A prova marcava a volta da Spirit, com Mauro Baldi a se apresentar como o "piloto-suicida" daquela temporada para a equipe. A Arrows tinha boas novas, especialmente aos torcedores belgas, que veriam seu piloto correr com o único motor turbo da BMW que chegara para equipe. Os pneus eram alvo de uma discussão, com as marcas colocando o jogo de pneus mais agressivos, com a Goodyear saindo vencedora.
Johnny Cecotto colocou Ayrton no bolso nos treinos |
A Scuderia Ferrari dominou os treinos e colocou seus dois carros na primeira fila, com Alboreto em primeiro e Arnoux em segundo. Keke Rosberg levou a Williams de motor Honda para a segunda fila com o 3º posto, seguido por Derek Warwick. Completando o top ten estavam Elio de Angelis, Winkelhock da ATS, Patrese da Alfa, Prost da McLaren, Piquet da Brabham e Mansell da Lotus.
Mais atrás, outra surpresa (além de uma ATS em 6º), Niki Lauda tivera problemas nos treinos e largaria apenas em 14º, três posições abaixo do top ten, e nessas três posições estavam Eddie Cheever, Patrick Tambay e Andrea de Cesaris. Jacques Laffite colocara sua Williams em uma péssima 15º colocação, logo a frente de Johnny Cecotto, que se classificou á frente de Ayrton.
No domingo, outro dia ensolarado, e a promessa de uma grande prova que já se mostra desde as primeiras voltas depois da largada, que teve como melhor piloto Derek Warwick, que saiu de 4º para segundo, deixando para trás Arnoux, que pelo menos partiu melhor do que Keke que quase ficou parado no grid de Zolder.
Até aquele momento a prova estava assim: Alboreto, Derek, René, Manfred, Elio, Alain e Nelson. O francês partiu para o ataque em cima do piloto da Lotus número 11, que acaba não aguentado a pressão de Prost, que, para seu azar, para metros depois com problemas no distribuidor. Quem agora ia para o ataque em cima do italiano era Nelson Piquet.
A prova ainda estava boa de se assistir, sendo percebido que de Angelis e Piquet não parariam, a disputa da prova ficava com Arnoux, Rosberg, Bellof e o próprio Elio. Com uma sacada genial, Keke deixou o francês passar, para que ele conseguisse, depois, ultrapassar Stefan e de Angelis, que acabaram sendo as vitimas da manobra de Keke, que ao lado de René, passou por ambos.
Nas últimas voltas um último drama para três pilotos. Começando por Derek Warwick, que rodou quando estava terminando em uma posição "podiável", mas mesmo assim conseguiu voltar. Na volta 66 de 70, Nelson Piquet vê seu motor BMW estourar, fazendo que a Brabham, em três provas tivesse três abandonos com o brasileiro, e mais três com Fabi. O último drama ficou com Keke, que herdou o terceiro lugar de Piquet, e acabou parando com falta de combustível na última volta.
RESULTADOS:
- Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 1:36:32.048 - 9pts
- Derek Warwick - Renault Elf - +42.386 - 6pts
- René Arnoux - Scuderia Ferrari - +1:09.803 - 4pts
- Keke Rosberg - Williams Honda - Falta de Combustível - 3pts
- Elio de Angelis - Lotus Renault - +1 Volta - 2pts
- Stefan Bellof - Tyrrell Ford - +1 Volta - 1pt*
- Ayrton Senna - Toleman Hart - +2 Voltas - 1pt**
- Patrick Tambay - Renault Elf - +2 Voltas**
- Marc Surer - Arrows Ford - +2 Voltas**
- Nelson Piquet - Brabham BMW - Motor**
- Jonathan Palmer - RAM Hart - +6 Voltas**
- Mauro Baldi - Spirit Hart - Suspensão - OUT
- Martin Brundle - Tyrrell Ford - Pneu - OUT
- Andrea de Cesaris - Ligier Renault - Acidente - OUT
- Teodorico Fabi - Brabham BMW - Rodada - OUT
- Manfred Winkelhock - ATS BMW - Escapamento - OUT
- Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - Bomba d'água - OUT
- Eddie Cheever - Alfa Romeo - Motor - OUT
- Jacques Laffite - Williams Honda - Elétrico - OUT
- François Hesnault - Ligier Renault - Radiador - OUT
- Thierry Boutsen - Arrows BMW - Motor - OUT
- Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - Transmissão - OUT
- Nigel Mansell - Lotus Renault - Clutch - OUT
- Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - Distribuidor - OUT
- Riccardo Patrese - Alfa Romeo - Ignição - OUT
- Johnny Cecotto - Toleman Hart - Clutch - OUT
- Philippe Alliot - RAM Hart - DNQ
Esses foram os pilotos que estavam inscritos para o GP da Bélgica de 1984
Volta Mais Rápida: René Arnoux - 1:19.294 - Volta 64
Curiosidades:
- 391ºGP
- 3º Vitória de Michele Alboreto
- 1º Pole de Michele Alboreto
- 89º Vitória da Scuderia Ferrari
- 89º Vitória da Ferrari Como Construtor de Motor
- 1º Vitória de Michele Alboreto na Ferrari
- 1º Ponto de Stefan Bellof*
- 2º Ponto de Ayrton Senna***
- 1º Vez Que a Arrows Utilizou o Motor BMW
- Última Prova em Zolder
- MELHOR PILOTO: Keke Rosberg
- SORTUDO: Elio de Angelis
- AZARADO: McLaren
- SURPRESA: Stefan Bellof / Ayrton Senna
Rosberg largou em 3º, largou mau e fez uma grande prova de recuperação, pena que faltou combustível, e caso tivesse largado bem teria feito uma bela disputa com Albo. Elio fez uma prova sumida, sem brilho e nem habilidade, teve sorte para terminar em 5º. A McLaren teve um fim-de-semana de esquecer, mas manteve a liderança nos Campeonatos. Bellof largou lá atrás e fez uma grande prova terminado em 6º originalmente, posição herdada por Senna, que evitou confusões e conquistou mais um ponto.
Campeonato de Pilotos:****
- Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 15pts
- Derek Warwick - Renault Elf - 10pts
- Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 9pts
- Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 9pts
- Keke Rosberg - Williams Honda - 9pts
- Elio de Angelis - Lotus Renault - 6pts
- René Arnoux - Scuderia Ferrari - 4pts
- Riccardo Patrese - Alfa Romeo - 3pts
- Eddie Cheever - Alfa Romeo - 3pts
- Andrea de Cesaris - Ligier Renault - 2pts
- Martin Brundle - Tyrrell Ford - 2pts
- Patrick Tambay - Renault Elf - 1pt
- Ayrton Senna - Toleman Hart - 1pt
- Stefan Bellof - Tyrrell Ford - 1pt
Campeonato de Construtores:****
- McLaren TAG-Porsche - 24pts
- Scuderia Ferrari - 13pts
- Renault Elf - 11pts
- Williams Honda - 9pts
- Lotus Renault - 6pts
- Alfa Romeo - 6pts
- Tyrrell Ford - 3pts
- Ligier Renault - 2pts
- Toleman Hart - 1pt
*Foi DSQ mais tarde
** Herdaram a posição de Stefan Bellof
*** Herdou o 6º Lugar de Stefan Bellof
**** Contando com a Tyrrell
Imagens tiradas do Google Imagens e GPExpert.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário