terça-feira, 14 de abril de 2015

Equipe Memorável 28# - Tyrrell 1995-1998


Os últimos anos da Tyrrell, uma das minhas equipes favoritas, que teve, em seus anos de vida, grandes e promissores pilotos. Teve dois títulos mundiais, em 1971 e 1973, ambos com Jackie Stewart. Equipe que, na minha opinião, marcou a F-1 com suas pinturas, na maior parte azul, deixando o grid mais bonito, com outro azul famoso, o da Ligier. Depois de conquistar seu último pódio em 1994, a Tyrrell contratou para a temporada seguinte, Ukyo Katayama e Mika Salo.

Uma estreia difícil para o piloto japonês, que não durou 15 voltas, enquanto Salo conseguiu fazer a façanha de colocar o carro em 7º. O finlandês era a principal cartada da equipe, que teria muita dificuldade em seus últimos anos. Mika fez uma prova de invejar, estava em 5º há poucas volta do final, mas colidiu com Aguri Suzuki. A tristeza foi enorme, ver seu melhor piloto sendo o melhor da corrida, acabar abandonando por causa de uma batida.


Já Katayama batalhou para terminar alguma prova, coisa que aconteceu apenas 3 vezes, na Argentina, na Alemanha e no GP do Pacífico. Na corrida em Nürburgring, Tarquini correu no lugar de Ukyo, e infelizmente decepcionou, terminou em 14º em sua última participação na Fórmula 1. Enquanto isso, Mika Salo batalhava para conquistar o tão sonhado primeiro ponto, que veio depois de muitas falhas e quebras, em Monza com o 5º lugar. O finlandês ainda teria mais algumas chances de aumentar a quantidade de pontos, coisa que fez no Japão, com o 6º lugar, e na Austrália com mais um 5º.

A equipe do "Tio Ken" terminou em 8º com 5 pontos, todos conquistados por Salo, que terminou em 15º, cinco posições á mais do que o 20º posto de Katayama. Tarquini ainda terminou em 33º com a mesma quantidade de pontos do japonês.


A dupla de 1995 se manteve para a temporada seguinte, e a equipe que por décadas usou os números 3 e 4, usava agora o 18 e 19... No confuso GP australiano, Salo conquista um ponto, com o 6º lugar, enquanto Katayama ficava com o 11º posto. Em Interlagos, o finlandês repetiria o bom desempenho, dessa vez com o 5º lugar e mais dois pontos para a Tyrrell, que por outro lado tinha Ukyo, que depois do GP Brasil começaria uma sequência de 9 abandonos seguidos.



Mika Salo abandonaria duas das três provas seguintes, sendo que em uma foi desqualificado. Seus últimos pontos na temporada seria conquistados em Mônaco, uma corrida que teve apenas 3 carros cruzando a linha de chegada, Salo conquistou o 5º lugar mesmo abandonando. Já Ukyo voltaria a completar uma prova na Hungria, com o ótimo 7º lugar.

Nas últimas quatro provas, Mika abandonou duas e bateu na trave em uma, quando terminou em 7º no GP da Bélgica, já o japonês terminou três provas sem nenhum desempenho surpreendente. A Tyrrell terminou na 8º colocação com 5 pontos, todos novamente conquistados por Salo, que terminou em 13º, enquanto Katayama ficou com a 17º colocação.


Jos Verstappen foi chamado para correr no lugar de Katayama, e ao lado de Salo. O começo de temporada é desanimador, com ambos abandonando e tendo um péssimo desempenho, que seria repetido no Brasil, onde não abandonaram. O ano parecia que não seria lá aquelas coisas, e a situação financeira da Tyrrell estava feia...

Voltando para a temporada de 1997, o GP de Mônaco seria especial para a equipe, que com a chuva que caia no Principado, podia voltar a pontuar. Largando da 14º colocação, Salo teria mais uma tarefa difícil pela frente, tentar terminar nos pontos. Pelo menos sua tarefa era mais fácil do que a de Verstappen, que tinha o mesmo objetivo, mas largando na última colocação.

Com a forte chuva e abandonos, Salo logo apareceu na zona de pontuação e partir dai era só rezar para que não houvesse problemas. Verstappen fez o que dava e arrancou um 8º lugar, fora dos pontos, enquanto Salo deu para a Tyrrell seus últimos dois pontos...


Nas últimas 11 provas, o finlandês teve que abandonar 8 vezes, e teve que se contentar com 10º lugar como melhor resultado. Já o holandês teve 7 abandonos, e como melhor colocação, repetiu o feito do companheiro, terminaram em 10º. Salo fechou seu último ano na Tyrrell na 17º colocação com 2 pontos, Verstappen terminou em 21º com nenhum ponto, e a Tyrrell terminou em 10º com seus últimos dois pontinhos...

Já sem um rumo definido, a equipe contratou Ricardo Rosset e Toranosuke Takagi para aquela que seria a sua última temporada, a de 1998. O começo já mostra que o ano seria pior ainda sem Salo, já que ambos os pilotos abandonaram as duas primeiras provas. Rosset pagaria mico com a equipe do "Tio Ken", não se classificando para 5 provas, inclusive na última corrida no Japão.


A melhor colocação do brasileiro foi um 8º lugar no Canadá, posição que o deixou á frente de Tora Takagi, que teve dois 9º lugares. O japonês tentou levar a Tyrrell aos pontos, mas o carro era muito lento e faltava confiabilidade, o que deixou os dois pilotos nas 20º e 21º colocação, enquanto a Tyrrell ficou em 10º zerada, em sua última temporada...

Essa é uma equipe que deixa muitas saudades, sempre gostei dela pela sua cor azul, mesma causa que eu gostava da Ligier e da Prost, seus pilotos eram bons, mas o carro impedia eles de terem um resultado melhor como um pódio ou vitória. Stewart, Cevert, Peterson, Scheckter, Depailler, Alboreto, Brundle, Bellof, Capelli, Johansson, Alesi, Salo e Blundell, são alguns pilotos que passaram pela equipe que atualmente está dominando a categoria, né Mercedes?

Imagens tiradas do Google Imagens

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