segunda-feira, 16 de março de 2015

Coluna Semana 11# - Coisas de Uma Abertura de Temporada


A Temporada de 2015 da F-1 começou, e começou de uma das maneiras mais estranhas da história, para começar o "choque" de Fernando Alonso, e para terminar o Exterminador do Futuro no pódio, e uma das discussões mais engraçadas da "post race".

Ainda na pré-temporada vimos um dos acidente que pelo visto ficaram sem nenhuma grande resposta, com Fernando Alonso fora do GP da Austrália, Kevin Magnussen teria a chance de participar de alguma coisa nesse ano, mas...


Semanas antes, Giedo van der Garde virou manchete, já que ele tinha processado a Sauber desde novembro passado e queria correr no primeiro GP da Temporada. Eu falei que ele tinha seu direito, e deveria correr, no lugar do Nasr ou do Ericsson, esse seria o problema que a equipe suiça deveria solucionar. No final de tudo eles entraram em uma acordo, mas isso não quer dizer que o processo acabou, e sim "adiou", já que no GP da Malásia o holandês deverá correr, e caso consiga (Torço que sim) haverá dois holandeses em uma corrida, coisa que não acontecia desde o GP do Brasil de 2006.


Para aqueles que assistiram a transmissão da Globo, viram como eles conseguem fazer um lixo com uma idéia tão boa como aquela. A começar pelos convidados, dois atores, um "voleibolista", e dois pilotos. Eu pergunto: "O que dois atores tem haver com F-1?", "O que alguém que não assiste a F-1 desde a morte de Senna sabe sobre o esporte?", essas são algumas perguntas que ficam. A única pessoal que melhorou um pouco a transmissão foi a Bia Figueiredo, que fez alguns comentários melhores. Melhores do que falar sobre volei e MMA. Já Boesel foi o DJ da "balada" que fizeram na transmissão da Globo, que ao invés de mostrar só a corrida, mostravam os seus "comentaristas" falando sobre coisas sem sentido com aquilo que estávamos a assistir, e não só isso, mostravam também a reação da família de Nasr em sua casa, coisa que é muito chata, deixar de mostrar só a corrida para "dividir tela" com a família de um piloto.


Lamentável a transmissão da Rede Globo, que na tentativa de buscar novos fans para a categoria, se afunda ainda mais. Uma dica que eu gostaria de dar a ela seria colocar gente que sempre está falando sobre a categoria, como jornalistas, que escrevem em jornais, sites e blogs, o invés de gente que "Não assiste a F-1 desde a morte de Ayrton Senna". Eu também acho que muita gente, que sequer escreve, falaria coisas com mais conteúdo do que eles. E sinceramente, gostaria de ver eu lá, mesmo sendo mais jovem do que o menino Max, eu iria falar muitas coisas melhores, em termo de conteúdo, do que os "comentaristas" que deveriam ser substituidos por jornalistas e talvez algum ex-piloto que saiba falar sobre a categoria. Mais uma coisa que indignou muitas pessoas, foi a reação de Galvão ao ver o carro de Magnussen parado, ele simplesmente deu uma rápida olhada, e não disse nada, pulando para a apresentação de seus convidados...

A Manor pagou um dos maiores micos que eu já vi, mesmo torcendo por ela, não teve como reclamar. Como que uma equipe acaba não tendo o software do motor Ferrari? Nós sabemos que ela excluiu tudo antes do leilão, mas não há nenhum backup? Acho também que a Ferrari deveria ajudar uma equipe que teve o suporte da McLaren para fazer o carro...


Bottas sentiu dores nas costas e não correu. Para mim tudo bem, mas o que me deixou triste foi ver pessoas chamando ele de pipoqueiro, só porque Massa tinha feito melhor tempo que ele. Isso tudo é não ler muito bem as notícias, que dizem que Valtteri estava com dores nas costas já havia algum tempo, e cada vez que ele passava em cima da zebra, a coisa piorava, mas apenas no Q2 a situação verdadeiramente piorou, quando ele já mal resistia as dores. Mesmo assim acredito que conquistaria a 3º colocação no grid, mas aquele erro o custou a chance de não o chamarem de pipoqueiro.

Já Kvyat e Magnussen tiveram azar, e não correram a primeira corrida da Temporada. O azar maior foi de Kvyat, que teve um problema no câmbio, mas ele terá mais várias corridas para participar, por isso o verdadeiro azarado foi Magnussen, que estava substituindo Alonso, e iria correr apenas aquele GP.


Para muitos a corrida foi chata, mas para mim não foi isso, mas também não foi uma das melhores aberturas da Temporada. Felipe Nasr fez grande corrida, mas infelizmente pode se tornar alvo de criticas no GP malaio, que poderá ter 20 carros, ao invés de 15, que no final foram apenas 11. Acredito que a imprensa (pode-se ler Globo), não deveria exaltar tanto o resultado do garoto, e deveria falar a verdade que muitos sabem, Nasr quase sempre terminará nas últimas posições pontuáveis, como 7º, 8º, 9º e 10º, ele teve simplesmente sorte em colocar a Sauber em 5º, já que Räikkönen e Bottas não completaram a prova, e terminariam a frente do brasileiro. Max Verstappen talvez conseguiria fazer alguma coisa, já que tinha uma estratégia diferente, mas não sabemos se ele passaria o brasileiro, outro piloto que acredito que poderia passar seria Sainz Jr, que teve um péssimo pit stop e perdeu a chance de dar mais pontos a Minardi, hm, quer dizer Toro Rosso! Mas não quero que venham para a treta comigo, já que eu disse que TALVEZ, Max e Carlos passariam ele, já Kimi e Bottas tenho certeza disso.


Arnold Schwarzenegger figurou no pódio ao lado dos pilotos, entrevistando eles, e também se divertindo com eles. Primeiro, Hamilton diz que achava ele mais alto no Exterminador do Futuro. E depois disso, ele se juntou com o vencedor no degrau mais alto do pódio e fez a "chamada" para o GP malaio com sua celebre frase: "I'll be back"

E a última coisa, a "discussão" de Vettel e Rosberg depois da corrida, já nas entrevistas coletivas. Quando chegou a vez de Rosberg falar, o alemão disse uma frase que quase sempre é repetida: "Eu acho que nós claramente estaremos em vantagem na próxima corrida, mas sabemos que seria bom se eles (a Ferrari) pudessem chegar perto de nós". Vettel respondeu "Seja honesto! Você realmente espera isso? Sério? Você chegou 30s a frente de nós e quer que nos aproximemos?". Rosberg disse "Isso seria bom para o esporte! E para os fans! Se você chegasse mais perto, seria bom para todos".


Até ai todos os presentes na sala de imprensa já tinham dando risadas, e a conversa continuou: "Minha primeira sugestão, então, seria que vocês abrissem a garagem na Malásia para todos e qualquer um olhar o que estão fazendo" Disse Vettel. "Você pode vir se quiser. Nós convidamos você! Sexta-feira na Malásia!" Respondeu Rosberg.


Então essa foi a abertura de 2015 da F-1, para alguns um mico, para outros, e para mim, uma zuera a parte, com os mais patriotas exaltando demais o Senna reverso, com a Minardi pontuando novamente, um grid com 15 carros, dores, abandonos, precauções, transmissões com idéia boa, mas com execução terrível, I'l be back no pódio, e falta de "direito" de van der Garde....

E é claro, quem é o Ron da largada? Aquele nome que estava escrito na pista antes da largada e em certos momentos da prova, ele é Ron Walker, que sobreviveu a luta contra o câncer de pele....

E os Brasileiros na Austrália hem, também querendo mostrar sua opinião sobre a situação de seu país, pause o vídeo em 1:09 e preste atenção no publico...
https://www.youtube.com/watch?v=bs39eHrVUYU

Imagens tiradas do Google Imagens - GPUpdate.net - Motordrome.com.br - Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário