Nessa semana fez 30 anos do acontecimento do GP Brasil de 1985, e como já tinha falado no início do ano, irei falar das temporadas de 1984 e 1985 nesse 2015 que acabou de passar de 1/4. Tive a ideia de colocar todas essas corridas desses anos nos dias em que faziam "aniversário", mas no caso do GP Brasil, eu acabei não conseguindo escrever na terça-feira.
Como fiz no GP Brasil de 1984, vou começar falando das equipes, mas sem citar os estreantes. A atual campeã, McLaren, ainda tinha como dupla de pilotos Niki Lauda e Alain Prost, mantendo também o motor TAG-Porsche, aumentando mais ainda o "conceito" de que "time que tá vencendo não muda". Já a Tyrrell vinha de um ano triste, após ser desqualificada e perdido os resultados do ano de 1984, a equipe decidiu mudar, iria trocar os motores, os aspirados da Ford seriam trocados pelos Turbos da Renault.
A Brabham continuou a ter Nelson Piquet, que sofreria na temporada inteira com a falta de confiabilidade de seu carro, o companheiro do brasileiro seria François Hesnault, vindo da Ligier, mesmo não tendo bons resultados. A RAM demitiu Jonathan Palmer, e chamou em seu lugar o alemão Manfred Winkelhock, que faria dupla com o mesmo Philippe Alliot da temporada de 1984.
A Arrows ainda teria os motores turbo da BMW, e mudou apenas um de seus pilotos, trocou Marc Surer por Gerhard Berger, que mostrou suas habilidades com a ATS nas últimas provas de 1984, Thierry Boutsen ainda se manteria na equipe. A Toleman sofrera um problema grave, falta de pneus, isso mesmo... acabou rompendo o contrato com a Pirelli, buscou na Michelin novos compostos, mas a francesa se retirou, a Goddyear não tinha um bom retrospecto com a equipe, e a última chance dela seria os pneus Avon, mas o acordo não havia sido fechado antes da prova no Brasil, por isso nenhum Toleman chegou ao Rio de Janeiro, apenas um de seus pilotos, Stefan Johansson esteve lá para correr, pela Tyrrell, o companheiro do sueco seria nada menos nada mais do que John Watson, que também desistiria, deixando a equipe sem pilotos...
A Ligier trouxera de volta Jacques Laffite, e voltaria ter um dupla digna, Andrea de Cesaris e Jacques Laffite, que poderiam render ótimos resultados para a equipe francesa. A Scuderia Ferrari mantinha Albo e Arnoux com seus pilotos, mas mais tarde um demissão misteriosa chocaria o mundo automobilistico... A última equipe a estrear em Jacarepagua, seria a Minardi uma das mais simpáticas e queridas equipes que passaram pela F-1. Seus motores seria os aspirados da Ford, mas apenas em duas provas, onde seu piloto, Pierluigi Martini sofreu.
Infelizmente, Brabham e Renault perderam rendimento, e não disputariam corridas na temporada. Logo depois a disputa começaria a esquentar, no Brasil, Arrows, Alfa e Ligier disputariam pelo 3º pelotão, mas mais tarde viriam a Tyrrell chegar perto. A RAM tinha um piloto que fazia a diferença em cima da Spirit, Osella e Minardi, Manfred Winkelhock.
Na largada, as duas Williams largam bem, e disputam pela primeira colocação junto á Michele Alboreto, que leva um toque de Mansell que sai da pista, mas conseguindo voltar, com problemas que o tirariam na 8º volta. O líder era Rosberg, que era seguido por Alboreto e Senna. Quem vinha lá de trás era Prost e Lauda, que ganhavam posições uma á uma.
O turbo do motor Honda não passou das 10 voltas, e a prova acabou para a Williams. Alboreto não segurou por muito tempo Alain Prost, que tomou a ponta, enquanto isso, Niki Lauda também ia ganhando posições, se aproximando de Michele, que ficou feliz ao perceber que a prova havia acabado para o austríaco, que tinha problemas no sistema de combustível. Até esse ponto, de Cesaris já tinha batido e dois pilotos haviam estourados os pneus, Patrese (que abandonou) e Arnoux.
A prova continuaria a mesma, sem mudanças e sem surpresas, e Alain Prost venceria sua 3º em Jacarepaguá, uma prova que foi um pouco ofuscada pelo o estado de saúde de Tancredo Neves, o novo presidente do Brasil, que estava passando por maus bocados que o levariam a morte... Alboreto e de Angelis fecharam o pódio, e Arnoux, Tambay e Laffite fechariam os pontos.
- Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 1:41:26.115 - 9pts
- Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - +3.259 - 6pts
- Elio de Angelis - Lotus Renault - +1 Volta - 4pts
- René Arnoux - Scuderia Ferrari - +2 Voltas - 3pts
- Patrick Tambay - Renault - +2 Voltas - 2pts
- Jacques Laffite - Ligier Renault - +2 Voltas - 1pt
- Stefan Johansson - Tyrrell Ford - +3 Voltas
- Martin Brundle - Tyrrell Ford - +3 Voltas
- Philippe Alliot - RAM Hart - +3 Voltas
- Derek Warwick - Renault - +4 Voltas
- Thierry Boutsen - Arrows BMW - +4 Voltas
- Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - +4 Voltas
- Manfred Winkelhock - RAM Hart - +4 Voltas
- Gerhard Berger - Arrows BMW - Suspensão - OUT
- Ayrton Senna - Lotus Renault - Elétrico - OUT
- Eddie Cheever - Alfa Romeo - Motor - OUT
- Pierluigi Martini - Minardi Ford - Motor - OUT
- Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - Alimentação - OUT
- Andrea de Cesaris - Ligier Renault - Acidente - OUT
- Riccardo Patrese - Alfa Romeo - Estouro - OUT
- Keke Rosberg - Williams Honda - Turbo - OUT
- François Hesnault - Brabham BMW - Acidente - OUT
- Nigel Mansell - Williams Honda - Escapamento - OUT
- Mauro Baldi - Spirit Hart - Turbo - OUT
- Nelson Piquet - Brabham BMW - Transmissão - OUT
Esses foram os pilotos que estavam inscritos para a corrida
Volta Mais Rápida: Alain Prost - 01:36.702
Curiosidades:
- 405º GP
- 17º Vitória de Alain Prost
- 2º e Última Pole de Michele Alboreto
- 43º Vitória da McLaren
- 13º Vitória da TAG-Porsche Como Construtor de Motor
- 50º GP da BMW Como Construtor de Motor
- 250º GP da Ford Cosworth Como Construtor de Motor
- Última Corrida de René Arnoux na Ferrari
- Última Corrida de Stefan Johansson na Tyrrell
- Primeira Corrida de Ayrton Senna na Lotus
- MELHOR PILOTO: René Arnoux
- SORTUDO: Michele Alboreto
- AZARADO: Williams
- SURPRESA: N/H
Arnoux foi o melhor piloto disparado, furou o pneus, ficou longe da zona de pontuação, mas mesmo assim conseguiu fazer um retorno magnifico, terminando em 4º. Alboreto teve sorte de não ter quebrado a suspensão no acidente com Mansell, que ao lado de Rosberg foi o azarado da prova, já que a Williams prometia para esse começo de temporada
Campeonato de Pilotos:
- Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 9pts
- Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 6pts
- Elio de Angelis - Lotus Renault - 4pts
- René Arnoux - Scuderia Ferrari - 3pts
- Patrick Tambay - Renault - 2pts
Campeonato de Construtores:
- McLaren TAG-Porsche - 9pts
- Scuderia Ferrari - 9pts
- Lotus Renault - 4pts
- Renault - 2pts
- Ligier Renault - 1pt
Espero que Deus me abençoe nesse ano, na qual contarei a temporada de 1984 e 1985 para vocês, e que Ele continue me abençoando em todos os outros dias da minha vida...
Imagens tiradas do Google Imagens e GPExpert' s
Muito bom!
ResponderExcluirMUITO LEGAL
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