Duas semanas depois do surpreendente GP de Mônaco, o circo da Fórmula 1 chegava na América do Norte para fazer uma sequencia de três corridas por lá, iniciando-se em Montreal, passando por Detroit e por último a corrida de estreia em Dallas. Havia certas mudanças no grid, muitas delas já esperadas. As 24 Horas de Le Mans de 1984 foi realizado justamente naquele fim-de-semana, e alguns pilotos decidiram abandonar suas equipes e tentar a sorte nesta prova.
Jonathan Palmer deixou a RAM sem segundo piloto, vaga que foi tomada pelo neozelandês Mike Thackwell. Já a Spirit teve um lado positivo na saída de Mauro Baldi, que também foi para as 24 Horas. A equipe contratou o holandês Huub Rothengatter para tomar o lugar do italiano em certas corridas, trazendo vários patrocínios holandeses, inclusive o do próprio circuito Zandvoort.
Teodorico Fabi esteve ocupado na CART naquele fim-de-semana, e novamente, seu irmão o substituiu. A Renault enfrentava a situação mais difícil, chegando a inscrever Patrick Tambay para a corrida, a equipe se deparou com nenhuma condição física de seu piloto voltar a correr. Sem tempo para chamar algum outro, os franceses optaram em deixar apenas Derek Warwick.
Stefan Bellof estava num caso estranho entre a F-1 e Le Mans, já que sem dúvida competiria a prova mais tradicional do automobilismo, mas em modo de protesto, a Porsche retirou todos os seus carros da corrida, deixando mais fácil a escolha do alemão, que nem sequer teve holofotes sobre si na corrida, enquanto Ayrton Senna era aclamado por todos...
No fim-de-semana do GP do Canadá, sempre havia um jogo de futebol entre os pilotos e a imprensa, e em 1984 a coisa não era diferente. A escalação era 4-3-3: Derek Warwick; Andrea de Cesaris, Johnny Cecotto, Michele Alboreto e Philippe Alliot; Riccardo Patrese, Elio de Angelis e Eddie Cheever; Nigel Mansell, Ayrton Senna e Stefan Bellof. Um time que supera os craques de times atuais como Barcelona, Real Madrid, Bayern e Juve.
Agora imagina, Reginaldo Leme e seus colegas enfrentando esse timaço, que tinha um MITO como o chefão da defesa, um meio de campo que nunca foi tão vencedor, e um monstruoso ataque, com Nigel, Ayrton e Stefan. O único piloto que conseguiu mostrar habilidade dentro das quatro linhas foi o alemão Bellof, que era o grande finalizador deste time. Já Regi, servia mais para ser um massagista segundo a reportagem feita sobre este clássico... Agora, e o Manfred Winkelhock? Substituto? Uma cartada do time dos pilotos? Não sabemos...
No "segundo pelotão", Eddie Cheever era a melhor Alfa Romeo, com o 11º lugar, tendo Manfred Winkelhock ao lado. François Hesnault conseguiu ser mais rápido do que Riccardo Patrese e Keke Rosberg, que fez uma péssima qualificação. Corrado Fabi ficou entre as Williams, enquanto Thierry Boutsen era 18º, com Ghinzani e Johnny Cecotto fechando o segundo TOP TEN.
O líder era Alain Prost, com Nelson Piquet, Elio de Angelis, Michele Alboreto, René Arnoux, Derek Warwick, Nigel Mansell, Niki Lauda, Ayrton Senna e Andrea de Cesaris fechando os dez primeiros. Antes do fim da primeira volta, as Ferraris mostraram-se equilibradas, passando por de Angelis. Mais afrente, Piquet já recuperava a ponta, para não perder mais.
Nelson Piquet abria a diferença para o segundo colocado, que tinha ambas as Ferraris coladas, e ainda Niki Lauda se aproximando. Mais atrás, o único piloto da Renault duelava com a Lotus número 11, que se defendia ferozmente aos ataques do britânico. Quase ao mesmo tempo, François Hesnault se tornou o primeiro a abandonar, com problemas no seu turbo.
Uma volta depois, René Arnoux foi para os boxes, colocando novos pneus, que permitiram uma volta veloz. Keke estava fazendo uma fantástica corrida, e agora atacava Ayrton Senna, que não teria muito o que fazer, já que sua Toleman começou a perder rendimento. Nigel Mansell vem logo atrás, tirando a diferença para o brasileiro, e mais tarde, disputando uma posição pela primeira vez com Ayrton...
Depois de se livrar do tráfego, o brasileiro estava mais longe ainda de seu grande rival de 1983, enquanto Niki Lauda tentava se aproximar. Apenas nessa hora, que Nigel conseguiu passar pelo brasileiro da Toleman, que agora seria atacado por Eddie Cheever. A reestreia de Thackwell acabou na volta 29, tendo problemas no turbo.
Andrea de Cesaris para, caindo para as últimas colocações, enquanto Niki se aproxima novamente de seu companheiro, já que havia perdido tempo com o trafego. Stefan Bellof quase bateu em Cheever, tendo que trava os freios. Nigel Mansell agora atacava seu companheiro, que estava muito mais lento do que o "Leão", que mesmo assim teve dificuldades para passar o italiano.
Martin Brundle tocou com Patrese, que foi o mais prejudicado, abandonando a prova. Em apenas duas voltas, Thierry Boutsen com problemas no motor, Corrado Fabi com problemas no turbo e Andrea de Cesaris com problema no freio abandonaram. Stefan Bellof era o melhor com um carro não-turbo, e estava tentando passar por Ayrton Senna, ultrapassagem que não aconteceu, já que o alemão teve que parar para reabastecer-se de água...
Ao fim de 70 voltas, Nelson Piquet finalmente marcou pontos nessa temporada, e ainda melhor, subindo no pódio com uma vitória. Niki Lauda superou de forma fantástica o companheiro, que fechou o pódio. Mesmo lento, Elio ainda foi o 4º, com René Arnoux terminando em 5º e Nigel Mansell em 6º. O estreante, Rothengatter, acabou não se classificando...
RESULTADOS:
- Nelson Piquet - Brabham BMW - 1:46:23.748 - 9pts
- Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - +2.612 - 6pts
- Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - +1:28.032 - 4pts
- Elio de Angelis - Lotus Renault - +1 Volta - 3pts
- René Arnoux - Scuderia Ferrari - +2 Voltas - 2pts
- Nigel Mansell - Lotus Renault - +2 Voltas - 1pt
- Ayrton Senna - Toleman Hart - +2 Voltas
- Manfred Winkelhock - ATS BMW - +2 Voltas
- Johnny Cecotto - Toleman Hart - +2 Voltas
- Martin Brundle - Tyrrell Ford*
- Philippe Alliot - RAM Hart - +5 Voltas
- Eddie Cheever - Alfa Romeo - Falta de Combustível
- Marc Surer - Arrows Ford - Motor - OUT
- Derek Warwick - Renault Elf - Chassis - OUT
- Huub Rothengatter - Spirit Hart - NC
- Stefan Bellof - Tyrrell Ford - Transmissão - OUT
- Andrea de Cesaris - Ligier Renault - Freios - OUT
- Corrado Fabi - Brabham BMW - Turbo - OUT
- Thierry Boutsen - Arrows BMW - Motor - OUT
- Riccardo Patrese - Alfa Romeo - Acidente - OUT
- Keke Rosberg - Williams Honda - Sistema de Combustível - OUT
- Jacques Laffite - Williams Honda - Turbo - OUT
- Mike Thackwell - RAM Hart - Turbo - OUT
- Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - Transmissão - OUT
- Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - Motor - OUT
- François Hesnault - Ligier Renault - Turbo - OUT
- Patrick Tambay - Renault Elf - DNS
Esses foram os pilotos inscritos para a corrida
Volta Mais Rápida: Nelson Piquet - 1:28.763 - Volta 55
Curiosidades
- 395º GP
- 11º Vitória de Nelson Piquet
- 50º GP de Nigel Mansell
- 33º Vitória da Brabham
- 100º Pódio da McLaren
- 200º GP da Tyrrell
- 6º Vitória do Motor BMW
- 10º Melhor Volta do Motor BMW
- MELHOR PILOTO: Niki Lauda / Nelson Piquet
- SORTUDO: Elio de Angelis
- AZARADO: Derek Warwick
- SURPRESA: N/H
Lauda e Piquet deram um show dentro dos limites de seus carros, especialmente Lauda, que nem sequer largou entre os 6 primeiros e chegou a ameaçar a vitória do brasileiro, que foi sofrida, já que ele queimou o pé. de Angelis fez uma péssima prova, já que sua Lotus não ajudou, e viu o 4º lugar cair no colo, depois de ficar fora até dos pontuáveis. Warwick poderia ganhar bons pontos, mas apenas ele entre aqueles que tiveram problemas, não conseguiu pontuar...
Campeonato de Pilotos**:
- Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 32,5pts
- Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 24
- René Arnoux - Scuderia Ferrari - 16.5
- Elio de Angelis - Lotus Renault - 15.5
- Derek Warwick - Renault Elf - 13pts
- Keke Rosberg - Williams Honda - 11pts
- Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 9pts
- Nelson Piquet - Brabham BMW - 9pts
- Patrick Tambay - Renault Elf - 7pts
- Stefan Bellof - Tyrrell Ford - 5pts
- Nigel Mansell - Lotus Renault - 5pts
- Ayrton Senna - Toleman Hart - 4pts
- Eddie Cheever - Alfa Romeo - 3pts
- Riccardo Patrese - Alfa Romeo - 3pts
- Martin Brundle - Tyrrell Ford - 2pts
- Andrea de Cesaris - Ligier Renault - 2pts
- Thierry Boutsen - Arrows BMW - 1pt
Campeonato de Construtores**:
- Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2 - M - 56,5
- Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 126C4 - G - 25,5
- John Player Team Lotus - Lotus Renault - 95T - G - 20,5
- Equipe Renault Elf - Renault - RE50 - M - 20pts
- Williams Grand Prix Engineering - Williams Honda - FW09 - G - 11pts
- MRD International - Brabham BMW - BT53 - M - 9pts
- Tyrrell Racing Organisation - Tyrrell Ford - 012 - G - 7pts
- Benetton Team Alfa Romeo - 184T - G - 6pts
- Toleman Group Motorsport - Toleman Hart - TG184 - M - 4pts
- Ligier Loto - Ligier Renault - Ligier JS23 - M - 2pts
- Barclay Nordica Arrows BMW - Arrows BMW - Arrows A6 / A7 - G - 1pt
Imagens tiradas do Google Imagens e GPExperts.com.br
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