sexta-feira, 12 de junho de 2015

A História de Nürburgring - Parte 6 - O Fim De Uma Era


Chegamos á 1976, temporada que marcaria a história do automobilismo, por mostrar a rivalidade entre Niki Lauda e James Hunt, Áustria contra Grã-Bretanha, Ferrari contra McLaren, Timído contra o Playboy. Depois de passar por outras 9 etapas, a temporada chegava á Nürburgring, mais precisamente para Nordschleife.

Como qualquer outro ano, a pista alemã já havia enfrentado mortes naquela temporada. Mas a situação em 1976 estava pior do que o normal, estava crítica, em um pouco mais de três meses, 3 pilotos perderam a sua vida ali. Alex Wittwer no dia 2 de abril, Heinz Behrentin no dia 3 de julho e Ernst Raetz no dia 9 do mesmo mês.


A corrida estava marcada para ser no dia 1º de agosto de 1976. Essa corrida não era simplesmente mais uma prova de Fórmula 1 disputada no circuito alemão, porque poderia ser a última. Com o crescimento do interesse pelas transmissões, Nürburgring não conseguia abrigar câmeras em todos os pontos de circuito. O pior ainda era a falta de segurança, mesmo com as obras feitas em 1970, os bombeiros não tinham muito espaço para conseguir trabalhar, e também nem sequer tinham um local para ficar enquanto a prova acontecia.


A previsão era de chuva, e com isso Niki Lauda quis boicotar a corrida ao lado dos outros pilotos, que foram totalmente contra á opinião do austríaco, que era líder do Campeonato. Os votos contra foram dominantes, com apenas um voto a favor do cancelamento da corrida. A história estava sendo escrita a cada passo que a prova ia se aproximando.


No ano anterior, Lauda se tornou a primeira pessoa a abaixar o tempo de Nordschleife em para a casa dos 6 minutos, mas isso não se repetiria em 1976. James Hunt conseguiu cravar a pole, com o austríaco em segundo, Patrick Depailler em 3º, Hans Joachim Stuck em 4º, Clay Regazzoni em 5º, Jacques Laffite em 6º, José Carlos Pace em 7º, Jody Scheckter em 8º, Jochen Mass em 9º e Carlos Reutemann em 10º.

Antes da corrida a chuva começou a cair sobre Nürburgring, e prevendo problemas no continuamento da primeira volta, a maior parte dos pilotos colocaram os pneus de chuva, mas um dos melhores do grid não. Jochen Mass era experiente no circuito de seu país, e sabia que a chuva não voltaria mais, por isso sua escolha de ir com os pneus de pista seca.


Na largada, Clay Regazzoni consegue sair tão bem para pular em 1º, com Hunt em 2º e Mass na terceira colocação depois de uma grande largada. Lauda caiu muito, e aos poucos foi começando a perder rendimento em comparação aos carros que estavam com os pneus secos. Ainda na primeira volta, Rega rodou e caiu para quarto, enquanto Peterson ganhou várias posições e estava entre os lideres.

Com a pista quase totalmente seca, os pilotos começaram a suas paradas, facilitando o caminho para a vitória de Mass, que ainda era apenas o segundo colocado, já que Peterson mantinha-se na pista mesmo com os pneus de chuva. A maior parte dos pilotos estavam atrasados em comparação aos dois lideres, e agora começariam uma grande prova de recuperação, andando em ritmo alucinante a todo momento.


Niki estava nesse grupo de pilotos que estavam forçando o carro. Como vocês devem saber, quando você força seu veículo, a probabilidade dele quebrar é enorme, e foi o que aconteceu com a Ferrari do austríaco. Aproximando-se da Bergwerk, Lauda quebrou a suspensão de seu carro depois de tocar na alta zebra da curva alemã. Com isso, o ferrarista perdeu o controle e bateu num muro de pedras.

O impacto foi tão violento para tirar o capacete vermelho de Niki, que ainda viu Guy Edwards conseguir desviar, mas Harald Ertl e Brett Lunger não, batendo na Ferrari, que estava pegando fogo. Depois do segundo impacto, agora vindo de frente, o fogo foi para o cockpit de Lauda, que tentava sair de seu carro, mas só conseguiu isso quase 1 minuto depois, com a ajuda de vários pilotos, incluindo Edwards, Ertl, Lunger, Merzario e até Emerson Fittipaldi.


Minutos depois o resto do pelotão chegou onde havia o caos, sem espaço para passar pelos pedaços de carro que estavam na pista. Lauda ainda saiu andando do acidente, mas logo desmaiou e teve de ser encaminhando rapidamente para o hospital de Mannheim. Niki tinha inalado muita fumaça, e com isso tinha queimaduras no pulmão, além de ter sofrido mais ainda nas palpebras e nas sobrancelhas. Seu rosto estava inchado, como uma bola de basquete.


Agora, Lauda teria que lutar pela vida nos dias que seguiam, tendo que tirar todo o sangue do pulmão além de ter que fazer enxerto de pele no rosto. Vamos voltar para a corrida, que foi reiniciada sem os três pilotos envolvidos no acidente e nem com Chris Amon, que desistiu da categoria depois do acidente.

James Hunt pulou na ponta e a manteve até o fim da corrida. Logo atrás dele, Ronnie Peterson sofreu um forte acidente na saída da Flugplatz, abandonando ao lado de Jacques Laffite e Hans Joachim Stuck. Logo depois, Rega rodaria mais uma vez, e agora destruiria a corrida de Depailler, que tentou desviar, mas bateu. Nessa mesma volta, José Carlos Pace assumiu a segunda colocação, mas a perderia novamente para Scheckter.


Na segunda volta, Vittorio Brambilla, que era 6º, bateu. Agora a disputa da corrida estava entre Jochen Mass, Gunnar Nilsson e José Carlos Pace, o vencedor acabou sendo o grande rei das artimanhas de Nürburgring naquela ocasião, Mass assumiu a quarta colocação, com o brasileiro logo atrás e o sueco em quinto. Há 2 voltas do fim, Regazzoni rodou mais uma vez, e agora perdeu várias colocações. colocando Jochen no pódio e Rolf nos pontos.


No fim de 14 voltas, a Alemanha pelo menos teve um motivo para sorrir, Mass terminou no pódio e Stommelen em 6º. Hunt foi o vencedor, com Jody em segundo, Pace foi o quarto, logo afrente de Gunnar Nilsson. Fechando o TOP TEN estiveram John Watson, Tom Pryce, Clay Regazzoni e Alan Jones.

Com a vitória, James ficou apenas 14 pontos atrás de seu rival, que perderia o título no fim da temporada, no Japão. No fim desse dia 1 de agosto de 1976, acabava um Era no circuito de Nürburgring, e mais precisamente em Nordschleife, que perderia definitivamente a sede do GP da Alemanha.


Não veríamos mais os carros da F-1 no maior circuito do Mundo, tudo por causa da segurança e de um dos acidentes mais famosos de todos os tempos. Apenas algumas vezes vemos carros da categoria andando por lá, e só é quando está acontecendo algum evento promocional ou coisa do tipo, simplificando, acabara o Nords, mas esse não é o fim da história de Nürburgring, que por ter amor a categoria mais mutiladora do Mundo, estaria prestes a destruir uma importante parte de sua história. Isso você fica sabendo na próxima parte, obrigado por ler...

Imagens tiradas do Google Imagens e GPExperts

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