"Apenas" um mês depois do GP de Mônaco, os pilotos finalmente começariam a correr para valer depois do fiasco do GP belga. O calendário feito pela FISA colocava o Grande Prêmio da Bélgica, disputado em Spa-Francorchamps entre a corrida monegasca e a canadense, mas, da mesma forma de 1984, que pelo menos foi prevista, o circuito se deteriorou muito rapidamente no sábado, e depois de uma reunião, todos decidiram adiar a corrida para setembro.
Havia uma troca importante de pilotos, saia François Hesnault e entrava Marc Surer, que finalmente poderia andar num carro "competitivo", isso se poderia ser chamado de competitivo, já que a própria equipe havia anunciado que o carro nem sequer tinha chances de vitória. Essa troca foi por causa de um dos mais tristes motivos, Hesnault estava fazendo testes em Paul Ricard quando rodou e bateu tão violentamente que acabou ficando preso nos arames farpados e ainda com seu carro impossibilitando sua saída.
As Lotus e Ferraris dominaram as duas primeiras filas, com Elio de Angelis tirando a pole de Ayrton Senna por 0.289s. Alboreto e Johansson eram seguidos por Alain Prost e Derek Warwick, que fez um belo treino em relação ao desastroso carro da Renault naquele ano. Thierry Boutsen, a bordo de sua Arrows, superou Keke Rosberg, Nelson Piquet e Patrick Tambay, que fechavam o TOP TEN.
No domingo, um dia que marcaria a história para fãs de um piloto, Nigel Mansell fez sua estreia com o Red Five em sua Williams. A largada foi boa para as Lotus e Alboreto, enquanto Johansson não conseguiu largar tão bem, perdendo a 4º colocação para Derek Warwick. Nelson Piquet mal fez a primeira curva e já enfrentou os problemas de transmissão, que forçaram seu abandono.
Atacando Prost, Keke Rosberg estava fazendo sua melhor prova de 1985, mas acabou perdendo a chance de subir ao pódio depois de rodar. Muito provavelmente, Elio começou a ter problemas de freio, e com isso perdeu toda a diferença para as Ferraris, que passaram e despacharam o italiano, que ficou muito tempo na terceira colocação.
Elio de Angelis se arrastava na pista, e foi apenas uma questão de tempo para Alain Prost passar por ele e ir á caminho do pódio. Voltas depois, foi a vez de Keke Rosberg efetuar a mesma coisa, assumindo o 4º posto. Eddie Cheever ainda teria problemas e não conseguiria pontuar com seu Alfa Romeo, que mais estourava do que andava.
RESULTADOS:
- Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 1:46:01.813 - 9pts
- Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - +1.957s - 6pts
- Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - +4.341s - 4pts
- Keke Rosberg - Williams Honda - +27.821s - 3pts
- Elio de Angelis - Lotus Renault - +43.349s - 2pts
- Nigel Mansell - Williams Honda - +1:17.878s - 1pt
- Patrick Tambay - Renault Elf - +1 Volta
- Jacques Laffite - Ligier Renault - +1 Volta
- Thierry Boutsen - Arrows BMW - +2 Voltas
- Riccardo Patrese - Alfa Romeo - +2 Voltas
- Stefan Bellof - Tyrrell Ford - +2 Voltas
- Martin Brundle - Tyrrell Ford - +2 Voltas
- Gerhard Berger - Arrows BMW - +3 Voltas
- Andrea de Cesaris - Ligier Renault - +3 Voltas
- Marc Surer - Brabham BMW - +3 Voltas
- Ayrton Senna - Lotus Renault - +5 Voltas
- Eddie Cheever - Alfa Romeo - +6 Voltas
- Pierluigi Martini - Minardi Motori Moderni - Acidente - OUT
- Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - Motor - OUT
- Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - Motor - OUT
- Philippe Alliot - RAM Hart - Acidente - OUT
- Derek Warwick - Renault Elf - Acidente - OUT
- Manfred Winkelhock - ATS BMW - OUT
- Teodorico Fabi - Toleman Hart - Turbo - OUT
- Nelson Piquet - Brabham BMW - Transmissão - OUT
Esses foram os pilotos que participaram da corrida
Volta Mais Rápida: Ayrton Senna - 1:27.445 - Volta 45
Curiosidades:
- 409º GP
- 4º Vitória de Michele Alboreto
- 3º e Última Pole de Elio de Angelis
- Última Primeira Fila da Lotus
- 1º Pódio de Stefan Johansson
- 90º Vitória da Ferrari
- 300º GP da Brabham
- 90º Vitória do Motor Ferrari
- 1º Corrida Com o Red Five
- MELHOR PILOTO: Jacques Laffite / Niki Lauda
- SORTUDO: Stefan Johansson
- AZARADO: Elio de Angelis
- SURPRESA: N/H
Laffite e Lauda fizeram uma bela corrida de recuperação, dentro do limite de seus carros e tentando se aproximar dos pontos, que não vieram para nenhum deles. Johansson até que estava mais rápido do que Alboreto, mas a Ferrari não deixou ele passar, logo depois Prost chegou e quase tomou o segundo lugar do sueco, que conseguiu pelo menos, segurar na última volta. Elio poderia ter vencido fácil essa, e abrido uma grande diferença no Campeonato, mas os problemas na Lotus...
Campeonato de Pilotos:
- Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 27pts
- Elio de Angelis - Lotus Renault - 22pts
- Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 22pts
- Patrick Tambay - Renault Elf - 10pts
- Ayrton Senna - Lotus Renault - 9pts
- Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - 7pts
- Thierry Boutsen - Arrows BMW - 6pts
- Nigel Mansell - Williams Honda - 5pts
- Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 3pts
- Keke Rosberg - Williams Honda - 3pts
- René Arnoux - Scuderia Ferrari - 3pts
- Andrea de Cesaris - Ligier Renault - 3pts
- Jacques Laffite - Ligier Renault - 2pts
- Derek Warwick - Renault Elf - 2pts
- Stefan Bellof - Tyrrell Ford - 1pt
Campeonato de Construtores:
- Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 156/85 - G - 37pts
- John Player Special Team Lotus - Lotus Renault - 97T - G - 31pts
- Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - G - 25pts
- Équipe Renault Elf - Renault - RE60 - G - 12pts
- Canon Williams Honda Team - Williams Honda - FW10 - G - 8pts
- Barclay Arrows BMW - Arrows BMW - A8 - G - 6pts
- Équipe Ligier - Ligier Renault - JS25 - P - 5pts
- Tyrrell Racing Organisation - Tyrrell Ford - 012 - G - 1pt
Imagens tirdas do Google Imagens e GPExperts.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário