terça-feira, 7 de abril de 2015

GP Memorável 38# - África do Sul 1984



Há 31 anos acontecia o GP da África do Sul de 1984, segunda corrida da temporada que tinha como líder Alain Prost, vencedor da prova anterior, duas semanas antes no Brasil. Nos treinos ambas as McLarens são surpreendidas, e vem as duas primeiras filas escaparem para Nelson Piquet, Keke Rosberg, Nigel Mansell e Patrick Tambay, já Prost e Lauda saim da 5º e 8º colocação.

Ayrton Senna qualificara-se bem com o motor Hart, na 13º colocação, enquanto seu companheiro, o venezuelano Cecotto, largava apenas em 19º. Outro piloto que decepcionava era René Arnoux, que se classificou na péssima 15º colocação. Os carros que não tinham motores turbos sofreram ainda mais na pista sul-africana, que tinha uma enorme reta. Surer era 23º, Bellof 24º, Brundle 25º e Boutsen acabou não se classificando.


Horas antes da prova, um susto enorme. Fogo... no Osella de Piercarlo Ghinzani, que se chocou fortemente fazendo que seu carro quebrasse no meio e ainda fosse consumido pelas chamas. O italiano conseguiu escapar, mas na tentativa de sair do carro, acabou tirando as luvas, fazendo que sua mão fosse queimada, impossibilitando-o de correr na tarde. Com isso, Thierry Boutsen largaria, da última posição, mas pelo menos estaria no grid...

Antes da largada, outros problemas, agora com a McLaren de Alain Prost, impossibilitando o francês largar, já que naquela época não se podia sair pelos boxes no começo da corrida, mesmo assim Alain desobedeceu e largou, com o segundo carro da equipe... Na largada, Piquet e Mansell saem mal, e deixam Keke Rosberg abrir antes de contornar a primeira curva.


Os motores BMW estavam rendendo bem, deixando claro que o favoritismo estava com a Brabham, que voltava a liderar a prova, com Piquet, na abertura da segunda volta. Os pneus do finlandês começariam a desgastar muito rapidamente com o calor, fazendo o campeão de 1982 segurar uma fila de quase 6 carros. Lauda já havia passado todos os bólidos em sua frente, e já se encontrava perto de Piquet, que sinalizou para ir aos boxes.

Antes mesmo de sua parada, Teo Fabi, que era 3º, tinha abandonado com problemas no Turbo, mesmo problema que atingiria o atual campeão, que abandonaria na volta 29. Voltas depois foi a vez de René Arnoux abandonar, e deixar uma prova que era para esquecer. Enquanto isso, a briga pelo 2º posto esquentava como o calor em Kyalami.


Keke Rosberg, Derek Warwick e Alain Prost disputavam a segunda colocação, que logo se tornaria do francês que se beneficiaria com os problemas de Rosberg, que abandonou, e Warwick, que demorou. A prova ficava toda para a McLaren, que não tinha mais ninguém para "rivalizar". Parecia que o pódio já estava decidido, com Lauda, Prost e Laffite, mas o francês da McLaren tinha que parar...

Com essa parada, Laffite assumiu a segunda colocação por certas voltas, até que parou, e se surpreendeu com o erro da Williams: não colocar corretamente uma das rodas traseiras, que acabou se soltando no meio da volta. A Renault voltava a ter um de seus carros no pódio, já que a Lotus de Mansell não estava mais na prova e Elio acabou tendo problemas nos boxes.


Bellof escapou na primeira curva, mas conseguiu segurar seu Tyrrell antes de bater forte. O sonho de Senna começaria a se tornar realidade á voltas do final, quando Patrick Tambay parou com problemas de falta de combustível e mais tarde Michele Alboreto sofreu problemas na ignição... Ayrton, que não tinha mais esperanças de ponto, ressurgiu na prova, com chances de terminar em 6º caso o motor Hart não falhasse.

Lauda venceu a segunda para a McLaren, e sua primeira no ano, enquanto Prost terminou em 2º depois de vim da última colocação, Warwick, Patrese, de Cesaris e Senna fecharam os pontos. Depois da prova, a comemoração na Toleman era enorme, mas onde estava seu principal "causador"? Estava no hospital, com fortes dores no corpo inteiro, já que não tinha preparo físico para a corrida.


RESULTADOS: 
  1. Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 1:29:23.430 - 9pts
  2. Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - +1:05.950 - 6pts
  3. Derek Warwick - Renault - +1 Volta - 4pts
  4. Riccardo Patrese - Alfa Romeo - +2 Voltas - 3pts
  5. Andrea de Cesaris - Ligier Renault - +2 Voltas - 2pts
  6. Ayrton Senna - Toleman Hart - +3 Voltas - 1pt
  7. Elio de Angelis - Lotus Renault - +4 Voltas
  8. Mauro Baldi - Spirit Hart - +4 Voltas
  9. Marc Surer - Arrows Ford - +4 Voltas
  10. François Hesnault - Ligier Renault - +4 Voltas
  11. Martin Brundle - Tyrrell Ford - +4 Voltas *
  12. Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - Ignição
  13. Thierry Boutsen - Arrows Ford - +5 Voltas
  14. Patrick Tambay - Renault - Falta de Combustível - OUT
  15. Stefan Bellof - Tyrrell Ford - Acidente * - OUT
  16. Jacques Laffite - Williams Honda - Perdeu a Roda - OUT
  17. Manfred Winkelhock - ATS BMW - Motor - OUT
  18. Keke Rosberg - Williams Honda - Roda - OUT
  19. Nigel Mansell - Lotus Renault - Turbo - OUT
  20. René Arnoux - Scuderia Ferrari - Injeção - OUT
  21. Nelson Piquet - Brabham BMW - Turbo - OUT
  22. Johnny Cecotto - Toleman Hart - Pneu - OUT
  23. Philippe Alliot - RAM Hart - Motor - OUT
  24. Jonathan Palmer - RAM Hart - Transmissão - OUT
  25. Teodorico Fabi - Brabham BMW - Turbo - OUT
  26. Eddie Cheever - Alfa Romeo - Radiador - OUT
  27. Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - Acidente no Warm-Up - NL

Esses foram os pilotos que estavam inscritos para a corrida
Volta Mais Rápida: Patrick Tambay - 01:08.877

  • MELHOR PILOTO: Alain Prost / Riccardo Patrese
  • SORTUDO: Ayrton Senna
  • AZARADO: Jacques Laffite
  • SURPRESA: Mais Problemas Para a Brabham
Que corrida de Patrese e Prost, e pensar que idolatraram o Hamilton na Hungria em 2014 porque ele saiu dos boxes para terminar em 3º... aqui é com 26 carros... Patrese também fez bonito, saiu de 18º e terminou em 4º, um belo começo da Alfa que mostrava sua confiabilidade. Senna teve sorte nas últimas 10 voltas, e viu dos pilotos que estavam na sua frente abandonarem... Laffite poderia ter subido ao pódio, e era o único que podia disputar de igual para igual com Prost. A Brabham mais uma vez enfrentou os mesmos problemas com seus dois pilotos....


Curiosidades:
- 390º GP
- 20º Vitória de Niki Lauda
- 1º Pódio de Derek Warwick
- 32º Vitória da McLaren
- 30º Pole da Brabham
- 1º Ponto de Ayrton Senna

Campeonato de Pilotos:
  1. Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 15pts
  2. Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 9pts
  3. Keke Rosberg - Williams Honda - 6pts
  4. Elio de Angelis - Lotus Renault - 4pts
  5. Derek Warwick - Renault - 4pts

Campeonato de Construtores:
  1. McLaren TAG-Porsche - 24pts
  2. Williams Honda - 6pts
  3. Alfa Romeo - 6pts
  4. Renault - 5pts
  5. Lotus Renault - 4pts
Imagens tiradas do Google Imagens

Um comentário: