domingo, 17 de maio de 2015

Minha Opinião: Pacote de Mudanças


Escrevo isso assistindo as 24 Horas de Nürburgring, com belas câmeras onboards, mas em poucos carros. Ontem ainda assisti a prova noturna, uma das coisas mais linda que eu já vi... Agora voltando ao normal, o título do post, minha opinião sobre o pacote de mudanças que vai vim nas próximas temporadas. Como vocês sabem, o Grupo de Estratégia da F-1 já está pensando nessas mudanças já faz um tempinho...

A mudança mais badalada que teve, foi a volta do reabastecimento, coisa que não acontecesse desde 2009. Eu gostei da volta, só que ele é o única que tem um ponto negativo, na minha opinião, que é a segurança. É claro que evoluímos desde o incidente de Jos Verstappen na Alemanha em 1994, mas ainda temo isso, espero que jamais aconteça novamente. De resto poderemos ver carros mais rápidos, por estarem mais leves.


Essa mudança exigirá dos pilotos uma nova forma fisica, já que agora eles deverão sempre estar com o pé embaixo, buscando a melhor volta atrás de melhor volta, caso isso não aconteça você perde a corrida, coisa que ninguém quer. A outra mudança é que agora poderão comprar chassis de equipes grandes, na minha opinião, é uma coisa boa, mas precisa de algumas exigências.

Por exemplo, a Sauber poderá comprar um chassis da Ferrari, mas não pode ser desse ano, e sim do anterior outro do "ante-anterior". Lembram da AGS? Na qual estou escrevendo? Ela fez a primeira temporada na F-1 com um chassis da Renault de 1983. Um lado muitíssimo positivo disso, é que pessoas mais ricas poderão comprar um chassis e inscreve-los para uma corrida, mas tem um problema, você não pode inscrever apenas um carro ou simplesmente inscreve-lo para apenas uma corrida...


Caso tudo isso pudesse, seria muito melhor para F-1, com pessoas cheias de dinheiro, que amam automobilismo, procurando um piloto e comprando um chassis para fazer algumas provas na temporada, para quem sabe correr uma temporada completa no futuro. Não seria uma boa? Vi gente falando que isso espantaria marcas, como por exemplo Audi, porque eles não gostariam de entrar a F-1 para vender seu carro, e sim para vencer.... Mas aí que entra o que eu falei, só comprar o chassis do ano anterior, muito provavelmente o desempenho não seria o mesmo....

Ainda se mantém com apenas 4 unidades motrizes para as próximas temporadas, e isso é muito ruim para marcas como Renault e Honda, que fizeram uma joça de motor, e gostariam de ter mais uma chance. A única marca que votou contra foi a Mercedes, porque é verdade né, se eles estão ganhando não vão querer mudar nada. Isso é ruim para a competição...


Em 2016 as equipes poderão escolher quais jogos de pneus usar em cada fim-de-semana. Não vi nenhum lado negativo disso, o lado bom é que equipes poderão escolher um conjunto de pneus supermacios para um fim-de-semana e andar um pouco no pelotão da frente para atrair patrocinadores, isso será muito bom, e também poderá ter mais competitividade. Por exemplo, a Williams usa os pneus supermacios, enquanto a Mercedes usa os duros, isso poderá possibilitar a disputar por posições lá na frente.

E por último... a ideia de aumentar a potencia dos motores e deixar os carros cerca de 5 á 6s mais rápido. Isso é muito bom, é a melhor ideia que vi, mas em relação aos motores, vejo muitas pessoas falando que tem que tirar esse V6, que tem um ronquinho xoxo, ruim de doer, e é para colocar um V8, V10 ou V12, seja aspirado seja turbo. Nunca vá na onda dessas pessoas, que desconhecem a história da F-1, e ao invés de pesquisar, fica perdendo tempo escrevendo aluma coisa dessa.


O problema é a pressão do turbo, que antigamente era totalmente liberada, e atualmente a pressão é limitado por válvula, mesma coisa que aconteceu em 1987 e 1988, quando o turbo perdeu os 1000cv. Agora eu penso, que frescura, se o povo (público) quer, deixa a pressão liberada, muito provavelmente passaria dos 1000cv, graças a evolução tecnológica. Mas quero deixar claro, que aqueles que dizem: Nossa que época boa de Senna, Piquet, Mansell, Prost..." Ok! Vocês e eu podemos nos lembrar, não tem problema, mas há tem um problema ocasionado por isso, querem ver tudo isso de novo, coisa que é impossível, e agora repito uma frase de um amigo: "Quem vive do passado é museu".

Jamais veremos novamente aquela época, seja bom, seja ruim....

Uma ótima coisa que vejo aqui, é que eles só se encontraram novamente em julho no México, para discutir sobre novas propostas, incluindo a possibilidade de não haver mais o treino de sexta-feira, visando economica...

Imagens tiradas do Google Imagens

2 comentários:

  1. A F1 nos anos 80 não tinha ´so motores V6, os BMW e os Hart eram 4 cilindros em linha, Alfa Romeo V8 Turbo, Ferrari, Honda, Porsche, Motori Moderni (Subaru) eFord GBA eram V6 Turbo, e tinham os Fords DFY e DFZ q eram V8 aspirados

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    1. mas quis dizer a maior parte, eu sei com o Hart e o BMW eram L4, e tinha os Alfas que eram V8. Os Consworth eram V8 também, só que aspirados, então eu não conto

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