terça-feira, 9 de junho de 2015

Fórmula E - Moscou 2015 - Corrida 9


Chegamos á Moscou, Rússia, para a 9º e penúltima etapa do Mundial da Fórmula E, que já tem em seu ano de estreia uma bela disputa entre três pilotos: Nelson Piquet Jr, Lucas di Grassi e Sebastien Buemi. Temos dois brasileiros na disputa, esse é outro motivo para eu acompanhar a categoria de perto, mas diferentemente de muitos, eu gosto de assisti-la, porque é automobilismo, e quem ama assiste até se o som for de uma máquina pesada trabalhando...


Nos treinos, Jean-Éric Vergne fez sua terceira pole position, e olha que ele só estreou no meio da temporada. O francês conseguiu superar os três postulantes ao título, que ocupavam a 2º, a 3º e 4º colocação, todos eles teriam o Fan Boost. Sarrazin foi punido, e por isso largaria apenas da última colocação. Quem chegou a ir bem nos treinos foi Jarno Trulli, que deveria torcer para que seu ritmo de corrida fosse melhor do que a corrida passada.


Horas depois houve a largada, Vergne saiu mal e Piquet Jr assumiu a ponta, com di Grassi e Buemi logo atrás. Logo as posições foram se firmando, com Nelsinho Piquet abrindo uma grande vantagem para o francês e seu compatriota. Mais atrás, a maior disputa da corrida valia ponto, entre Jarno Trulli e Antônio Félix da Costa na 10º colocação.

As paradas logo começariam, e era esperado que Nelson Piquet Jr e Jaime Alguersuari parasse uma volta antes do resto do pelotão, já que gastaram muito mais bateria, um para escapar de Vergne e outro para sair do fundo do grid. Quase ao mesmo tempo da parada de ambos, Bruno Senna rodou na curva um e acabou batendo no guard-rail, danificando sua asa traseira, que se soltou, e sua suspensão.


Logo depois da parada do líder, se seguiu di Grassi e Vergne, que inverteram as suas posições na volta, agora Lucas teria a chance de atacar, já que ficou preso atrás do francês. Uma volta depois, Sebastien Buemi parou, voltando no mesmo lugar em que estava. Agora veríamos o brasileiro se aproximar de outro brasileiro, isso mostra, que nós do Brasil, somos um país de sorte em ver dois dos nossos três pilotos da categoria, disputarem vitórias, e até mesmo o título.

Apesar da diferença estar caindo, a disputa principal ainda era pelo 10º posto, com Trulli sendo perseguido por Wilson e Duval. Félix da Costa já havia passado o italiano. Nas voltas finais da corrida, um pedaço de carro é encontrado no hairpin, era de Jarno Trulli. Na hora do replay... todos imaginavam que Justin tocou no italiano, mas o surpreendente era que foi Loic Duval...


Era o fim de prova para Trulli, que perdeu mais uma chance de pontuar. Lá na frente, di Grassi ainda tentava chegar no compatriota, que começou a comemorar antes d alinha de chegada, mas como uma boa pessoa, Lucas não ultrapassou Nelson, o vencedor do ePrix de Moscou. Mais atrás, Jean-Éric Vergne estava sem bateria, e teve que diminuir o ritmo para conseguir chegar até o fim, com isso Buemi e Heidfeld foram que nem loucos atrás do francês. O suiço acabou tocando no carro da Andretti e cortando caminho, e por isso seria penalizado depois da corrida.


RESULTADOS:

  1. Nelson Piquet Jr - NEXTEV TCR - 43:18.867 - 25pts
  2. Lucas di Grassi - Audi Sport ABT - +2.012s - 18pts
  3. Nick Heidfeld - Venturi - +11.548s - 15pts
  4. Jean-Éric Vergne - Andretti - +12.416s - 12pts
  5. Daniel Abt - Audi Sport ABT - +25.626s - 10pts
  6. Salvador Duran - Amlin Aguri - +28.960s - 8pts
  7. Antônio Félix da Costa - Amlin Aguri - +30.529s - 6pts
  8. Nicolas Prost - e.dams Renault - +31.556s - 4pts
  9. Sébastien Buemi - e.dams Renault - +40.050s - 4pts
  10. Justin Wilson - Andretti - +46.320s - 1pt
  11. Jerome D'Ambrosio - Dragon Racing - +51.474s
  12. Karun Chandhok - Mahindra Racing - +52.493s
  13. Jaime Alguersuari - Virgin Racing - +55.810s
  14. Stephane Sarrazin - Venturi - +56.715s
  15. Loic Duval - Dragon Racing - +1;18.763s
  16. Bruno Senna - Mahindra Racing - +1 Volta
  17. Vitantonio Liuzzi - Trulli - +1 Volta
  18. Jarno Trulli - Trulli - OUT
  19. Antonio Garcia - NEXTEV TCR - OUT
  20. Sam Bird - Virgin Racing - OUT
Esses foram os pilotos que participaram da corrida
Volta Mais Rápida: Sébastien Buemi - 1:11.679 - Volta 32


  • MELHOR PILOTO: Nelson Piquet Jr
  • SORTUDO: Nick Heidfeld
  • AZARADO: Lucas di Grassi / Sébastien Buemi
  • SURPRESA: Salvador Duran
Piquet Jr deu um show nos ruas moscovitas, tendo uma ótima estratégia e sorte. Mas que foi o maior sortudo foi Nick Heidfeld, que com a punição de Buemi, finalmente subiu ao pódio. di Grassi e o suiço foram azarados porque, um perdeu tempo atrás de Vergne, e outro foi punido por jogar o carro em cima do francês e cortar caminho. Duran conquistou um 6º lugar, preciso dizer alguma coisa?


Curiosidades:
- 9º eP
- 2º Vitória de Nelson Piquet
- 2º Vitória da NEXTEV TCR
- 2º Vez Que Um Piloto Vence Pela 2º Vez
- 1º eP de Justin Wilson
- 1º eP de Antonio Garcia
- 6º Pódio de Lucas di Grassi
- 1º Pódio de Nick Heidfeld


Campeonato de Pilotos: 
  1. Nelson Piquet Jr - NEXTEV TCR - 128pts
  2. Lucas di Grassi - Audi Sport ABT - 111pts
  3. Sébastien Buemi - e.dams Renault - 105pts
  4. Nicolas Prost - e.dams Renault - 82pts
  5. Jerome D'Ambrosio - Dragon Racing - 77pts

Campeonato de Equipes:
  1. e.dams Renault - 187pts
  2. Audi Sport ABT - 143pts
  3. NEXTEV TCR - 132pts
  4. Dragon Racing - 116pts
  5. Andretti Fórmula E - 104pts
Imagens tiradas de Motorsport.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário