quarta-feira, 10 de junho de 2015

A História de Nürburgring - Parte 5 - O Inferno Verde


Depois de contar como foi o inicio de Nürburgring na F-1, chegou a hora de falar sobre o fim da década de 1960 e ainda sobre a década de 1970, que marcou o fim das atividades da categoria no circuito alemão. Depois da morte de Carel Godin de Beaufort, a Porsche se retirou da categoria, e agora a Alemanha não teria mais ninguém para torcer, exceto Gerhard Mitter, da Lotus.

Em 1965, Jim Clark já se mostrava como o melhor piloto da F-1, e já era esperado sua vitória no circuito alemão, coisa que veio depois de 2:07:52.4. E o mais incrível é que ele já era Campeão do Mundo depois da corrida, recorde que só foi superado por Schumacher em 2002. Os únicos pilotos que podiam impedir sua vitória ficaram por causa de problemas.



No ano seguinte a Fórmula Vê chegara á pista alemã, além de uma prova gigantesca de resistência, as 84 Horas de Nürburgring. Além dessas corridas, a Eifelrennen ainda existia, e atraia um público maior do que quando a F-1 estava lá. As corridas de motos e sidecars eram frequentemente cancelados por causado nevoeiro, mesmo assim a quantidade de pessoas que iam assistir essas provas eram enormes.



No mesmo ano, a F-1 viu mais uma fatalidade acontecer em Nürburgring, agora de John Taylor, que acabou batendo na primeira volta da corrida. Quando o britânico foi retirado do carro, ele estava extremamente queimado, e correndo sério risco de morte, que veio 4 semanas depois. Enquanto isso, o show continuava.

A prova ainda marcou por ser a última realizada no traçado original, já que seria feito uma chicane antes da entrada nos boxes. Jack Brabham venceu depois de ver Jim Clark abandonar depois de um acidente, e ele ainda conseguiu colocar mais de 10 minutos em cima de Lorenzo Bandini, o último piloto que não tomou uma volta.



Em 1967, Jim Clark sofreria mais uma vez com uma quebra de suspensão, deixando a corrida nas mãos de Dan Gurney, que liderou quase todas as voltas, até que teve problemas com seu belo Eagle. Com isso, Denny Hulme conquistou a vitória na corrida que ficou marcada na história televisiva alemã, por ser a primeira transmitida em cores.


Sim, esse é Brian Hart

Outra curiosidade da corrida foi ver três pilotos vindos da Oceania subir ao pódio, enquanto os britânicos não foram a ele pela primeira vez desde 1962. Você já ouviu falar de Brian Hart? Sim, é aquele que criou os motores Hart. Essa foi a única corrida da F-1 na qual ele participou como piloto, correndo com um Protos Ford.


O ano de 1968 viria o surgimento de uma nova lenda do automobilismo, Jackie Stewart, tudo por causa de sua atuação no GP da Alemanha, disputado em Nordschleife. Os dias em que a corrida aconteceriam se aproximavam, e ao mesmo tempo a chuva, o frio e o nevoeiro também. A sexta amanheceu com um forte nevoeiro, que impossibilitava uma visão de 200m.


Na tarde, alguns pilotos se arriscaram em fazer voltas rápidas, para, quem sabem, serem beneficiados no sábado. Era apenas o começo da sessão, e a previsão dizia que iria piorar, com isso vários pilotos entraram em seus carros e foram buscar a volta mais rápida, esse pilotos foram: Vic Elford (aniversariante de hoje), Jacky Ickx, Chris Amon, Graham Hill, John Surtees e Jochen Rindt.



No sábado o problema se manteve, e alguns pilotos conseguiram fazer algumas voltas antes que o treino fosse cancelado, e adiado para o domingo de manhã. Mesmo com a mudança, a chuva e o nevoeiro não deram trégua, com os pilotos tendo que se arriscar a mais de 200Km/H em uma pista como Nürburgring, cheia de curvas traiçoeiras.

No fim do treino, o poleman era Jacky Ickx, com Chris Amon em 2º e Jochen Rindt em 3º. O "personagem principal dessa nossa trama" aparecia apenas em 6º, mas nada que afetasse muito em um circuito tão longo. O pior de tudo é que o nevoeiro aumentou, e ainda por cima havia 20 suicidas prestes a largar onde apenas o primeiro colocado teria uma melhor visão.


Mal dava para ver 5 metros entre cada piloto, por isso a corrida aconteceu apenas 1 hora depois do previsto, mas nada que adiantou muito. Na largada, Ickx patinou, perdeu várias posições e teve sorte em não ser atingido por nenhum piloto. Para desviar, Stewart quase entrou dentro dos boxes, e por azar ficou na sarjeta que drenava o pit lane, mas apenas duas rodas estavam lá.



O mais incrível é que o escocês conseguiu sair da vala e continuar seu caminho a ponta da corrida, com uma asa, que para ele, surtia um grande efeito embaixo da chuva. Jackie era terceiro colocado, logo atrás de Amon e Hill. Ele tentava fugir do spray sempre que possível, mas na maior parte do circuito ficava atrás dos lideres.

Ainda na primeira volta, Stewart se arriscou em manobras que o deram a ponta da corrida. Depois de passar na reta dos boxes, o público viu que aquele carro azul havia deixado para trás uma Lotus e uma Ferrari. Jackie abriu nada menos nada mais do que 8s apenas na reta, já que tinha "apenas" o nevoeiro a sua frente.


A corrida continuou com o aumento da chuva, a ponto de rios estarem surgindo no meio do circuito, então a probabilidade de um erro era enorme. Faltando 3 voltas a chuva estava caindo em todo o circuito, e Jackie Stewart teria que se segurar para vencer na pista alemã. Em um "S", o escocês aquaplanou em terceira marcha, seu Matra apagou e ia para fora da pista, mas quem estava lá? Um fiscal...



Esse fiscal tendo desviar do carro azul, mas ficou congelado depois de alguns milésimos, e por sorte Jackie conseguiu ligar seu carro novamente e desviar daquilo que seria um impacto fatal. No fim de 14 voltas, Stewart conquistou uma fantástica vitória, se aproximando de Hill no Campeonato e mostrando que tinha um grande futuro pela frente.

O incrível é que ninguém morreu nessa corrida, então eu penso: Por quê só morre gente em corridas que não foram fantásticas? Gerhard Mitter já havia participado de 6 corridas na categoria, sendo que 5 foram em Nürburgring. Em sua 7º participação, o alemão acabou batendo nos treinos livres, e acabou falecendo depois de uma falha na suspensão.



Além da fatalidade, houve um grave acidente na corrida, Mario Andretti colocou sua Lotus com bastante gasolina, para tentar ir até o fim, só que ele não imaginava que el estava tão pesado a ponto de acabar "atolando" depois de levantar voo", o carro estava quase parado no circuito, e ao mesmo tempo veio Vic Elford, com sua McLaren, que depois de tocar no norte-americano, levantou voo, capotou, e bateu de cabeça para baixo nas árvores. O britânico quebrou o braço em 3 partes...



Já na corrida inteira, Jacky Ickx teve que enfrentar mais uma largada mal feita, já que caiu de 1º para 9º. Com isso, o líder era Jackie Stewart, que tentava abrir vantagem para o segundo colocado. Mas era o dia do belga, que conseguiu deixar 8 carros para trás em apenas 3 voltas. Agora a disputa era pela liderança, que ficou com Ickx, que depois de 4 voltas ficando quase lado a lado com Stewart, finalmente venceu na Alemanha.

Em 1970, pela primeira vez o GP da Alemanha foi realizado em Hockenheimring, e pela segunda vez fora de Nürburgring, que para ter a corrida de volta teria que fazer reformas. Era o começo da mutilação de Nordschleife. Vários pontos perderam sua angulação original, ou até mesmo perderam a curva que existia lá. A Flugplatz foi reconstruída, ainda possibilitando voos, mas nada como antigamente.



No ano seguinte, a categoria mutiladora estava de volta. Jackie Stewart e Jacky Ickx continuavam mostrando que eram os melhores pilotos de Nürburgring, conquistando as duas primeiras posições no treino. Mas na corrida, não vimos a disputa dos "Jack' s", já que o belga ficou pelo caminho na primeira volta. A facilidade foi tremenda para vermos o escocês vencer mais uma vez no circuito de Nürburg. Além disso, a corrida marcou-se por dar o primeiro pódio da carreira de François Cevert.



Em 1972, Jacky Ickx mostraria que é forte no Nürbrugring, conquistando sua última vitória e seu único Grand Chelem, fazendo a volta mais rápida, pole e conquistando a vitória. Ele ainda conseguiu fazer tempos fantásticos, melhorando a melhor volta de treino e de corrida, primeiro abaixou em 13s o tempo de Stewart, e no domingo abaixou em 8s o tempo de Cevert.

O escocês tentava se aproximar do ferrarista, e de Emerson Fittipaldi no Campeonato, mas ele não imaginava que aquela disputa com Clay Regazzoni custaria mais um pódio em Nordschleife. Depois de tocar com o suiço. Jackie foi parar no guar-rail, que danificou a suspensão dianteira de sua Tyrrell. No ano seguinte, o GP da Alemanha veria um "boicote" em massa.



Tudo começou com a morte de Roger Williamson, fazendo que a March se retirasse da corrida, as equipes Ferrari, Ensign, Tecno e Hesketh também se retiraram da corrida, deixando alguns de seus pilotos correram em outras equipes como McLaren e Brabham, que para compensar o grid, colocaram terceiro carro. Vimos até uma coisa inusitada, Jacky Ickx correndo na equipe do "Tio Bruce".

Nos treinos, Howden Ganley bateu violentamente com seu Iso Marlboro, que não foi recuperado a tempo da corrida. Já no domingo, Ronnie Peterson ficou pelo caminho depois de tocar com Ickx, e mesmo assim ainda tentou voltar, até danificar sua suspensão, três voltas depois de seu acidente. Na mesma volta, Niki Lauda sofreu um forte acidente, que fez o austríaco quebrar o pulso.



Com a saída da Ferrari, a F-1 viu nenhum piloto italiano competir, coisa que só aconteceria de novo no GP da Austrália de 2012, isso se mantém até hoje. Jackie Stewart liderou toda a corrida e venceu com facilidade, tendo François Cevert como principal ameaça nas últimas voltas, terminando em segundo. Ickx ainda conquistou o 3º posto.

No ano seguinte, Niki Lauda teria a chance de vencer em Nürburgring, mas ele não imaginava que acabaria batendo ainda na primeira volta. Tudo ficou mais fácil para Clay Regazzoni depois de que Denny Hulme bateu em Emerson Fittipaldi, que estava lento no circuito. O campeão de 1967 ainda voltou para corrida com o carro reserva, mas foi desclassificado.


O fim da carreira de Hailwood

Rega venceu, com Jody Scheckter, que tocou em Lauda, terminando em 2º e Reutemann em 3º. Infelizmente a corrida ficou marcada por ser a última vez que Mike Hailwood e Howden Ganley participaram de um fim-de-semana de GP na F-1. O neozelandês sofreu um terrível acidente nos treinos (novamente, depois de 1973), que destruiu totalmente a frente de seu carro, para piorar, sua pernas ficaram para fora e extremamente machucadas. Há apenas 2 voltas do fim, Hailwood sofreu um acidente semelhante e também se aposentou.



Em 1975, Ian Ashley foi a primeira vitima do circuito, ainda nos treinos, quebrando o tornozelo. No domingo, Niki Lauda fez a pole e poderia ter vencido, mas o azar dele continuou, já que furou o pneu quando estava na liderança, sem Emerson Fittipaldi, Jochen Mass e Clay Regazzoni sem atormentar. O austríaco voltou em 4º e recuperou o pódio, ficando atrás de Carlos Reutemann e Jacques Laffite.

Chegamos á temporada de 1976, que virou até filme por causa da disputa entre Niki Lauda de James Hunt, que no dia 1 de agosto chegou ao templo chamado Nürburgring, que é tão grandioso a ponto de mudar toda a história da época. Amanhã contarei como foi a última edição disputada em Nordschleife. A F-1 chegou a sua última corrida disputa em uma pista tão gigante, já que Spa havia sido mutilado anos antes...



Infelizmente, como você leu, o circuito levou vidas emboras: Alfred Wohlgemuth, Dickie Dale, Günter Strasburger, Michael Rader, Dieter Schmicking, Axel Klaska, Brian Hetreed, Rudolf Moser, Carel Godin de Beaufort, Herbert Mandel, Honoré Wagner, Manfred König, John Taylor, Ranier Dangel, Georges Berger, Albertus Goedemans, Gerhard Mitter, Hans-Dieter Fröhle, Klein, Robin Fitton, Hans Laine, Herbert Schultze, Ulrich Ritkowski, Herbert Mann, Erich Bertholdt, Rüdiger Schwietring, Walter Czadek, Guenter Schneider e Erich Bode....

Fonte das fatalidades: en.wikipedia.org
Imagens tiradas do Google Imagens

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