A Toleman mais uma vez não corrida, por não ter marca de pneus, enquanto a Tyrrell perdia Stefan Johansson, que ia para a Ferrari, substituir René Arnoux, que havia sido demitido misteriosamente pela equipe de Maranello. Com isso, Ken Tyrrell procurava por um novo piloto ás vésperas do Grande Prêmio. Sem conseguiu ninguém, o "Tio Ken" implorou para que Bellof retornasse, coisa que o alemão fez.
Lá na frente, Ayrton Senna cravava sua primeira pole position, seguido por Prost que ficou 0.413s atrás dele, por Keke, de Angelis, Alboreto, Warwick, Lauda, de Cesaris, Mansell e Piquet fechando o top ten com uma Brabham desbalanceada. Em sua primeira prova na Ferrari, Johansson largava apenas em 11º, a frente de Tambay e das duas Alfas, que tinha logo atrás a RAM de Manfred, as Arrows de Thierry e Gerhard, da Ligier de Jacques, a Brabham de Hesnault e a RAM de Alliot.
Depois de duas voltas, o primeiro abandono da Zaks acontecia, Palmer tinha problemas com sua suspensão e era obrigado a se retirar. Uma volta depois, Hesnault abandonava mais uma com problemas elétricos. Enquanto isso, Ayrton Senna dava um show de pilotagem, abrindo a cada volta em relação á Elio de Angelis que deveria se preocupar com a aproximação de Alain Prost e Michele Alboreto.
Piquet foi superado por Lauda, e começava a mostrar sinais que para ele a prova já havia acabado, por isso ele começaria a fazer várias e várias paradas, até desistir na volta 28. Martini, que já havia rodado, abandonou na mesma volta que Berger. Nesse mesmo período, Stefan Bellof que vinha fazendo boa prova, tocou com Winkelhock, e danificou sua asa dianteira.
A Tyrrell número 3 abandonaria com problemas de transmissão, deixando apenas Stefan Bellof com integrante da equipe do "Tio Ken" na pista, logo, Boutsen e de Cesaris abandonariam também. Na volta 30, Alain Prost ainda se mantinha atrás do piloto da Lotus, que vinha em uma bela segunda colocação, mas o francês acabaria rodando no meio da reta dos boxes, abandonando...
Stefan estava em 7º e vinha tirando diferença em relação ao campeão, Niki Lauda, que não resistiu a pressão do alemão que passou a ser sexto colocado. Senna logo colocou volta neles, partindo para Tambay aquele que seria o último a tomar volta do brasileiro. Bellof, depois de passar Niki, foi para o ataque de Mansell, que fazia uma ótima prova após largar dos boxes.
Depois de 1 minuto e dois segundos, Alboreto cruzou em segundo lugar, sendo o último a cruzar a linha de chegada, já que Senna passara a todos. Tambay fechou o pódio, por incrível que pareça, mas onde estava de Angelis? O piloto da Lotus havia sido ultrapassado nas últimas voltas, terminando em 4º, a frente de Mansell e Bellof.
RESULTADOS:
- Ayrton Senna - Lotus Renault - 2:00:28.006 - 9pts
- Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - +1:02.978 - 6pts
- Patrick Tambay - Renault Elf - +1 Volta - 4pts
- Elio de Angelis - Lotus Renault - +1 Volta - 3pts
- Nigel Mansell - Williams Honda - +2 Voltas - 2pts
- Stefan Bellof - Tyrrell Ford - +2 Voltas - 1pt
- Derek Warwick - Renault Elf - +2 Voltas
- Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - +5 Voltas
- Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - +6 Voltas
- Manfred Winkelhock - RAM Hart - NC
- Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - Motor - OUT
- Eddie Cheever - Alfa Romeo - Motor - OUT
- Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - Rodada - OUT
- Andrea de Cesaris - Ligier Renault - Pneu - OUT
- Nelson Piquet - Brabham BMW - Pneu - OUT
- Thierry Boutsen - Arrows BMW - Elétrico - OUT
- Martin Brundle - Tyrrell Ford - Transmissão - OUT
- Mauro Baldi - Spirit Hart - Rodada - OUT
- Keke Rosberg - Williams Honda - Rodada - OUT
- Jacques Laffite - Ligier Renault - Pneu - OUT
- Gerhard Berger - Arrows BMW - Rodada - OUT
- Pierluigi Martini - Minardi Ford - Rodada - OUT
- Riccardo Patrese - Alfa Romeo - Rodada - OUT
- Philippe Alliot - RAM Hart - Rodada - OUT
- François Hesnault - Brabham BMW - Elétrico - OUT
- Jonathan Palmer - Zakspeed - Suspensão - OUT
Esses foram os pilotos que participaram da corrida
Volta Mais Rápida: Ayrton Senna - 1:44.121 - Volta 15
Curiosidades:
- 406º GP
- Corrida Prevista Para 69 Voltas, Mas Interrompida Pelo Limite de 2 Horas
- 1º Vitória de Ayrton Senna
- 1º Pole Position de Ayrton Senna
- 10º Pódio de Patrick Tambay
- 73º Vitória da Lotus
- 40º Pódio da Renault Como Construtor de Motor
- 16º Vitória da Renault Como Construtor de Motor
- 1º Ponto Válido de Stefan Bellof
- 1º Corrida da Zakspeed
- 1º Vez Que Nigel Mansell Pontua Com a Williams
- 1º Corrida de Stefan Johansson na Ferrari
- 1º Fim-de-Semana Sem René Arnoux Desde o GP da Itália de 1978
- MELHOR PILOTO: Ayrton Senna / Stefan Bellof
- SORTUDO: Patrick Tambay
- AZARADO: Alain Prost
- SURPRESA: N/H
Ayrton Senna e Stefan Bellof deram outro show embaixo de chuva, e uma chuva maior do que a de Mônaco, Ayrton liderou de ponta a ponta a prova, mostrando toda a sua habilidade sob chuva forte com um carro que não era feito para esse tempo, já Stefan largou entre os últimos, rodou, danificou a asa, dificultando a sua situação na chuva, passou por Lauda, e atacou Mansell, terminando em uma bela 6º colocação. Tambay largou apenas em 12º, fez uma boa prova também, mas teve sorte em ver, Rosberg, Mansell, Prost, de Cesaris e Piquet terem problema. O francês ficou atrás de de Angelis a corrida inteira, e quando foi para a cima mais uma vez, acabou errando e rodando.
Campeonato de Pilotos:
- Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 12pts
- Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 9pts
- Ayrton Senna - Lotus Renault - 9pts
- Elio de Angelis - Lotus Renault - 7pts
- Patrick Tambay - Renault Elf - 6pts
Campeonato de Construtores:
Nenhum comentário:
Postar um comentário