segunda-feira, 22 de junho de 2015

Fórmula 1 - Áustria 2015 - Corrida 8


Duas semanas depois do GP do Canadá, chegamos á Áustria, um belo país, com belas moças, paisagens e é claro, um belo circuito, que infelizmente, podemos considera-lo mutilado pela passagem dos anos, mesmo assim o famoso Öesterreichring continua a existir, com o nome de Red Bull Ring. Em falar em Red Bull, a equipe teve um fim-de-semana para esquecer.


Os treinos começaram com uma pista molhada, impossibilitando os pilotos tentarem fazer uma grande volta, mesmo assim vimos os primeiros que estavam fora do Q2, Will Stevens mais uma vez largaria atrás de Merhi, que tinha logo a sua frente uma surpresa, Kimi Räikkönen, e ao lado do finlandês Jenson Button. Fechando os eliminados, Sergio Pérez, que não conseguiu superar Fernando Alonso.

No Q2, a pista estava menos molhada, com os pilotos podendo agora usar pneus de pista seca, mas com muita cautela. Alonso foi o último, com Daniel Ricciardo fazendo companhia ao lado dele. Terminando os eliminados, Carlos Sainz Jr, Marcus Ericsson, e uma surpresa, Pastor Maldonado acabou perdendo a vaga para Felipe Nasr, que, com a fraca Sauber, estava agora no Q3.


Na última sessão, Nico Rosberg ia jogar todas as fichas para começar bem o fim-de-semana, oficialmente falando, já que ele era o mais rápido nos treinos livres. Na última tentativa dos pilotos das Mercedes, Hamilton rodou na primeira curva, e o alemão errou na última curva, deixando os resultados irreversíveis, com o britânico na pole, com 1:05.455, enquanto seu companheiro era segundo, Vettel o terceiro, Felipe Massa o quarto, Hülkenberg, surpreendendo na frente de Bottas, que era o sexto, Verstappen o 7º, Kvyat o 8º, Nasr 9º e Grosjean o 10º.

Para a corrida, punições monstruosas para os pilotos da McLaren, exemplo do Button, que tomou 25 posições de punição. Agora, o britânico era o último, Alonso o 19º, Ricciardo o 18º e Kvyat o 15º. Mostrando que o fim-de-semana andava mal para os pilotos da equipe da casa. Quem poderia sorrir de novo era a Manor, que veria Merhi em 16º e Stevens em 17º.


No domingo, as chances de chuvas eram grandes, e como o final do treino foi emocionante, se esperava uma prova emocionante, mas todos estavam errados. Na largada, Nico Rosberg consegue pular melhor do que seu companheiro e assume a ponta, com Vettel e Massa seguindo ambos de perto. Hamilton começaria a atacar seu companheiro, querendo recuperar rapidamente a posição, mas bem na sua maior chance acontece um forte acidente envolvendo Alonso e Räikkönen.


O finlandês acabou tendo problema na tração traseira e perdeu o controle do carro, Fernando não teve tempo de desviar e acabou sendo tocado. Ambos bateram no guard-rail, com o espanhol levantando voo em cima de Räikkönen, que, na mesma semana pediu mais perigo na F-1, e quase viu passar dessa para a melhor, com pedaço da carenagem da McLaren chegar estar andando sobre o cockpit do ferrarista.


O Safety Car entrou na pista, e por sorte, ambos os pilotos estavam bem. Antes mesmo de se reagrupar com o resto do pelotão, Will Stevens teve problemas com um vazamento de óleo e abandonou. Voltas depois, a corrida se reiniciou, com Rosberg abrindo uma confortável diferença para seu companheiro, que batalhava para voltar á ponta.

Logo, Jenson Button deixou a McLaren sem carros na pista, tendo problemas elétricos. Marcus Ericsson queimou a largada, e por isso teve que pagar uma punição. Na sua volta para pista, ele viu seu carro ter problemas, uma espécie de apagão total, mas logo depois ele conseguiu fazer tudo funcionar novamente para voltar á corrida.


Valtteri Bottas era o único que estava disputando alguma coisa na corrida, largou mal e perdeu a sétima colocação para Verstappen, que foi valente e segurou por boas voltas o finlandês, que logo quando conseguiu passar foi a luta contra Nico Hülkenberg, outro que não aliviou para o piloto da Williams, que logo depois viu o alemão parar, e na tentativa de repetir a estratégia, acabou voltando atrás da Force India.

Ao mesmo tempo dessa disputa, a décima colocação estava sendo duelava por Pérez, Grosjean e Maldonado, com o francês não conseguindo passar o mexicano e perdendo os pneus. Na volta 34, o piloto da Lotus abandonou com problemas na caixa de câmbio, mesmo problema que tirou Carlos Sainz Jr da prova. Nessa mesma volta, as Mercedes começam a parar, com Nico Rosberg sendo o primeiro a entrar no pit lane, e freando de maneira brusca, para não exceder o limite de velocidade.


Hamilton veio voltas depois, tentando voltar a frente do companheiro, mas no desespero acabou pisando na linha branca da saída do pit lane, agora ele tomara uma punição de 5s, coisa terrível, já que ele tinha perdido mais tempo ainda em relação á Rosberg. O terceiro e quarto colocado eram os próximos, com Felipe Massa parando primeiro, e logo depois o alemão, que viu a Ferrari ter problema na sua roda traseira, com isso, o brasileiro se tornava o terceiro colocado.


Quem havia ganhado várias posições com as paradas foi Daniel Ricciardo, que queria muito marcar pontos para a Red Bull, mas esse não era o dia dele, já que ainda teria que parar. Mais atrás, a outra Red Bull era superada por Nasr e Maldonado, que vinha alucinado em busca de pontos. Mais afrente, Sebastian Vettel começaria a tirar a diferença para Felipe Massa, que teria de segurar o alemão ferrarista nas últimas voltas.


A corrida não teve muitos acontecimentos legais, nada de muito emocionante, mas as últimas voltas valeram todas aquelas 71 voltas. Primeiro, Pastor Maldonado estava perseguindo loucamente Max Verstappen, perdendo a traseira de maneira estranha e certos pontos, tendo pneus super macios, enquanto o holandês tinha macios. Segundo, a disputa pelo pódio entre Vettel e Massa, que estava esquentando.


O venezuelano conseguiu fazer a ultrapassagem, mas de uma maneira espetacular, quase rodando em plena reta de Spilberg, tentando desviar do carro de Verstappen. Voltas depois, finalmente o brasileiro cruzou a linha de chegada em terceiro, logo atrás de Nico Rosberg e Lewis Hamilton. Depois de recuperar o 5º posto, Bottas conseguiu terminar na frente do empolgado Hülkenberg, enquanto Maldonado foi o sétimo, com Verstappen, Pérez e Ricciardo fechando os lugares pontuáveis.


RESULTADOS:

  1. Nico Rosberg - Mercedes AMG - 1:30:16.930 - 25pts
  2. Lewis Hamilton - Mercedes AMG - +8.880s - 18pts
  3. Felipe Massa - Williams Mercedes - +17.573s - 15pts
  4. Sebastian Vettel - Scuderia Ferrari - +18.181s - 12pts
  5. Valtteri Bottas - Williams Mercedes - +53.604s - 10pts
  6. Nico Hülkenberg - Force India Mercedes - +1:04.075 - 8pts
  7. Pastor Maldonado - Lotus Mercedes - +1 Volta - 6pts
  8. Max Verstappen - Scuderia Toro Rosso - +1 Volta - 4pts
  9. Sergio Pérez - Force India Mercedes - +1 Volta - 2pts
  10. Daniel Ricciardo - Red Bull Renault - +1 Volta - 1pt
  11. Felipe Nasr - Sauber Ferrari - +1 Volta
  12. Daniil Kvyat - Red Bull Renault - +1 Volta
  13. Marcus Ericsson - Sauber Ferrari - +2 Voltas
  14. Roberto Merhi - Manor Marussia Ferrari - +3 Voltas
  15. Romain Grosjean - Lotus Mercedes - Caixa de Câmbio - OUT
  16. Carlos Sainz Jr - Scuderia Toro Rosso - Caixa de Câmbio - OUT
  17. Jenson Button - McLaren Honda - Elétrico - OUT
  18. Will Stevens - Manor Marussia Ferrari - Vazamento de Óleo - OUT
  19. Kimi Räikkönen - Scuderia Ferrari - Colisão - OUT
  20. Fernando Alonso - McLaren Honda - Colisão - OUT
Esses foram os pilotos que participaram da corrida
Volta Mais Rápida: Nico Rosberg - 1:11.235 - Volta 35


Curiosidades:
- 924º GP
- 11º Vitória de Nico Rosberg
- 36º Vitória da Mercedes
- 122º Vitória do Motor Mercedes
- 34º Pódio de Nico Rosberg
- 78º Pódio de Lewis Hamilton
- 40º Pódio de Felipe Massa
- 45º Pole de Lewis Hamilton
- 300º GP da Sauber
- 2º Vez Na Carreira de Pastor Maldonado, Que Ele Consegue Marcar Pontos em Duas Provas Consecutivas


  • MELHOR PILOTO: Pastor Maldonado
  • SORTUDO: Felipe Massa
  • AZARADO: Sebastian Vettel
  • SURPRESA: Daniel Ricciardo
  • Prêmio Bônus - MELHOR MOMENTO: Loira da Williams
Maldonado deu um show novamente, saindo de lado em momentos inoportunos, fazendo mais sentido a frase: "F-1 Sem Maldonado, Não é F-1". Felipe Massa teve sorte, quem diria, e tirou o pódio de Vettel, que teve azar no seu único pit stop. Já Ricciardo, fez uma bela corrida, fazendo uma estratégia maluca, mas que deu certo. Melhor momento? A bela loira da equipe Williams que ficou presa e teve dificuldades de descer do alambrado. Pelo menos nessa corrida tivemos alguém para substituir a "Verão", que agora teve sua propaganda proibida (Vergonha desse Brasil)... Tomara que essa bonita moça reapareça no GP da Grã-Bretanha, no começo de julho.


Campeonato de Pilotos:
  1. Lewis Hamilton - Mercedes AMG - 169pts
  2. Nico Rosberg - Mercedes AMG - 159pts
  3. Sebastian Vettel - Scuderia Ferrari - 120pts
  4. Kimi Räikkönen - Scuderia Ferrari - 72pts
  5. Valtteri Bottas - Williams Mercedes - 67pts
  6. Felipe Massa - Williams Mercedes - 62pts
  7. Daniel Ricciardo - Red Bull Renault - 36pts
  8. Daniil Kvyat - Red Bull Renault - 19pts
  9. Nico Hülkenberg - Force India Mercedes - 18pts
  10. Romain Grosjean - Lotus Mercedes - 17pts
  11. Felipe Nasr - Sauber Ferrari - 16pts
  12. Sergio Pérez - Force India Mercedes - 13pts
  13. Pastor Maldonado - Lotus Mercedes - 12pts
  14. Max Verstappen - Scuderia Toro Rosso - 10pts
  15. Carlos Sainz Jr - Scuderia Toro Rosso - 9pts
  16. Marcus Ericsson - Sauber Ferrari - 5pts
  17. Jenson Button - McLaren Honda - 4pts
  18. Fernando Alonso - McLaren Honda - 0pts
  19. Roberto Merhi - Manor Marussia Ferrari - 0pts
  20. Will Stevens - Manor Marussia Ferrari - 0pts
  21. Kevin Magnussen - McLaren Honda - 0pts

Campeonato de Construtores:
  1. Mercedes AMG Petronas F1 Team - Mercedes - F1 W06 Hybrid - HAM/ROS - 328pts
  2. Scuderia Ferrari - Ferrari - SF15-T - VET/RAI - 192pts
  3. Williams Martini Racing - Williams Mercedes - FW37 - BOT/MAS - 129pts
  4. Infiniti Red Bull Racing - Red Bull Renault - RB11 - RIC/KVY - 55pts
  5. Sahara Force India F1 Team - Force India Mercedes - VJM08 - HUL/PER - 31pts
  6. Lotus F1 Team - Lotus Mercedes - E23 Hybrid - GRO/MAL - 29pts
  7. Sauber F1 Team - Sauber Ferrari - C34 - ERI/NAS - 21pts
  8. Scuderia Toro Rosso - Toro Rosso Renault - STR10 - VES/SAI - 19pts
  9. McLaren Honda - McLaren Honda - MP4/30 - ALO/BUT - 4pts
  10. Manor Marussia F1 Team - Marussia Ferrari -  MR03B - STE/MER - 0pts

Se quer ver imagens da parada dos pilotos, curtas as páginas: Memória F-1 e F1 Nostalgia

Imagens tiradas de GPUpdate.net, facebook.com e continentalcircus.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário