Chegamos á 1976, temporada que marcaria a história do automobilismo, por mostrar a rivalidade entre Niki Lauda e James Hunt, Áustria contra Grã-Bretanha, Ferrari contra McLaren, Timído contra o Playboy. Depois de passar por outras 9 etapas, a temporada chegava á Nürburgring, mais precisamente para Nordschleife.
Como qualquer outro ano, a pista alemã já havia enfrentado mortes naquela temporada. Mas a situação em 1976 estava pior do que o normal, estava crítica, em um pouco mais de três meses, 3 pilotos perderam a sua vida ali. Alex Wittwer no dia 2 de abril, Heinz Behrentin no dia 3 de julho e Ernst Raetz no dia 9 do mesmo mês.
A corrida estava marcada para ser no dia 1º de agosto de 1976. Essa corrida não era simplesmente mais uma prova de Fórmula 1 disputada no circuito alemão, porque poderia ser a última. Com o crescimento do interesse pelas transmissões, Nürburgring não conseguia abrigar câmeras em todos os pontos de circuito. O pior ainda era a falta de segurança, mesmo com as obras feitas em 1970, os bombeiros não tinham muito espaço para conseguir trabalhar, e também nem sequer tinham um local para ficar enquanto a prova acontecia.
Antes da corrida a chuva começou a cair sobre Nürburgring, e prevendo problemas no continuamento da primeira volta, a maior parte dos pilotos colocaram os pneus de chuva, mas um dos melhores do grid não. Jochen Mass era experiente no circuito de seu país, e sabia que a chuva não voltaria mais, por isso sua escolha de ir com os pneus de pista seca.
Com a pista quase totalmente seca, os pilotos começaram a suas paradas, facilitando o caminho para a vitória de Mass, que ainda era apenas o segundo colocado, já que Peterson mantinha-se na pista mesmo com os pneus de chuva. A maior parte dos pilotos estavam atrasados em comparação aos dois lideres, e agora começariam uma grande prova de recuperação, andando em ritmo alucinante a todo momento.
O impacto foi tão violento para tirar o capacete vermelho de Niki, que ainda viu Guy Edwards conseguir desviar, mas Harald Ertl e Brett Lunger não, batendo na Ferrari, que estava pegando fogo. Depois do segundo impacto, agora vindo de frente, o fogo foi para o cockpit de Lauda, que tentava sair de seu carro, mas só conseguiu isso quase 1 minuto depois, com a ajuda de vários pilotos, incluindo Edwards, Ertl, Lunger, Merzario e até Emerson Fittipaldi.
Minutos depois o resto do pelotão chegou onde havia o caos, sem espaço para passar pelos pedaços de carro que estavam na pista. Lauda ainda saiu andando do acidente, mas logo desmaiou e teve de ser encaminhando rapidamente para o hospital de Mannheim. Niki tinha inalado muita fumaça, e com isso tinha queimaduras no pulmão, além de ter sofrido mais ainda nas palpebras e nas sobrancelhas. Seu rosto estava inchado, como uma bola de basquete.
James Hunt pulou na ponta e a manteve até o fim da corrida. Logo atrás dele, Ronnie Peterson sofreu um forte acidente na saída da Flugplatz, abandonando ao lado de Jacques Laffite e Hans Joachim Stuck. Logo depois, Rega rodaria mais uma vez, e agora destruiria a corrida de Depailler, que tentou desviar, mas bateu. Nessa mesma volta, José Carlos Pace assumiu a segunda colocação, mas a perderia novamente para Scheckter.
Com a vitória, James ficou apenas 14 pontos atrás de seu rival, que perderia o título no fim da temporada, no Japão. No fim desse dia 1 de agosto de 1976, acabava um Era no circuito de Nürburgring, e mais precisamente em Nordschleife, que perderia definitivamente a sede do GP da Alemanha.
Não veríamos mais os carros da F-1 no maior circuito do Mundo, tudo por causa da segurança e de um dos acidentes mais famosos de todos os tempos. Apenas algumas vezes vemos carros da categoria andando por lá, e só é quando está acontecendo algum evento promocional ou coisa do tipo, simplificando, acabara o Nords, mas esse não é o fim da história de Nürburgring, que por ter amor a categoria mais mutiladora do Mundo, estaria prestes a destruir uma importante parte de sua história. Isso você fica sabendo na próxima parte, obrigado por ler...
Imagens tiradas do Google Imagens e GPExperts
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