Vou começar a fazer uma coisa diferente... um TOP 10 ou TOP 5 de alguma coisa relacionado ao automobilismo, primeiro darei minha opinião, depois gostaria de saber a sua, apenas deixe um comentário dos 10 pilotos que você acha serem os piores da história da categoria, para depois eu fazer outro post sobre eles.
10 - Paul Belmondo
Filho de ator, Paul Belmondo estreou na F-1 em 1992, pela March, ao lado de Karl Wendlinger. A temporada não foi lá aquelas coisas, não se classificando para 6 das 11 etapas que disputou e tendo um 9º lugar como melhor resultado. A March o demitiu, mas Paul ainda queria ficar na F-1. Passou um ano fora das pistas e voltou na Pacific em 1994, onde afundou sua carreira e começou a ser conhecido como um dos piores pilotos da história da F-1.
No GP Brasil ele enfrenta problemas no sábado e nem sequer marcar tempo, semanas depois, em Aida, ele toma mais de 7s de Ayrton Senna e quase 1s de seu companheiro, que também não se classificou. No triste fim-de-semana em Imola, ele foi o único piloto que não superou Ratzenberger. Ele ainda teve a sorte de largar nos GPs de Mônaco e da Espanha.
O mais incrível é que em Monte Carlo ele levou mais de 11s do tempo da pole de Schumacher. A temporada continuava acontecendo e o francês continuava tomando uma surra dos outros. Se você achou essa diferença de 11s grande, agora não imagina o tempo que ele tomou da pole de Rubens Barrichello em Spa. Monstruosos 14.566 segundo, um tempo de 2:35.729...
9 - Giovanna Amati
A pior mulher da história da F-1 entrou na F-1 graças á fortuna de sua família e também pela ajuda de Flavio Briatore, porque de talento não tinha nada. Chegou a ser sequestrada em 1978, mas depois se recuperou e voltou a pilotar, passando por categorias como a F-3 italiana e a F-3000. A Brabham estava sofrendo financeiramente já fazia alguns anos, e no inicio da temporada de 1992 a coisa estava pior ainda.
No GP Brasil ela não se classificou após levar quase 11s do pole Nigel Mansell. Na corrida seguinte repetiu o feito de tomar uma diferença tão enorme, dessa vez foram 8.919s, ou seja, quase 9s. Ela nem imaginava, mas o último GP dela seria disputado no México, onde mais uma vez não participou da corrida, após ficar 8.706s atrás de Nigel Mansell.
8 - Chanoch Nissany
Aquela estava sendo a última temporada da Minardi, que já havia deixado sua marca na F-1, com sua história de ser sempre uma equipe de fundo de pelotão. Em 2005 ela ainda queria fazer história, e por quê não contratar um piloto de um país excêntrico na F-1. Buscaram e acharam Chanoch Nissany, de Israel, e fizeram a sua apresentação no próprio país do piloto.
O primeiro treino em que Nissany participaria, seria um Treino Livre em Hungaroring, sua pista preferida. Lá ele acabou sendo 12.9s mais lento do que o carro mais rápido, e ainda rodou e ficou na brita. Aquela seria a única aparição do israelita de 42 anos na categoria, já que a Minardi logo depois o demitiu.
7 - Claudio Langes
Ótima foto para tela de fundo do celular |
Eis um nome que está no livro dos recordes, Langes se tornou o piloto com mais DNPQ em uma única temporada da história da F-1, tudo por causa da EuroBrun de 1990, que o deixou participar de 14 GPs, mas sem nenhuma condição de se classificar. Além do carro não ser bom, o piloto também não era aquelas coisas.
Nos EUA tomou mais de 5s de seu companheiro, o mitológico Roberto Moreno. A surra do brasileiro continuaria nas outras corridas, mas a coisa seria ainda pior vindo dos outros pilotos. No Brasil o italiano tomou mais de 15s de Éric Bernard. Em San Marino, se foi mais 7s e em Mônaco 6s. Parecia que o carro estava começando a evoluir, mas não, Langes ficou 18s atrás de Moreno no Canadá, e mais 14s na prova seguinte.
Na França a diferença caiu para 5.203 segundos, já era uma evolução maior do que a McLaren fazia durante a temporada. Em Silverstone a diferença foi de um pouco mais de 4s, e na Alemanha mais de 5s. As últimas provas se aproximavam e Langes fazia o mesmo, tomava quase sempre 4s dos melhores da pré-qualificação. Na Hungria foram "apenas" 4, na Bélgica 3, na Itália 8, em Portugal 4 e na Espanha 3. Pelo menos essas últimas provas foram melhores do que as primeiras...
6 - Otto Stuppacher
Tem "tantas" imagens dele correndo que achei melhor essa... |
Eis um piloto que você provavelmente jamais ouviu falar. Esse austríaco comprou um chassis da Tyrrell, o 007, para tentar fazer alguma coisa na F-1. Se inscreveu pela equipe ÖASC e participou de 3 fim-de-semanas, sem jamais se classificar. Em Monza ele ficou tenebrosos 13.87s atrás do pole Jacques Laffite, e isso não foi o pior que aconteceu naquele fim-de-semana.
Hunt, Mass e Watson perderam seus tempos por terem uma irregularidade com a gasolina utilizada, com isso, Merzario e Stuppacher estavam classificados para a corrida, mas, por incrível que pareça, o austríaco já não estava na Itália, e sim num avião de volta para casa. Ele acabou tendo um DNS ao invés de DNQ, já que não conseguiu voltar á tempo.
Suas aventuras continuaram em Mosport, no Canadá, quando ele tomou 12s do pole James Hunt por ter olhado muitas vezes para o retrovisor... nos EUA ainda tentaria mais ma vez a qualificação, mas mias uma vez levou 12s de diferença para o pole. Depois disso se retirou da F-1, e jamais foi visto, e nem se sabe por onde ele andou até o dia 13 de agosto de 2001, quando foi encontrado morto em Viena.
5 - Jean-Denis Délétraz
Suiço de Genebra, Jean-Denis fez apenas 3 corridas, na F-1, e mesmo assim ficou marcado por ser um dos pilotos mais lentos da história da categoria. Em 1994, pela Larrouse, tentou a sorte em Adelaide, e pelo menos se classificou, mas com mais de 6s de lentidão para Mansell, e quase 3s para seu companheiro Noda.
Depois disso voltou no fim de 1995, pela Pacific, para se afundar ainda mais na F-1. Em Portugal ele conseguiu ser 12s mais lento do que Coulthard, e 5s mais lento do que as Forti Corse.... O último desastre foi no GP da Europa, depois de marcar 1:29.677 ele ficou 9.115s atrás do pole... Esse foi o último fiasco do piloto suiço na F-1.
4 - Yuji Ide
Ache Ide na imagem |
Japonês de 31 anos, Yuji Ide fez sua estreia no Bahrein em 2006, e sua fama não é de ser tão lento, e sim por ser destruidor. No deserto do Oriente Médio, o japonês marcou um tempo de 1:40.270, quase 10s da pole de Michael Schumacher. Na corrida, o motor estourou na 35º volta. O próximo passo? Malásia, onde ele marcou novamente um tempo na casa de 1:40, tomando quase 7s de Fisichella.
Na Austrália ele mais uma vez é centro das atenções na relação á lentidão, marcando 1:36.164, quase 11s mais lento do que Jenson Button. O mais incrível estava por vim... Imola era o próximo palco da F-1, e mais uma vez Ide tem o último tempo, dessa vez na mesma casa dos 1:20 que os lideres conseguiram. No domingo, mais uma dia de sol, e a promessa de outra disputa entre Schummy e Alonso.
Logo depois da partida, Ide toca em Albers na curva Villeneuve, o holandês capotou várias vezes e parou de cabeça para baixo. O japonês abandonaria a prova na volta 23 com problemas na suspensão. Essa foi a última aventura do japonês na F-1, já que ele perdeu a superlicença logo depois da corrida...
3 - Al Pease
"Devagar e sempre" nem sempre funciona |
É claro que o canadense deveria estar nessa lista. Depois de chamar atenção no automobilismo de seu país, Pease comprou um chassis da Eagle e tentou a sorte no GP caseiro de 1967, só que ele não esperava ser tão lento. Para começo de conversa, ele se classificou em 15º e fez uma prova em uma ritmo tão lento que ficou como não classificado, já que teve que aturar 43 vezes Jack Brabham (o vencedor) colocando volta nele. E ainda por cima ficou atrás de pilotos como Jim Clark e Jackie Stewart que nem sequer fizeram as últimas 20 voltas.
No GP do Canadá de 1968 não conseguiu largar por problemas no motor, mas um ano mais tarde entraria na história da F-1. GP do Canadá de 1969, Al Pease estava a participar de seu 3º Grande Prêmio na categoria, e queria mostrar que era rápido. Nos treinos foi 17º, superando outros 3 pilotos que foram mais lentos do que ele, pelo menos no treino.
Na corrida ele era uma chicane ambulante, indo lá e para cá. O vencedor Jacky Ickx demorou quase 2 horas para fazer as 90 voltas, imagina o tempo que Pease demoraria para terminar a mesma quantidade... Na volta 32 ele tirou Jackie Stewart da corrida, e Ken Tyrrell protestou na direção de prova, que aplicou a bandeira negra pra o canadense, que teve de parar na volta 22 por conta dessa DSQ. Infelizmente, o homem mais lento do mundo, faleceu no dia 4 de maio de 2014...
2 - Enrico Bertaggia
Roberto Moreno, é você? |
O segundo lugar vai para um italiano, que correu a temporada de 1989 pela Coloni e deveria ter corrida a de 1992 pela Andrea Moda. Ele estreou na Bélgica no ano de 1989, substituindo Raphanel, que foi para a Rial. Seu começo já mostrava o quão bom era ele, tomando 25.430s de Stefan Johansson, enquanto para Senna seria mais de 30s.
Na Itália ele melhora, faz 1:31.606 e fica 4.983s atrás de Alliot, mas ainda sendo o último na pré-qualificação. Em Portugal ele não foi o último porque dois pilotos foram DSQ, com isso o 11º tempo ficou com ele, quase 10s atrás de Johansson. Em Jerez ele melhora, fica 3.670s atrás de Larini, mas ainda é o mais lento daqueles que não se classificaram. No Japão ele nem sequer marcou tempo, e na última prova, em Adelaide, foi o último novamente, mais de 5s atrás de Larini.
Ali acabou as aventuras de Bertaggia na F-1... já que em 1992 ele acabou sendo "enganado" pela Andrea Moda, depois de ser contratado e jamais correr. Essa foi a carreira do italiano na F-1.
1 - Taki Inoue
Japão novamente tem um representante nesse TOP 10, agora no melhor (ou pior) lugar possível. Taki Inoue fez uma prova em 1994 e completou toda a temporada de 1995 pela Footwork. Em sua primeira corrida, no Japão pela Simtek, Inoue se classifica em 26º e vê sua corrida acabar na volta 3 depois de rodar na reta dos boxes.
No GP Brasil de 1995 estreia pela Footwork, que teve poucas boas lembranças com o japonês naquela tempo. Para começar ele abandonou os GPs Brasil, Argentina, San Marino, Espanha e Mônaco consecutivamente, com problemas no motor, na transmissão e na caixa de câmbio, sem contar as duas rodadas. No Canadá ele termina em 9º, sua primeira corrida terminada, e semanas depois inicia outra sequência de abandonos nos GPs França, Grã-Bretanha, Alemanha e Hungria.
Depois foi o 12º na Bélgica, 8º na Itália e 15º em Portugal, no GP da Europa ele abandona novamente, o mesmo problema se repete no GP do Pacifico. Em casa termina seu último GP, um 12º posto em Suzuka e na sua última corrida ainda bate e abandona. Tem os dados tem um piloto azarado, que nunca teve sorte e nem equipe para correr na F-1, mas o fatos mostram o porque dele ser o pior piloto da F-1.
Primeiro: Nos treinos para o GP de Mônaco, Taki viu Frentzen no retrovisor, e na tentativa de dar passagem para o alemão, percebe que tem problemas de freio, e por sorte não acerta o guard-rail. A sua Footowork ficou com o motor apagado, com o japonês saiu do carro e já se preparava para voltar aos boxes para fazer o Q2 que se aproximava. Um caminhão-guincho se aproximou para recolher o seu bólido, e o motorista pediu para que ele entrasse nele para ajudar a manobrar.
Rapidamente Inoue entrou no carro, com capacete e sem o cinto. Quando eles já estavam em movimento, um Safety Car se aproximou a atingiu o Footwork, que capotou, o santantônio não resistiu e Inoue chegou a ter uma concussão. Por sorte ele ainda correu no domingo, para mais uma vez abandonar.
Segundo e último: O GP da Hungria de 1995 estava sendo normal para todos, com as Williams, Benettons e Ferraris dominando. Para animar a corrida, Inoue acabou tendo problemas no motor na volta 13, e para "socorre-lo" vieram alguns fiscais para tentar apagar as chamas. O japonês pegou o extintor de incêndio e quando estava voltando para seu carro foi atropelado por uma carro de rua, muito provavelmente uma Brasilia...
Inoue desmaiou, mas não se machucou, mas sua imagem ficou para sempre na história da F-1, por ser o único piloto a ser atropelado em toda sua história. E é esse o meu TOP 10 dos piores pilotos, que foram colocados por serem lentos, azarados, e pelos seus acontecimentos.
Espero que tenham gostado, e se lembre de comentar, e quem sabe a sua opinião apareça aqui nos próximos dias. Obrigado por ler.
Imagens tiradas do Google Imagens
satoro nakajima támbém era bem ruim
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