Vai um cafézinho servido por Alex Yoong? |
Dias depois de falar a minha opinião, chegou a hora de ver a opinião de vocês. Eu colocarei o nome do piloto e irei dizer a minha opinião sobre cada um, contando rapidamente os fatos que levaram ele á ser colocado como um dos piores pilotos da história da F-1. Temos 15 pilotos citados, e por isso não colocarei o numeral a frente de cada um, cabe á você escolher quem foi o pior.
Alex Yoong
O único piloto vindo da Malásia, Alex Yoong sem dúvida é um dos maiores micos desse novo milênio. Participou de 18 corridas, sendo que em apenas 14 correu. Afundou ainda mais a Minardi nos anos de 2001 e 2002. Fez um tempo mais de 1s mais lento do que Alonso no GP da Itália, e mesmo assim ainda conseguiu chegar perto dos pontos, só que em 2002. Mark Webber conquistou dois pontos no GP da Austrália, enquanto Yoong conquistou um 7º lugar, seu melhor resultado. Acredito eu que ele veio simplesmente para tentar ajudar a Minardi, como piloto pagante, mas no fim das contas mais destruiu do que ajudou...
Dave Walker
Talvez seja um dos piores pilotos a ter um carro bom, mas nunca ganhar nada. Dave Walker correu na Lotus em 1971 e 1972, conquistando um 9º lugar como melhor resultado. Sua melhor posição de largada foi conquistada no GP da Bélgica de 1972, quando alinhou na 12º colocação, enquanto Fittipaldi foi o pole. O mais incrível ainda estava por acontecer, ele foi apenas o 30º colocado na classificação do GP dos EUA de 1972. Então imagine ele em alguma equipe pequena...
Ricardo Zunino
Depois de ter Fangio, Gonzalez, Marimon e Reutemann, a Argentina tinha mais alguém para torcer na virada da década de 70 para 80. Ricardo Zunino estreou na Brabham em 1979. Em sua primeira corrida, ele se classificou em 19º enquanto Piquet foi o 4º, mas semanas depois ele deu uma melhorada e conseguiu um 9º lugar. No ano seguinte se manteve na Brabham, e continuou a fazer más treinos, largando fora do TOP TEN enquanto Piquet ficava entre os 5 melhores. Depois de uma sequencia de abandonos e uma não classificação, Zunino foi demitido. Ainda fez duas corridas na Tyrrell em 1981, mas parou por aí...
Siegfried Stohr
Lembrado por um acontecimento que poderia ter sido fatal, o italiano correu apenas uma temporada, a de 1981, pela Arrows, e ficou marcado por atropelar um mecânico da própria equipe no GP da Bélgica. Nunca chegou aos pés de Patrese, que dava show com o carro branco e laranja, enquanto ele pagava mico, muitas vezes não se classificando e terminando apenas 3 das 9 corridas que largou. Depois disso desapareceu na F-1...
Adrián Campos
Espanhol que correu na Minardi em 1987 e 1988, sem muito brilho como seus companheiros. Completou apenas duas corridas na carreira, sendo que participou de 21 e largou apenas 17. Quase nunca era tão rápido quanto seus companheiros, e o motim para sua demissão aconteceria apenas em 1988. Em 5 corridas, Campos não completou uma, cruzou a linha de chegada em outra, e não se classificou três vezes seguidas.
Pascal Fabre
Já escrevi sua passagem na AGS, sua única equipe que teve ele como piloto apenas em 1987. Mesmo perdendo rendimento com o passar da temporada, não achei que o francês fosse tão ruim assim. Foi mais consistente do que pilotos como Mansell, Piquet, Senna e Prost, mas apenas no inicio da temporada. O carro não era atualizado, e com isso ele acabou não se classificando para as últimas provas que disputou.
Giovanni Lavaggi
Começou na Pacific, em 1995, tomando mais de 10s do poleman no GP da Alemanha. Abandonou as 4 corridas que participou pela Pacific, sempre levando 1s de seu companheiro e das Forti Corse. Em 1996 retornou no mesmo GP da Alemanha que havia estreado, agora pela Minardi. Mas por incrível que pareça, o italiano não se classificou para corrida, feito que foi repetido nos GPs da Bélgica e do Japão. O mais incrível é como ele conseguiu se classificar para todas as corridas com uma Pacific, e não conseguiu fazer o mesmo na Minardi?
Ricardo Rosset
Um mico brasileiro na F-1, Ricardo Rosset correu pelas equipes Footwork, Lola e Tyrrel, conseguindo dois oitavos lugares como melhor resultado. Dizem que ele era ridicularizado na Tyrrell, que beneficiava Takagi, enquanto atrapalhava o brasileiro. A verdade é que ele correu apenas 26 das 33 corridas que se inscreveu. Sem você pesquisar sobre ele no YT, encontrará um vídeo dele tentando corrigir o carro nas ruas de Mônaco, e não conseguindo....
Oscar Larrauri
Quase sempre á disposição da equipe Brun, e depois da EuroBrun, o argentino Oscar Larrauri largou apenas 7 vezes na F-1, sendo a última em 1988, no GP da Austrália. Conquistou um 13º lugar no México como melhor resultado, e quase sempre era vitima das não classificações, que aconteceram 14 vezes em apenas duas temporadas. Ele é mais famoso pelos resultados no mundo do turismo...
Gregor Foitek
Lento e destruidor, o suiço Gregor Foitek correu pelas equipes EuroBrun, Rial, Brabham e Onyx, nas temporadas de 1989 e 1990, conquistando um 7º lugar como melhor resultado, sendo que completou apenas 2 corridas. A sua lentidão não era tão grande quanto sua destruição, já que em 1988 foi o culpado daquele gigantesco acidente em Brands Hatch, que quase matou Johnny Herbert.
Esteban Tuero
Fez apenas uma temporada na F-1, a de 1998, pela Minardi, e mesmo assim ainda deixou seus estragos. Ele não era um dos mais lentos, mas era um dos que mais abandonava, seja por problemas no carro seja por causa própria. Um 8º lugar no GP de San Marino foi o máximo que conseguiu nas 4 provas completadas. O difícil é acreditar que ele conseguia ser mais rápido do que o companheiro, mas abandonava o dobro de vezes a mais que ele.
Tarso Marques
Mais uma brasileiro nessa lista, Marques correu pela Minardi em 1996, 1997 e 2001, e ainda, quase sempre, era mais lento do que os companheiros. Seu melhor resultado foi dois nonos lugares. Muitas vezes ficava quase 1s atrás do resto do pelotão, mostrando que ele estava ali apenas pelo dinheiro, que ajudava a sustentar a Minardi, que pelo menos tinha um piloto que não batia tanto...
Gastón Mazzacane
Mazzacane voa com a Minardi.... |
O último piloto da Argentina conseguia segurar as pontas e não ser tão destrutivo, mas era muito lento. Tomava mais de 1s de seus companheiros de equipe, e com sorte conseguia chegar a frente deles, como no GP da Europa de 2000, quando conquistou seu melhor resultado, um 8º lugar. Depois de fazer 4 corridas pela Prost, sendo que abandonou 3, em 2001, Mazzacane foi demitido e nunca mais voltou a ser visto no circo da F-1.
Luciano Burti
Fez uma corrida pela Jaguar em 2000, quando foi 11º na Áustria, e mais 4 corridas em 2001. Quase uma temporada inteira depois de trocar a equipe verde pela Prost. Seus acidentes são mais lembrados do que sua capacidade em treinos. Ele conseguiu levantar voo no GP da Alemanha depois de tocar em Schumacher, e quase morrer na Bélgica, quando um pneu bateu em sua cabeça depois de seu acidente com Irvine. Depois disso, nunca mais voltou a ser cotado para correr em alguma equipe da categoria.
Rikky von Opel
Belo Ensign, verde com linhas amarelas |
Correu pela Ensign e Brabham, participado de 14 provas, sendo apenas 10 largadas. Sua lentidão passou a ser conhecida no GP da França de 1973, quando 25 carros foram tentar ser o mais rápido, sendo que o mais lento foi o piloto do Principado de Liechtenstein, caso não saiba onde fica, saiba que ele se localiza ao lado da Suiça e da Áustria. No GP da Grã-Bretanha, Rikky não foi o mais lento, mas foi o último daqueles que completaram a corrida, depois de levar 6 voltas. No GP da Áustria ele foi mais uma vez o último, só que agora ele levou tantas voltas que nem sequer foi classificado. Por incrível que pareça ele continuava a ser o mais lento em que corridas, só que ainda conseguia se classificar para elas, até o GP de Mônaco de 1974, já pela Brabham. Em 14 corridas, o piloto conseguiu não se classificar duas vezes e não largar outras duas... Seu melhor resultado foi dois nonos postos no GP da Suécia e da Holanda em 1974...
Obrigado por ler...
Imagens tiradas do Google Imagens
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