Passaram duas semanas depois do GP da Espanha, e os pilotos estavam prontos para acelerarem nas ruas de Mônaco, que recebia mais uma vez a categoria. Como todos sabem, os treinos livres são realizados na quinta-feira, e não na sexta. A previsão era de chuva para esse fim-de-semana, começando na quinta e acabando no sábado. Depois de vermos uma Toro Rosso sendo muito rápida nos TLs, a previsão de chuva se estendeu para domingo, e a promessa de uma grande prova começava aí.
O treino teria mais um candidato á pole, Sebastian Vettel havia sido o mais rápido no TL3, e poderia surpreender as Mercedes, que mostraram que não ficariam sem a primeira fila. Logo no Q1 as Manor já ficaram pelo caminho, nada de muito diferente, agora era esperar saber qual era os outros 3 coitados a não se classificar para o Q2. A Williams não tinha um carro bom, e por isso viu Valtteri Bottas ficar apenas em 17º, atrás até mesmo de Felipe Nasr, que viu seu companheiro ser o 18º.
A chuva estava ameaçando começar no inicio do Q3, mas não apareceu, facilitando o decorrer dos fatos. Rosberg já havia errado na Saint-Devote, e sempre que tentava passar por lá estava fritando o pneu, sem dúvida isso o atrapalharia caso quisesse a pole da corrida. Hamilton cravou 1:15.098, quase 0.400s mais rápido do que o companheiro. Fechando o grid estavam Vettel em terceiro, Ricciardo e Kvyat logo atrás, Kimi ao lado de Perez, Sainz Jr, Maldonado, e Max Verstappen, que não ficou feliz com o resultado.
Preste atenção no capacete dele |
Gostaria de relembrar uma coisa que nem todos perceberam. Sebastian Vettel é tão fanático para trocar de seu capacete, que, ao lado da Ferrari, achou uma brecha no regulamento para correr com um outro capacete, pouco gente percebeu, mas me lembrou o Arnoux. O alemão manteve a pintura, mas o formato do capacete, o tipo dele e a composição e os jeitos dos adesivos estavam alá anos 70 e 80, isso mesmo, anos 70 e 80. Um capacete totalmente redondo, com uma pintura simples. Na minha opinião ficou bonito, parece que não mudou, mas que percebe nos onboards acha bonito
Para a tristeza dos fãs, a manhã e o dia inteiro foram com sol em Mônaco, e as expectativas de uma boa corrida diminuíram de imediato. Logo no grid vimos uma diferença, cadê as grid girls? Aff, agora tem grid boys? Por favor, agora começaram a inventar isso, está destruindo a tradição. não que eu seja machista. Hamilton largou bem e se manteve na ponta, mas quem largou melhor ainda foi Kvyat, que passou por Ricciardo e foi surpreendido pela mudança brusca de direção por Sebastian Vettel, e quase vimos uma confusão na primeira curva...
Confusão na frente eu quis dizer, porque Felipe Massa conseguiu tocar em Hülkenberg na saída da Saint-Devote, e acabou destruindo sua corrida ali. Metros depois o alemão acabou sendo tocado por Fernando Alonso, e acabou no muro, mas rapidamente deu ré e voltou para a corrida sem o bico. Lá na frente Hamilton era o líder, Rosberg segundo, Seb era o terceiro, Kvyat o 4º e Ricciardo o 5º.
Mito Merhi mostrando que a aerodinâmica da Manor é melhor do que da Williams |
Enquanto isso a corrida prosseguia, com duas surpresas, as McLaren de Alonso e Button nos pontos. As paradas já haviam começado, e os retardatários estavam á aparecer, com Hamilton se livrando rapidamente e Rosberg lentamente. Hülkenberg e Sainz Jr estavam por ali, recuperando posições depois de terem ficado para trás na largada, mas Massa... o brasileiro sofreria para passar o Mito Stevens e o Mito Merhi.
Maldonado agora entra no Clube dos Mitos... |
Max Verstappen ia á caça em cima de Grosjean, e já havia tocado em Maldonado e tivera que parar para trocar o bico. O holandês voava na pista, e fez uma estratégia muito inteligente, á ponto de eu pensar que ele queria até passar por Vettel, mas isso era apenas tática. Enquanto o alemão passava pelos retardatário, Max passava pilotos como Bottas, de uma forma fantástica, mostrando que é digno de um futuro grande piloto.
O francês errou o ponto de freada ou freou forte demais, impossibilitando que Verstappen passasse por ele. A batida foi violenta, mas seria mais violenta ainda o impacto na barreira, por sorte Jos não enfrentou o mesmo problema que seu pai enfrentou 19 anos atrás, quando ele se deparou com uma barreira de pneus "mixuruca" logo na primeira volta.
A pancada foi forte, especialmente para as pernas, mas o garoto se levantou e falou que estava bem, isso é ótimo para quem é fã dele, como eu. Agora o VSC foi ativado, e Hamilton e a Mercedes acharam melhor ir para os boxes, estratégia errada, e no exato momento em que ele saia o SC foi acionado. Quem era líder agora era Rosberg, que tinha Vettel logo atrás, o alemão da Ferrari reclamou que Hamilton passou ele depois da saída dos boxes, coisa que não podia, já que ele voltou atrás do ferrarista.
De uma hora pra outra a corrida ficou emocionante, á ponto de, sim, eu compara-la com a edição de 1992, que teve uma corrida chata até suas voltas finais, e de uma hora para outra Mansell estava atrás de Ayrton Senna. Agora a espera era para a relargada, e podíamos estar vendo um reprise do final da edição de 1992, mas com 3 carros.
A corrida se iniciou, e Hamilton foi logo para cima, da mesma forma de Kimi Räikkönen, que continuava a atacar Kvyat, que foi resistente. Ricciardo havia parado, e por isso passou pelo finlandês, que ficou furioso com a forma que isso aconteceu, com o australiano quase destruindo a sua corrida. A Red Bull inventou mais uma de suas ordens de equipe, e mandaram Kvyat deixar seu companheiro passar, para ele brigar pelo pódio.
Agora a edição de 1992 ficava no chinelo, com 4 carros na briga, mas eu estava enganado, Rosberg já escapava na frente, com a disputa ficando apenas entre a Ferrari de Vettel, a Mercedes de Lewis e a Red Bull de Ricciardo, que se aproximou do britânico, a ponto dele se preocupar mais com o australiano do que com Vettel.
Agora cadê o Ricciardo? Que coisa gentio que ele e a Red Bull fizeram, deixaram Daniil ser 4º, seu melhor resultado na categoria. Button fez um milagres com a McLaren que está melhorando, a ponto de começar a dar medo nas equipes grandes para o fim desse ano. Perez fez uma corrida melhor ainda, conseguindo um 7º posto com a Force India. E não poderia esquecer de outro 9º lugar de Nasr...
E ainda tivemos que ver Hamilton daquele jeito no pódio e no caminho até ele, eu sei que é feio, mas gostei, mostra que a rivalidade está aí, não há o que reclamar para as pessoas que dizem que F-1 não tem mais rivalidade com antes. Ele fez birra para entrar no túnel e para sair do carro, mas isso mostra a insatisfação de um grande piloto em perder um corrida que era sua, eu disse que essa corrida era dele, porque caso Rosberg já tivesse liderado e ele não, Lewis não teria um verdadeiro grande motivo para estar insatisfeito...
- Nico Rosberg - Mercedes AMG - 1:49:18.420 - 25pts
- Sebastian Vettel - Scuderia Ferrari - +4.486s - 18pts
- Lewis Hamilton - Mercedes AMG - +6.053s - 15pts
- Daniil Kvyat - Red Bull Racing Renault - +11.695s - 12pts
- Daniel Ricciardo - Red Bull Racing Renault - +13.608s - 10pts
- Kimi Räikkönen - Scuderia Ferrari - +14.345s - 8pts
- Sergio Pérez - Force India Mercedes - +15.013s - 6pts
- Jenson Button - McLaren Honda - +16.063s - 4pts
- Felipe Nasr - Sauber Ferrari - +23.626s - 2pts
- Carlos Sainz Jr - Scuderia Toro Rosso Renault - +25.056s - 1pt
- Nico Hülkenberg - Force India Mercedes - +26.232s
- Romain Grosjean - Lotus Mercedes - +28.415s
- Marcus Ericsson - Sauber Ferrari - +31.159s
- Valtteri Bottas - Williams Mercedes - +41.789s
- Felipe Massa - Williams Mercedes - +1 Volta
- Roberto Merhi - Manor Ferrari - +2 Voltas
- Will Stevens - Manor Ferrari - +2 Voltas
- Max Verstappen - Scuderia Toro Rosso Renault - Acidente
- Fernando Alonso - McLaren Honda - Câmbio
- Pastor Maldonado - Lotus Mercedes - Freios
Esses foram os pilotos que participaram da corrida
Volta Mais Rápida: Daniel Ricciardo - 1:18.063 - Volta 74
Curiosidades:
- 922º GP
- 10º Vitória de Nico Rosberg
- 34º Vitória da Mercedes
- 120º Vitória do Motor Mercedes
- 41º Pole da Mercedes
- 32º Pódio de Nico Rosberg
- 76º Pódio de Lewis Hamilton
- 71º Pódio de Sebastian Vettel
- MELHOR PILOTO: Max Verstappen
- SORTUDO: Nico Rosberg / Sebastian Vettel
- AZARADO: Lewis Hamilton
- SURPRESA: Sergio Pérez
- Prêmio Bônus - FEITO ESQUECIDO: Jenson Button
Verstappen deu um show em Mônaco, mostrou ser inteligente na hora de negociar as ultrapassagens, mas também mostrou que não tem frieza, mas não é nada que o tempo não resolva. Nico e Seb receberam de bandeja os dois primeiros lugares, depois do erro de estratégia de Hamilton, que não deve brigar apenas com a Mercedes, e sim com a falta de sorte que ele teve. Pérez não foi escolhido como o melhor piloto porque nem apareceu na transmissão ,mesmo assim fez muito e conquistou belos pontos para a Force India. Pelo menos para nós brasileiros, a repercussão do acidente de Max e Romain e a transmissão da Globo foram mais repercutidos do que os pontos de Button, que está sendo batalhador e mereceu esse 8º posto desde o inicio da temporada. Parabéns Jenson!
Campeonato de Pilotos:
- Lewis Hamilton - Mercedes AMG - 126pts
- Nico Rosberg - Mercedes AMG - 116pts
- Sebastian Vettel - Scuderia Ferrari - 98pts
- Kimi Räikkönen - Scuderia Ferrari - 60pts
- Valtteri Bottas - Williams Mercedes - 42pts
- Felipe Massa - Williams Mercedes - 39pts
- Daniel Ricciardo - Red Bull Racing Renault - 35pts
- Daniil Kvyat - Red Bull Racing Renault - 17pts
- Felipe Nasr - Sauber Ferrari - 16pts
- Romain Grosjean - Lotus Mercedes - 16pts
- Sergio Pérez - Force India Mercedes - 11pts
- Carlos Sainz Jr - Scuderia Toro Rosso Renault - 9pts
- Nico Hülkenberg - Force India Mercedes - 6pts
- Max Verstappen - Scuderia Toro Rosso - 6pts
- Marcus Ericsson - Sauber Ferrari - 5pts
- Jenson Button - McLaren Honda - 4pts
- Fernando Alonso - McLaren Honda - 0pts
- Roberto Merhi - Manor Ferrari - 0pts
- Will Stevens - Manor Ferrari - 0pts
- Pastor Maldonado - Lotus Mercedes - 0pts
- Kevin Magnussen - McLaren Honda - 0pts
Campeonato de Construtores:
- Mercedes AMG Petronas F1 Team - Mercedes - F1 W06 Hybrid - 242pts
- Scuderia Ferrari - Ferrari - SF15-T - 158pts
- Williams Martini Racing - Williams Mercedes - FW37 - 81pts
- Infiniti Red Bull Racing - Red Bull Renault - RB11 - 52pts
- Sauber F1 Team - Sauber Ferrari - C34 - 21pts
- Sahara Force India F1 Team - Force India Mercedes - VJM08 - 17pts
- Lotus F1 Team - Lotus Mercedes - E23 Hybrid - 16pts
- Scuderia Toro Rosso - Toro Rosso Renault - STR10 - 15pts
- McLaren Honda - McLaren Honda - MP4-30 - 4pts
- Manor Marussia F1 Team - MR03 - 0pts
São tantas boas imagens, que deixo aí uma pequena galeria:
Agora tchau Mônaco, e olá Montreal |
Imagens tiradas do GPUpdate.net - Motorsport.com - Continentalcircus.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário