quarta-feira, 29 de abril de 2015

GP Memorável 41# - Bélgica 1984


Semanas após o GP da África do Sul, o circo da F-1 voltava a Zolder, tudo graças aos problemas no asfalto de Spa. A última vez que o GP da Bélgica foi realizado no circuito tinha sido naquele triste fim-de-semana em que Gilles Villeneuve perdeu a vida. O piloto que havia vencido ali em 1982 não estava mais correndo, era John Watson, um dos mais rápidos e arrojados de seu tempo.

A prova marcava a volta da Spirit, com Mauro Baldi a se apresentar como o "piloto-suicida" daquela temporada para a equipe. A Arrows tinha boas novas, especialmente aos torcedores belgas, que veriam seu piloto correr com o único motor turbo da BMW que chegara para equipe. Os pneus eram alvo de uma discussão, com as marcas colocando o jogo de pneus mais agressivos, com a Goodyear saindo vencedora.

Johnny Cecotto colocou Ayrton no bolso nos treinos

A Scuderia Ferrari dominou os treinos e colocou seus dois carros na primeira fila, com Alboreto em primeiro e Arnoux em segundo. Keke Rosberg levou a Williams de motor Honda para a segunda fila com o 3º posto, seguido por Derek Warwick. Completando o top ten estavam Elio de Angelis, Winkelhock da ATS, Patrese da Alfa, Prost da McLaren, Piquet da Brabham e Mansell da Lotus.

Mais atrás, outra surpresa (além de uma ATS em 6º), Niki Lauda tivera problemas nos treinos e largaria apenas em 14º, três posições abaixo do top ten, e nessas três posições estavam Eddie Cheever, Patrick Tambay e Andrea de Cesaris. Jacques Laffite colocara sua Williams em uma péssima 15º colocação, logo a frente de Johnny Cecotto, que se classificou á frente de Ayrton.


O brasileiro era apenas o 19º, tendo entre ele e seu companheiro Teo e Thierry. A Osella de Ghinzani se classificara em 20º, a frente de Stefan Bellof e Martin Brundle, que fizeram um treino que invejou François Hesnault, que com a Ligier largava em 23º. Surer com a outra Arrows era o 24º, logo a frente de Baldi e Palmer, os últimos, já que Alliot não conseguiu se classificar após tomar 6.407s de Michele.

No domingo, outro dia ensolarado, e a promessa de uma grande prova que já se mostra desde as primeiras voltas depois da largada, que teve como melhor piloto Derek Warwick, que saiu de 4º para segundo, deixando para trás Arnoux, que pelo menos partiu melhor do que Keke que quase ficou parado no grid de Zolder.


A batalha principal era entre o segundo e o terceiro colocado, mas ela perderia seu brilho, e mesmo assim a TV belga insistiu em mostra-la, perdendo parte de uma corrida com várias ultrapassagens. No final da volta 1, o primeiro abandono acontece, é o de Johnny Cecotto, que tem problemas no clutch de sua Toleman. Metros depois, foi a vez de Patrese parar com problemas na ignição, perdendo a chance de conquistar mais pontos.

Até aquele momento a prova estava assim: Alboreto, Derek, René, Manfred, Elio, Alain e Nelson. O francês partiu para o ataque em cima do piloto da Lotus número 11, que acaba não aguentado a pressão de Prost, que, para seu azar, para metros depois com problemas no distribuidor. Quem agora ia para o ataque em cima do italiano era Nelson Piquet.


O brasileiro passaria por Elio, que veria Piquet ainda atacar e conseguir a ultrapassagem em cima de Winkelhock, que estava a fazer uma ótima prova até sua parada, que passa dos 20s de duração, fazendo o alemão perder muitas posições até seu abandono na volta 39 com problemas no escapamento. Antes dele, Nigel Mansell (Clutch), Piercarlo Ghinzani (Transmissão), Thierry Boutsen (Motor), François Hesnault (Radiador), Jacques Laffite (Elétrico), Eddie Cheever (Motor) e Niki Lauda (Bomba de Água) já haviam abandonado.

A prova ainda estava boa de se assistir, sendo percebido que de Angelis e Piquet não parariam, a disputa da prova ficava com Arnoux, Rosberg, Bellof e o próprio Elio. Com uma sacada genial, Keke deixou o francês passar, para que ele conseguisse, depois, ultrapassar Stefan e de Angelis, que acabaram sendo as vitimas da manobra de Keke, que ao lado de René, passou por ambos.


Stefan Bellof não tinha motor o suficiente para passar Elio de Angelis, que se manteria em sua frente até o fim da prova, que veria mais alguns abandonos. O MITO de Cesaris acabaria se envolvendo em uma acidente com Fabi, deixando os dois fora da corrida. Quase dez voltas depois foi a vez da outra Tyrrell abandonar, logo depois de sua parada que foi mau efetuada, deixando o pneu solto, a causa do abandono do britânico que via seu companheiro estar próximo dos primeiros pontos.

Nas últimas voltas um último drama para três pilotos. Começando por Derek Warwick, que rodou quando estava terminando em uma posição "podiável", mas mesmo assim conseguiu voltar. Na volta 66 de 70, Nelson Piquet vê seu motor BMW estourar, fazendo que a Brabham, em três provas tivesse três abandonos com o brasileiro, e mais três com Fabi. O último drama ficou com Keke, que herdou o terceiro lugar de Piquet, e acabou parando com falta de combustível na última volta.


Michele Alboreto venceu após 70 voltas, sua primeira vitória na Ferrari, que viu Arnoux cruzar em 3º graças ao abandono de Rosberg que terminou em 4º, o 5º foi Elio de Angelis seguido por Stefan Bellof que conquistou seu primeiro ponto na F-1. O segundo colocado foi Derek Warwick. Ayrton Senna terminou em 7º depois de fazer uma prova sumida. Tambay foi o 7º e Surer fechou o TOP 8.

RESULTADOS:

  1. Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 1:36:32.048 - 9pts
  2. Derek Warwick - Renault Elf - +42.386 - 6pts
  3. René Arnoux - Scuderia Ferrari - +1:09.803 - 4pts
  4. Keke Rosberg - Williams Honda - Falta de Combustível - 3pts
  5. Elio de Angelis - Lotus Renault - +1 Volta - 2pts
  6. Stefan Bellof - Tyrrell Ford - +1 Volta - 1pt*
  7. Ayrton Senna - Toleman Hart - +2 Voltas - 1pt**
  8. Patrick Tambay - Renault Elf - +2 Voltas**
  9. Marc Surer - Arrows Ford - +2 Voltas**
  10. Nelson Piquet - Brabham BMW - Motor**
  11. Jonathan Palmer - RAM Hart - +6 Voltas**
  12. Mauro Baldi - Spirit Hart - Suspensão - OUT
  13. Martin Brundle - Tyrrell Ford - Pneu - OUT
  14. Andrea de Cesaris - Ligier Renault - Acidente - OUT
  15. Teodorico Fabi - Brabham BMW - Rodada - OUT
  16. Manfred Winkelhock - ATS BMW - Escapamento - OUT
  17. Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - Bomba d'água - OUT
  18. Eddie Cheever - Alfa Romeo - Motor - OUT
  19. Jacques Laffite - Williams Honda - Elétrico - OUT
  20. François Hesnault - Ligier Renault - Radiador - OUT
  21. Thierry Boutsen - Arrows BMW - Motor - OUT
  22. Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - Transmissão - OUT
  23. Nigel Mansell - Lotus Renault - Clutch - OUT
  24. Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - Distribuidor - OUT
  25. Riccardo Patrese - Alfa Romeo - Ignição - OUT
  26. Johnny Cecotto - Toleman Hart - Clutch - OUT
  27. Philippe Alliot - RAM Hart - DNQ
Esses foram os pilotos que estavam inscritos para o GP da Bélgica de 1984
Volta Mais Rápida: René Arnoux - 1:19.294 - Volta 64


Curiosidades:
- 391ºGP
- 3º Vitória de Michele Alboreto
- 1º Pole de Michele Alboreto
- 89º Vitória da Scuderia Ferrari
- 89º Vitória da Ferrari Como Construtor de Motor
- 1º Vitória de Michele Alboreto na Ferrari
- 1º Ponto de Stefan Bellof*
- 2º Ponto de Ayrton Senna***
- 1º Vez Que a Arrows Utilizou o Motor BMW
- Última Prova em Zolder


  • MELHOR PILOTO: Keke Rosberg
  • SORTUDO: Elio de Angelis
  • AZARADO: McLaren
  • SURPRESA: Stefan Bellof / Ayrton Senna
Rosberg largou em 3º, largou mau e fez uma grande prova de recuperação, pena que faltou combustível, e caso tivesse largado bem teria feito uma bela disputa com Albo. Elio fez uma prova sumida, sem brilho e nem habilidade, teve sorte para terminar em 5º. A McLaren teve um fim-de-semana de esquecer, mas manteve a liderança nos Campeonatos. Bellof largou lá atrás e fez uma grande prova terminado em 6º originalmente, posição herdada por Senna, que evitou confusões e conquistou mais um ponto.


Campeonato de Pilotos:****
  1. Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 15pts
  2. Derek Warwick - Renault Elf - 10pts
  3. Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 9pts
  4. Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 9pts
  5. Keke Rosberg - Williams Honda - 9pts
  6. Elio de Angelis - Lotus Renault - 6pts
  7. René Arnoux - Scuderia Ferrari - 4pts
  8. Riccardo Patrese - Alfa Romeo - 3pts
  9. Eddie Cheever - Alfa Romeo - 3pts
  10. Andrea de Cesaris - Ligier Renault - 2pts
  11. Martin Brundle - Tyrrell Ford - 2pts
  12. Patrick Tambay - Renault Elf - 1pt
  13. Ayrton Senna - Toleman Hart - 1pt
  14. Stefan Bellof - Tyrrell Ford - 1pt


Campeonato de Construtores:****
  1. McLaren TAG-Porsche - 24pts
  2. Scuderia Ferrari - 13pts
  3. Renault Elf - 11pts
  4. Williams Honda - 9pts
  5. Lotus Renault - 6pts
  6. Alfa Romeo - 6pts
  7. Tyrrell Ford - 3pts
  8. Ligier Renault - 2pts
  9. Toleman Hart - 1pt
*Foi DSQ mais tarde
** Herdaram a posição de Stefan Bellof
*** Herdou o 6º Lugar de Stefan Bellof
**** Contando com a Tyrrell

Imagens tiradas do Google Imagens e GPExpert.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário