sexta-feira, 26 de junho de 2015

A História de Nürburgring - Parte 7 - O Começo de Uma Era

O Adeus de Nordschleife á Fórmula 1

Finalmente volto á falar dessa pista sensacional (ou melhor, como a propaganda da VW, salsichonal). Agora, depois de já saber que dificilmente sediaria uma corrida da F-1 novamente, a pista teria que sobreviver sem as principais provas de todo o automobilismo. Mais uma vez, depois de 1970, Hockenheimring sediaria a categoria...

Mas a cidade de Nürburg não queria perder essa chance de mostrar ao Mundo á imponência de seu circuito, especialmente em uma época que as transmissões de TV aumentava pelo globo todo. Depois de saber que nem as provas de motocicletas receberia, em 1980, logo eles perceberam que teriam de agir para voltarem ao cenário mundial.


Em 1981, decidiram fazer a construção de um novo circuito, no lugar dele, o abandonado Sudschleife, que já estava sem receber muitas corridas há anos. O antigo box foi destruído, e o anel norte acabou sendo a mais afetado com a construção, sendo substituído pelo novo Suds. E o que sobrou do antigo traçado? Quase nada, a maior parte se tornou estada e outras estacionamentos, mas há um lado bom, pelo que sei, desde 2005 há corridas por lá mesmo, de carros antigos, ou vintages, se quiser falar assim...


Com essa demolição, havia-se concretizado dois recordes: Jacky Ickx, á bordo de uma Ferrari Dino 166, na Fórmula 2 em 1968, marcou um tempo de 2:44.0; e Louis Chiron á bordo de um Bugatti Type 35C, em 1929, marcou um tempo de 15:06.1 no Gesamtstrecke. Assim acabara qualquer chance de vermos alguém superar essas duas lendas do automobilismo. Mas havia também outro recorde que seria quebrado.

Com uma reforma também no anel norte, o circuito perdeu seis curvas, enquanto Clay Regazzoni ficou com o nome marcado, já que conseguiu, numa Ferrari 312T, de 1975, um tempo de 7:06.4. Agora, com quase tudo pronto, começaríamos a ver novos grandes tempos surgindo, seja no novo circuito como também no mais famoso dos anéis, o Nordschleife.


As provas nacionais, e também os 1000Km de Nürburgring ainda continuavam á acontecer, e em 1983 acabariam fazendo sua última prova antes do fim das obras no novo Sudschleife. Nessa edição, gente conhecida estava por lá, entre eles: Jochen Mass, Jacky Ickx, Stefan Johansson, Keke Rosberg, Jan Lammer, Jonathan Palmer, Oscar Larrauri, Nobert Haug, Riccardo Patrese, Michele Alboreto, Paolo Barilla, Piercarlo Ghinzani, Derek Bell, Stefan Bellof, Hans-Joachim Stuck, Walter Brun e Vic Elford.

Poucas equipes não era alemães, por isso o favoritismo dos pilotos da casa, que um dia antes da corrida viram algo fantástico acontecer, uma coisa que dura até hoje. Stefan Bellof marcou o tempo de 6:25.91 com seu Porsche 956, entrando para a história. O alemão corria ao lado de Derek Bell, que viu o companheiro errar na corrida e acabar batendo... Os vencedores foram Jochen Mass e Jacky Ickx á bordo de seu Porsche 956, com 44 voltas completadas.


O novo circuito terminou sua contrução, tendo todos os requisitos de segurança exigidos, mas isso, para muitos, simplesmente destruiu a história de Nürburgring. A distancia dos espectadores para a pista não agradou muitos antigos fãs da pista, que ainda queria ver ultrapassagens, coisa que, segundo eles, o novo GP-Strecke não permitia, não tendo o mesmo desafio do irmão mais velho.

No dia 12 de maio, uma grande corrida acontecia, na comemoração de sua inauguração. Infelizmente, Juan Manuel Fangio deu apenas algumas voltas, não participando do evento principal como seu ex-companheiro Hans Herrmann. Todos os pilotos chamados correriam com um Mercedes 190, para finalmente marcar a inauguração do circuito, que foi feita com pista molhada.


Nos treinos, uma cena interessante, Jacques Laffite se atrasou e acabou não conseguindo tempos, largando em último. A pole era de Alain Prost, com Ayrton Senna em segundo, mostrando que poderia vencer a corrida. Pena que eles não incluíram uma volta no belo Nords, mas tudo bem... A corrida começou, e logo dois pilotos começariam a se destacar, eles eram Niki Lauda e Ayrton Senna, que travaram uma bela batalha até o fim da corrida, que foi vencida pelo brasileiro.


A classificação final foi:

  1. Ayrton Senna - Brasil - 26:27.780
  2. Niki Lauda - Áustria - +1.380
  3. Carlos Reutemann - Argentina - +3.690
  4. Keke Rosberg - Finlandia - +4.200
  5. John Watson - Irlanda do Norte - +4.470
  6. Denny Hulme - Nova Zelândia - +6.350
  7. Jody Scheckter - África do Sul - +7.120
  8. Jack Brabham - Austrália - +13.470
  9. Klaus Ludwig - Alemanha - +18.490
  10. James Hunt - Grã-Bretanha - +19.680
  11. John Surtees - Grã-Bretanha - +25.390
  12. Phil Hill - EUA - +32.060
  13. Manfred Schurti - Liechtenstein - +37.000
  14. Stirling Moss - Grã-Bretanha - +37.650
  15. Alain Prost - França - +39.340
  16. Udo Schütz - Alemanha - +48.130
  17. Jacques Laffite - França - +51.110
  18. Hans Herrmann - Alemanha - +1:37.100
  19. Elio de Angelis - Itália - +2 Voltas
  20. Alan Jones - Austrália - OUT


No fim desses resultados quero falar sobre algumas coisas, entre elas a idade de alguns, a habilidade, especialmente na chuva, e pelo que fez. Sem dúvida foi uma exibição terrível de Alain Prost, mas não só por isso devemos tirar sua genialidade, afinal, disputava "pau-a-pau" com Ayrton na pista seca. Já Alan Jones pagou um mico maior ainda, sofrendo a primeira quebra do novo circuito. Um piloto que mostrou sua força foi Ludwig, que venceu 3 vezes as 24h de Le Mans além de ser várias vezes campeão em categorias alemãs.


O duro é ver certas pessoas afirmando que Keke Rosberg é um dos piores pilotos a ser campeão do mundo, muito pelo contrário, é um dos mais monstruosos a ter esse título, especialmente pelo seu estilo agressivo de corrida, nessa prova podemos ver que ele tem um talento inegável. Outro que para muitos não fez nada é John Watson, que na minha opinião, devia ser campeão pelo menos uma vez, simplesmente porque dominava Lauda na McLaren. Além disso, deu vários shows vindo lá de trás, e muitas vezes vencendo nessas adversidades.

Alguém como Ickx não devia ter faltado por lá...

Reutemann também mostrou seu talento, também se aproximando da disputa Lauda x Senna, mas acabou não tendo tempo para entrar na festa. Quem merece os meus parabéns é Denny Hulme, Jack Brabham, John Surtees, Stirling Moss, Udo Schütz e Hans Herrman, que tinham (ou iam fazer), na época, 48, 58, 50, 55, 47 e 56 anos de idade, respectivamente.

Sentimos falta de alguém? Sentimos, até de alguns nomes póstumos na época, como Jochen Rindt, Jim Clark, Graham Hill e Wolfgang von Trips. Mas também há outros pilotos, que deviam estar nesse circuito nesse dia, eles eram Stefan Bellof, Nelson Piquet, Jackie Stewart e Jacky Ickx, e talvez alguns outros como Riccardo Patrese...


Sentindo falta ou não, estavam abertas, oficialmente, as provas no novo GP-Strecke, que passaria a receber várias categorias, como a Fórmula 1, corridas da DTM, de motos, caminhões, carros antigos, os 1000Km de Nürburgring, e até mesmo o famoso show "Rock am Ring", que mobiliza milhares de espectadores...

Esse era o começo de uma nova Era, na tentativa de esconder e esquecer o passado, o circuito acabou sendo mais lembrado ainda pelas suas corridas no Nords e no Suds, e agora, todos teriam de se contentar com o novo traçado, no lugar de uma das pistas com uma das histórias mais tristes do Mundo. Infelizmente, mesmo durante a construção, pessoas morreram no circuito, eles foram Herbert Müller, Corrado Antonello, Joramn Nevala e Klaus Bierth...

Adeus, Sudschleife

Imagens tiradas do Google Imagens

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