segunda-feira, 2 de março de 2015

Equipe Memorável 18# - Minardi 1985 - 1988


Eu sei que a Minardi nunca teve uma época gloriosa, mas a época que chegou mais perto disso foi no fim dos anos 80, e inicio dos anos 90. Em 1985 estreou a equipe Minardi, de Giancalo Minardi, ela teria motores Motori Moderni e Pierlugi Martini, mas nas primeira corridas, a equipe corre com o motor Ford, já que o motor da Motori Moderni não estava pronto.


O ano foi terrível, com um motor fraco e pouco confiável, Martini não terminou 7 das 8 primeira provas, sendo que na única que não abandonou, acabou não se classificando. No GP da Alemanha, a Minardi termina sua primeira corrida, em 11º lugar, no GP da Bélgica, Martini voltaria a terminar a corrida, agora com o 12º lugar. No último GP da Temporada, na Austrália, Martini termina em 8º, em uma grande corrida. No fim do ano, Martini terminou em 24º e a Minardi em 12º. Esse foi o primeiro ano da equipe mais famosa do fundo do grid.


Em 1986 chamam Andrea de Cesaris e Alessandro Nannini, e o ano que deveria ser melhor após a estreia, foi um desastre, um dos piores, senão o pior da história da equipe italiana. Nas 14 primeiras corridas, 27 abandonos e uma corrida não largada. A maior alegria do ano aconteceria no México, quando ambos os carros terminaram a corrida, 8º para de Cesaris e 14º para Nannini. A realidade voltou no GP da Austrália, quando eles abandonaram pela 29º vez. A equipe terminou em 12º, de Cesaris em 24º e Nannini em 29º.


Eles chamam Adrián Campos para correr no lugar de de Cesaris em 1987, ano que seria difícil, novamente, para a Minardi ainda com os motores Motori Moderni. No ano inteiro, a Minardi teve 28 abandonos, incluindo desclassificação e corrida não largada. As poucas alegrias começaram na Hungria, quando Nannini terminou em 11º, que seria repetido em Portugal, logo após ter o 16º lugar no GP da Itália. O ano foi consideravelmente bom para Nannini, enquanto Campos sofria com o carro, mesmo assim o espanhol conquistou o 14º lugar em casa. A equipe terminou em 14º, e seus pilotos em 26º (Nannini) e 28º (Campos).


Após Nannini ir para a Benetton, a equipe contrata outro espanhol, Luis Perez-Sala. O ano começa mal, com ambos os pilotos abandonando, mas nos GPs seguintes a Minardi perceberia que o ano seria o melhor desde sua estreia. Perez-Sala termina em 11º em San Marino, enquanto Campos em 16º. Martini seria chamado para correr no lugar de Adrián, que não tinha conseguido se classificar para 3 corridas, e a alegria da equipe seria enorme após o GP dos EUA, Martini marcara seu primeiro ponto, e primeiro ponto da Minardi, que já tinha motor Ford. Mesmo com essa alegria, o ano seria difícil, com a equipe abandonando 18 vezes. Martini terminou em 7º na Austrália, enquanto Luis conquistou um 8º lugar em Portugal. A Minardi terminou em 10º, enquanto Martini terminou em 17º, Perez-Sala em 22º, e Campos em 34º.

Esses foram os anos de inicio da Minardi na F-1, e também de sua época pré-gloriosa na categoria...

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