sábado, 27 de junho de 2015

Fórmula E - Londres 2015 - Corrida 10


Finalmente chegamos ao último fim-de-semana da primeira temporada da F-E, a primeira categoria de automobilismo ecologicamente correta. Novos nomes, pelo menos para mim, estrearam nessa última corrida, entre eles Olvier Turvey, Simona de Silvestro, Sakon Yamamoto, Alex Fontana e Fabio Leimer.

Dias antes de tudo começar, o prefeito da cidade londrina foi dar uma volta no circuito de sua cidade, eu não sei o que ele achou, mas sinceramente não deve ter gostado nada das ondulações. Talvez essa é o pior local que a categoria tenha passada desde sua estreia, em quesito local quero dizer circuito, seu traçado e suas curvas são muito estreitas, além de uma reta que poderia servir de rampa de motocross...


Nos treinos, Sebastien Buemi não quis perder tempo para largar na frente, e marcou um tempo de 1:24.648, quase meio segundo mais rápido do que Jerome d'Ambrosio. Na segunda fila, os dois principais brasileiros, começando por Lucas di Grassi e indo para Nelsinho Piquet. Fechando o TOP TEN, Jean-Éric Vergne, Nicolas Prost, Olvier Turvey, Bruno Senna, Sam Bird e Salvador Duran.

No resto do grid, Loic Duval, Nick Heidfeld, Daniel Abt, Stephane Sarrazin, Karun Chandhok, Simona de Silvestro, Sakon Yamamoto, Alex Fontana, Fabio Leimer e Jarno Trulli. O italiano deveria largar em 15º, mas tinha uma punição de 5 posições vinda da última corrida. No mesmo dia, sábado teríamos a primeira rodada dessa prova, e no domingo a segunda e última, fechando a primeira temporada.


Percebendo-se que a primeira curva era muito perigosa, decidiram que a largada seria feita com o Safety Car, sem dúvida perdendo toda a graça de uma largada parada. Algumas estrelas estavam por lá, incluindo Antonio Bandeiras, e até mesmo Patrick Head. O início da corrida, como eu disse, foi com o SC, mas logo depois que a prova verdadeiramente começou, Buemi aumentou a diferença para d'Ambrosio.

Nelson Piquet Jr não estava querendo esperar, e logo tentou fazer a ultrapassagem em cima de di Grassi, que não facilitou, resultando no toque de ambos. coisa que beneficiou Jean-Éric Vergne, que atacou Nelsinho e passou pelo piloto da China Racing. Voltas depois, o francês estava colado em cima de Lucas, que tomou um susto do piloto da Andretti, quando ele travou os freios quando tentava passa-lo, coisa que conseguiu.


Chegaram agora a hora das paradas. Todos pensavam que di Grassi pararia uma volta depois, mas, percebendo a aproximação do compatriota, decidiu para na mesma volta dele. Uma volta depois, Sebastien Buemi fez sua parada, sem enfrentar problemas e voltando na primeira colocação, tendo d'Ambrosio, Vergne, di Grassi e Piquet Jr logo atrás.

Bruno Senna fazia uma ótima corrida, mas foi penalizado por excesso de velocidade nos boxes, caindo de 7º para 17º. Daniel Abt começaria ter problemas, e ser ultrapassado por uma fileira de quatro carros, e logo depois acabou errando e batendo na última curva, provocando mais um Safety Car, que poderia animar a corrida em suas últimas voltas, já que os pilotos poderiam usar toda a carga de suas baterias.


Na mesma volta do acidente do alemão, Yamamoto acabou abandonando. A prova foi reiniciada, agora com todos juntos, dificultando um pouco a corrida de Buemi, que foi pressionado pelo belga da Dragon, que por sua vez era pressionado por Vergne.

Mais atrás, Lucas di Grassi tinha que enfrentar mais uma vez o ataque do compatriota, que depois de desperdiçar um fan boost, teve que segurar a 5º colocação enquanto era pressionado por Sam Bird. Nada mudou, e o suiço comemorou mais uma vitória na categoria, sua terceira, enquanto d'Ambrosio e Vergne fecharam o pódio depois de fazer uma ótima corrida.


RESULTADOS:

  1. Sébastien Buemi - e.dams Renault - 47:54.784 - 28pts
  2. Jerome d'Ambrosio - Dragon Racing - +0.939s - 18pts
  3. Jean-Éric Vergne - Andretti - +1.667s - 15pts
  4. Lucas di Grassi - Audi Sport ABT - +2.409s - 14pts
  5. Nelson Piquet Jr - NEXTEV TCR - +7.370s - 10pts
  6. Sam Bird - Virgin Racing - +7.762s - 8pts
  7. Nicolas Prost - e.dams Renault - +8.553s - 6pts
  8. Loic Duval - Dragon Racing - +9.507s - 4pts
  9. Oliver Turvey - NEXTEV TCR - +10.032s - 2pts
  10. Stephane Sarrazin - Venturi - +12.077s - 1pt
  11. Simon de Silvestro - Andretti - +15.946s
  12. Karun Chandhok - Mahindra Racing - +35.595s
  13. Nick Heidfeld - Venturi - +41.034s
  14. Fabio Leimer - Virgin Racing - +42.697s
  15. Jarno Trulli - Trulli - +43.273s
  16. Bruno Senna - Mahindra Racing - +48.423s
  17. Salvador Duran - Amlin Aguri - +1:01.987s
  18. Alex Fontana - Trulli - OUT
  19. Daniel Abt - Audi Sport ABT - OUT
  20. Sakon Yamamoto - Amlin Aguri - OUT
Esses foram os pilotos que participaram da corrida
Volta Mais Rápida: Lucas di Grassi - 1:28.229 - Volta 25


  • MELHOR PILOTO: Sébastien Buemi / Jean-Éric Vergne
  • SORTUDO: Sam Bird
  • AZARADO: Bruno Senna
  • SURPRESA: N/H
Buemi e Vergne foram os nomes da corrida, o suiço dominou o sábado, fazendo pole e vencendo facilmente, enquanto o francês deixou para trás dois dos três postulantes ao título. Sam Bird fez uma boa prova, se beneficiando aos poucos da punição de Bruno e do SC. Já Senna, ele tinha tudo para ganhar bons pontos, mas acabou acelerando demais no lugar errado...


Campeonato de Pilotos:
  1. Nelson Piquet Jr - NEXTEV TCR - 138pts
  2. Sébastien Buemi - e.dams Renault - 133pts
  3. Lucas di Grassi - Audi Sport ABT - 125pts
  4. Jerome d'Ambrosio - Dragon Racing - 95pts
  5. Nicolas Prost - e,dams Renault - 88pts


Campeonato de Equipes:
  1. e.dams Renault - 221pts
  2. Audi Sport ABT - 157pts
  3. NEXTEV TCR - 144pts
  4. Dragon Racing - 138pts
  5. Andretti Formula E - 119pts
Imagens tiradas de motorsport.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário