quinta-feira, 11 de junho de 2015

11 de Junho de 1895...


Onze de junho, eis um dia que é no minimo intrigante na história do automobilismo. Na maior parte das vezes, as edições da 24 Horas de Le Mans aconteceram na semana dessa data, que também já marcou provas da corrida de resistência. Esse onze de junho é muito importante na história de todo o esporte a motor, para nós, que somos do século XXI, é marcante pelos aniversários de Jackie Stewart, Jean Alesi e Tom Pryce.

Mas a data também marca uma tragédia, como eu acabei de escrever, as 24 Horas de Le Mans de 1955 aconteceu nesse dia 11 de junho e vitimou Pierre Levegh além de outras 83 pessoas. Outro piloto também morreu nessa data participando dessa grande prova, Joakim Bonnier perdeu sua vida em 1972, quando bateu em uma Ferrari, levantando voo como um helicóptero e batendo nas árvores, morrendo instantaneamente.


Mas como você leu no título, esse não é o tema principal desse post, e sim essa data no ano de 1895. Sabe o que aconteceu de importante nesse dia? Ele foi tão importante, para você estar aqui lendo e eu escrevendo. Vamos começar a história com um evento chamado "Paris-Rouen", realizado no dia 22 de julho de 1894.

Ele foi o primeiro evento de carros que não eram movidos por cavalos, por isso sua grande importância. Muitos a consideram a primeira corrida da história, mas essa "prova" foi realizada com a ideia de ser uma caravana, ou carreata, para mostrar que os carros seriam um meio de transporte do futuro, e estavam certos. 


Nada menos, nada mais, de 102 pessoas se inscreveram para o evento, que reunia bicicletas e outros meios de transportes. E como você já viu, ele foi realizado na França, que se tornou a primeira potencia do automobilismo, já que tinha uma industria muito mais desenvolvida do que o da Alemanha, que viu Benz criar o carro.

Seis horas e quarenta e oito minutos depois do inicio da "corrida", um De Deion-Bouton, movido a vapor, cruzou a linha de chegada em primeiro. O mais incrível é que apenas 21 carros largaram, e não 102, que foi o número de inscritos. Depois dessa "prova", que para muitos é a primeira corrida de automóveis de todos os tempos, veio a corrida Paris-Bordeaux-Paris, que para outros foi a primeira corrida.

Trinta pessoas se inscreveram para a corrida, que era sair de Paris, ir para Bordeaux, e retornar á Paris. Mas, da mesma forma do ano anterior, houve um pequeno número de pioneiros saindo de Versalhes ás 10 horas da manhã do dia 11 de junho de 1895, para começarem a primeira corrida de todos os tempos.


Ao longo do percurso, havia pontos de "controle" para os pilotos pararem e fazerem suas trocas de pneus e reabastecimento. Ao fim de mais de 48 horas, Émile Levassor cruzou a linha de chegada em primeiro, mas uma confusão, faz com que muitos pensem que Isaac / Paul Koechlin tenham sido os vencedores, sendo que chegaram ás 0:02 horas, mais de 59 horas depois da largada.... Agora temos que ver quem é que foi o verdadeiro vencedor...

Caso esse post tenha um bom "feedback", talvez eu escreva sobre esta corrida, que hoje faz 120 anos de sua realização....

Imagens tiradas do Google Imagens

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