domingo, 29 de março de 2015

GP da Malásia de 2015 - Corrida 2


Confesso que há tempo eu não torcia tanto para Sebastian Vettel, que não só quebrou um tabu dele e da sua equipe, mas também calou aqueles que diziam que seu domínio era por causa de sua Red Bull, mas essas pessoas nem sequer se lembravam de sua passagem fenomenal pela Toro Rosso, e essa passagem fenomenal, pode ser comparada com o início desse ano.

Nos treinos, a Mercedes dominou novamente, mas um susto marcou o Q2, quando o campeão terminou apenas em 8º. Um dos brasileiro foi o único piloto com carro de verdade a não passar para o Q2, com problemas, Felipe Nasr ficou com a 16º colocação. Uma das Manors conseguiu abrir a temporada para a equipe, que teve problemas com o carro de Stevens, que não participou do treino e não foi autorizado para correr, com isso ele tem um retrospecto um tanto quanto negativo na categoria, 3 corridas, 1 largada.

Hülkenberg, o zuero
No Q2 a chuva apareceu, coisa que não aconteceu no Q1, que teve sol. A chuva veio muito forte, e todos os carro optaram em dar logo suas voltas, alguns desses carros atrapalharam outros, como no caso de Ericsson, que atrapalhou Räikkönen e Hamilton. O piloto da Mercedes teve sorte, conseguiu passar para o Q3, mas o finlandês, que prometia muito para a corrida, acabou ficando com a 11º colocação. Junto dele ficaram também Maldonado, Hülkenberg, Perez e Sainz Jr, um dos pilotos mais prejudicados...

Houve uma paralisação boba de 30 minutos, sendo que 15 já eram o suficiente. Alguns carros foram de pneus de chuva para a pista, enquanto outros, como a Mercedes e a Ferrari, optaram pelo pneu intermédio. Com a pista melhorando, logo se percebeu que o melhor componente era o intermédio. Mutias equipes perderam tempo para fazer a troca, não só porque a troca é demorada, e sim porque poderia ser evitada.


Na última tentativa, as Mercedes colocaram pneus novos, enquanto Vettel se mantinha na pista, pegando um asfalto cada vez mais seco. Pensei que o último que passasse completando sua volta, seria que faria o melhor tempo, já que a pista estaria seca, mas que fez o melhor tempo possível foi Vettel, que até poderia fazer a pole caso não perdesse a traseira no meio de sua volta. Essa pole seria conquistada graças á Rosberg, que atrapalhou Hamilton, que ficou á 0.074s de Vettel, que se classificou em 2º.

Sobre a escorregada que eu citei sobre Vettel, isso também aconteceu porque a chuva estava voltando, de maneira forte o bastante para destruir tempos de volta rápida de Massa, Bottas, Grosjean, Verstappen e Ericsson. Ricciardo teve sorte o bastante para colocar a fraca Red Bull em 4º, mas essa posição era de outra pessoa, também do programa da RBR.


Isso mesmo, Max Verstappen, o holandês de 17 anos vinha tão rápido para beirar os três primeiros, enquanto Massa e Bottas tinham a chance de brigar por essa posição, mas acabaram prejudicados, mesmo assim colocaram um tempo melhor do que de Max, que fez um milagre levando a Toro Rosso de volta á 6º colocação, a ponto de mostrar que vinha para chegar perto, ou até mesmo, entrar nos 3 primeiros.

Havia previsão para chuva o fim-de-semana todo e na corrida isso não seria diferente. Quando liguei a TV, vi sol, mas percebi que não era aquele tempo ensolarado "fortemente", existia nuvens escuras em volta do circuito, por isso pensei que era apenas questão de tempo para ver uma verdadeira corrida, com confusão do jeito que eu gosto...


A corrida iria começar, com 19 carros no grid, que tinha como último colocado Roberto Merhi da Manor, que sem dúvida merece muito respeito, já que conseguiu estar ali pelo menos né... Na largada, Rosberg chega ameaçar Vettel, a ponto de se tocarem, mas o alemão da equipe italiana conseguiu se manter na 2º colocação, enquanto isso Massa fazia uma bela largada, saindo de 7º para 5º.

Um erro que mudou o destino da corrida
A corrida já tinha 3 voltas completas, e acaba de começar a 4º, nesse período de tempo, vimos dois furos de pneus, Maldonado e Räikkönen, o finlandês mais uma vez furava o pneu na Malásia, coisa que aconteceu em 2014, e mais uma vez foi tocado por Nasr, coisa que aconteceu no GP australiano. Logo na 1º curva, Ericsson arriscou passar Hülkenberg por fora, e acabou tendo um erro de piloto amador, e olha lá, acabou passando reto e rodando na caixa de brita, mas agora eu me pergunto, será que foram os freios, coisa que também estragou a corrida de Ricciardo? Esse incidente do sueco mudou o destino da corrida, que passou a ter Safety Car.

Com isso quase todos foram para os boxes, trocar os pneus médios pelos duros. Primeiramente pensou-se que aqueles que não pararam acabaram estragando a sua corrida, mas o que vimos foi ao contrário. Quando a corrida recomeçou, Vettel era líder, seguido por Hulk, Romain, Carlos Jr e Checo. Felipe Massa voltou á frente de Rosberg, que teria um obstaculo mais difícil para tentar voltar ás posições normais.

Dessa vez não deu para as McLaren terminarem a corrida
Nesse momento a corrida melhorou de vez, mesmo sem chuva, o GP malaio foi incrível. Hamilton começou sua perseguição, passando por Perez e Carlos Sainz Jr, enquanto Rosberg ainda tentava passar o brasileiro, que começou a reclamar de falta de potencial, coisa que muito provavelmente acarretou na ultrapassagem de Rosberg, que viu seu companheiro estar em 2º poucas voltas depois.

Na volta 17 Vettel vai para os boxes, saindo atrás das duas Mercedes, que voltavam á ponta. Poucas voltas depois, Vettel, com pneus médios, alcançou Rosberg, que estava muito próximo do ferrarista, que só precisou de uma curva para passar o filho de Keke. Na volta 21, Alonso acabou sua reestreia na McLaren, com problemas no ERS, o espanhol abandonou a prova quando estava em uma espetacular 9º posição.

Culpa do Hülkenberg?
Novamente, poucas voltas depois, Seb vai á luta em cima de Hamilton, e o ultrapassa no mesmo lugar que passou Rosberg, mas dessa vez, o piloto da Mercedes foi para os boxes. Nessa altura, Kimi Räikkönen já ganhava muitas posições, e aparecia dentro do Top 10. Voltas depois Hülkenberg toca em Kvyat, em um acidente, que na minha opinião, foi normal. Até mesmo Kvyat, depois da corrida, afirmou isso, mostrando que a direção de prova errou em fazer isso.

Na volta 31, é a vez da outra Force India tocar na Lotus de Grosjean, Sergio Pérez tocou na traseira do carro do francês que rodou na frente dele, e da mesma forma de Kvyat, conseguiu voltar para a prova sem problemas. Algumas voltas depois, com as Mercedes perseguindo Vettel, ambas as Ferraris param, quando elas já estavam em uma incrível 1º e 4º colocação.

Uma aula de um garoto que devia estar no ensino médio...
Hamilton ficou poucas voltas em 1º, e logo depois parou, e colocou pneus duros, coisa que chamou atenção pelo inglês ter reclamado com a equipe, que aquele set era errado, mas a Mercedes respondeu rapidamente que aquele pneu era o novo, e que não existia mais pneus médios novos... Rosberg também parou e voltou á 3º colocação.

As Mercedes ainda tentaram passar o alemão, que levou conseguiu levar a equipe do cavalinho rampante de volta ao topo, coisa que não acontecia desde o GP da Espanha de 2013. Para completar a festa de "quebra de tabus", a Ferrari voltou a vencer com um motor turbo, isso mesmo, depois de 27 anos, a Scuderia venceu novamente, a última vez tinha sido no GP da Itália de 1988, vencido por Gerhard Berger, seguido por Alboreto, ambos fizeram uma dobradinha em homenagem ao "Comendador"...


Kimi fez uma maravilhosa corrida, e saiu de trás do Safety Car para terminar em 4º, mostrando a força da Ferrari (pelo menos no for calor malaio). Bottas e Massa ainda disputariam a 5º colocação, e não é que o finlandês conseguiria passar o brasileiro, depois de uma bela disputa nas primeiras curvas das últimas voltas, Ambas as Toro Rossos fizeram uma corrida incrível, especialmente Verstappen, que terminou em 7º, se tornando o piloto mais jovem a pontuar na F-1, recorde que jamais será batido. As duas Red Bulls fecharam os lugares pontuáveis, que teve 5 equipes...


RESULTADOS:

  1. Sebastian Vettel - Scuderia Ferrari - 1:41:05.793 - 25pts
  2. Lewis Hamilton - Mercedes AMG - +8.569 - 18pts
  3. Nico Rosberg - Mercedes AMG - +12.310 - 15pts
  4. Kimi Räikkönen - Scuderia Ferrari - +53.822 - 12pts
  5. Valtteri Bottas - Williams Mercedes - +1:10.409 - 10pts
  6. Felipe Massa - Williams Mercedes - +1:13.586 - 8pts
  7. Max Verstappen - Scuderia Toro Rosso Renault - +1:37.762 - 6pts
  8. Carlos Sainz Jr - Scuderia Toro Rosso Renault - +1 Volta - 4pts
  9. Daniil Kvyat - Red Bull Racing Renault - +1 Volta - 2pts
  10. Daniel Ricciardo - Red Bull Racing Renault - +1 Volta - 1pt
  11. Romain Grosjean - Lotus Mercedes - +1 Volta
  12. Felipe Nasr - Sauber Ferrari - +1 Volta
  13. Sergio Pérez - Force India Mercedes - +1 Volta
  14. Nico Hülkenberg - Force India - +1 Volta
  15. Roberto Merhi - Manor Ferrari - +3 Voltas
  16. Pastor Maldonado - Lotus Mercedes - Freios - OUT
  17. Jenson Button - McLaren Honda - Motor - OUT
  18. Fernando Alonso - McLaren Honda - ERS - OUT
  19. Marcus Ericsson - Sauber Ferrari - Rodada - OUT
  20. Will Stevens - Manor Ferrari - NL
Esses foram os pilotos que estavam inscritos para a corrida
Volta Mais Rápida - Nico Rosberg: 01:42.062

O piloto mais jovem a pontuar na história da F-1
Curiosidades:
- 918º Grande Prêmio
- Max Verstappen entra para a história por ser o piloto mais jovem da história á pontuar, aos 17 anos e 180 dias
- 222º Vitória da Ferrari
- 40º Vitória de Sebastian Vettel

  • MELHOR PILOTO: Kimi Räikkönen / Roberto Merhi / Max Verstappen
  • SORTUDO: Nico Rosberg
  • AZARADO: Felipe Nasr
  • SURPRESA: Roberto Merhi
  • Prêmio Bônus - MOMENTO ESTRANHO: Jenson Button / Fernando Alonso
Kimi levou sua Ferrari das últimas posições para o 4º lugar
Se Kimi "MITO" Räikkönen quer fazer alguma coisa, ele faz uma incrível corrida, se ele não tá nem ai, ele faz uma corrida pífia, e dessa vez o finlandês fez bonito. Roberto Merhi, terminou a corrida com a Manor, e por isso também ele é a surpresa. Verstappen fez uma linda corrida, corrida de adulto, e se tornou o mais jovem a pontuar. Por quê Rosberg foi o mais sortudo? Muito provavelmente ele ficaria fora do pódio caso o Kimi não tivesse furado o pneu... Nasr fez um péssima corrida, na minha opinião foi o pior piloto que correu na corrida, isso mostra que Felipe já passou por dois extremos na minha opinião, no GP da Austrália foi um dos melhores, e aqui um dos piores... Fernando Alonso e Jenson Button abandonaram, mas antes disso eles estavam andando na 9º e na 10º colocação, e melhor ainda, conseguia disputar posições por pelo menos duas curvas com carros superiores, isso rendeu até o rádio de Button "Acho que estamos se aproximando de alguns carros...", mais ou menos assim...

Roberto Merhi, tão experiente quanto seu companheiro de equipe
Campeonato de Pilotos
  1. Lewis Hamilton - Mercedes AMG - 43pts
  2. Sebastian Vettel - Scuderia Ferrari - 40pts
  3. Nico Rosberg - Mercedes AMG - 33pts
  4. Felipe Massa - Williams Mercedes - 20pts
  5. Kimi Räikkönen - Scuderia Ferrari - 12pts
Para Merhi, terminar a corrida foi mais importante do que passar alguém
Campeonato de Construtores
  1. Mercedes AMG - Mercedes - 76pts
  2. Scuderia Ferrari - Ferrari - 52pts
  3. Williams - Mercedes - 30pts
  4. Sauber - Ferrari - 14pts
  5. Scuderia Toro Rosso - Renault - 12pts
Corrida incrível, mesmo sem chuva, ela foi uma das melhores GP malaios, mas não chega nem aos pés da edição de 2001. Emoção na Ferrari, e eu quase me emocionando também, por ver um dos meus pilotos preferidos vencer com uma das minhas equipes preferidas, e repetindo uma sequência de hinos vista pela última vez em Xangai, em 2006... Em falar em Xangai, daqui a duas semanas mais uma corrida hem! Tchau a todos e até amanhã...

Imagens tiradas do GPUpdate.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário