam de perto essa situação. Lauda fez sua parada, e duas voltas depois retornou aos boxes, com problemas elétricos, neste mesmo instante, Alain Prost também estava lá, e acabou perdendo tempo, já que a McLaren ficara confusa com a situação.
O novo líder era Derek Warwick, que caminhava tranquilamente para sua primeira vitória, enquanto isso Alain Prost ficava para trás, mas em 2º, com Tambay em 3º. A Tyrrell fez uma parada um tanto quanto suspeita, para colocar água em seu carro. Faltava um pouco mais de 10 voltas para o fim, quando Warwick perde a sua suspensão, danificada com o choque com Lauda, e abandona, deixando Prost na liderança.
Alain Prost venceu, seguido por Keke e de Angelis, que disputaram pelas posições a corrida inteira. Nos pontos uma surpresa, Martin Brundle com a Tyrrell de motor aspirado aparecera em 5º, logo atrás de Cheever, e a frente de Tambay, que ainda conquistou um ponto.
- Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 1:42:34.492 - 9pts
- Keke Rosberg - Williams Honda - +40.514 - 6pts
- Elio de Angelis - Lotus Renault - +59.128 - 4pts
- Eddie Cheever - Alfa Romeo - +1 Volta - 3pts
- Martin Brundle - Tyrrell Ford - +1 Volta / DSQ - 2pts*
- Patrick Tambay - Renault - Falta de Combustível - 2pts**
- Thierry Boutsen - Arrows Ford - +2 Voltas - 1pt***
- Marc Surer - Arrows Ford - +2 Voltas - 0pts
- Jonathan Palmer - RAM Hart - +3 Voltas - 0pts
- Derek Warwick - Renault - Suspensão - 0pts
- Andrea de Cesaris - Ligier Renault - Caixa de Câmbio - 0pts
- Riccardo Patrese - Alfa Romeo - Caixa de Câmbio - 0pts
- Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - Elétrico - 0pts
- Nigel Mansell - Lotus Renault - Acidente - 0pts
- Nelson Piquet - Brabham BMW - Motor - 0pts
- Teodorico Fabi - Brabham BMW - Turbo - 0pts
- René Arnoux - Scuderia Ferrari - Bateria - 0pts
- Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - Caixa de Câmbio - 0pts
- François Hesnault - Ligier Renault - Superaquecimento - 0pts
- Philippe Alliot - RAM Hart - Bateria - 0pts
- Johnny Cecotto - Toleman Hart - Turbo - 0pts
- Jacques Laffite - Williams Honda - Elétrico - 0pts
- Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - Freios - 0pts
- Mauro Baldi - Spirit Hart - Distribuidor - 0pts
- Stefan Bellof - Tyrrell Ford - Acelerador / DSQ - 0pts
- Ayrton Senna - Toleman Hart - Turbo - 0pts
- Manfred Winkelhock - ATS BMW - Excluído
Esses foram todos os pilotos que participaram do fim-de-semana do GP
Volta Mais Rápida - Alain Prost: 1:36:499
Curiosidades:
- 389º Grande Prêmio
- 31º Vitória de Alain Prost
- 10º Pódio para Keke Rosberg
- 31º Vitória Para a McLaren
- 50º GP Para Marc Surer
- 1º GP Para Martin Brundle, Stefan Bellof, Philippe Alliot, Ayrton Senna e François Hesnault
- 1º Vitória, Pódio e Melhor Volta do Motor TAG-Porsche
- 1º Ponto Para Martin Brundle (NÃO OFICIAL)
- 1º Ponto Para Thierry Boutsen
- MELHOR PILOTO: Alain Prost
- SORTUDO: Alain Prost
- AZARADO: Derek Warwick / Niki Lauda
- SURPRESA: Martin Brundle / Thierry Boutsen
Prost teve tudo que um piloto possa ter, azar, sorte, vitória, pódio, melhor volta, e por isso foi o melhor piloto da corrida, após fazer, no início, uma prova de recuperação. Os azarados foram Warwick e Lauda, que podiam ter ganho a corrida facilmente, mas os problemas por causa de si ou da máquina, acabaram destruindo sua "vitórias". Brundle e Boutsen levaram um/dois pontos para uma equipe com motor aspirado, mas o britânico acabou perdendo esse ponto, que foi dado á Boutsen.
Campeonato de Pilotos
- Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 9pts
- Keke Rosberg - Williams Honda - 6pts
- Elio de Angelis - Lotus Renault - 4pts
- Eddie Cheever - Alfa Romeo - 3pts
- Martin Brundle - Tyrrell Ford - 2pts / Patrick Tambay - Renault - 2pts
Campeonato de Construtores
- McLaren TAG-Porsche - 9pts
- Williams Honda - 6pts
- Lotus Renault - 4pts
- Alfa Romeo - 3pts
- Tyrrell Ford - 2pts / Renault - 2pts
* - Perdeu os pontos, mesmo assim vou contar como conquistado ao fim da Temporada, e vou fazer duas tabelas, uma com a Tyrrell sem pontos, e outra com ela com seus pontos.
** - Herdou a 5º colocação da Classificação Oficial
*** - Herdou a 6º colocação da Classificação Oficial
Imagens tiradas do Google Imagens - Continental Circus - F1-Photos.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário