terça-feira, 3 de março de 2015

Piloto Memorável 31# - Alexander Wurz


Alexander Wurz nasceu em Waindhofen an der Thaya, no dia 15 de fevereiro de 1974. O austríaco era um dos filhos de Frank Wurz, campeão de rally em 1974, 1976 e 1982. Wurz começou no BMX, onde ganhou o campeonato em 1986, dando a ele forma física boa para ser piloto.

Depois de passar por categorias de base, foi chamado para fazer 3 corridas em 1997, substituindo o compatriota Gerhard Berger. O começo foi ruim, abandonando as duas primeira provas, no Canadá e na França, mas na Inglaterra, Alexander conquistou um 3º lugar que o rendeu um lugar na equipe em 1998.

Seu primeiro ano como piloto titular foi bom, sendo regular. No GP da Austrália não pontuou e no GP Brasil sim, com o 4º lugar que se repetiria nos GPs da Argentina, da Espanha, do Canadá e da Grã-Bretanha. A única vez que Wurz não terminou em 4º no ano, foi na França, quando ele terminou em 5º. Alexander foi mais marcado por disputar posição com Michael Schumacher em Mônaco e depois bater violentamente na saída do túnel.


Em 1999 ele tem um péssimo ano, pontuando em Mônaco e Áustria, um com o 6º e outro com o 5º posto. Com um ano tão ruim, Wurz precisava ter um ano melhor em 2000, senão, dificilmente, se manteria na F-1. O ano de 2000 foi terrível, marcando apenas 2 pontos, com o 5º lugar em Monza, isso o tirou da F-1, pelo menos como piloto titular, já que foi piloto reserva da McLaren, que o daria a chance de voltar a correr 5 anos mais tarde.

No GP de San Marino de 2005, Juan Pablo Montoya não pode participar, com isso a equipe britânica chamou Alexander Wurz para correr em seu lugar. A McLaren não se decepcionou com o resultado, Wurz terminou em 3º, subindo ao pódio quase 8 anos depois de sua primeira experiencia lá.


Depois de um 2006 em branco, a Williams o contratou em 2007, um ano em que Wurz teria a chance de mostrar que ainda tinha habilidade, mas não... Mesmo com seus 13 pontos, ele não se manteve na F-1 em 2008, quando ele já anunciou sua aposentadoria da Fórmula 1, mas teve em 2007, seu último pódio, também com o 3º lugar, no Canadá, temos que lembrar também de seu 7º lugar em Mônaco e 4º na Europa.

No ano de 2008, assumiu o cargo de piloto de testes da Honda, no ano seguinte vira conselheiro da Brawn GP, e em 2012 virou o conselheiro da equipe Williams...

Atualmente ele participa da WEC.

O que eu penso: Era bom piloto, mas em algumas corridas, e alguns anos, deixava a desejar, como por exemplo, quando ele deveria mostrar seu talento na Benetton ele acabou decaindo, enquanto Fisichella ia aumentando sua reputação.

Imagens tiradas do Google Imagens

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