segunda-feira, 8 de junho de 2015

Fórmula 1 - Canadá 2015 - Corrida 7


Duas semanas se passaram depois da confusão do GP monegasco, quando Lewis Hamilton perdeu a corrida por ter parado na hora errada. Agora todos gostariam de saber a continuação dessa história, que seria em Montreal. O Circuito Gilles Villeneuve é bonito e tem um belo traçado, que favorece os pilotos com motor Mercedes, mas castiga o freio de todos.

Om fim-de-semana começou com a discussão de Felipe Massa e Max Verstappen sendo estampadas nos sites de noticias. O holandês afirmou que o brasileiro deveria assistir a corrida do ano passado para depois reclamar. Isso foi uma citação á seu acidente com Sergio Pérez no final do GP do Canadá do ano passado, para muitos foi uma comparação ruim, mas para outros, e para mim, foi correta.


A chuva apareceu na sexta, e deixou até mesmo Lewis Hamilton bater no hairpin. Mas no sábado, o céu estava bonito, com sol e algumas nuvens. A Sauber teve que correr para arrumar o carro de Felipe Nasr, que acabou errando ao ligar o DRS quando começou a aquecer os pneus, com isso ele perdeu o controle de seu carro e foi para o muro.

Jenson Button nem sequer iria participar dos treinos, com isso, já sabíamos que uma Manor não largaria na última fila, agora estava saber de quem seria, do Mito Stevens ou do Mito Merhi. Os problemas assolaram dois pilotos que poderiam conquistar um pódio, Massa acabou sendo mais rápido apenas das Manors, enquanto Sebastian Vettel se classificou em sua frente.


No segundo treino, Felipe Nasr não teve muito o que fazer, já que a tentativa de diminuir o duto dos freios acabou dando errado. Fernando Alonso pelo menos passou para o Q2, mas o 14º lugar foi o máximo possível, logo a frente dele Marcus Ericsson, Max Verstappen e Carlos Sainz Jr. Agora teríamos o Q3, com a Force India mostrando uma evolução, isso desde o GP de Mônaco, as Lotus fazendo um ótimo trabalho, e a disputa entre Bottas, Räikkönen, Hamiltone Rosberg pela pole.


Lewis não deixou espaço para erros e conseguiu fazer o tempo de 1:14.393, pouco mais de 0.300s de diferença para Rosberg. Räikkönen não teve dificuldades para ser o terceiro, enquanto Bottas conseguiu o 4º lugar. Grosjean e Maldonado conseguiram a ótima terceira fila, enquanto Hülkenberg superou Kvyat e Ricciardo. Fechando o TOP TEN, Sergio Pérez.

Mas havia punições a se pagar, e da mesma forma de Mônaco, Felipe Massa ganhou duas posições de graça. Max perdeu 15 posições e foi para na 19º colocação, enquanto Vettel foi punido por ultrapassar sobre bandeira vermelha e largaria apenas em 18º. Agora a surpresa, a Manor não estava na última fila, e ainda chegou beliscar a 8º, com Roberto Merhi largando ao lado de Massa.


O domingo amanheceu com um céu nublado, mas não havia previsão de chuva, infelizmente. Na largada, Kimi arriscou passar Rosberg, que fez um movimento brusco que assustou o finlandês, que recolheu. Agora começaria a corrida de recuperação de Massa e Vettel, o que prometia animar a prova. Logo o brasileiro passou pelo compatriota Nasr e o espanhol Alonso, mas agora ele teria Marcus Ericsson, parecia que a ultrapassagem seria facilmente efetuada, mas o sueco teve uma grande inteligencia e jogou limpo.


Depois de perceber a perca de tempo do brasileiro, Vettel foi para os boxes, para tentar arriscar uma estratégia diferente para passar por Massa, que muito provavelmente perderia tempo enquanto tentava escalar o pelotão. Os pneus macios da Williams estavam rendendo melhor do que os supermacios da maior parte do pelotão, com isso a ultrapassagem logo viria em cima do sueco, que ainda manteve-se na disputa, lado a lado com Massa, mas acabou dando tudo certo para o brasileiro.

Sebastian Vettel começou a escalar o pelotão novamente, e se reencontrou atrás de Alonso, que foi um grande batalhador para não ceder a posição. O alemão continuava sua escalada, passando pelas Toro Rosso e a Sauber de Marcus Ericsson. Ao mesmo tempo, Felipe Massa passava pelas Red Bull além de Sergio Pérez, que acabou sendo considerado culpado pelo acidente em 2014.


Logo as paradas começaram, com Hamilton sendo o primeiro da Mercedes a parar. A ordem estava restabelecida após a parada de Rosberg, que agora começaria a tirar a diferença para o companheiro de equipe. Com as paradas, Vettel e Massa ganharam mais posições. Logo depois de Kimi Räikkönen ser atendido nos boxes da Ferrari, o finlandês acabou rodando sozinho no hairpin, um erro que acabaria destruindo suas chances de pódio.

Bottas parou, e conseguiu voltar á frente do compatriota. Agora a disputa estava entre Massa, Grosjean e Vettel, que parou novamente, enquanto o brasileiro não havia parado nem sequer uma vez, e ainda foi superado pelo piloto da Lotus. Em sua volta, o piloto da Williams perdeu a posição para Sebastian e para Hülkenberg, que agora disputando pelo 7º lugar.


Na chicane do muro dos campeões, Vettel arriscou, levantou um pequeno voo após passar em cima da zebra, e ainda fez seu compatriota rodar, e perder uma posição, exatamente para Massa. Logo depois Grosjean cometeria um erro quando dava uma volta em cima de Stevens, que estava lento, e viu o francês tocar em seu bico, ambos foram rapidamente para os boxes, que eram logo afrente, e lá viram seus mecânicos demorarem para arrumarem tudo para a parada.


Um pouco antes, Fernando Alonso abandonou com problemas no motor, logo depois de falar que queria forçar o carro. Button seria a segunda e última McLaren a abandonar, com problemas no escapamento. Poucas voltas depois, Roberto Merhi se tornou o último a abandonar com seus problemas na transmissão.

Lá na frente, Rosberg tentava tirar a diferença para Hamilton, que por sua vez conseguia se manter sem nenhum erro, lá se ia embora a nossa chance de ver uma grande disputa pela ponta. Vettel passou por Maldonado, e assumiu a 5º posição que se manteria até o fim da corrida, enquanto Felipe demoraria mais algumas voltas para chegar no venezuelano, e logo depois para passar ele.

No fim de tudo, aconteceu um milagre para muitos, Pastor Maldonado conseguiu seus primeiros pontos na temporada, enquanto o vencedor foi Hamilton, com Rosberg em 2º, Bottas conseguindo segurar Räikkönen em 3º, Seb e Massa fazendo uma corrida de recuperação e sendo 5º e 6º. Maldo foi o 7º, logo a frente de Hülkenberg, que promete para a próxima corrida na Áustria. Fechando os pontos, Daniil Kvyat, com problemas nos freios, e Romain Grosjean.


RESULTADOS:

  1. Lewis Hamilton - Mercedes AMG - 1:31:53.145 - 25pts
  2. Nico Rosberg - Mercedes AMG - +2.285s - 18pts
  3. Valtteri Bottas - Williams Mercedes - +40.666s - 15pts
  4. Kimi Räikkönen - Scuderia Ferrari - +45.625s - 12pts
  5. Sebastian Vettel - Scuderia Ferrari - +49.903s - 10pts
  6. Felipe Massa - Williams Mercedes - +56.381s - 8pts
  7. Pastor Maldonado - Lotus Mercedes - +1:06.664s - 6pts
  8. Nico Hülkenberg - Force India Mercedes - +1 Volta - 4pts
  9. Daniil Kvyat - Red Bull Renault - +1 Volta - 2pts
  10. Romain Grosjean - Lotus Mercedes - +1 Volta - 1pt
  11. Sergio Pérez - Force India Mercedes - +1 Volta
  12. Carlos Sainz Jr - Toro Rosso Renault - +1 Volta
  13. Daniel Ricciardo - Red Bull Renault - +1 Volta
  14. Marcus Ericsson - Sauber Ferrari - +1 Volta
  15. Max Verstappen - Toro Rosso Renault - +1 Volta
  16. Felipe Nasr - Sauber Ferrari - +2 Voltas
  17. Will Stevens - Manor Marussia Ferrari - +4 Voltas
  18. Roberto Merhi - Manor Marussia Ferrari - Transmissão
  19. Jenson Button - McLaren Honda - Escapamento
  20. Fernando Alonso - McLaren Honda - Motor
Esses foram os pilotos que participaram da corrida
Volta Mais Rápida: Kimi Räikkönen - 1:16.987 - Volta 42


Curiosidades:
- 923º GP
- 37º Vitória de Lewis Hamilton
- 35º Vitória da Mercedes
- 121º Vitória do Motor Mercedes
- 4º Vitória de Lewis Hamilton no Canadá, Superou Nelson Piquet
- 42º Volta Mais Rápida de Kimi Räikkönen
- 33º Pódio de Nico Rosberg
- 77º Pódio de Lewis Hamilton
- 77º Pódio da Mercedes
- 44º Pole de Lewis Hamilton
- 42º Pole da Mercedes


  • MELHOR PILOTO: Sebastian Vettel / Felipe Massa
  • SORTUDO: Valtteri Bottas
  • AZARADO: Kimi Räikkönen
  • SURPRESA: N/H
  • Prêmio Bônus - ALELUIA: Pastor Maldonado
Vettel ganhou mais posições e deu um belo show, misturando estratégia e inteligência para conseguir esse 5º lugar, enquanto Massa fez uma tática diferente, de passar todos, mas sem pensar no alemão. Bottas viu seu primeiro pódio nesse ano cair em seu colo após a rodada de Kimi. O prêmio Aleluia vai para o MITO Pastor Maldonado, que finalmente conquistou os primeiros pontos...


Campeonato de Pilotos:
  1. Lewis Hamilton - Mercedes AMG - 151pts
  2. Nico Rosberg - Mercedes AMG - 134pts
  3. Sebastian Vettel - Scuderia Ferrari - 108pts
  4. Kimi Räikkönen - Scuderia Ferrari - 72pts
  5. Valtteri Bottas - Williams Mercedes - 57pts
  6. Felipe Massa - Williams Mercedes - 47pts
  7. Daniel Ricciardo - Red Bull Renault - 35pts
  8. Daniil Kvyat - Red Bull Renault - 19pts
  9. Romain Grosjean - Lotus Mercedes - 17pts
  10. Felipe Nasr - Sauber Ferrari - 16pts
  11. Sergio Pérez - Force India Mercedes - 11pts
  12. Nico Hülkenberg - Force India Mercedes - 10pts
  13. Carlos Sainz Jr - Toro Rosso Renault - 9pts
  14. Max Verstappen - Toro Rosso Renault - 6pts
  15. Pastor Maldonado - Lotus Mercedes - 6pts
  16. Marcus Ericsson - Sauber Ferrari - 5pts
  17. Jenson Button - McLaren Honda - 4pts
  18. Fernando Alonso - McLaren Honda - 0pts
  19. Roberto Merhi - Manor Marussia Ferrari - 0pts
  20. Will Stevens - Manor Marussia Ferrari - 0pts

Campeonato de Construtores:
  1. Mercedes AMG Petronas F1 Team - Mercedes - F1 W06 Hybrid - HAM/ROS - 285pts
  2. Scuderia Ferrari - Ferrari - SF15-T - VET/RAI - 180pts
  3. Williams Martini Racing - Williams Mercedes - FW37 - BOT/MAS - 104pts
  4. Infiniti Red Bull Racing - Red Bull Renault - RB11 - RIC/KVY - 54pts
  5. Lotus F1 Team - Lotus Mercedes - E23 Hybrid - GRO/MAL - 23pts
  6. Sauber F1 Team - Sauber Ferrari - C34 - ERI/NAS - 21pts
  7. Sahara Force India F1 Team - Force India Mercedes - VJM08 - HUL/PER - 21pts
  8. Scuderia Toro Rosso - Toro Rosso Renault - STR10 - VER/SAI - 15pts
  9. McLaren Honda - McLaren Honda - MP4/30 - ALO/BUT - 4pts
  10. Manor Marussia F1 Team - Marussia Ferrari - MR03B - STE/MER - 0pts


Há exatos 7 anos, sendo mais rápido do que a McLaren...
E a marmota no meio do circuito? Uma das melhores cenas dos últimos anos... isso que nós não a vimos desde 2008, ou seja, 7 anos atrás... E não só isso, teve aquele pássaro que apareceu em quase todas as fotos da largada...


.... e ainda se mantém vivo em suas aventuras, agora sendo mais rápido do que uma Williams, Lotus e Ferrari juntas
Ou seria seu filho?

Próxima corrida, na casa dos dois pilotos dessa foto...

Imagens tiradas do GPUpdate.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário