quarta-feira, 18 de março de 2015

Eau Rouge e Outras Notícias


 São tantas notícias que é difícil saber por qual começar. Primeiro sobre a falta que o GP da Alemanha vai fazer para a F-1, depois sobre a volta de Alonso, a provável ausência de Bottas, chances de vermos Koba de volta na Manor, nova área de escape na Eau Rouge...

Depois de tanto tempo, o GP alemão vai estar fora da Temporada da F-1 novamente, em 2007 o GP da Alemanha não aconteceu, e desde 2008 eles realizam a alternância de "sedes" para a corrida, afirmando que o orçamento está muito apertado. Já que os antigos proprietários de Nürburgring faliram, os novos não quiseram pagar o preço de entrar na F-1, alegando que era muito alto. Hockenheimring foi escolhido como novo substituto, mas seus proprietários disseram que não havia modo para eles sediarem o GP alemão desse ano.

Isso é triste, saber que um país que domina a F-1, seja em pilotos, seja em equipe, não possa ter uma corrida na Temporada, e tudo por causa do dinheiro. Ahh, o eterno problema, "o dinheiro", que pode destruir ou melhorar a sua vida. No caso da F-1, isso fica mais evidente a cada mês, que o dinheiro fala muito mais alto, até mais alto do que eu esperava, superando a tradição alemã na F-1. Agora devemos esperar para saber se teremos um GP a mais, e o local do GP da Alemanha de 2016.


Alonso voltará a correr nesse GP da Malásia, que pode ter uma ausência importância, que pode ajudar Felipe Massa no Campeonato. Como cheguei a colocar na página no Facebook, Alonso está a toda na sua recuperação, em seus treinos de reflexo. Já Bottas fará falta no GP da Malásia caso ele não corra, coisa que já está quase confirmada, isso abre uma pergunta, quem será o seu substituto?


A Susie Wolff não será, a desculpa da Williams foi boa, dizendo que ela é piloto de testes e não 3º piloto, coisa que Alex Lynn é, mas esse nome não foi muito comentado, e caso ele não for participar, acredito que pilotos como Vergne poderiam até correr, para mostrarem que tem talento o bastante para correr na F-1. Outros tipos de pilotos que poderiam ser chamados, é aqueles que participam da F-E, mesmo que ela não é uma categoria de acesso, mas tem bons pilotos, que estão mostrando seu talento como: Prost, di Grassi e Bird. Agora, como eu disse um pouco antes, resta a esperar para saber.


Uma das últimas notícias que eu li, é a volta de Koba á F-1, pela Manor, no lugar de Merhi. Mas essa notícia foi desmentida pelo espanhol, que disse á um jornal que a "equipe prefere eu do que um piloto com 10 milhões de euros". Isso até parece mentira, com a situação difícil que passa a F-1, e a Manor, com dificuldades financeiras preferir um piloto que não paga tão bem quanto alguém que paga. Roberto Merhi pode ser talentoso, ainda não o assisti, mas se a situação apertar mais, tenho quase certeza que a equipe não vai pensar duas vezes antes de chamar o japonês...

A última coisa que eu quero falar, é sobre a nova área de escape da Eau Rouge, a melhor curva de todas, na minha opinião, um grande desafio aos pilotos. Com a "zebra" que criaram na área de escape, o risco aumentou, e isso é ruim, em uma época que fazem tudo pela segurança, também conseguem fazer uma coisa dessas. O risco é vermos carros voarem até floresta da pista, coisa que seria terrível, e um outro problema que eu vi, é no caso de uma capotagem, coisa que nunca vi na Eau Rouge (tirando o acidente do Zonta), os pilotos poderão levantar voo mesmo capotados, coisa que ia ser mais terrível ainda.


O correto mesmo seria a volta com a brita, da mesma forma na Parabólica e em outras curvas míticas na F-1. Não sei da onde tiraram essa idéia, mas tenho outro medo, que caso algo aconteça, tiram a Eau Rouge da pista, como aconteceu em 1994, quando criaram uma chicane nela. Isso seria terrível...

Imagens tiradas do Google Imagens

2 comentários: