segunda-feira, 6 de abril de 2015

Piloto Memorável 30# - Mark Blundell



8 de abril de 1966, Barnet, Reino Unido, nascia Mark Blundell, piloto que era considerado uma promessa britânica, mas quando "chegou lá", acabou tando azar de estar em uma equipe de ponta na hora errada. Aos 14 anos, Mark começou a correr, mas não em carros, e sim nas motos. Aos poucos, foi se tornando um dos melhores pilotos de motocross da Grã-Bretanha.

Aos 17, Blundell trocou as motos pelos carros, e novamente teve um sucesso rápido, sendo vice-campeão do Campeonato Britânico Junior de Fórmula Ford. A cada ano que passava, o britânico ia aumentando sua reputação, e chegava mais perto da F-1, mas antes de dar seu maior passo na carreira, ele passou pelos carros de Turismo, fazendo bela carreira, e disputando os seus campeonato até mesmo na época em que esteve na F-1.

Já era piloto de testes da Williams quando estreou definitivamente na F-1, pela fraquíssima Brabham em 1991. O carro penava para terminar algum corrida com os "potentes", "confiáveis", "monstruosos" motores Yamaha. Apenas em Imola, o britânico viu a bandeira quadriculada pela primeira vez, depois de dois abandonos por causa de uma rodada e problemas no motor.


O 8º lugar conquistado em San Marino parecia que seria seu melhor resultado no ano inteiro. Ano em que ele sofreria com problemas, abandonando 9 provas e não se classificando para duas. Na Alemanha e na Itália, conquistou dois 12º lugares, isso mostrava que aquele 8º posto já era ótimo, mas no meio dessas provas, houve a corrida de Spa, e largando da 13º colocação, Mark Blundell pontuou com o 6º lugar. Seu primeiro ponto na Brabham já era tido como uma das suas maiores conquistas.

Sofrendo de sérios problemas financeiros, a Brabham demitiu o britânico, que teve azar em não achar nenhuma equipe, mas nesse ano de 1992, ele aproveitou para melhorar mais ainda, graças as provas de Turismo, que eram disputadas por ele. Na temporada de 1992 a Ligier, precisava de alguém talentoso para substituir Boutsen, e por isso "recuperou" Blundell, que começou com tudo. Na confusa prova da África do Sul, Mark, que veio da 8º colocação, terminou no pódio, seu primeiro na categoria.

No Brasil, Blundell pontuou novamente, com o 5º lugar. Mesmo com um carro melhor, Mark sofreu com abandonos, que aconteceram em 7 provas da temporada, que tinha uma bela disputa entre Senna, Prost, Hill e Schummy... O piloto da Ligier vinha com maus resultados, sem muito brilho, e sofria com a chance de não ter equipe para correr em 1994. Depois das duas primeiras corridas da temporada, Mark abandonou mais 5, e em apenas uma terminou.


Depois de ter batido na trave em Silverstone, Blundell chegava bem para a corrida em Hockenheimring, já que largava em 5º, e graças á rodada de Senna, o britânico logo assumiu a terceira colocação. Sua disputa com Berger seria uma das melhores da temporada, com direito a jogada de carro em cima de um deles, mas quem se deu bem foi o britânico que terminou no pódio mais uma vez.

Blundell ainda tentou pontuar novamente na temporada de 1993, mas o carro impossibilitava isso... Assinou contrato com a Tyrrell, que teria motores... Yamaha, no ano de 1994. O V10 da marca japonesa era melhor do que o antigo V12, mas nada comparado com um motor Honda, Mercedes, Ferrari ou Renault. Abandonou 3 das 4 primeiras provas, e na Catalunya surpreende, e dá a Tyrrell seu último pódio.

Vindo da 11º colocação, o britânico fez uma grande prova, e superou até mesmo Jean Alesi na Ferrari. Sua carreira ainda não havia despontado na F-1, mas isso não demoraria muito. Depois de passar pela Williams como piloto de testes, virou o piloto da McLaren, e já estava na equipe de Woking á meses, e por isso poderia até estrear na equipe em 1995.


Voltando para a temporada de 1994, Blundell ainda sofreria muito, mesmo conquistando outros 4 pontos, com o 5º posto na Hungria e na Bélgica. Nas últimas 5 provas, abandonou 4 vezes, e viu a chance de estrear na McLaren em 1995 escapar para Nigel Mansell... O Leão venceu a última corrida da temporada de 1994, mas não faria nada de bom em 1995 correndo pela McLaren...

Logo no GP Brasil, primeira prova do campeonato, Nigel não correu por não caber no carro, com isso Blundell estreou na equipe, uma estreia respeitável, com o 6º lugar no final da prova. Na Argentina abandonou, e lá deveria ser sua última prova, mas o mau desempenho do Leão, fez com que Blundell voltasse, com mais vontade ainda.


Logo no principado de Mônaco, Mark conquistou um 5º lugar, e parecia que sua carreira começaria a despontar, mas ele estava enganado... Com um carro não tão bom, faria uma bela temporada, disputando com Häkkinen, mas sofrendo com problemas, o que provavelmente o atrapalhou para fazer uma renovação para 1996...

Ainda em 1995, pontuaria na Grã-Bretanha (5º), Bélgica (5º), Itália (4º) e Austrália (4º). Em seu melhor ano, Blundell terminou em 10º com 13 pontos, quantidade que o tirou da equipe em 1996, sendo substituido por Coulthard. Mesmo assim, o britânico ainda não estaria sem emprego, já que ainda disputava provas de Turismo, e a partir de 96 começaria á correr na CART.

Com isso, a carreira do britânico acabava na F-1, mas simplesmente começava na CART. Antes de falarmos um pouco de sua carreira em terras norte americanas, vamos falar sobre suas participações na 24 Horas de Le Mans. Ele se tornou o piloto mais jovem á fazer pole na prova, e já venceu, no ano de 1992, pilotando um Peugeot ao lado de Derek Warwick e Yannick Dalmas.


Sofreu um grave acidente logo na sua segunda prova na CART. Seu melhor ano foi o de 1997, onde venceu 3 vezes e terminou em 6º. De resto... só correu até 2000, e se aposentou, sem mostrar o mesmo brilho que teve nas categorias de base...

Minha Opinião: Não era piloto para ser campeão, mas era habilidoso, podemos até compara-lo com algum piloto que vem muito bem nas categorias de base, mas quando chega na F-1, não faz nada de bom, e acaba sendo demitido... Eu nunca achei ele um pilotaço, mas havia certos dias em que ele ficava inspirado e surpreendia á todos, como na Alemanha em 1993 ou na Espanha em 1994...
NOTA: 7,1

Peço perdão sobre o post "fraco", mas havia pouco tempo para eu escrever, a ponto de temer não der tempo...

Imagens tiradas do Google Imagens

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