sábado, 6 de junho de 2015

TOP 10 - Equipes da F-1 - Minha Opinião


Hoje vou dar minha opinião sobre as maiores equipes da F-1 de todos os tempos. Gostaria de relembrar que essa é a minha opinião e também meus "termos" para entrar nessa lista, já que não me preocupei muito com a quantidade de títulos, pilotos, porcentagem de campeonatos conquistados, épocas douras entre outras. Espero que gostem, e também peço que deem sua opinião, para que ela possa sair aqui...

10 - Minardi F1 Team

Fundador: Giancarlo Minardi - Sede: Faenza - Primeira Corrida: GP Brasil 1985 - Última Corrida: GP China 2005 - Volta Mais Rápida: 0 - Títulos: 0 (7º Lugar em 1991) - Pole Position: 0 (P.Martini 2º GP EUA 1990) - Vitórias: 0 (P.Martini 4º GP San Marino 1991 - P.Martini 4º GP Portugal 1991 - C.Fittipaldi 4º GP África do Sul 1993)

Uma das equipes mais amadas da história da F-1, quase sempre produzindo carro belos... e lentos... Mesmo assim, a Minardi conquistou o coração de muita gente, á ponto de alguns chamarem a Toro Rosso de Minardi... Seus grande pilotos foram Christian Fittipaldi, Pierlugi Martini, que quase sempre correu na equipe, Alessandro Nannini, Fernando Alonso, Mark Webber, Jarno Trulli, Giancarlo Fisichella, Michele Alboreto, Gianni Morbidelli, Roberto Moreno e Andrea de Cesaris. Jamais subiu ao pódio, o máximo que conseguiu foi três 4º lugares, duas com Martini e uma com Chrstian. Não me preocupei com os resultados para coloca-la na lista, pois, pelo que eu saiba, todos amam uma equipe pequena....

9 - Équipe Renault Elf, Renault F1 Team, Renault Lotus GP

Sede: Viry-Châtillon, Enstone - Primeira Corrida: GP Grã-Bretanha 1977 - Última Corrida: GP Brasil 2011 - Volta Mais Rápidas: 31 - Pole Positions: 51 - Vitórias: 35 - Títulos: 2

Não sou muito fã da Renault, mas sei que ele teve uma grande importância para a história da categoria. Começando pela sua estreia, em 1977, introduzindo os motores turbo, que tinham muito mais potência do que os aspirados. Inicialmente essa tentativa era motivo de piada, já que nem sequer pontos eles conquistavam. Mas isso começou a mudar na virada da década de 70 para 80, quando a Renault se tornou uma equipe de ponta.

Mesmo conquistando vitórias ela não conseguia se aproximar do título, que poderia ter vindo em 1983, mas o azar mais uma vez prevaleceu na equipe de Viry-Châtillon. Depois de se retirar da F-1 em 1985, ela passou a focar no fornecimento de motores, para equipes como Lotus e Williams, mais tarde. Na década de 90, a Renault conquistou 4 títulos ao lado da Williams.


Seu retorno foi em 2002, após comprar a Benetton. Ela logo conseguiu superar equipes do meio do pelotão, e em 2003 já ameaçava os grandes, um exemplo disso foi a vitória de Alonso na Hungria. Em 2005, ela se viu no top da categoria, tendo o melhor carro e uma dos melhores pilotos, assim ficou fácil conquistar o primeiro título. Em 2006 o triunfo foi mais difícil, mas veio depois do motor Ferrari estourar. 

Em 2011 começou a usar a pintura preta e dourada, e no ano seguinte já não era considerada mais Renault. Seus grandes nomes foram: Jean-Pierre Jabouille, René Arnoux, Alain Prost, Eddie Cheever, Derek Warwick, Patrick Tambay, Jarno Trulli, Jenson Button, Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella e Robert Kubica.

8 - Infiniti Red Bull Racing

Sede: Milton Keynes - Primeira Corrida: GP da Austrália de 2005 - Última Corrida: Ainda Em Atividade - Títulos: 4 - Vitórias: 50 - Pole Positions: 57 - Voltas Mais Rápidas: 44

Se tem alguma equipe que cresceu tão rapidamente sem ser de fábrica, essa é a Red Bull, e também o motivo dela estar nessa 8º colocação. Depois de comprar a Jaguar, a equipe começou até que bem em 2005, conquistando vários pontos nas primeiras corridas, mas o primeiro pódio só veio no ano seguinte, com David Coulthard. Em 2006 a temporada não foi aquelas coisas, marcando menos da metade dos pontos conquistados no ano anterior.

Com Mark Webber a equipe melhorou, e conquistou um 5º lugar na temporada de 2007. Na temporada seguinte, a Red Bull deu á Coutlhard seus últimos pontos e pódio, sem contar que acabou tendo uma temporada pior do que a Toro Rosso, que tinha Sebastian Vettel. Com a contratação do alemão, e a mudança das regras em 2009, começara a Era Red Bull.


O primeiro título veio de maneira fantástica em 2010, tal como em 2012, quando a equipe teve McLaren e Ferrari quase do mesmo nível. Em 2011 e 2013 ela acabou dominando totalmente a competição, e isso em menos de 10 anos de história. Esse domínio acabou tirando de muitos a simpatia com ela.

Em 2014 a equipe decaiu, Vettel não conseguiu acompanhar seu companheiro, e a Red Bull não conseguiu segurar a Mercedes. Nas últimas provas ainda foi superada pela Williams, mas ainda se segurou no 2º lugar. Nesse ano ela tenta se reerguer, com um motor que mais estoura do que anda, mas ainda tentando se aproximar da Williams.

7 - Alfa Romeo SpA, Autodelta, Marlboro Team Alfa Romeo, Benetton Team Alfa Romeo

Fundadores: Alexandre Darracq, Ugo Stella e Nicola Romeo - Sede: Milão - Primeira Corrida: GP Grã-Bretanha 1950 - Última Corrida: GP Austrália 1985 - Títulos: 2 - Vitórias: 10 - Pódios: 26 - Pole Positions: 12 - Voltas Mais Rápidas: 14

Nas duas primeiras temporadas da F-1, dois títulos, um com Nino e outro com o Maestro Fangio. Se ela estava dominando a categoria, por quê se retirou? O governo italiano negou a petição de eles financiarem um novo carro, para combaterem um conhecido chamado Enzo Ferrari, por isso eles acabaram saindo da competição.

Mesmo assim, a Alfa forneceu motores até a década de 1980, passando por equipes como Brabham e Ligier, mas sem muito sucesso. Seu retorno aconteceu em 1979, e logo no ano seguinte ela teve que enfrentar a morte de um de seus pilotos, Patrick Depailler. Ela ainda teve o MITO Andrea de Cesaris como piloto, na época em que se parecia mais com uma McLaren do que com um carro italiano.


Depois da saída de de Cesaris, eles acabaram sendo patrocinados pela Benetton, que esperava se tornar uma equipe no futuro. A Alfa nem lembrava o seu começo glorioso, tendo problemas de motor quase em toda a corrida, e estragando parte da carreira de dois bons pilotos, Riccardo Patrese e Eddie Cheever, que mesmo assim ainda arrancavam um TOP 6, ou até mesmo um pódio, como o italiano conseguiu em 1984. O sonho definitivamente acabou em 1985...

6 - Tyrrell Racing Organisation

Fundador: Ken Tyrrell - Sede: Ockham - Primeira Corrida: GP África do Sul 1968 - Última Corrida: GP Japão 1998 - Títulos de Construtores: 1 - Títulos de Pilotos: 3 - Vitórias: 23 - Pole Positions: 14 - Voltas Mais Rápidas: 20

Atualmente a Tyrrell é a Mercedes, que já vem com um título da Brawn antes desse conquistado no ano passado. Sinônimo de belos carros é Tyrrell, o azul, que sempre encanta qualquer pessoa, quase sempre estava nos carros do "Tio Ken", que com eles teve grandes nomes como: Jackie Stewart, François Cevert, Jody Schckter, Ronnie Peterson, Stefan Bellof, Martin Brundle, Michele Alboreto, Mark Blundell, Andrea de Cesaris e Stefano Modena.


Logo no seu segundo ano ela conquistou seu primeiro título, com um chassis da Matra usado por Stewart, que ainda voltaria ser campeão pela equipe em 1971 e 1973, quando ela já produzia seus próprios carros. O primeiro baque da equipe veio no fim da temporada de 1973, a última do escocês, e provavelmente o começo de uma nova era na equipe, a de François Cevert, que infelizmente perdeu a vida em Watkins Glen...

As inovações marcaram a história da Tyrrell, como os aerofólios na parte lateral do carro, a asa traseira bumerangue, e o mais incrível, um carro com 6 rodas, o P34. Claro que havia dificuldades de se trabalhar com um carro com 4 rodas na frente, especialmente na hora das paradas, mas o carro era ótimo, tinha uma boa direção que beneficiava os pilotos em pistas mais travadas como Mônaco.


Na década de 1980, as últimas alegrias vieram com Alboreto, ambas nos EUA, além de outros dois baques. O primeiro ocorreu em 1984, quando a equipe foi sumariamente excluída da competição, depois de conter um série de irregularidades graves. No ano seguinte, o promissor Stefan Bellof perdeu a vida em Spa. Ele ainda perderia outros dois pilotos, Brundle e Capelli, que saíram da equipe.

Na década de 90 o último pódio veio com Mark Blundell, em uma época em que a Tyrrell tinha que sobreviver com pilotos pagantes. Mas ela não resistiria por muito tempo, e com isso foi comprada pela BAT, que se tornou BAR em 1999. Mais tarde, a equipe BAR virou a Honda, de Honda para Brawn, e depois disso veio a época da Mercedes...

5 - Team Lotus

Fudandor: Colin Chapman - Sede: Hethel - Primeira Corrida: GP Mônaco 1958 - Última Corrida: GP Austrália 1994 - Títulos de Construtores: 7 - Títulos de Pilotos: 6 - Vitórias: 73 - Pole Positions: 102 - Voltas Mais Rápidas: 65

A Lotus é uma equipe que sempre teve grandes inovações tecnológicas, como o monocoque e o carro asa, mas mesmo assim sofreu muito com as dividas, até quebrar em 1994, quando ela não tinha Colin Chapman há 12 anos. Com os grandes nomes como Moss, Clark e Hill, a Lotus acabou crescendo muito na década de 60, vendo seus pilotos dividirem títulos entre si, enquanto a concorrência tentava fazer alguma coisa.

A morte de Jim Clark sem dúvida foi um lado negativo para a equipe, que tinha ele como estrela. Depois disso ela teve que buscar alguém para colocar no lugar da dupla Clark-Hill, e uma ótima dupla de pilotos jovens que encontraram foi Rindt-Fittipaldi. O austríaco dominou a temporada de 1970, a ponto de ser campeão mesmo morto...


Depois de perder Jochen, Colin focou mais no brasileiro, que deu ao Brasil seu primeiro título em 1972. Mas logo, Ronnie Peterson começou a ser beneficiado, contribuindo para a saída de Emmo. O sueco também acabou saindo da equipe, que teve que ficar na busca de um piloto que podia desenvolver um novo tipo de carro...

Logo eles tinham Gunnar Nilsson e Mario Andretti. O sueco foi diagnosticado com câncer, e Peterson voltou para substitui-lo, mas também para morrer em 1978, quando o carro já era o melhor do mundo, dando á Andretti seu único título. Nos anos seguintes a equipe decaiu, saiu da frente do pelotão para ir no meio dele.

Tendo Elio de Angelis e Nigel Mansell, a equipe ainda esperava voltar a crescer, coisa que só aconteceu em 1984, mas antes disso... de Angelis deu á Colin Chapman sua última vitória enquanto vivo. Infelizmente, Chapman morreu no fim de 1982, de um ataque cardíaco. Mansell começou a crescer muito, e se tornar um dos melhores pilotos do Mundo, mas ele acabou não conseguindo a tão sonhada primeira vitória na Lotus.


Ayrton Senna chegou para dar á Lotus suas últimas alegrias, voando com os carro preto e dourado, quase vencendo todas as primeiras corridas da temporada de 1985. Depois que ele saiu... Piquet veio para substitui-lo, mas o carro já estava ultrapassado, sem chances de dar qualquer chance de vitória ao tricampeão. A última grande estrela da equipe foi Mika Häkkinen, que ainda conseguia tirar algumas coisa na temporada de 1991.

Tudo acabou no fim de 1994, com a marca quase falindo... mesmo tendo uma história tão rica em títulos, inovações e pilotos: Stirling Moss, Graham Hill, Jim Clark, Jochen Rindt, Emerson Fittipaldi, Ronnie Peterson, Mario Andretti, Jacky Ickx, Gunnar Nilsson, Carlos Reutemann, Nigel Mansell, Elio de Angelis, Ayrton Senna, Nelson Piquet, Mika Häkkinen e Johnny Herbert...,

4 - McLaren Racing Limited

Fundador: Bruce McLaren - Sede: Woking - Primeira Corrida: GP Mônaco 1966 - Última Corrida: Ainda Em Atividade - Título de Construtores: 8 - Título de Pilotos: 12 - Vitórias: 182 - Pole Positions: 155 - Voltas Mais Rápidas: 152

Equipe amada por muitos brasileiros, afinal, Ayrton Senna conquistou seus três títulos lá. O começo dela não foi aquelas coisas, e, infelizmente, só após a morte de Bruce McLaren a equipe começou a comemorar e muito. Primeiro investiu em trazer Emerson Fittipaldi para a equipe, que conseguiu segurar o brasileiro por duas temporadas e ainda conquistar seu primeiro título.

Além de se tornar campeã pela primeira vez, a McLaren ainda descobriu uma grande rival, a maior de todas, a Ferrari. Eles protagonizariam pegas nos anos de 1974 até 1976, com Emerson, Clay, Niki e James disputando por títulos. Apenas o suiço acabou ficando sem nenhum, enquanto a disputa entre McLaren x Ferrari esquentava com a batalha Lauda x Hunt.

Depois da saída do playboy britânico, a equipe decaiu, a ponto de só conquistar vitórias com a habilidade braçal de John Watson, que conseguia largar nas últimas filas e terminar á frente de outros grandes nomes com grandes carros. A virada da década de 70 para 80 foi difícil, mesmo tendo Watson e Lauda a equipe não conseguia se aproximar dos títulos.


No meio da década de 80, a equipe começaria a entrar para história. Com um carro arrasador, Niki Lauda conquistou seu último título, e ainda Prost seus dois primeiros. Depois de uma vitoriosa parceira com a TAG-Porsche, a equipe começou a correr com os motores Honda a partir de 1988, formando uma das duplas mais vitoriosas de todos os tempos. Senna e Prost dominaram o fim da década de 80, dividindo títulos e criando uma gigantesca rivalidade...

Com a saída de Prost, a equipe focou em Senna, que conquistou mais dois títulos sem o francês ao seu lado. Depois da saída de Ayrton e da Honda, a equipe voltou a ser uma mera figurante do meio do pelotão, apenas surpreendendo aos poucos com duplas como Häkkinen e Brundle. A nova parceira com a Mercedes prometia trazer de volta a marca alemã á F-1, mas isso não acabou dando certo de imediato, e olha que o começo foi bom.

Com o bicampeonato de Häkkinen em 1998 e 1999, a equipe começaria a perder para a Ferrari, não conseguindo seguir os passos da equipe que dominaria o começo do novo milênio. Tudo começou a mudar a partir de 2005, quando Kimi ainda tentou disputar o título com Alonso, mas sem sucesso. Na temporada de 2007 eles trouxeram um garoto britânico chamado Lewis Hamilton, que começou de forma estupenda na categoria.

O título com Lewis seria conquistado apenas em 2008, um ano depois de ter criado toda uma má relação com Alonso, e ainda a espionagem em cima da Ferrari. Depois de 2009 a equipe não foi a mesma, mesmo com vitórias de Button e Hamilton, a McLaren nunca mais voltou a disputar um título de igual para igual. Atualmente tenta reerguer a parceria com a Honda...

3 - Williams Grand Prix Engineering Limited

Fundadores: Frank Williams, Patrick Head - Sede: Grove - Títulos de Construtores: 9 - Títulos de Pilotos: 7 - Vitórias: 114 - Pole Positions: 128 - Voltas Mais Rápidas: 133

Seu início aconteceu na década de 1960, com Frank Williams comprando chassis de outras equipes para colocar seu piloto, Pier Courage para correr. Mas, oficialmente, sua estreia aconteceu em 1977. Depois de fazer várias corridas, quase sempre no fim do pelotão, Frank Williams começou a construir seus próprios carros, até ter sua primeira vitória em 1979, com Clay Regazzoni em casa...

Aquela corrida marcava o começo de uma Era. No ano seguinte, a dupla de pilotos da equipe dominou a temporada, com Alan Jones se sagrando campeão, mas logo essa parceira virou rivalidade. Em 1981, o "Tio Frank" teve que enfrentar a inimizade de Reutemann com o australiano, que saiu da F-1 por certo tempo.


Depois da saída de Reutemann e de Jones, Frank Williams apostou em um jovem finlandês, Keke Rosberg, que logo conquistou outro título para a equipe britânica, e com apenas uma vitória. Dois anos depois desse título, a equipe começou uma vitoriosa parceria com a Honda, que sofria nos primeiros anos, mas depois conseguiu dar títulos como o de 1986 e 1987.

Com a ida japonesa para a rival McLaren, a equipe sofreu com o fraco Judd em 1988, mas logo se recuperou quando começou a utilizar os franceses da Renault. A parceira Williams-Renault rendeu á ambos 4 títulos de pilotos e 5 de construtores, isso tudo na década de 90. A Renault saiu da F-1, pelo menos oficialmente, e agora a Williams teria dois péssimos anos antes de iniciar a parceria com a BMW.


A disputa pela vitória no começo desse século era entre Ferrari, McLaren e Williams, que voltou a se tornar equipe grande, mas por pouco tempo. Depois de 2004 houve apenas tristezas para a equipe do "Tio Frank". Com um jejum de vitórias, e carro pouco competitivos, a Williams colecionou fracassos até 2012, quando, com Pastor Maldonado, conquistou mais uma vitória...

A volta por cima da equipe veio em 2014, com os motores Mercedes, e uma boa dupla, um piloto jovem e outro experiente, Felipe e Valtteri. Até agora a equipe só perdeu para a Ferrari, e ganhou o terceiro lugar da Red Bull, mas ainda quer se aproximar da escuderia italiana, que já conquistou uma vitória nessa época de domínio.

Agora você pensa: Por quê Williams á frente de McLaren? A verdade é que a Williams conseguiu inventar o carro mais tecnologicamente evoluído de toda a história da F-1, o Williams FW15 de 1993... que deu á Alain Prost seu último título...

2 - Scuderia Ferrari

Fundador: Enzo Ferrari - Sede: Maranello - Primeira Corrida: GP Mônaco 1950 - Última Corrida: Ainda Em Atividade - Títulos de Construtores: 16 - Títulos de Pilotos: 15 - Vitórias: 222 - Pole Positions: 207 - Voltas Mais Rápidas: 231

Eis a equipe mais tradicional da F-1. Muitos não sabem, mas ela não participou de todas as corridas da história da categoria. A sua história de altos e baixos, tristezas e felicidades, então vou contar resumidamente. Depois de se separar da Alfa Roemo, Enzo Ferrari conseguiu se focar na produção de seus próprios carros, para combaterem os compatriotas.


Na década de 50, a equipe conseguiu dominar quase tudo ao lado de seus compatriotas da Alfa e da Maserati, mas logo começaria a perder terreno para os carros britânicos, que focava na aerodinâmica ao invés da força do motor. A Ferrari teve que se adaptar á nova tendencia, e rapidamente voltou a ponta do automobilismo, especialmente em 1961, quando dominou a temporada.

A década de 1960 não foi das mais especiais para a Scuderia, que viu seus rivais garagistas dominarem a competição. Além disso, a Ferrari já havia perdido pilotos promissores como Wolfgang von Trips e Lorenoz Bandini. Por cerca de 10 anos, a Ferrari não foi a uma equipe que sempre disputava títulos, isso durou até 1974, quando a equipe tinha uma boa dupla com um ótimo carro.


Clay Regazzoni e Niki Lauda duelaram com Emerson Fittipaldi e James Hunt no meio dos ano 70. O suiço perdeu sua única chance de ser campeão, enquanto o austríaco conquistou o título em 1975, e quase morreu em 1976... Mesmo assim, Lauda voltou a correr, e ainda mostrou que tinha forças para ser bicampeão, coisa que aconteceu em 1977.

Depois de terminar o casamento com Lauda, a Ferrari acabou ficando atrás no desenvolvimento de carros, mas logo se recuperou, e dominou a temporada de 1979, com Jody Schckter sendo campeão com Gilles Villeneuve sem segundo. O canadense começaria a ser simpatizado por todos os italianos, e por muitos no Mundo, mas infelizmente perdeu a vida de 1982, o primeiro ano depois da conquista do sul africano em que a Ferrari tinha um carro competitivo.


Ainda em 1982, eles viram Didier Pironi quase perder a vida, e ao mesmo tempo o título. Eles começavam um grande jejum. Alboreto ainda tentou conquistar o título em 1985, mas a McLaren era superior, junto á Williams, deixando a Scuderia como terceira força por um tempo na década de 1980. No ano de 1989 eles criaram o câmbio semi-automático, que revolucionou a categoria, pena que eles ainda não conseguiam superar a McLaren, até mesmo quando tinham Prost.

O francês foi demitido, e com isso a equipe focou no desenvolvimento para Alesi, que teve azar em escolher a Ferrari naquela época. Depois de passar mais alguns anos sem conquistar nada de incrível, a Ferrari fez uma grande contratação. Depois de von Trips, e quase Bellof, agora Michael Schumacher era a estrela alemã na Scuderia.


Os primeiros anos não foram aquela coisa, com duas pernas quebradas, um vice e uma DSQ. Apenas em 2000 que Schummy começaria a detonar, depois de quebrar o jejum ferrarista, ele foi campeão nos 4 anos seguintes. Depois ele ainda bateu na trave em 2006, ano de sua primeira aposentadoria. Agora com Kimi e Massa a Ferrari disputou com a McLaren os títulos de 2007 e 2008.


Primeiro, Räikkönen saiu vencedor, e depois, Felipe Massa perdeu sua maior chance de ser campeão do Mundo. A Ferrari viu a fita de fatalidades passar pela cabeça em 2009, quando o brasileiro sofreu um terrível acidente na Hungria. Mas ele conseguiu se recuperar e voltar a correr pela Scuderia, que tinha agora Fernando Alonso, que bateu na trave em 2010 e 2012...

Massa, e Alonso acabaram saindo da Ferrari depois de não conseguirem o que queriam, e agora a equipe tem, novamente, Kimi, e mais uma estrela alemã, Sebastian Vettel. Agora é esperar ver como vai ser esse casamento, que já rendeu uma vitória nessa ano...

1 - Mercedes AMG

Fundadores: Karl Benz e Gottlieb Daimler - Sede: Brackley - Primeira Corrida: GP França 1954 - Última Corrida: Ainda Em Atividade - Títulos de Construtores: 1 - Títulos de Pilotos: 3 - Vitórias: 34 - Pole Positions: 41 - Voltas Mais Rápidas: 29

Eis um nome que dá até arrepio em falar, caso você entenda de história e saiba a gigantesca importância da marca por você estar lendo isso nesse momento... Karl Benz, o homem que criou o primeiro carro, e com isso a nossa paixão pelo automobilismo, foi também quem fundou a marca alemã, ao lado dele Gottlieb Daimler.

Como qualquer descendente de alemão, amo esse país e suas marcas, e ainda sendo um grande fã de automobilismo, coloco as marcas Mercedes, BMW, Audi, VW, Porsche ao lado de outras como Ferrari... Mas agora voltamos para o que interessa. A Mercedes se afetou muito na época da II Guerra, a ponto de voltar apenas em 1954 para a ponta do automobilismo.


Sua estreia já foi com vitória, da mesma forma de equipes como Brawn. Em apenas duas temporadas, 1954 e 1955, dois títulos, tendo o melhor carro e o melhor piloto. Sua saída do automobilismo aconteceu por causa da edição de 1955 das 24 Horas de Le Mans, que vitimou mais de 80 pessoas. A volta aconteceu apenas no fim da década de 80, e ainda fora da F-1, categoria que começou a ser desejada pelos alemães apenas anos depois, com seus pilotos Schummy, Wendlinger e Frentzen fazendo suas estreias.

Eles começaram fornecendo motores, com foco na McLaren, mas em 2010 compraram a Brawn e voltaram a ter uma equipe na F-1. Depois de dois anos em desenvolvimento, eles conquistaram a primeira pole e a primeira vitória em sua volta á categoria. Em 2013 já estavam disputando vitórias com a Red Bull, mas apenas em 2014 voltaram a dominar...


E que domínio.... essa é a causa de eu coloca-la em 1º lugar na minha lista. Qual a sua? Comente, espero que tenham gostado... E olha que a Mercedes só participou de 8 temporadas até hoje (contando com a de 2015)....

Imagens tiradas do Google Imagens

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