terça-feira, 12 de maio de 2015

Fórmula E - ePrix Mônaco 2015 - Corrida 7


A 7° prova da história da F-E seria em Monte Carlo, onde fica a pista mais tradicional de toda a Europa. Nos treinos Sebastien Buemi foi o mais rápido, mas os olhares ficaram para a discussão entre Piquet Jr e di Grassi, que alegou que o filho do tricampeão o atrapalhou em uma volta rápida. A pista tinha algumas mudanças em relação ao circuito que recebe á F-1, a principal delas era a falta do túnel e a curva Saint-Devote que depois de sua saída começava uma descida ao invés de subida.

Havia um grande número de penalizações, que mudavam bastante o grid, entre elas a de Loic Duval, Karun Chandhok e Jaime Alguersuari. Em 1950, o GP de Mônaco viu um imenso acidente logo na sua primeira curva, e em 2015 a coisa não muda com a F-E, que fazia a sua primeira prova nas ruas da cidade. Buemi largou bem, enquanto lá atrás vários toques fizeram Alguersuari abandonar, e logo depois da Saint-Devote, Abt bate no guard-rail, Bruno Senna não consegue desviar e levanta voo...


O Safety Car entrou na pista, favorecendo a economia de bateria. Em poucas voltas a corrida recomeçava, com Buemi e di Grassi escapando na ponta, deixando uma briga pela 3º colocação entre d'Ambrosio e Piquet Jr, e logo depois outra disputa interessante, que tinha cerca de 5 carros brigando pela 5º colocação.

Rapidamente, Nelsinho passou pelo belga e foi á caça de seu compatriota, que estava na cola de Buemi sem tentar nada. A prova já estava na metade, a as paradas começavam a acontecer. Lucas di Grassi tentava uma estratégia diferente para tentar passar Buemi, que parou uma volta depois e voltou logo na frente do brasileiro, que quase tocou na traseira do suiço. Agora que se aproximara era Nelson Piquet Jr.


Lucas di Grassi diminuiu seu ritmo para evitar que a bateria acaba antes do fim da prova, com isso uma nova disputa de ascendeu, entre dois brasileiros, que haviam trocado farpas horas antes. Nelsinho tentou por fora no hairpin da chicane, mas acabou não conseguindo passar. Depois disso, o vídeo travou, não no meu player e sim no player da pessoa que gravou. Só retornou no momento exato que Buemi cruza a linha de chegada.

Assim acabou a corrida em Mônaco, com Sebastien Buemi sendo o primeiro piloto a vencer duas vezes na F-E, enquanto Lucas di Grassi mantém a liderança com o segundo posto, enquanto Piquet Jr fechou o pódio. Nos pontos ainda ficaram Bird, d'Ambrosio, Prost, Sarrazin, Speed, Pic e Félix da Costa, que fez uma corrida de recuperação e chegou a disputar o TOP FIVE, mas no final acabou perdendo várias posições.


RESULTADOS:

  1. Sébastien Buemi - e.dams Renault - 48:05.225 - 28pts
  2. Lucas di Grassi - Audi Sport ABT - +2.154s - 18pts
  3. Nelson Piquet Jr - NEXTEV TCR - +4.634s - 15pts
  4. Sam Bird - Virgin Racing - +4.801s - 12pts
  5. Jerome d'Ambrosio - Dragon Racing - +5.881s - 10pts
  6. Nicolas Prost - e.dams Renault - +11.032s - 8pts
  7. Stephane Sarrazin - Venturi - +26.472s - 6pts
  8. Scott Speed - Andretti - +41.138s - 4pts
  9. Charles Pic - NEXTEV TCR - +49.538s - 2pts
  10. Antônio Félix da Costa - Amlin Aguri - +52.658s - 1pt
  11. Nick Heidfeld - Venturi - +52.936s
  12. Jarno Trulli - Trulli - +58.984
  13. Karun Chandhok - Mahindra Racing - +1 Volta
  14. Vitantonio Liuzzi - Trulli - OUT
  15. Jean-Éric Vergne - Andretti - OUT
  16. Salvador Duran - Amlin Aguri - OUT
  17. Loic Duval - Dragon Racing - OUT
  18. Daniel Abt - Audi Sport ABT - OUT
  19. Jaime Alguersuari - Virgin Racing - OUT
  20. Bruno Senna - Mahindra Racing - OUT
Esses foram os pilotos que participaram da corrida

  • MELHOR PILOTO: Sebastien Buemi
  • SORTUDO: Lucas di Grassi
  • AZARADO: Bruno Senna
  • SURPRESA: N/H
Buemi se tornou o primeiro piloto a vencer dois vezes e o primeiro piloto a vencer largando na pole, e além de tudo fez sua parte não deixando ninguém o ultrapassar, mostrando que a disputa na e.dams está viva. di Grassi teve sorte que a pista era Mônaco, porque Piquet Jr estava com muita vontade de passar ele... Bruno Senna poderia fazer uma boa prova, mas tudo acabou na logo depois da Saint-Devote


Campeonato de Pilotos:
  1. Lucas di Grassi - Audi Sport ABT - 93pts
  2. Nelson Piquet Jr - NEXTEV TCR - 89pts
  3. Sébastien Buemi - e.dams Renault - 83pts
  4. Nicolas Prost - e.dams Renault - 77pts
  5. Sam Bird - Virgin Racing - 64pts


Campeonato de Construtores:
  1. e.dams Renault - 160pts
  2. Audi Sport ABT - 115pts
  3. Virgin Racing - 94pts
  4. NEXTEV TCR - 93pts
  5. Andretti Formula E - 82pts
Imagens tiradas do Motorsport.com e Continentalcircus.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário