domingo, 26 de abril de 2015

Melhores Formas de Terminar um Grande Prêmio - Parte 2


Chegadas e mais chegadas, a F-1 sempre teve suas esquisitices, até mesmo na hora de cruzar a linha de chegada. Agora é a parte 2 de um gigante post, que sempre aumenta após eu conhecer novas e mais novas formas de terminar um GP...

Empurrando até o Desmaio
Outra famosa, de Nigel Mansell, o "Leão" empurrando sua Lotus no calor infernal de Dallas em 1984. Depois de fazer sua primeira pole, e uma prova um tanto quanto conturbada, Mansell aparecia ainda nos lugares pontuáveis, e ainda queria mais. Mas para a sua tristeza tudo ia por água a baixo quando teve problemas no câmbio, fazendo o "Leão" pular do carro e começar a empurra-lo, um feito heroico. Infelizmente ele desmaiou para o susto de todos, já que ele acordaria minutos depois...

Conquistando o Título Empurrando o Carro

Isso mesmo, quem fez essa proeza foi Jack Brabham em 1959. Com a Cooper revolucionando a história da categoria desde 1958, já era previsto um certo domínio no ano seguinte. Chegava a última corrida da temporada, Brabham, Moss e Brooks tinham chances de ganhar o título, e tudo ficou mais fácil quando Stirling abandonou, já que Brabham só precisaria terminar em um 5º posto para ser campeão. A vitória já estava encaminhada, com ele liderando seu companheiro Bruce McLaren, mas tudo mudou na reta final, quando seu Cooper teve problemas, Jack pulou do carro e começou a empurrar, e teve sorte de ainda conseguir terminar em 4º após cruzar a linha de chegada empurrando o veiculo que deu o primeiro título á Austrália.

Lado a Lado com Outros 4 Carros

Sem dúvida a F-1 é lebrada pelas suas chegadas, especialmente as de Monza nas décadas de 60 e 70. Amon fez a pole com a Matra, mas não era um dos favoritos para vencer a prova. Com a corrida já andando, muita coisa mudou e a disputa pela vitória ficara com Gethin, Peterson, Cevert, Hailwood e Ganley. Ronnie liderava consideravelmente bem, mas um erro na saída da Parabólica fez que Gethin se aproxima-se e passasse ele á metros da linha de chegada, terminando assim, com Peter vencendo por 0.01s a frente de Peterson que ficou 0.08s de Cevert, que ficou 0.17 de Hailwood, que ficou á 0.60 de Ganley...

Prost Tenta, Mas Desiste

O ano de 1986 não era tão bom para a McLaren como fora os anos de 1984 e 1985. Para a sorte da equipe, Alain Prost fazia um ótimo campeonato e era o segundo colocado na classificação geral. No GP da Alemanha, largou em 2º, logo ao lado de Keke Rosberg, seu companheiro. Em uma prova difícil, Alain liderou apenas uma volta, a vigésima, mostrando a deficiência da McLaren em comparação com a Williams. Nas últimas voltas, Prost acaba sem combustível, e vai empurrando o carro com o corpo até parte da reta dos boxes, quando ele sai do carro e começa a empurrar, mas já exausto, desiste, terminando em 6º. Sem contar que Keke Rosberg também teve o mesmo problema, na mesma volta...

A Batalha dos Sem Combustível

Essa é na minha opinião, o melhor final de prova de todos. Na primeira prova em Nürburgrig desde o ano de 1976, que traz más lembranças para Lauda, tudo ia bem na penúltima corrida da temporada. Piquet largou na ponta, e estava na segunda colocação há curvas para cruzar a linha de chegada, logo atrás dele Michele Alboreto que largou em 5º o pressionava. Faltando apenas a última curva, Alboreto, já lento, passa por Piquet, mais lento ainda, que na saída da curva balança de um lado para o outro, achando as últimas gotas de combustível e indo ao ataque do italiano, que conseguiu cruzar a linha de chegada á meros 1.011s do brasileiro. Quando eles pararam metros depois da saída dos boxes, eles abrem os braços uma para o outro, enquanto o MITO Andrea parava logo atrás....

Um Final Maluco

Imola era novamente palco do GP de San Marino de 1985. Depois de Ayrton Senna marcar mais uma pole, a prova andava boa para o brasileiro, que liderava com folga há voltas do final. Na 56º volta de 60, as primeiras vítimas, Derek Warwick e Martin Brundle param sua Renault e sua Tyrrell por falta de gasolina, deixando apenas 9 carros disputando a prova. Uma volta depois, é a fez de Nelson Piquet parar, e na mesma volta, Ayrton Senna, o líder, para com o mesmo problema. O novo líder era Stefan Johansson, que largara na 15º colocação e estava fazendo uma ótima prova, até que sua Ferrari para, também com falta de combustível. Alain Prost assumiu a ponta há 3 voltas do fim, e recebeu a bandeira quadriculada em primeiro lugar, Thierry Boutsen estava parando á metros da linha de chegada, quando era terceiro, mas o belga pulou do carro e empurrou-o até cruzar em 3º, que mais tarde virou segundo, com a desqualificação de Alain Prost. O vencedor foi Elio de Angelis...

Essa foi a parte dois, se quer relembrar de mais alguma, comente, ainda tem uma parte 3 "no forno"...

Imagens tiradas do Google Imagens

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