domingo, 14 de junho de 2015

Minha Opinião: Porsche Esmagou a Inteligência da F-1

Primeiramente, parabéns a esse trio esmagador...

Nico Hülkenberg. Eis um nome que sempre guardei desde 2010, já que não tinha acesso á internet eu só conhecia pilotos que estavam em atividade em categorias que eram transmitidas na TV aberta. Sempre tenho uma afinidade por pilotos alemães, e Hulk não é diferente, sempre gosto de vê-lo nas transmissões da F-1, mas infelizmente a categoria pode ter destruído sua carreira até certo ponto.

Ele estreou por uma equipe da estirpe da Williams, sem muito brilho da mesma forma de Hamilton na McLaren em 2007, mas pelo menos deu um show maior do que Button em 2000, quando o britânico estreou pela mesma equipe do "Tio Frank". No GP do Brasil ele mostrou ao todo mundo que tem duas coisas importantes para o sucesso na F-1, talento e sorte.


Depois passou um ano como o terceiro piloto da Force India, e em 2012 voltou a categoria dando mais shows, conquistando 63 pontos e um 4º lugar no GP da Bélgica como melhor resultado. Seu melhor momento foi no GP Brasil novamente, quando superou as McLarens e estava a caminho da vitória. Infelizmente perdeu o controle e a ponta, e tentando recupera-la acabou errando, porque ninguém é perfeito, tirando Hamilton e ele da corrida...

Foi para Sauber tentar alguma coisa em 2013, afinal a equipe suiça havia sido a surpresa do ano anterior, mas ele não imaginava encontrar uma Sauber desestruturada e sem um carro competitivo. Terminou em 10º com 51 pontos, tendo um péssimo início de temporada, mas um fim estrondoso, especialmente em sua participação no GP da Coréia do Sul, quando conseguiu segurar grandes nomes e ser 4º.


Infelizmente o pódio não veio, nem mesmo em sua volta na Force India no ano passado, mesmo assim ele teve um ótimo começo de ano, e ainda foi um dos melhores pilotos em quesito consistência, marcando pontos em todas as provas menos quatro. Nesse ano está sofrendo na equipe indiana, que está só o mantendo como piloto por causa de seu talento, na verdade os dois pilotos da equipe são talentosos, mas para se manterem nela devem-se considerar pilotos pagantes.

Aos poucos, Hulk foi perdendo sua paciência com a F-1 e começou a se interessar pela WEC, sem dúvida uma das melhores competições da atualidade. A Porsche o chamou para correr as 24 Horas de Le Mans desse ano, ele aceitou e foi feliz em sua escolha, diferentemente de Fernando Alonso, que poderia ter sido outro vencedor dessa edição...


É claro que não devemos desmerecer a vitória de Nicki Tandy e de Earl Bamber, que souberam administrar a liderança sem nenhum erro e sempre abrindo a vantagem para os outros rivais. Confesso que das 12 horas que eu provavelmente assisti, 8 ou 9 horas foram passadas vendo apenas a onboard do carro número 19, que só perde no quesito beleza para o carro 18...

Depois que vi ele cruzando a linha de chegada em primeiro, sendo seguido por vários outros carros, fiquei muito feliz por ver finalmente o Hulk vencer alguma corrida, e que corrida, as 24 Horas de Le Mans, logo na sua estreia. Mais uma curiosidade é que ele se tornou o primeiro piloto em atividade na F-1 a vencer a corrida desde 1991, quando Bertrand Gachot e Johnny Herbert levantaram o troféu ao lado de Volker Weidler.


Além disso, Nico mostrou que não perdeu o talento e ainda tem muito o que dar seja na F-1, seja no WEC. É esse ponto em que gostaria de chegar, a comparação dessas duas grande competições. Será que a Fórmula 1 ainda é a melhor categoria para se tornar um grande nome do automobilismo? Será que Hülkenberg ficará no Mundial de Endurance? Será que o WEC deveria ser considerado como o topo do automobilismo? Quem deve ir para a Ferrari, Bottas ou Hulk? Bottas na Mercedes? Hulk na Williams? Várias perguntas que não querem calar no momento...


Vou começar a responder a primeira pergunta, se a F-1 ainda é a melhor categoria para se tornar um grande nome do automobilismo isso é verdade, mas devemos contar também com as outras competições, seja no WEC seja em outra categoria. A Fórmula 1 vai perdendo seu brilho por causa da ganância de seus administradores, que mesmo já sendo mais ricos do que o Brasil inteiro, ainda continuam a extorquir todas as equipes, coisa que agrava para as médias e pequenas, que só conseguem se resistir com pilotos pagantes.


Se eu fosse um piloto gostaria de ir para a F-1, mas teria uma séria dúvida para qual categoria eu iria caso não estivesse dando certo, mesmo caso que está acontecendo como Hülkenberg, que terá uma difícil decisão pela frente, caso a Porsche ofereça um lugar para ele no ano que vem, e com um prazo para resposta... Eu ainda gostaria de vê-lo na F-1, especialmente pela facilidade que teria para ainda segui-lo, mas é claro que não seria contra caso ele fosse para a WEC e se tornasse um dos melhores pilotos de todos os tempos.

Lá no fundo, vemos o mico da Nissan

Vi muita gente falando que depois dessa vitória ele vai querer ficar na Porsche mesmo, também penso isso, mas ainda acredito e rezo para que venha alguma oferta decente, mas que oferta? Muita discussão "entrou em jogo" nos últimos dias em grupos na qual participo, Hulk ou Bottas deveria ir para a Ferrari? Na minha opinião nenhum deles, caso a equipe italiana queria favorecer Vettel.

Lembrei-me também que Toto Wolff administra a carreira do finlandês, dando ares que Valtteri possa ir para a Mercedes em breve, especialmente pela falta de competitividade imposto na equipe, já que Rosberg, mesmo sendo um bom piloto, não se compara com Hamilton, que na minha opinião não deveria ser tão valorizado assim... Afinal, temos uma futura geração entrando na categoria, pilotos como Nasr, Verstappen e Sainz Jr mostrando seu talento, além de dividirem a alcunha de promessa com pilotos da GP2 como Stoffel Vandoorne. Ainda quero lembrar de Ricciardo, Perez e Grosjean, que são ótimos pilotos presos na deficiência de seus carros.

O carro mais belo dessas 24 Horas, na minha opinião

Não sei se Toto teria toda a força de sua palavra para tentar levar Bottas para a Mercedes, mas acredito que quem deveria ir para equipe é um alemão, e esse alemão deveria ser Hülkenberg, afinal, a Mercedes sempre teve um piloto de seu país correndo em seus carros. Seria uma boa para o Hülk? Seria, agora só restaria saber se a Mercedes estaria disposta em trocar um piloto que está fazendo o papel de ser o segundo melhor, por uma promessa que pode superar Lewis Hamilton, e quem sabe destabilizar a base da equipe alemã...


Vi á pouco uma ideia, de ver Valtteri indo para a Mercedes, e Nico voltando para sua equipe de estreia, a Williams, coisa que não sei se seria uma boa ou uma ruim, coloco minha opinião em neutro. Agora a última pergunta, será que o WEC deveria ser considerado a maior competição do automobilismo? Para muitos sim, para mim não, especialmente por um motivo, a história...

Assim termino o post de hoje, além de querer relembrar o título: Porsche Esmagou a Inteligencia da F-1. Já que ela está totalmente burra em deixar um piloto tão talentoso escorregar pelas suas mãos e cair no colo da WEC, mais precisamente da Porsche, uma grande equipe em qualquer competição, inclusive durante sua passagem na F-1 como motor, e não como time...

Para onde ele deveria ir?

E para você, a F-1 perdeu um grande nome para 2016? Para mim ainda não, mas isso pode mudar com o modo que esse ano vai se desenrolar, e como sempre posto: #GoHulk. Parabéns a Porsche, que voltou a vencer em Le Mans, á Nicki Tandy, Earl Bamber e á Nico Hülkenberg, os grandes vencedores dessa grande edição da corrida, que foi a primeira na qual assisti, espero ver ainda bastantes vezes essa corrida, e quem sabe de lá mesmo... Obrigado por ler, e até amanhã...

Imagens tiradas de GPUpdate.net

Um comentário:

  1. eu acho que demorou pro hulk sair da f1 e correr na WEC, se ganhar só em le mans ta bom, huahuahua

    ResponderExcluir