Duas semanas se passaram depois do GP de Portugal, e os pilotos estavam agora em Imola, na Itália. Aquele fim-de-semana seria marcante na temporada para a Minardi, que finalmente faria a estreia dos motores Motori Moderni na categoria. Mais uma vez, a Toleman não conseguiu participar do fim-de-semana, os mesmos problemas de pneus ainda estavam assolando a equipe, que já tinha perdido Stefan Johansson, que foi para Tyrrell e depois para a Ferrari.
No sábado, Ayrton Senna conseguiu colocar apenas 0.027s de diferença entre ele e Keke Rosberg, segundo colocado. Elio colocava o outro carro da JPS em 3º, com Alboreto ao seu lado, e logo atrás Thierry Boutsen com uma Arrows que tinha os ótimos motores BMW. Prost era apenas o 6º com a McLaren, logo atrás dele vinha Mansell, Lauda, Piquet e Berger fechando os dez primeiros.
Na frente dele estavam Patrick Tambay, Eddie Cheever, Andrea de Cesaris e Derek Warwick, e logo atrás estavam Jacques Laffite, Jonathan Palmer, Riccardo Patrese, Pierlugi Martini, François Hesnault, Philippe Alliot, Piercarlo Ghinzani e Manfred Winkelhock. Essas três primeiras provas mostravam a deficiência da equipe Renault, apesar de ter dois pilotos bons, o RE60 deixava muito a desejar.
Começava agora a disputa pela liderança, Senna viu seu companheiro se aproximar, enquanto, um pouco atrás estavam Albo e Prost disputando pelo pódio. Ayrton não teve tantas dificuldades com de Angelis que começou a se preocupar com uma antiga preocupação, o combustível, que já havia feito o italiano de vítima no ano anterior. Por causa disso, Alboreto conseguiu passar o compatriota, para o delírio do público em Imola.
Quem havia abandonado era Riccardo Patrese (Motor), Gerhard Berger (Motor), Stefan Bellof (Motor), François Hesnault (Motor), Mauro Baldi (Elétrico), Andrea de Cesaris (Rodada), Pierluigi Martini (Turbo), Jacques Laffite (Turbo), Keke Rosberg (Freios), Philippe Alliot (Motor) e Manfred Winkelhock (Motor). Era uma lista bem grandinha para um prova que tinha nem sequer completado 30 voltas, e tinha grandes possibilidades de ver a maior parte dos carros abandonar por falta de combustível.
O motor TAG-Porsche, ao lado da BMW, eram os que mais tinham potência, mas o da McLaren era o que mais economizava, a ponto de ter uma pequena tela atrás do volante falando o quanto de combustível faltava. Prost foi para cima do brasileiro, e ambos aumentaram o ritmo de maneira consideravelmente alta, aumentando o uso de combustível. Aquela disputa fazia com que Niki Lauda ficasse para trás, mas o austríaco tinha seu objetivo, terminar a prova.
Outro piloto que estava fazendo uma grande corrida era Boutsen, que passou por Lauda e Piquet e estava logo atrás de de Angelis, na 5º colocação. Mais á frente, Stefan chegou em Prost, e passou pelo francês rapidamente, para delirio de todos os italianos, que voltas depois teriam um motivo para gritar de felicidade.
Ainda nas últimas voltas, o francês passou pela Tamburello, onde estava Ayrton Senna, parado, ainda dentro de sua Lotus, desolado. Alain ia quase parando, apenas torce que de Angelis não chegasse, e nem Boutsen. Galvão ainda acreditava que Piquet estava em terceiro, mas o brasileiro parou sua Brabham quando estava em 5º.
Ghinzani não conseguiu se classificar porque deu apenas 46 das 60 voltas. Depois da prova, Alain Prost foi desclassificado, para agonia dos franceses e da equipe McLaren, mas pelo menos os italiano sorriram um pouco, Johansson passou a ser o 6º colocado. Com isso, Elio de Angelis conquistou sua última vitória.
RESULTADOS:
- Elio de Angelis - Lotus Renault - 1:34:35.955 - 9pts
- Thierry Boutsen - Arrows BMW - +1 Volta - 6pts
- Patrick Tambay - Renault Elf - +1 Volta - 4pts
- Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - +1 Volta - 3pts
- Nigel Mansell - Williams Honda - +2 Voltas - 2pts
- Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - Falta de Combustível - 1pt
- Ayrton Senna - Lotus Renault - Falta de Combustível
- Nelson Piquet - Brabham BMW - Falta de Combustível
- Martin Brundle - Tyrrell Ford - Falta de Combustível
- Derek Warwick - Renault Elf - Falta de Combustível
- Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - DSQ
- Eddie Cheever - Alfa Romeo - Motor - OUT
- Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - NC
- Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - Elétrico - OUT
- Manfred Winkelhock - RAM Hart - Motor - OUT
- Philippe Alliot - RAM Hart - Motor - OUT
- Keke Rosberg - Williams Honda - Freios - OUT
- Jacques Laffite - Ligier Renault - Turbo - OUT
- Pierluigi Martini - Minardi Motori Moderni - Turbo - OUT
- Andrea de Cesaris - Ligier Renault - Rodada - OUT
- Mauro Baldi - Spirit Hart - Elétrico - OUT
- François Hesnault - Brabham BMW - Motor - OUT
- Stefan Bellof - Tyrrell Ford - Motor - OUT
- Gerhard Berger - Arrows BMW - Motor - OUT
- Riccardo Patrese - Alfa Romeo - Motor - OUT
- Jonathan Palmer - Zakspeed - DNS
Esses foram os pilotos que estavam inscritos para a corrida
Volta Mais Rápida: Michele Alboreto - 1:30.961 - Volta 29
Curiosidades
- 407º GP
- 2º e Última Vitória de Elio de Angelis
- 1º Pódio de Theirry Boutsen
- 11º e Último Pódio de Patrick Tambay
- 74º Vitória Para a Lotus
- 16º Vitória da Renault Como Construtor de Motor
- 1º Vez Desde o GP da Áustria de 1978, Um Sueco Lidera Uma Corrida na F-1
- MELHOR PILOTO: Stefan Johansson
- SORTUDO: Elio de Angelis
- AZARADO: Ayrton Senna / Stefan Johansson
- SURPRESA: Thierry Boutsen
Johansson fez uma grande prova, sem dúvida o melhor piloto, vindo da 15º colocação para a vitória, quer dizer, pro 6º posto. de Angelis mais uma vez fez uma corrida apagada, mas mesmo assim sempre andou entre os 6 primeiros, e viu a vitória cair no seu colo. Senna liderou quase todas as voltas, mas acabou sem combustível há 3 voltas do fim, sem dúvida ele ficou desolado, da mesma forma do sueco, que fez uma prova incrível e esperava uma recompensa,,, Não sei se pode ser chamado de surpresa, porque já era esperado ver uma grande prova do belga, que mesmo assim apareceu no pódio mesmo empurrando seu A8.
Campeonato de Pilotos:
- Elio de Angelis - Lotus Renault - 16pts
- Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 12pts
- Patrick Tambay - Renault Elf - 10pts
- Ayrton Senna - Lotus Renault - 9pts
- Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 9pts
Campeonato de Construtores:
- Lotus Renault - 25pts
- Scuderia Ferrari - 16pts
- McLaren TAG-Porsche - 12pts
- Renault Elf - 10pts
- Arrows BMW - 6pts
Imagens tiradas do Google Imagens e GPExperts.com.br
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