Os últimos anos da Tyrrell, uma das minhas equipes favoritas, que teve, em seus anos de vida, grandes e promissores pilotos. Teve dois títulos mundiais, em 1971 e 1973, ambos com Jackie Stewart. Equipe que, na minha opinião, marcou a F-1 com suas pinturas, na maior parte azul, deixando o grid mais bonito, com outro azul famoso, o da Ligier. Depois de conquistar seu último pódio em 1994, a Tyrrell contratou para a temporada seguinte, Ukyo Katayama e Mika Salo.
Uma estreia difícil para o piloto japonês, que não durou 15 voltas, enquanto Salo conseguiu fazer a façanha de colocar o carro em 7º. O finlandês era a principal cartada da equipe, que teria muita dificuldade em seus últimos anos. Mika fez uma prova de invejar, estava em 5º há poucas volta do final, mas colidiu com Aguri Suzuki. A tristeza foi enorme, ver seu melhor piloto sendo o melhor da corrida, acabar abandonando por causa de uma batida.
A equipe do "Tio Ken" terminou em 8º com 5 pontos, todos conquistados por Salo, que terminou em 15º, cinco posições á mais do que o 20º posto de Katayama. Tarquini ainda terminou em 33º com a mesma quantidade de pontos do japonês.
Nas últimas quatro provas, Mika abandonou duas e bateu na trave em uma, quando terminou em 7º no GP da Bélgica, já o japonês terminou três provas sem nenhum desempenho surpreendente. A Tyrrell terminou na 8º colocação com 5 pontos, todos novamente conquistados por Salo, que terminou em 13º, enquanto Katayama ficou com a 17º colocação.
Voltando para a temporada de 1997, o GP de Mônaco seria especial para a equipe, que com a chuva que caia no Principado, podia voltar a pontuar. Largando da 14º colocação, Salo teria mais uma tarefa difícil pela frente, tentar terminar nos pontos. Pelo menos sua tarefa era mais fácil do que a de Verstappen, que tinha o mesmo objetivo, mas largando na última colocação.
Com a forte chuva e abandonos, Salo logo apareceu na zona de pontuação e partir dai era só rezar para que não houvesse problemas. Verstappen fez o que dava e arrancou um 8º lugar, fora dos pontos, enquanto Salo deu para a Tyrrell seus últimos dois pontos...
Já sem um rumo definido, a equipe contratou Ricardo Rosset e Toranosuke Takagi para aquela que seria a sua última temporada, a de 1998. O começo já mostra que o ano seria pior ainda sem Salo, já que ambos os pilotos abandonaram as duas primeiras provas. Rosset pagaria mico com a equipe do "Tio Ken", não se classificando para 5 provas, inclusive na última corrida no Japão.
Essa é uma equipe que deixa muitas saudades, sempre gostei dela pela sua cor azul, mesma causa que eu gostava da Ligier e da Prost, seus pilotos eram bons, mas o carro impedia eles de terem um resultado melhor como um pódio ou vitória. Stewart, Cevert, Peterson, Scheckter, Depailler, Alboreto, Brundle, Bellof, Capelli, Johansson, Alesi, Salo e Blundell, são alguns pilotos que passaram pela equipe que atualmente está dominando a categoria, né Mercedes?
Imagens tiradas do Google Imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário