terça-feira, 19 de maio de 2015

GP Memorável 44# - Mônaco 1985


O fim-de-semana de Mônaco seria movimentado, com a volta da Toleman, que resolveu seus problemas e iria correr. O mais incrível é que ela conseguiu se ajeitar com a Pirelli, que perdeu o fornecimento para a Spirit, que não existia mais. Mesmo com a perca de Mauro Baldi, a cateogoria recuperava mais um piloto, Teodorico Fabi, que correria no lugar de Stefan Johansson e Eddie Cheever, que arranjaram sua equipes definitivas para a temporada de 1985.

A equipe Toleman também estava em sua última temporada, pelo menos com o nome de seu fundador. A Benetton havia comprado-a na semana anterior, e agora detinha os direitos da equipe, que se tornaria Benetton em 1986. Atualmente a equipe é Lotus, mas não aquela Lotus de Colin Chapman, que, se estivesse vivo, estaria fazendo aniversário hoje.

A guerra pra Tyrrell começara, e dessa vez Bellof não se classificou, e Brundle sim
Ayrton Senna voou com a Lotus, e colocou-a na pole position, 0.086s mais rápido do que Nigel Mansell. Abrindo a segunda fila estava Michele Alboreto, com Eddie Cheever surpreendendo com a Alfa em 4º. Alain Prost era apenas o 5º colocado, ao lado dele estava Thierry Boutsen, que havia subido ao pódio na corrida anterior, na qual Prost havia sido DSQ.

Keke Rosberg aparecia apenas em 7º, com de Cesaris em 8º com a Ligier. A Lotus via seu outro piloto apenas em 9º, logo a frente de Derek Warwick, que tinha uma das piores Renault já feitas. Acabara o TOP TEN, agora viria o resto dos 10 que o grid permitia ter, esses dez sem dúvida estariam felizes em pelo menos estar na corrida. Gerhard Berger era 11º com a segunda Arrows, e ao seu lado estava Riccardo Patrese.

Única prova em que Stefan não se classificou

(poeticsofspeed.com)

Agora temos uma sequência de grandes pilotos, com grandes carros, conseguindo posições medíocres em relação ao possível e ao seu companheiro. Piquet era 13º, Niki Lauda era apenas 14º, Stefan Johasson era o 15º e Jacques Laffite o 16º. Os últimos quatro pilotos classificados eram Patrick Tambay, Martin Brundle, Jonathan Palmer e Teo Fabi. Aqueles que não havia sido classificados tinham uma surpresa...

Brundle era o único carro com motor aspirado a se classificar, e para os motores aspirados, o GP monegasco era um terror, diga-se da edição de 1984, quando Bellof foi o último, e na tentativa de se classificar, Martin sofreu um forte acidente. Stefan Bellof marcou 1:24.326, e ficou na 22º colocação, ficando quase 0.200s atrás de Ghinzani, com motor turbo em uma joça de carro. Pelo menos Bellof teria um tiquinho a se orgulhar, ser mais rápido do que ambas as RAMs de Alliot e Winkelhock, e da Brabham de Hesnault. Mas o mico mesmo ficou para a Minardi, que sofreu terríveis problemas com seu motor, e viu Martini cravar 6:41.307s como volta mais rápida nos treinos...


O domingo de 1985 foi diferente de 1984, com sol ao invés de chuva, 20 pilotos se preparam para fazer a largada. Quem pula bem é Nigel Mansell, que perde a chance de se tornar líder depois de arriscar muito na Saint-Devote. Quem largou bem foi Elio de Angelis, que de 9º se tornou 6º. Lá no fundo (da própria imagem também), Martin Brundle largava bem, e via Stefan Johansson tocar e danificar a suspensão.

Ainda na primeira curva, Patrick Tambay se enrolou com Gerhard Berger, e abandonou a prova, novamente na Saint-Devote. Mansell perderia a segunda colocação na segunda volta, e logo depois despencaria de terceiro para sétimo. Enquanto isso, Michele Alboreto ia ao ataque em cima de Senna, sem dúvida essa seria a disputa que deixaria a corrida mais emocionante, mas seria...

Stefan Johansson protagonizando uma das mais belas imagens da história da F-1

Stefan Johansson havia danificado a suspensão, e tinha ficado para trás, as chances dele voltar eram minimas, e foi o que aconteceu, ele abandonou ao fim da primeira volta. Ayrton Senna ia mantendo a ponta, mas na 13º volta ele acabou vendo seu motor Renault ir para os ares na reta dos boxes. O brasileiro ainda daria mais uma volta inteira até chegar no pit, mas os mecânicos da Lotus não tinham mais o que fazer.

Menos de três voltas depois foi a vez de outro incidente acontecer com um brasileiro, e é claro, agora era Nelson Piquet, que fazia uma corrida de recuperação e tentava passar um de seus ex-companheiros, Riccardo Patrese, que espremeu ele no guard-rail, aí faltou espaço e ambos bateram feio. Acabaram rodando até a Saint-Devote, ainda envolveram Jacques Laffite, que vinha logo atrás, e Teo Fabi, que escapou, enquanto o francês acabou rodando, mas conseguindo voltar.


Logo depois foi a vez de Michele Alboreto passar por alí, e com todo aquele óleo o italiano escapou da pista, e teve que dar ré, voltando atrás de Prost. Lauda também passaria reto alí, mas não teve tempo de dar ré, já que sua McLaren acabou morrendo. Ao mesmo tempo, Teo Fabi estourava seu turbo e abandonava. A corrida estava pegando fogo logo nas primeiras voltas, e isso que eu mau contei sobre a disputa entre Boutsen, de Cesaris e Rosberg.

Agora todos os olhos estavam para a disputa entre Michele Alboreto e Alain Prost. Logo o italiano passou pelo francês, e começava a abrir uma grande vantagem, mas isso acabou poucas voltas depois, quando um furo no pneu destruiu a corrida de Albo, que correu para os boxes, onde os mecânicos ferraristas logo efetuaram a troca pra seu piloto voltar para a corrida em 4º.


Quem subira ao pódio agora era ele, o MITO Andrea de Cesaris, que teria de segurar Alboreto, que colocou pneus macios para ir até o fim da corrida. Logo o italiano via seu compatriota logo atrás, agora começara a batalha pelo pódio, que resultou em uma manobra maluca de Andrea pra cima de Albo, que quase ficou na Mirabeau pelo segundo ano seguido.

A corrida perdeu sua alegria, toda sua emoção, já que apenas 20 carros (que viraram 11) não valiam tanto como 26... Alboreto só fazia volta mais rápida atrás de volta mais rápida, e ia ao ataque em cima de Elio de Angelis. Ainda haveria algumas outras disputas, a mais interessante ente Keke Rosberg e Nigel Mansell, que passou pelo finlandês.


Últimas voltas da prova e a última disputa começava a esquentar, mas sem qualquer tentativa de se defender, Elio de Angelis cede a segunda colocação. Poucas voltas depois Alain Prost cruza a linha de chegada em primeiro, vencendo pela segunda vez consecutiva no Principado. Michele Alboreto mereceu a vitória e terminou em 2º, com Elio em 3º, Andrea em 4º, Derek em 5º e Jacques em 6º.

RESULTADOS:

  1. Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 1:51:58.034 - 9pts
  2. Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - +7.541s - 6pts
  3. Elio de Angelis - Lotus Renault - +1:27.171 - 4pts
  4. Andrea de Cesaris - Ligier Renault - +1 Volta - 3pts
  5. Derek Warwick - Renault Elf - +1 Volta - 2pts
  6. Jacques Laffite - Ligier Renault - +1 Volta - 1pt
  7. Nigel Mansell - Williams Honda - +1 Volta
  8. Keke Rosberg - Williams Honda - +2 Voltas
  9. Thierry Boutsen - Arrows BMW - +2 Voltas
  10. Martin Brundle - Tyrrell Ford - +4 Voltas
  11. Jonathan Palmer - Zakspeed Racing - +4 Voltas
  12. Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - Saída de Pista - OUT
  13. Riccardo Patrese - Alfa Romeo - Colisão - OUT
  14. Nelson Piquet - Brabham BMW - Colisão - OUT
  15. Teodorico Fabi - Toleman Hart - Turbo - OUT
  16. Ayrton Senna - Lotus Renault - Motor - OUT
  17. Eddie Cheever - Alfa Romeo - Alternador - OUT
  18. Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - Acidente - OUT
  19. Gerhard Berger - Arrows BMW - Acidente - OUT
  20. Patrick Tambay - Renault Elf - Acidente - OUT
  21. Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - DNQ
  22. Stefan Bellof - Tyrrell Ford - DNQ
  23. Philippe Alliot - RAM Hart - DNQ
  24. Manfred Winkelhock - RAM Hart - DNQ
  25. François Hesnault - Brabham BMW - DNQ
  26. Pierluigi Martini - Minardi Motori Moderni - DNQ
Esses eram os pilotos inscritos para a corrida
Volta Mais Rápida: Michele Alboreto - 1:22.637 - Volta 60


Curiosidades:
- 408º GP
- 18º Vitória de Alain Prost
- 9º E Último Pódio de Elio de Angelis
- 10º Pódio de Michele Alboreto
- 44º Vitória da McLaren
- 14º Vitória da TAG-Porsche Como Construtora de Motor
- 20º Pódio da TAG-Porsche Como Construtora de Motor


  • MELHOR PILOTO: Michele Alboreto
  • SORTUDO: Alain Prost
  • AZARADO: Michele Alboreto
  • SURPRESA: Derek Warwick
Alboreto deu show nas ruas de Mônaco, e mereceu a vitória. Largou bem, tomou a segunda colocação, e ia atacando Ayrton Senna até o brasileiro ter problemas, depois ele acabou perdendo o controle, caiu pra segundo, voltou á primeira colocação, furou o pneu, voltou atrás do MITO, fez uma grande ultrapassagem em de Cesaris, e foi ao ataque de de Angelis, passando rapidamente o compatriota. Prost teria sorte se terminasse no pódio, mas acabou sendo contemplado com a vitória. A surpresa ficou com Warwick, com um carro muito ruim ficou com a 5º colocação.

poeticsofspeed.com

Campeonato de Pilotos:
  1. Elio de Angelis - Lotus Renault - 20pts
  2. Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 18pts
  3. Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 18pts
  4. Patrick Tambay - Renault Elf - 10pts
  5. Ayrton Senna - Lotus Renault - 9pts
  6. Thierry Boutsen - Arrows BMW - 6pts
  7. Nigel Mansell - Williams Honda - 4pts
  8. Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 3pts
  9. René Arnoux - Scuderia Ferrari - 3pts
  10. Andrea de Cesaris - Ligier Renault - 3pts
  11. Jacques Laffite - Ligier Renault - 2pts
  12. Derek Warwick - Renault Elf - 2pts
  13. Stefan Bellof - Tyrrell Ford - 1pt
  14. Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - 1pt


Campeonato de Construtores:
  1. John Player Special Team Lotus - Lotus Renault - Goodyear - 29pts
  2. Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - Goodyear - 22pts
  3. Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - Goodyear - 21pts
  4. Equipe Renault Elf - Renault - Goodyear - 12pts
  5. Barclay Arrows BMW - Arrows BMW - Goodyear - 6pts
  6. Equipe Ligier - Ligier Renault - Pirelli - 5pts
  7. Canon Williams Honda Team - Williams Honda - Goodyear - 4pts
  8. Tyrrell Racing Organization - Tyrrell Ford - Gooyear - 1pt
Imagens tiradas do Google Imagens - GPExperts.com.br - http://poeticsofspeed.com/

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