O Adeus de Nordschleife á Fórmula 1 |
Finalmente volto á falar dessa pista sensacional (ou melhor, como a propaganda da VW, salsichonal). Agora, depois de já saber que dificilmente sediaria uma corrida da F-1 novamente, a pista teria que sobreviver sem as principais provas de todo o automobilismo. Mais uma vez, depois de 1970, Hockenheimring sediaria a categoria...
Mas a cidade de Nürburg não queria perder essa chance de mostrar ao Mundo á imponência de seu circuito, especialmente em uma época que as transmissões de TV aumentava pelo globo todo. Depois de saber que nem as provas de motocicletas receberia, em 1980, logo eles perceberam que teriam de agir para voltarem ao cenário mundial.
Com uma reforma também no anel norte, o circuito perdeu seis curvas, enquanto Clay Regazzoni ficou com o nome marcado, já que conseguiu, numa Ferrari 312T, de 1975, um tempo de 7:06.4. Agora, com quase tudo pronto, começaríamos a ver novos grandes tempos surgindo, seja no novo circuito como também no mais famoso dos anéis, o Nordschleife.
Poucas equipes não era alemães, por isso o favoritismo dos pilotos da casa, que um dia antes da corrida viram algo fantástico acontecer, uma coisa que dura até hoje. Stefan Bellof marcou o tempo de 6:25.91 com seu Porsche 956, entrando para a história. O alemão corria ao lado de Derek Bell, que viu o companheiro errar na corrida e acabar batendo... Os vencedores foram Jochen Mass e Jacky Ickx á bordo de seu Porsche 956, com 44 voltas completadas.
No dia 12 de maio, uma grande corrida acontecia, na comemoração de sua inauguração. Infelizmente, Juan Manuel Fangio deu apenas algumas voltas, não participando do evento principal como seu ex-companheiro Hans Herrmann. Todos os pilotos chamados correriam com um Mercedes 190, para finalmente marcar a inauguração do circuito, que foi feita com pista molhada.
Nos treinos, uma cena interessante, Jacques Laffite se atrasou e acabou não conseguindo tempos, largando em último. A pole era de Alain Prost, com Ayrton Senna em segundo, mostrando que poderia vencer a corrida. Pena que eles não incluíram uma volta no belo Nords, mas tudo bem... A corrida começou, e logo dois pilotos começariam a se destacar, eles eram Niki Lauda e Ayrton Senna, que travaram uma bela batalha até o fim da corrida, que foi vencida pelo brasileiro.
A classificação final foi:
- Ayrton Senna - Brasil - 26:27.780
- Niki Lauda - Áustria - +1.380
- Carlos Reutemann - Argentina - +3.690
- Keke Rosberg - Finlandia - +4.200
- John Watson - Irlanda do Norte - +4.470
- Denny Hulme - Nova Zelândia - +6.350
- Jody Scheckter - África do Sul - +7.120
- Jack Brabham - Austrália - +13.470
- Klaus Ludwig - Alemanha - +18.490
- James Hunt - Grã-Bretanha - +19.680
- John Surtees - Grã-Bretanha - +25.390
- Phil Hill - EUA - +32.060
- Manfred Schurti - Liechtenstein - +37.000
- Stirling Moss - Grã-Bretanha - +37.650
- Alain Prost - França - +39.340
- Udo Schütz - Alemanha - +48.130
- Jacques Laffite - França - +51.110
- Hans Herrmann - Alemanha - +1:37.100
- Elio de Angelis - Itália - +2 Voltas
- Alan Jones - Austrália - OUT
No fim desses resultados quero falar sobre algumas coisas, entre elas a idade de alguns, a habilidade, especialmente na chuva, e pelo que fez. Sem dúvida foi uma exibição terrível de Alain Prost, mas não só por isso devemos tirar sua genialidade, afinal, disputava "pau-a-pau" com Ayrton na pista seca. Já Alan Jones pagou um mico maior ainda, sofrendo a primeira quebra do novo circuito. Um piloto que mostrou sua força foi Ludwig, que venceu 3 vezes as 24h de Le Mans além de ser várias vezes campeão em categorias alemãs.
O duro é ver certas pessoas afirmando que Keke Rosberg é um dos piores pilotos a ser campeão do mundo, muito pelo contrário, é um dos mais monstruosos a ter esse título, especialmente pelo seu estilo agressivo de corrida, nessa prova podemos ver que ele tem um talento inegável. Outro que para muitos não fez nada é John Watson, que na minha opinião, devia ser campeão pelo menos uma vez, simplesmente porque dominava Lauda na McLaren. Além disso, deu vários shows vindo lá de trás, e muitas vezes vencendo nessas adversidades.
Alguém como Ickx não devia ter faltado por lá... |
Reutemann também mostrou seu talento, também se aproximando da disputa Lauda x Senna, mas acabou não tendo tempo para entrar na festa. Quem merece os meus parabéns é Denny Hulme, Jack Brabham, John Surtees, Stirling Moss, Udo Schütz e Hans Herrman, que tinham (ou iam fazer), na época, 48, 58, 50, 55, 47 e 56 anos de idade, respectivamente.
Sentimos falta de alguém? Sentimos, até de alguns nomes póstumos na época, como Jochen Rindt, Jim Clark, Graham Hill e Wolfgang von Trips. Mas também há outros pilotos, que deviam estar nesse circuito nesse dia, eles eram Stefan Bellof, Nelson Piquet, Jackie Stewart e Jacky Ickx, e talvez alguns outros como Riccardo Patrese...
Sentindo falta ou não, estavam abertas, oficialmente, as provas no novo GP-Strecke, que passaria a receber várias categorias, como a Fórmula 1, corridas da DTM, de motos, caminhões, carros antigos, os 1000Km de Nürburgring, e até mesmo o famoso show "Rock am Ring", que mobiliza milhares de espectadores...
Esse era o começo de uma nova Era, na tentativa de esconder e esquecer o passado, o circuito acabou sendo mais lembrado ainda pelas suas corridas no Nords e no Suds, e agora, todos teriam de se contentar com o novo traçado, no lugar de uma das pistas com uma das histórias mais tristes do Mundo. Infelizmente, mesmo durante a construção, pessoas morreram no circuito, eles foram Herbert Müller, Corrado Antonello, Joramn Nevala e Klaus Bierth...
Adeus, Sudschleife |
Imagens tiradas do Google Imagens
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