quarta-feira, 1 de abril de 2015

GP Memorável 37# - Brasil 2001


Há 14 anos acontecia o GP Brasil de 2001, marcado pela chuva e por ter várias disputas, e incidentes importantes, que deixaram essa corrida, número 666 da F-1, boa de se assistir. As chances de vermos um brasileiro no topo do pódio aumentaram com Barrichello na Ferrari. Em 2000, seu primeiro GP Brasil na Ferrari, ele não fez bem, acabou abandonado.

Nos treinos a Ferrari de Schumacher estava imbatível, e com isso se esperava um bom desempenho do brasileiro, que acabou deixando ser superado por Ralf, Mika, Juan Pablo e David. No meio do pelotão, equipes dividiam filas entre si, com uma sequencia de Jordan, Sauber, BAR e Jaguar, Jean Alesi colocou seu carro no meio dessa sequencia, fazendo que eu não escrevesse o nome da Arrows, que teve seus pilotos em 16º e 17º.


Na corrida, um drama para todos os brasileiros, Rubens Barrichello tem problemas, e vai correndo até os boxes, onde pega um novo carro, o mais rápido possível. Com isso o ferrarista conseguiu largar, em uma corrida que tinha previsão de chuva. Schumacher sai bem, mas Barrichello não, o azar fica por parte de Mika Häkkinen, que fica parado no grid, com isso o finlandês acabou abandonando, pela 2º vez em duas provas.

O Safety Car entrou na pista, já que o McLaren do bicampeão não conseguiu ser tirado do lugar. Poucas voltas do o carro de segurança na pista, e quando tudo recomeça, Juan Pablo Montoya pula para ponta, em uma bela manobra em cima de Schumacher, que chegou a pisar na grama.


Na reta oposta, uma Williams e uma Jordan disputavam uma posição, e logo na curva da subida do lago, Barrichello bate atrás do alemão, que perdeu a asa traseira. Com isso as maiores esperanças brasileiras acabaram, já que os outros pilotos nem sequer estavam entre os 10, um com a Jaguar (Burti), outro com a Arrows (Bernoldi) e uma Minardi (Marques).

A corrida ficou monótona a partir dai, com Montoya abrindo em relação á Schumacher, que foi o primeiro dos lideres a parar. Voltas depois, David Coulthard também fez sua parada, e teve sorte, conseguiu voltar na frente de Schumacher, que pegou trafego na sua frente na saída dos boxes.


Montoya ia abrindo cada vez mais, mas... quando passou por Verstappen, o holandês entrou atrás da Williams, e levantou voo, fazendo que o colombiano perdesse a corrida, e abandonando. Era o segundo acidente logo depois da reta oposta. A chuva vinha chegando, devagar, mas sempre.

Com a chuva vindo forte, ninguém teve outra escolha á não ser trocar os pneus. Schumacher fez isso rapidamente, mas a McLaren de David Coulthard ficou mais uma volta na pista, que não era feito para os pneus secos. Com isso o escocês voltou atrás do alemão, que sem dúvida venceria, mas logo na subida do lago, Schumacher "pisa" na linha branca, e roda. Ele ainda conseguiu voltar á frente do piloto da McLaren, que conseguiu tirar bastante diferença.


Tarso Marques era o pior brasileiro na prova, e logo no S do Senna ele acabaria marcando a prova. Schumacher nem imaginava que Coulthard arriscaria por dentro, e por isso foi por fora na primeira curva, no meio deles tinha Marques, que virou o "Ricardo Zonta II". Coulthard passou o alemão, e assumiu a liderança, em uma corrida que tinha a chuva como momento mais marcante.

Depois disso não houve muitas outras alterações, houve apenas outras duas mudanças importantes, e outros dois abandonos. Faltando menos de 20 voltas, Kimi Räikkönen acabou rodando e abandonando, enquanto Ralf Schumacher acabou saindo da pista. Frentzen, que era 3º, acabou abandonando com problemas elétricos, com isso o novo "pódista" era Nick Heidfeld.


As últimas brigas aconteceram entre Giancarlo Fisichella, Jean Alesi, Olivier Panis e Jarno Trulli. A primeira dupla disputou o último ponto na corrida, o francês vinha fazendo um belo GP com sua Prost, aparecendo na 6º colocação, Fisico também fez uma bela corrida, e se aproximava de Alesi, que não teve muito o que  fazer.

Panis e Trulli disputaram a 4º colocação, o piloto da BAR venceu o piloto da Jordan, e com isso voltava aos pontos, coisa que não conseguia desde o GP da Alemanha de 1999. David Coulthard fez uma corrida impecavel, e venceu o GP Brasil de 2001, seguido por Schumacher, que perdeu a chance de quebrar um recorde, de vitórias seguidas. Nick Heidfeld conquistou seu primeiro pódio, e o primeiro da Sauber, desde o GP da Bélgica de 1998.


RESULTADOS:
  1. David Coulthard - McLaren Mercedes - 1:39:00.834 - 10pts
  2. Michael Schumacher - Scuderia Ferrari - +16.164 - 6pts
  3. Nick Heidfeld - Sauber Petronas - +1 Volta - 4pts
  4. Olivier Panis - BAR Honda - +1 Volta - 3pts
  5. Jarno Trulli - Jordan Honda - +1 Volta - 2pts
  6. Giancarlo Fisichella - Benetton Renault - +1 Volta - 1pt
  7. Jacques Villeneuve - BAR Honda - +1 Volta
  8. Jean Alesi - Prost Acer - +1 Volta
  9. Tarso Marques - Minardi European - +3 Voltas
  10. Jenson Button - Benetton Renault - +7 Voltas
  11. Heinz-Harald Frentzen - Jordan Honda - Elétrico
  12. Kimi Räikkönen - Sauber Petronas - Rodada - OUT
  13. Ralf Schumacher - Williams BMW - Rodada - OUT
  14. Gastón Mazzacane - Prost Acer - Embreagem - OUT
  15. Eddie Irvine - Jaguar Cosworth - Rodada - OUT
  16. Juan Pablo Montoya - Williams BMW - Colisão - OUT
  17. Jos Verstappen - Arrows Asiatech - Colisão - OUT
  18. Luciano Burti - Jaguar Cosworth - Motor - OUT
  19. Fernando Alonso - Minardi European - Elétrico - OUT
  20. Enrique Bernoldi - Arrows Asiatech - Hidráulicos - OUT
  21. Rubens Barrichello - Scuderia Ferrari - Colisão - OUT
  22. Mika Häkkinen - McLaren Mercedes - Pane - OUT
Esses foram os pilotos que participaram da corrida
Volta Mais Rápida: Ralf Schumacher - 01:15.693


Curiosidades:
- 666º GP
- 10º Vitória de David Coulthard
- 1º Pódio de Nick Heidfeld
- 131º Vitória da McLaren
- 140º Pole da Ferrari

  • MELHOR PILOTO: David Coulthard
  • SORTUDO: Nick Heidfeld
  • AZARADO: Juan Pablo Montoya / Mika Häkkinen / Jean Alesi
  • SURPRESA: Giancarlo Fisichella
Coulthard fez uma corrida impecável, sem erros, e com muita habilidade, mereceu vencer. Heidfeld rendeu á Sauber um 3º lugar, graças aos vários abandonos das Williams, e o problema de Häkkinen e Frentzen. Montoya venceria facilmente sua primeira corrida no Brasil, mas da mesma forma de Ralf Schumacher, freou demais no final da reta oposta, e foi atingido por Jos. Mika também faria uma bela corrida, mas acabou tendo azar de não ter a bandeira vermelha. Alesi estava em 6º há voltas do fim, mas um problema em sua Prost fez com que o francês perdesse duas posições. Fisico veio de 18º para 6º, não precisa de palavras.


Campeonato de Pilotos:
  1. Michael Schumacher - Scuderia Ferrari - 26pts
  2. David Coulthard - McLaren Mercedes - 20pts
  3. Rubens Barrichello - Scuderia Ferrari - 10pts
  4. Nick Heidfeld - Sauber Petronas - 7pts
  5. Heinz-Harald Frentzen - Jordan Honda - 5pts
Campeonato de Construtores:
  1. Scuderia Ferrari - 36pts
  2. McLaren Mercedes - 21pts
  3. Sauber Petronas - 8pts
  4. Jordan Honda - 7pts
  5. BAR Honda - 3pts
Imagens tiradas do Google Imagens e GPExpert.com.br

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