segunda-feira, 9 de março de 2015

Equipe Memorável 20# - Jordan 2002 - 2005


As temporadas finais da equipe Jordan, que atualmente é conhecida como Force India. Após uma temporada mediana de 2001, a equipe mudou sua dupla de pilotos, tirou Alesi e Trulli e colocou Fisichella e o novato Sato.


A Temporada começou difícil, com ambos abandonando a primeira corrida. No GP seguinte, Sato terminou em 9º, enquanto Fisico ficou apenas em 13º. A Temporada do italiano seria difícil, mesmo assim ele conseguiu colocar a equipe amarela 4 vezes no pódio, três delas em sequência, nos GPs da Áustria, de Mônaco e do Canadá, Fisichella ainda ganharia mais um pontinho no GP da Hungria. Já Takuma teve que esperar até o final do Campeonato, no GP do Japão, o japonês conquistou um magnifico 5º lugar. No final de um ano difícil para equipe que teve de cortar gastos, a Jordan conquistou um 6º lugar com 9 pontos. Já Fisico terminou em 11º com 7 pontos, e Sato com 2 pontos terminou em 15º.


Como o orçamento estava apertado, a equipe chamou Ralph Firman para o lugar de Sato, e esse irlandês faria um ano tão ruim... Já Fisichella começou mal a Temporada de 2003, abandonando as duas primeiras corridas, mas a alegria viria no GP Brasil, quando Fisico conquistou sua primeira vitória, e a última da equipe Jordan, a corrida foi tão maluca que só reconheceram sua vitória em Imola. Firman conquistaria seu melhor resultado no GP da Espanha, com um 8º lugar. Além disso, o irlandês ficou marcado pelo seu terrível acidente na Hungria, quando ele perdeu a asa traseira e quando foi freia acabou rodando e se chocou nos pneus, com a traseira do carro. Baumgartner substituiu ele no GP da Hungria e no GP da Itália, terminando apenas em Monza, com o 11º lugar. Já Fisichella batalhou com o carro o ano inteiro, levando ele apenas mais uma vez aos pontos, no GP dos EUA, com o 7º lugar. A Jordan terminou em 9º com 13 pontos, enquanto Fisico fechou o ano em 12º com 12 pontos, Firman em 19º com 1 ponto e Baumgartner em 24º, e última posição.


Já dividindo as últimas filas com a Minardi, a Jordan chegava a Temporada 2004 com uma nova dupla de pilotos, Nick Heidfeld e Giorgio Pantano. O Campeonato seria difícil, com Heidfeld sofrendo com o carro e sendo menos regular do que Pantano, que foi substituido por Timo Glock no GP do Canadá, o melhor da equipe naquele ano. Graças a 4 desqualificações, ambas as Jordans pontuaram, com Glock em 7º e Heidfeld em 8º. Pantano voltou na corrida seguinte, mas só correu até o GP da Itália, e já no GP da China fui substituido por Glock, que ficou o resto do ano, terminando todas as três corridas finais em 15º. Antes de marcar um ponto no Canadá, Nick conquistou um 7º lugar em Mônaco, que o deu o 18º lugar com 3 pontos, a frente de Glock com 2 pontos. Já Pantano terminou em 24º. A Jordan terminou em 9º com 5 pontos.


Já vendida para a Midland, a Jordan começava o ano com ar de adeus. Com Monteiro e Karthikeyan, a equipe teve suas últimas alegrias na F-1, o português conquistou belos feitos, um deles foi abandonar apenas uma corrida no Campeonato. Já o indiano entraria para história por ser o primeiro piloto da India a participar da F-1, e pontuar na categoria com o 4º lugar no GP dos EUA. Monteiro conquistou o primeiro pódio português na categoria, e levou a Jordan a seu último pódio. A alegria final da equipe seria na Bélgica, quando o português conquistou o 8º lugar, e último ponto da equipe do "Tio Eddie"...

Esses foram os últimos anos da equipe que atualmente é a Force India. A Jordan já teve entre seus pilotos Schumacher, ANDREA DE CESARIS, Barrichello, Irvine, Fisico, Ralf, Damon, Frentzen, Alesi, Trulli, Sato e Heidfeld...

Nenhum comentário:

Postar um comentário