sexta-feira, 1 de maio de 2015

Um Pouco Sobre o 1º de Maio de 1994


Uma imagem tão rara que fez eu colocar no maior tamanho possível para melhor visualização. Ás 13:40 do dia 1/5/94, foi anunciado a morte de Ayrton Senna da Silva, um dos maiores, senão o maior, ídolo brasileiro. Acredito eu, que a morte dele já havia acontecido na pista, como aconteceu com Ratzenberger, que também mexeu várias vezes a cabeça até a chegada dos médicos, que da mesma forma de Ayrton, não tinham o que fazer. Infelizmente, o acidente de Senna foi uma fatalidade, por causa da forma que ele morreu, uma maneira que muito dificilmente acontecerá novamente, e caso aconteça, o capacete fará seu trabalho.


A morte dele fez a F-1 mudar seu olhar, a ponto de exagerar em certas coisas á pró da segurança, e aqui no Brasil... a categoria acabou para muitos, que são aquele tipo de pessoa que só acompanha futebol, e só assiste a F-1 caso houver um brasileiro vencendo ou com chance de título. Para nós, gearheads, o primeiro de maio começou a ser o "Dia Que Ayrton Senna Morreu", e não o "Dia do Trabalhador".

Depois desse dia, a F-1 perdera seu último campeão, e para "suprir" essa necessidade, a Williams contratou Nigel Mansell para fazer algumas provas, de maneira discreta, mas pelo menos participando. E talvez seja certo mesmo dizer, que a F-1 não foi mais a mesma depois daquele dia, mas eu sempre estendo isso para o dia 26 de outubro de 1997, quando o último elo com uma das melhores, ou a melhor, época da F-1 acabou, com a aposentadoria de Berger.


Ayrton é um dos meus pilotos preferidos, mas há um lado negativo quando penso nele, a maneira que muitos o tratam, certo, você pode falar bem dele, que ele era um grande piloto, fantástico e coisas assim, mas já li coisas muito terríveis sobre ele, e no quesito terríveis eu quero dizer exageradas, falando que ele era anjo, que sabia que morreria e se matou... isso para mim é bobeira, tão bobeira quanto falar que Prost é um ladrão, trapaceiro, pois ele não é, ele é na verdade um dos poucos pilotos que combatiam Ayrton de igual para igual, e deve ser respeitado, e também exaltado...

Mas é isso que quero falar hoje, sobre Ayrton Senna, que hoje faz 21 anos de sua morte no fantástico circuito de Imola. Eu quero só adicionar o que eu disse ontem sobre Roland, eu fiz esse post com a música "Show Must Go On" na minha cabeça, lembrando que o show deve continuar, independentemente do que acontecer, e de quem assistir...

Vá com Deus, Ayrton
Imagens tiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário