Apenas uma semana depois do GP do Canadá, o circo estava mais uma vez em Detroit, uma cidade que tinha um péssimo traçado, que ruas estreitas, sujas, esburacadas e cheias de bueiros. Quem estava animado para a prova eram os pilotos com motor aspirado, Martin Brundle, Stefan Bellof, Marc Surer e Huub Rothengatter, que teriam, primeiro, superar os problemas de enfrentar os potentes turbo nos treinos.
Nelson Piquet manteve a boa forma e fez um grande tempo, 1:40.980, superando Alain Prost. Na segunda fila, Nigel Mansell surpreendia a todos com sua Lotus, tendo Michele Alboreto, Elio de Angelis e Derek Warwick logo atrás. Ayrton Senna conseguiu um belo 7º lugar, na frente de pilotos da estirpe de Eddie Cheever, Patrick Tambay e Niki Lauda, que fechavam o TOP TEN.
Agora viam duas surpresas, uma pequena e outra grande. Jacques Laffite era 19º, e Keke Rosberg o 21º, entre eles Philippe Alliot conseguiu ser mais rápido á bordo de uma RAM Hart do que um campeão de Williams Honda. Os últimos qualificados eram Marc Surer, Teo Fabi, que fez um péssimo treino, coisa muito diferente de seu companheiro, Jonathan Palmer, Riccardo Patrese, outro que teve um sábado de esquecer e Piercarlo Ghinzani.
No final, Michele Alboreto, Nigel Mansell, Nelson Piquet, Ayrton Senna e Marc Surer havia danificado seus carros. Todos eles, menos o suiço, tinham um carro reserva, e com isso conseguiram voltar para a corrida, que foi reiniciada. Agora, tudo correu bem, com Piquet largando bem dessa vez, seguido por Prost, Mansell, Alboreto, Cheever, Warwick, de Angelis, Lauda, Tambay e Ayrton Senna, que largou muito mal.
Senna era o mais lento da fila, segurando o belga, que anos mais tarde se tornaria seu amigo, e também o atrapalhando o bastante para Bellof fazer uma bela manobra e passar por ele. Alain Prost parou com problemas, mas voltou na pista, deixando Eddie Cheever na terceira colocação, e colocando Niki Lauda nos pontos.
Antes do brasileiro, Riccardo Patrese já havia rodado também, e na mesma volta do acidente do pilto da Toleman, a outra Alfa abandonou, Eddie Cheever havia perdido o motor quando o pódio era quase certo. Nas voltas seguintes, vários abandonos aconteceram, Johnny Cecotto teve problemas na embreagem, Andrea de Cesaris havia tido problemas de aquecimento, já depois de furar o pneu. Boutsen perdeu o motor BMW na volta 27, a mesma que Nigel Mansell abandonou com problemas na caixa de câmbio, lá se ia a chance do britânico de vencer pela primeira vez.
Nomes da corrida? Martin e Stefan |
Quem dava show era Brundle e Bellof, que ainda estavam sendo beneficiados pelos abandonos e pelas paragens de Prost e Warwick, mas eles ainda deveriam parar por causa do peso. Brundle foi o primeiro, na volta 33, e na tentativa de se aproximar do companheiro, Bellof acabou batendo na última curva, perdendo a suspensão traseiro, ás vezes o alemão ia tão ao limite que acabava encontrando o muro.
Na mesma volta, Niki Lauda abandonou com problemas elétricos, Philippe Alliot com os freios, e Patrick Tambay com a transmissão também abandonaram. Martin Brundle conseguiu passar por Alain Prost, que estava cheio de problemas, enquanto Derek Warwick era o mais rápido da pista. O britânico revezou a terceira colocação com Elio de Angelis até abandonar na volta 40.
poeticsofspeed.com |
Keke Rosberg fazia uma grande prova, sendo 5º, mas toda sua alegria acabou quando o seu motor Honda "abriu o bico". Agora, quem ingressava nos pontos era Jacques Laffite, coisa rara naquela temporada, que foi cheia de problemas para o velho francês. Aproximava-se as últimas voltas, e com todos os carros tendo problemas aos poucos, havia o temor de ninguém terminar.
Quem estava mais "inteiro" era Martin Brundle com sua Tyrrell Ford, a ponto de conseguir passar facilmente Elio de Angelis, que era um dos mais lentos. O britânico agora era o terceiro, mas logo começou a comemorar quando Michele Alboreto parou com problemas no seu motor Ferrari. Agora era questão de tempo para Nelson Piquet comemorar a segunda vitória consecutiva, agora sem queimar o pé...
RESULTADOS:
- Nelson Piquet - Brabham BMW - 1:55:41.842 - 9pts
- Martin Brundle - Tyrrell Ford - 6pts*
- Elio de Angelis - Lotus Renault - +32.638s - 4pts
- Teodorico Fabi - Brabham BMW - +1:26.528s - 3pts
- Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - +1:55.258 - 2pts
- Jacques Laffite - Williams Honda - +1 Volta - 1pt
- Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - Motor - OUT
- Keke Rosberg - Williams Honda - Turbo - OUT
- Derek Warwick - Renault Elf - Caixa de Câmbio - OUT
- Stefan Bellof - Tyrrell Ford - Acidente - OUT*
- Patrick Tambay - Renault Elf - Transmissão - OUT
- Philippe Alliot - RAM Hart - Freios - OUT
- Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - Elétrico - OUT
- Nigel Mansell - Lotus Renault - Caixa de Câmbio - OUT
- Thierry Boutsen - Arrows BMW - Motor - OUT
- Andrea de Cesaris - Ligier Renault - Aquecimento - OUT
- Johnny Cecotto - Toleman Hart - Embreagem - OUT
- Eddie Cheever - Alfa Romeo - Motor - OUT
- Ayrton Senna - Toleman Hart - Acidente - OUT
- Riccardo Patrese - Alfa Romeo - Rodada - OUT
- François Hesnault - Ligier Renault - Acidente - OUT
- Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - Acidente - OUT
- René Arnoux - Scuderia Ferrari - Acidente - OUT
- Jonathan Palmer - RAM Hart - Pneu - OUT
- Manfred Winkelhock - ATS BMW - Motor - OUT
- Marc Surer - Arrows Ford - Colisão - OUT
- Huub Rothengatter - Spirit Ford - DNQ
Esses foram os pilotos que estavam inscritos para a corrida
Volta Mais Rápida: Derek Warwick - 1:46.221 - Volta 32
- 396º GP
- 12º Vitória de Nelson Piquet
- 1º Pódio de Teodorico Fabi**
- 1º Pódio de Martin Brundle*
- 34º Vitória da Brabham
- 100º GP da Renault
- 7º Vitória do Motor BMW
- 50º GP do Motor Honda
- 100º GP do Motor Renault
- MELHOR PILOTO: Martin Brundle / Teodorico Fabi / Stefan Bellof
- SORTUDO: Jacques Laffite
- AZARADO: Eddie Cheever
- SURPRESA: Jacques Laffite
Brundle e Bellof deram um show com suas Tyrrells de motor aspirado, se aproveitando da pista de rua e conseguindo um pódio, pena que o alemão encontrou o muro pelo caminho... Já Laffite teve sorte de terminar nos pontos, coisa surpreendente. Já Cheever, tinha tudo para conseguir um pódio, e quem sabe duelar pela vitória, mas o motor da Alfa...
- Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 34,5pts
- Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 24pts
- Elio de Angelis - Lotus Renault - 19,5pts
- Nelson Piquet - Brabham BMW - 18pts
- René Arnoux - Scuderia Ferrari - 16,5pts
- Derek Warwick - Renault Elf - 13pts
- Keke Rosberg - Williams Honda - 11pts
- Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 9pts
- Martin Brundle - Tyrrell Ford - 8pts
- Patrick Tambay - Renault Elf - 7pts
- Stefan Bellof - Tyrrell Ford - 5pts
- Nigel Mansell - Lotus Renault - 5pts
- Ayrton Senna - Toleman Hart - 4pts
- Eddie Cheever - Alfa Romeo - 3pts
- Riccardo Patrese - Alfa Romeo - 3pts
- Teodorico Fabi - Brabham BMW - 3pts
- Andrea de Cesaris - Ligier Renault - 2pts
- Thierry Boutsen - Arrows BMW - 1pt
- Jacques Laffite - Williams Honda - 1pt
- Marlboro McLaren International - McLaren-TAG Porsche - MP4/2 - M - 58,5
- Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 126C4 - G - 25,5pts
- John Player Team Lotus - Lotus Renault - 95T - G - 24,5pts
- MRD International - Brabham BMW - BT53 - M - 21pts
- Équipe Renault Elf - Renault - RE50 - M - 20pts
- Williams Grand Prix Engineering - Williams Honda - FW09 - G - 12pts
- Benetton Team Alfa Romeo - Alfa Romeo - 184T - G - 6pts
- Toleman Group Motorsport - Toleman Hart - TG184 - M - 4pts
- Ligier Loto - Ligier Renault - JS23 - M - 2pts
- Barclay Nordica Arrows BMW - Arrows BMW - A7 - G - 1pt
Imagens tiradas do Google Imagens - GPExperts.com.br - http://poeticsofspeed.com/
Piquet foi fora do comum no dia, porque andou bem em circuito de rua, que ele mesmo falava que não era bom!
ResponderExcluir