Andrea de Cesaris, o MITO |
1983: O início da temporada foi desapontante para ambos os pilotos, especialmente para o francês que acabaria abandonando 7 das 8 primeiras corridas, na única que ele completou, terminou em 9º, duas posições a menos do que o brasileiro Boesel, que nas 8 primeiras corridas abandonou 4, e nas outras 4 foi 7º, 9º, 13º e 10º. A Temporada já chegava a metade, e a equipe de Guy Ligier não marcara pontos, o que mostrava a falta de Jacques Laffite.
Na segunda metade do Campeonato, o pior desempenho foi de Raul, enquanto o piloto que deu a Osella seu melhor resultado, conquistou melhores resultados, entre eles um 7º lugar, que o deixou igualado com o brasileiro, mas o superando em melhor colocação que ele
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Nas últimas provas, Jarier conquistou um 7º, um 8º, um 9º e dois 10ºs, e teve dois abandonos, enquanto Boesel abandonou 6 das 8 últimas corridas, o que deu a ele uma terrível 24º colocação, com Jarier em 22º. Um ano péssimo da Ligier, um dos piores, senão o pior, com ela terminando em 12º.
1984: A equipe que se desiludiu com a Temporada de 1983, contratou uma nova dupla, François Hesnault e o nosso MITO, Andrea de Cesaris... o italiano começou bem, mesmo abandonando no GP Brasil, ele conquistou um 5º posto na África do Sul e uma corrida depois um 6º lugar. Andrea nem imaginava que aqueles seriam seus únicos pontos naquele ano, que a Ligier começou a se recuperar.
O segundo piloto, François Hesnault sofria nas corridas, para terminar, mais precisamente. O francês teve como melhor corrida o GP da Holanda, quando ele terminou em 7º, já no resto da época... abandonou 11 das 16 corridas, e naquelas em que completou teve um 10º na África do Sul, 8º na Alemanha e na Áustria. Sua última corrida completada foi no GP da Europa, quando passou pela linha de chegada em 10º.
O italiano ainda tentava pontuar novamente no ano, mas sem êxito, ele acabou tendo dois 7ºs postos como melhores colocações no resto do ano, uma na Alemanha e outra no GP da Europa. Andrea foi 10º na França e na Grã-Bretanha, e nesse tempo, entre essas duas corridas, abandonou todas as 4 que a ligavam. Em Portugal foi 12º, e fechou seu ano em uma 18º colocação, com 3 pontos, enquanto Hesnault ficava em 23º. A Ligier terminou o ano 10º com 3 pontos, e estava empolgada para o ano de 1985, ela tinha conseguido Jacques Laffite de volta, já que ele não foi tão bem na Williams.
1985: Jacques Laffite voltou bem para a equipe, logo conquistou um 6º lugar no GP Brasil, mas logo depois acabou abandonando 2 provas seguintes, e quando voltou a terminar, terminou novamente nos pontos, com o 6º lugar novamente, em Mônaco. Enquanto isso, Andrea de Cesaris abandonou as 3 primeiras corridas, e no Principado conseguiu uma magnífica 4º colocação, melhor do que Laffite.
O "Homem Ligier" conseguiu levar a equipe azul ao pódio novamente, e em duas provas consecutivas, na Grã-Bretanha e na Alemanha, mas antes dessas corridas, e depois delas, ele acabaria tendo 5 abandonos em 8 provas, contando com as corridas em que subiu ao pódios. Já de Cesaris.... tinha problemas e... acidentes, principalmente o do GP austríaco, quando ele acabou levantando capotando quando foi no morro... Depois do GP da Holanda foi demitido, e a equipe contratou Philippe Streiff, que protagonizaria um incidente estranho com Laffite na última corrida do Campeonato...
A equipe acabaria boicotando o GP sul africano, da mesma forma da Renault, e por isso ficaria mais tempo ainda sem voltar a pontuar. No primeiro GP australiano, as Ligiers de repente aparecem na 2º e na 3º colocação, um feito e tanto, que poderia jamais ter acontecido...
A última disputa do ano foi de Philippe Streiff e Jacques Laffite, que foram brigando curva á curva nas últimas voltas, até que Laffite fecha o seu jovem compatriota, que quebra a suspensão, e completa a corrida sem uma das rodas... A equipe voltou a ter um ótimo desempenho, e se esperava mais ainda para 1986, mas agora ela teria que buscar um novo piloto, já que Laffite e Streiff criaram uma rivalidade dentro da equipe. Jacques terminou em 9º com 16 pontos, Streiff em 15º com 4, e de Cesaris em 17º com 3 pontos. A Ligier terminou em 6º com 23 pontos.
1986: A equipe acabou achando René Arnoux "pelo caminho", e voltava a ter dois pilotos franceses desde o início da Temporada, que prometia para uma equipe que apesar de ter uma dupla "velha", tinha em mãos um ótimo equipamento, e ótimos pilotos.
O ano começa muito bem, com Laffite em 4º e Arnoux em 5º no GP Brasil, mas infelizmente, como nos anos anteriores, a equipe também abandona algumas corridas no início, e essas corridas são o da Espanha e de San Marino, que pouco faz diferença no resultado final do GP seguinte, em Mônaco, onde Arnoux é 5º e Laffite 6º.
Na Bélgica, Laffite é 5º em uma corrida que Arnoux abandona, e na rodada seguinte o caso é invertido, mas sem o abandono, Arnoux conquista um 6º lugar no Canadá. No GP dos EUA a equipe pouco imaginava, mas ali ela veria o último pódio de Laffite, que fez uma bela corrida, e terminou atrás apenas do vencedor, Senna, enquanto Arnoux abandonava a corrida...
No GP da França, o grande Laffite, que merece o status de MITO por ter corrido tanto tempo na equipe azul, que deu a ele um 6º lugar no seu GP de casa, enquanto Arnoux terminou em 5º. No GP da Grã-Bretanha, Jacques acaba quebrando as pernas, e uma corrida antes de bater o recorde de Hill em corridas, ele acaba aposentando, sem sequer ter terminado entre os 3 primeiros de uma Temporada. Seu substituto seria Philippe Alliot, que decepcionaria em relação á Arnoux.
René foi 4º na Grã-Bretanha e na Alemanha e marcou seus últimos pontos, enquanto Alliot acabaria abandonando 5 das 7 provas que participou, e em apenas uma conquistou ponto, com o 6º lugar no México. A Ligier que começara bem, acabou terminando mal, em uma ano em que ela foi a melhor das médias, terminando em 5º com 29 pontos.
Jacques Laffite foi 8º com 14 pontos, Arnoux 10º com 14 e Alliot 19º com 1...
Esses foram os anos com a menor participação de Jacques Laffite na equipe Ligier, onde correu a maior parte de sua carreira, que merecia ter pelo menos um título... Arnoux continuou até 1989, correndo pela equipe francesa, que também o deu seu último ponto... O triste é que não vemos mais nenhum carro azul na categoria, o azul, da França, que era tão lindo...
Imagens tiradas do Google Imagens
Tem Sauber de azul de novo, mas o amarelo-IKEA meio que empobrece.
ResponderExcluirSim, mas estava falando de uma azul forte, um azul que se aproxima do preto, como o da Prost de 1999, ou da própria Ligier em certos anos....
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