quinta-feira, 5 de março de 2015

Tom Pryce e Jansen van Vuuren...


Há 38 anos a F-1 perdia um de seus pilotos, e provavelmente um futuro campeão, Thomas Maldwyn Pryce. Dia 5 de março de 1977, terceira corrida da temporada em Kyalami, na África do Sul. Um campeonato que já tinha corrida vencida por uma Wolf, com Jody Scheckter, uma Copesucar tinha chegado aos pontos, da mesma forma da Ensign e de Renzo Zorzi, um piloto importante no que vou escrever a seguir.

GP da África do Sul, volta 21, Renzo Zorzi para com problemas no tanque de combustível, vai deixando o carro com toda a calma, até perceber o perigo, vê que seu Shadow tem um principio de incêndio e sai de perto do carro. Os fiscais já tinham percebido isso e já estavam prontos para atravessar a pista para apagar as prováveis chamas.

A altura em que os dois comissários começam a atravessar a pista, 4 carros se aproximam para completar mais uma volta, Hans Stuck consegue milagrosamente passar no meio dos fiscais. Um deles tinha apenas 19 anos, o seu nome era Jansen van Vuuren, que teve o azar de ser atropelado violentamente pelo carro de Tom Pryce, companheiro de Zorzi na Shadow.


Ambos morreram instantaneamente, já que o extintor que o fiscal levava atingiu a cabeça de Pryce, que foi parcialmente decapitado. Ainda tinha a longa reta para que Pryce percorresse, já morto, bateu na proteção e seguiu reto, entre a zebra e guard rail até bater na Ligier de Jacques Laffite, que conseguiu freiar o bastante para que o impacto no muro não fosse tão forte, mas Pryce... o impacto destruiu completamente o carro que já estava parcialmente destruído.

Até hoje eu fico me perguntando, o que Zorzi e o outro fiscal pensaram ao ver aquela "coisa" saindo da pista e indo para perto deles, eu acho que eles pensaram que aquilo era apenas sujeira de algum dos carros, mas esse é o meu pensamento... van Vuuren só foi reconhecido ao final da corrida, quando perceberam que faltava alguém na lista daqueles que vieram para ser fiscais. A família dele processou o circuito, mas essa história eu já não tenho seus "resultados", se o processo foi verdadeiro, e o que levou ao fim disso...

A curiosidade da corrida foi que Lauda voltou a vencer, após seu acidente na Alemanha. Com essa morte, a F-1 voltava a estar em luto após quase 2 anos, quando Mark Donohue morreu após sofrer acidente na Áustria, quando um poste caiu sobre sua cabeça.


Pryce era tido como futuro campeão britanico, ele já tinha conquistado 2 pódios com a fraca Shadow, e foi o 3º e último promissor piloto britânico a morrer na década de 70, que além dele tinha levado Williamson e Brise.

Agora só resta ficar a lição para todos no futuro, mesmo que a gente não vê mais esse tipo de acidente, devemos ficar atentos. Vídeo do acidente.

R.I.P - Tom Pryce
R.I.P - Jansen van Vuuren

Imagens tiradas do Google Imagens

4 comentários:

  1. Provavelmente um dos acidentes mais trágicos da história da F-1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junto com o de Wolfgang von Trips, eu acho q foi o pior acidente já gravado na história da F-1

      Excluir
  2. eu assisti essa corrida , lembro de ter cabuldao aula (era um sábado) e mesmo no momento do acidente não se percebeu a gravidade do todo que envolveu esse acidente durante a transmissão e concordo com a opinião de voces , esse foi um dos piores acidentes da história

    ResponderExcluir
  3. A morte do François cevert tambem foi horrivel

    ResponderExcluir