domingo, 15 de março de 2015

GP da Austrália de 2015 - Corrida 1


A F-1 VOLTOU
Depois de meses de espera, a Fórmula 1 voltou, e mais uma vez em Melbourne, palco do início das Temporadas de 1996 á 2005, de 2007 á 2009 e agora de 2011 até esse ano, que começa de um jeito tão estranho, mais tão estranho, que podemos dizer no futuro, "Eu vi a corrida que não teve Alonso por causa de uma acidente, quase vi um piloto conquistar na justiça o direito de correr, vi um piloto de ponta não correr com dores nas costas, dois carros não largarem, uma equipe não ter o software de seu motor, e por último ver o grande nome "McLaren Honda" em último".


Como eu já esperava, a Mercedes tinha dominado os treinos, e largava na primeira fila, com Massa e Vettel na segunda fila do grid, seguidos por Räikkonen, Ricciardo, Sainz Jr, Grosjean, Maldonado e Nasr completando o top 10. Para a tristeza de todos, apenas 15 carro alinhavam, já que a Manor tinha seu vergonhoso problema no software do motor Ferrari, a McLaren de Magnussen nem sequer largou com o estouro de seu motor, e Kvyat teve problemas na caixa de câmbio. Button retornava aos últimos lugares com a Honda, após ter péssimos anos de 2007 e 2008 com ela. Valtteri não correria, e é duvida para o GP malaio, por causa de dores nas costas


Na largada, a liderança é mantida pelas Mercedes seguido por Massa, que foi ameaçado por Kimi, que chegou a estar na frente de Vettel (por alguns centimetros), mas o finlandês acabou travando os freios, e quase saiu da pista, e em seu retorno acabou pegando de surpresa Felipe Nasr, que tocou roda com roda com o piloto Ferrarista, e na tentativa de desviar tocou na roda de Maldonado, que virou a vítima e abandonou. A má largada de Grosjean ajudou Button passar alguém. O safety car foi acionado, pela primeira vez no ano. O francês e Ericsson foram para os boxes, e a Lotus decidiu recolher Romain para os boxes.


As Mercedes relargaram bem, já abrindo para Massa, que ficaria com Vettel atrás boa parte da corrida. Já o estreante Nasr faria a ultrapassagem em cima de Sainz Jr, e assumiria a 5º colocação. O brasileiro começaria a ter dificuldades, tendo que suportar a pressão de Ricciardo e Räikkönen. O azarado desse começo foi Perez, que passou Marcus Ericsson quando havia bandeiras amarelas, e teve que ceder a posição para o sueco, que estava atrás de Button.


A melhor disputa da corrida seria entre Perez e Button, com carros quase iguais, e bonitos na minha opinião, dividiram curva a curva, um motor Mercedes contra aquela coisa da Honda, que era mais lento do que o motor alemão de 1997. O mexicano acabou tocando no britânico, e rodando. Lá na frente, Nasr disputava com Ricciardo e Räikkönen, que tentava de tudo para passar o piloto de casa.

As paradas começavam e Massa acabaria saindo logo atrás de Ricciardo, que o atrapalhou, dando a chance para Vettel fazer uma boa volta e voltar a frente do brasileiro. Já Kimi fez uma estrategia diferente, que o daria a 5º colocação.


Na volta 32, perdermos a chance de ver o piloto mais jovem da história a pontuar, mas Max ainda tem um ano inteiro para fazer isso, e torço para que isso aconteça logo na Malásia. Kimi fez sua 2º parada e voltou a frente de Nasr e Ricciardo, mas a sua alegria não durou meio circuito, já que uma porca má "fechada" o tirou da corrida.

A Mercedes conquistou mais uma vitória, colocando 34s em Vettel, e duas voltas em Button, que para a tristeza da McLaren foi o único daqueles que terminaram, a não pontuar. Massa começou bem, mesmo perdendo o pódio, mas é melhor do que fazer apenas a primeira reta, ou metade da corrida, como em anos anteriores. Nasr fez uma bela corrida de estreia e começou com um lindo 5º posto.


RESULTADOS:

  1. Lewis Hamilton - Mercedes AMG - 25pts
  2. Nico Rosberg - Mercedes AMG - 18pts
  3. Sebastian Vettel - Scuderia Ferrari - 15pts
  4. Felipe Massa - Williams Mercedes - 12pts
  5. Felipe Nasr - Sauber Ferrari - 10pts
  6. Daniel Ricciardo - Red Bull Renault - 8pts
  7. Nico Hülkenberg - Force India Mercedes - 6pts
  8. Marcus Ericsson - Sauber Ferrari - 4pts
  9. Carlos Sainz Jr - Toro Rosso Renault - 2pts
  10. Sergio Perez - Force India Mercedes - 1pt
  11. Jenson Button - McLaren Honda - 0pts
  12. Kimi Räikkönen - Scuderia Ferrari - OUT
  13. Max Verstappen - Toro Rosso Renault - OUT
  14. Romain Grosjean - Lotus Mercedes - OUT
  15. Pastor Maldonado - Lotus Mercedes - OUT
  16. Daniil Kvyat - Red Bull Renault - NL
  17. Kevin Magnussen - McLaren Honda - NL
  18. Valtteri Bottas - Williams Mercedes - INJ
  19. Will Stevens - Manor Ferrari - NP
  20. Roberto Merhi - Manor Ferrari - NP
  • MELHOR PILOTO: Jenson Button
  • SORTUDO: Carlos Sainz Jr / Felipe Massa
  • AZARADO: Felipe Massa / Max Verstappen
  • SURPRESA: Felipe Nasr
Isso mesmo, Button foi o melhor na prova, por que? Porque ele deu 56 voltas com uma McLaren problemática, fraca, e segurou e disputou bonito a melhor briga da corrida com Perez, Parabéns Jenson, torço para que você conquiste pontos ainda. Sainz Jr estava fazendo uma bela corrida até seu problema na parada, que o colocou em último, mas o espanhol fez bonito e terminou em 9º. Massa poderia ter ido ao pódio, mas tem sorte por ter completado a prova. Eu estava torcendo muito para Max, tanto que fiquei chateado quando ouvi que o motor estava fumando, era o fim da corrida para o pequeno holandes. Eu esperava uma boa prova de Nasr, talvez um 7º ou 8º lugar, mas ele levou ao 5º lugar, de maneira magnifica.

Curiosidades:
- Primeiro ponto sueco desde o dia 24 de setembro de 1989, quando Stefan Johansson conquistou o 3º lugar no GP de Portugal, agora Macus Ericsson conquista 4 pontos
- Melhor colocação de um brasileiro em sua estreia.
- Pior resultado da McLaren desde o GP de Mônaco de 1983, quando Lauda e Watson não se classificaram para correr.
- Sainz Jr se tornou o 2º espanhol a pontuar na estreia, de la Rosa conseguiu isso no GP da Austrália de 1999

A presença de Arnold Schwarzenegger no pódio

Campeonato de Pilotos:
  1. Lewis Hamilton - Mercedes AMG - 25pts
  2. Nico Rosberg - Mercedes AMG - 18pts
  3. Sebastian Vettel - Scuderia Ferrari - 15pts
  4. Felipe Massa - Williams Mercedes - 12pts
  5. Felipe Nasr - Sauber Ferrari - 10pts
Campeonato de Construtores:
  1. Mercedes AMG - 43pts
  2. Scuderia Ferrari - 15pts
  3. Sauber Ferrari - 14pts
  4. Williams Mercedes - 12pts
  5. Red Bull Renault - 8pts
Imagens tiradas do GPUpdate.net

Um comentário:

  1. Essa prova foi o segundo pior inicio de temporada da McLaren não contando sua temporada de estreia, pior q esta só o Gp Leste dso Estados Unidos de 1981 onde John Watson e Andrea de Cesaris largara mem 22 e 23 e nenhum dos dsoi completou a prova

    ResponderExcluir