domingo, 12 de abril de 2015

GP da China de 2015 - Corrida 3


Terceira prova do campeonato, Xangai na China, onde o calor não era tão intenso como em Sepang, seria ali que descobrirmos se a Ferrari está no mesmo nível da Mercedes, e se a Williams está páreo da a equipe italiana. Nos treinos vimos que a coisa continuava a mesma do início da época, com a Williams disputando com a Ferrari. A Sauber fez o que falou, e foi bem nos treinos graças a reta da pista de Xangai.

A Mercedes continuava reinando, e colocou seus dois carros na primeira fila, com Hamilton fazendo 1:35.782, e colocando 0.042s em Rosberg. A disputa pelo terceiro lugar foi, na minha opinião, um pouco hilária já que Kimi foi o primeiro daqueles que tinham chances de ser o 3º colocado, o finlandês fez o terceiro tempo, mas sofrendo com as saídas de traseiras, logo foi superado por Bottas, mais tarde foi a outra Williams aparecer no 3º posto, com Felipe Massa, o último piloto com chances reais de conquistar essa posição era Sebastian Vettel, que não quebrou o "ciclo" e partiu da 3º posição.


A Red Bull de Ricciardo estava entre os dez, mostrando que houve evolução da equipe austríaca, que viu Kvyat ser apenas 12º. A Sauber colocou seus carros no Q3, coisa que não acontecia a mais de 2 anos, Nasr foi o mais rápido da equipe que ficou com o 9º e 10º posto. As Lotus também mostraram evolução, e colocaram os carros em boas posições com ótimas chances de ganhar pontos com ambos os pilotos.

A Toro Rosso (Minardi para mim) foi mais lenta do que a Red Bull, essa foi a primeira vez que isso aconteceu nesse ano. Hülkenberg, infelizmente, não passou para o Q2 e ficou preso com os 4 mesmos pilotos nas 4 últimas colocações, Button, Alonso, Stevens (ALELUIA) e Merhi. Para a tristeza da Grã-Bretanha, ela tinha dois pilotos nas últimas quatro posições, mas pelo menos ganhava da Espanha, que também tinha dois pilotos ali...


O domingo seria com céu azul, com uma pista chegando perto dos 50º graus e uma temperatura mais amena. Logo na largada vimos que nada ia mudar, pelo menos na primeira fila, até as primeiras curvas, quando Hamilton pulou para primeiro seguido por Rosberg. Massa largou mal, caiu para 6º, mas depois passou por Bottas.

Nasr fez uma bela largada, a ponto de eu temer um toque com o outro brasileiro, quem fez uma ótima largada foi Kimi Räikkönen, que de 6º passou a ser 4º. Quem largou mau foi Ricciardo, que caiu para as últimas colocações. Mais um piloto que largou bem foi o alemão Hülkenberg, que a cada corrida vem tentando superar os problemas com sua Force India.


Na volta 9, já havia acontecido boas disputas, entre RBRs, McLarens, STRs, Lotus e Saubers, e infelizmente, nessa volta, Nico parou com problemas na caixa de câmbio, quando disputava pelas posições pontuáveis. A corrida seria muito boa de se assistir, com várias disputas, a primeira delas foi entre as Red Bull de Kvyat e Ricciardo.

Quando a 10º volta fora aberto, as paradas começaram, as Ferraris pararam primeiro do que as Mercedes, mostrando que o desempenho dos pneus na China não era o mesmo do que na Malásia. Tudo se mantinha igual, mas as disputas da 7º colocação até a última eram ótimas. Nasr, Ericsson, Perez, Grosjean, Maldonado, Verstappen, Sainz Jr, Alonso, Button, Stevens e Merhi vinham disputando a cada volta por posições diferentes. As Lotus mostravam que tinham um melhor equipamento do que a Sauber, e a Toro Rosso do que a Red Bull


Antes das paradas, um piloto se vitimou por causa de sua falta de experiencia, era Carlos Sainz Jr, que rodou na disputa com Perez. Já depois das paradas, Verstappen superou Nasr, a outra Sauber disputava a 12º colocação com Ricciardo que errou. As Mercedes continuavam nas primeiras colocações, mas viu a aproximação de Vettel como um risco para sua vitória.

Rosberg se queixou do desempenho de Hamilton, que estava mais lento, fazendo que Vettel se aproxima-se, a Mercedes teve que trocar a estrategia, correndo o risco de mudar completamente as posições no pódio. Mesmo com as paradas de Hamilton, Rosberg e Vettel, nada mudou, apenas o desempenho do alemão da equipe italiana que começaria a perder espaço para Kimi.


Maldonado fez mais uma deles, mas acabou sendo vitima de seus freios que travara, fazendo que o venezuelano quase passasse reto na entrada dos boxes, lembrando de seu acidente em 2014 e o de Hamilton em 2007, sem contar o incidente entre Massa e Alonso em 2010. O piloto da Lotus foi lá para trás, mas ainda tinha corrida o suficiente para se tornar o melhor piloto da prova, já que ele estava na melhor das posições tirando as três primeiras equipes.

A próxima batalha de "Maldo" seria contra as McLarens, que não cederam facilmente, deixando a corrida mais divertida com Button fazendo coisas que jamais faria em uma corrida normal, batalhando ferozmente com Pastor, que acabou sendo vítima do britânico, que bateu na traseira da Lotus que teve problemas nos freios. O venezuelano ainda tentou voltar, mas perdeu a chance de pontuar pela terceira vez.


Mais ou menos nas mesmas voltas que isso acontecia, outra disputava deixava a prova como uma das melhores corridas em Xangai, entre Ricciardo e Ericsson, que já estavam batalhando havia voltas e voltas. O australiano tentou, mas tomou o "X", o sueco tentou escapar, mas não conseguiu, sendo superado mais uma vez pela Red Bull, que passou definitivamente o carro nº 9 da Sauber.

Lá na frente Kimi Räikkönen chegava mais perto a cada volta de Seb, que não tinha para onde escapar, e poderia perder o pódio nas últimas voltas. Mas para a tristeza do irritado Kimi, que vinha falando para todos saírem da frente dele, Max Verstappen estourou seu motor no meio da reta, onde parou o carro graças á um travão.


O Safety Car foi acionado, mas com chances de ainda deixar a corrida continuar por mais uma volta. A dificuldade dos fiscais faziam os chineses riem na arquibancada. Eles até conseguiram destravar os freios traseiros, mas para conseguir colocar o carro nos boxes foi uma dificuldade ainda maior... o mico da corrida ficou ali, no sofrimento dos fiscais chineses de colocar a STR número 33 dentro dos pits a tempo o suficiente para o reinicio da prova.


A paciência dos mecanicos da Toro Rosso acabaram e eles mesmos ajudaram os chineses a tirar o carro dali, mas já era tarde de mais, e a prova já estava prestes a acabar. A vitória ficou Hamilton, que foi seguido por Rosberg e Vettel, que fizeram pela terceira vez seguida o mesmo pódio na temporada, um recorde que pode aumentar nas próximas corridas da época. Uma corrida bizarra, mas divertida e cheia de emoção, desde sexta quando vimos um casamento e um "piloto vindo das arquibancadas" até o domingo, quando rimos em nossas casa vendo as dificuldades dos fiscais chineses em colocarem o carro da Toro Rosso dentro dos boxes...


RESULTADOS:

  1. Lewis Hamilton - Mercedes AMG - 1:39:42.008 - 25pts
  2. Nico Rosberg - Mercedes AMG - +0.741 - 18pts
  3. Sebastian Vettel - Scuderia Ferrari - +2.988 - 15pts
  4. Kimi Räikkönen - Scuderia Ferrari - +3.835 - 12pts
  5. Felipe Massa - Williams Mercedes - +8.544 - 10pts
  6. Valtteri Bottas - Williams Mercedes - +9.885 - 8pts
  7. Romain Grosjean - Lotus Mercedes - +19.008 - 6pts
  8. Felipe Nasr - Sauber Ferrari - +22.625 - 4pts
  9. Daniel Ricciardo - Red Bull Renault - +32.117 - 2pts
  10. Marcus Ericsson - Sauber Ferrari - +1 Volta - 1pt
  11. Sergio Pérez - Force India Mercedes - +1 Volta
  12. Fernando Alonso - McLaren Honda - +1 Volta
  13. Carlos Sainz Jr - Toro Rosso Renault - +1 Volta
  14. Jenson Button - McLaren Honda - +1 Volta *
  15. Will Stevens - Manor Ferrari - +2 Voltas
  16. Roberto Merhi - Manor Ferrari - +2 Voltas **
  17. Max Verstappen - Toro Rosso Renault - Motor
  18. Pastor Maldonado - Lotus Mercedes - Freios - OUT
  19. Daniil Kvyat - Red Bull Renault - Motor - OUT
  20. Nico Hülkenberg - Force India Mercedes - Caixa de Câmbio - OUT

Esses foram os pilotos que participaram da corrida
Volta Mais Rápida: Lewis Hamilton - 1:42.208 - Volta 31

Curiosidades:
- 919º GP
- 41º Pole de Lewis Hamilton
- 151º GP Para Lewis Hamilton
- 121º Melhor Volta da Mercedes Como Construtor de Motor
- 121º Pole da Mercedes Como Construtor de Motor

  • MELHOR PILOTO: Pastor Maldonado
  • SORTUDO: Sebastian Vettel
  • AZARADO: Kimi Räikkönen
  • SURPRESA: N/H
Mesmo assim, Pastor Maldonado foi o melhor piloto, largando em 11º, estando em 7º, errando na entrada dos boxes, rodando, e no final de tudo sendo vítima. Vettel teve sorte que Verstappen teve problemas, causando um Safety Car, que tirou a chance de Kimi ir ao pódio. Não houve surpresas na minha opinião.


Campeonato de Pilotos:
  1. Lewis Hamilton - Mercedes AMG - 68pts
  2. Sebastian Vettel - Scuderia Ferrari - 55pts
  3. Nico Rosberg - Mercedes AMG - 51pts
  4. Felipe Massa - Williams Mercedes - 30pts
  5. Kimi Räkkönen - Scuderia Ferrari - 24pts

Campeonato de Construtores:
  1. Mercedes AMG - 119pts
  2. Scuderia Ferrari - 79pts
  3. Williams Mercedes - 48pts
  4. Sauber Ferrari - 19pts
  5. Red Bull Racing Renault - 13pts

Eis uma imagem que mostra como foi a corrida, com boas disputas, esperamos que isso se repita e melhor ainda no Bahrein nessa semana...

Imagens tiradas do GPUpdate.net e Continental Circus

Nenhum comentário:

Postar um comentário