segunda-feira, 25 de maio de 2015

Fórmula 1 - Mônaco 2015 - Corrida 6


Passaram duas semanas depois do GP da Espanha, e os pilotos estavam prontos para acelerarem nas ruas de Mônaco, que recebia mais uma vez a categoria. Como todos sabem, os treinos livres são realizados na quinta-feira, e não na sexta. A previsão era de chuva para esse fim-de-semana, começando na quinta e acabando no sábado. Depois de vermos uma Toro Rosso sendo muito rápida nos TLs, a previsão de chuva se estendeu para domingo, e a promessa de uma grande prova começava aí.

O treino teria mais um candidato á pole, Sebastian Vettel havia sido o mais rápido no TL3, e poderia surpreender as Mercedes, que mostraram que não ficariam sem a primeira fila. Logo no Q1 as Manor já ficaram pelo caminho, nada de muito diferente, agora era esperar saber qual era os outros 3 coitados a não se classificar para o Q2. A Williams não tinha um carro bom, e por isso viu Valtteri Bottas ficar apenas em 17º, atrás até mesmo de Felipe Nasr, que viu seu companheiro ser o 18º.


Agora o Q2 começava, e as expectativas eram ver Massa e as McLaren fora, e foi o que aconteceu. Alonso teve problemas e ficou com o seu primeiro tempo, que não foi lá aquelas coisas. Massa foi 14º, com Hülkenberg, Button e Grosjean á sua frente. Agora começavam os preparativos para o Q3, que tinha uma surpresa, Sergio Perez deu um belo show nos treinos e e teria a chance de brigar pela pole, teoricamente falando.

A chuva estava ameaçando começar no inicio do Q3, mas não apareceu, facilitando o decorrer dos fatos. Rosberg já havia errado na Saint-Devote, e sempre que tentava passar por lá estava fritando o pneu, sem dúvida isso o atrapalharia caso quisesse a pole da corrida. Hamilton cravou 1:15.098, quase 0.400s mais rápido do que o companheiro. Fechando o grid estavam Vettel em terceiro, Ricciardo e Kvyat logo atrás, Kimi ao lado de Perez, Sainz Jr, Maldonado, e Max Verstappen, que não ficou feliz com o resultado.

Preste atenção no capacete dele

Depois do treino veio o anuncio da punição de Carlos Sainz Jr, que deveria largar dos boxes, com isso Nasr largaria em 15º e Massa em 13º. E já se sabia que Grosjean também iria pagar uma punição de 5 posições, por isso Button, Massa, Hulkenberg, Alonso e Nasr ganharam mais uma posição. Agora todos esperava um domingo com chuva, para que a corrida viesse com muito mais emoção, porque todos devem saber que GP de Mônaco sem chuva não é aquela coisa.

Gostaria de relembrar uma coisa que nem todos perceberam. Sebastian Vettel é tão fanático para trocar de seu capacete, que, ao lado da Ferrari, achou uma brecha no regulamento para correr com um outro capacete, pouco gente percebeu, mas me lembrou o Arnoux. O alemão manteve a pintura, mas o formato do capacete, o tipo dele e a composição e os jeitos dos adesivos estavam alá anos 70 e 80, isso mesmo, anos 70 e 80. Um capacete totalmente redondo, com uma pintura simples. Na minha opinião ficou bonito, parece que não mudou, mas que percebe nos onboards acha bonito


Para a tristeza dos fãs, a manhã e o dia inteiro foram com sol em Mônaco, e as expectativas de uma boa corrida diminuíram de imediato. Logo no grid vimos uma diferença, cadê as grid girls? Aff, agora tem grid boys? Por favor, agora começaram a inventar isso, está destruindo a tradição. não que eu seja machista. Hamilton largou bem e se manteve na ponta, mas quem largou melhor ainda foi Kvyat, que passou por Ricciardo e foi surpreendido pela mudança brusca de direção por Sebastian Vettel, e quase vimos uma confusão na primeira curva...

Confusão na frente eu quis dizer, porque Felipe Massa conseguiu tocar em Hülkenberg na saída da Saint-Devote, e acabou destruindo sua corrida ali. Metros depois o alemão acabou sendo tocado por Fernando Alonso, e acabou no muro, mas rapidamente deu ré e voltou para a corrida sem o bico. Lá na frente Hamilton era o líder, Rosberg segundo, Seb era o terceiro, Kvyat o 4º e Ricciardo o 5º.

Mito Merhi mostrando que a aerodinâmica da Manor é melhor do que da Williams

Agora o britânico começaria a abrir uma enorme diferença para Nico Rosberg, deixando a corrida mais chata ainda. Max Verstappen estava disputando com Maldonado pela 8º colocação, a ponto de quase tocar nas saídas das curvas, e foi o que aconteceu na chicane no final do túnel, o holandês tocou e o MITO Maldo teve que abandonar novamente, mas não por causa do toque, e sim por problemas nos freios. Já tá parecendo o Andrea, que tinha a fama de seus acidentes, mas estava abandonando mais por causa dos acidentes do que por causa dos erros.

Enquanto isso a corrida prosseguia, com duas surpresas, as McLaren de Alonso e Button nos pontos. As paradas já haviam começado, e os retardatários estavam á aparecer, com Hamilton se livrando rapidamente e Rosberg lentamente. Hülkenberg e Sainz Jr estavam por ali, recuperando posições depois de terem ficado para trás na largada, mas Massa... o brasileiro sofreria para passar o Mito Stevens e o Mito Merhi.

Maldonado agora entra no Clube dos Mitos...

A diferença era grande, entre Hamilton e Rosberg, e mesmo com as paradas ela continuaria o mesmo. Fernando Alonso teve problemas no câmbio e abandonou na volta 41, ficando mais uma vez sem pontos. Nasr agora estava numa ótima posição pontuável, mas ele não seria a estrela da corrida, e sim o menino de 17 anos que é comparado com Schumacher e Senna.

Max Verstappen ia á caça em cima de Grosjean, e já havia tocado em Maldonado e tivera que parar para trocar o bico. O holandês voava na pista, e fez uma estratégia muito inteligente, á ponto de eu pensar que ele queria até passar por Vettel, mas isso era apenas tática. Enquanto o alemão passava pelos retardatário, Max passava pilotos como Bottas, de uma forma fantástica, mostrando que é digno de um futuro grande piloto.


Ele já estava colado em Grosjean quando Vettel deixou o francês para trás, agora era só esperar para o holandês passar pelo piloto da Lotus, que foi brilhantemente inteligente, mostrando que deve ser um piloto de equipe grande no futuro. Agora a disputa da corrida estava ali, entre Max e Romain, que entraram juntos em mais uma volta, e quando foram contornar a Saint-Devote...

O francês errou o ponto de freada ou freou forte demais, impossibilitando que Verstappen passasse por ele. A batida foi violenta, mas seria mais violenta ainda o impacto na barreira, por sorte Jos não enfrentou o mesmo problema que seu pai enfrentou 19 anos atrás, quando ele se deparou com uma barreira de pneus "mixuruca" logo na primeira volta.


A pancada foi forte, especialmente para as pernas, mas o garoto se levantou e falou que estava bem, isso é ótimo para quem é fã dele, como eu. Agora o VSC foi ativado, e Hamilton e a Mercedes acharam melhor ir para os boxes, estratégia errada, e no exato momento em que ele saia o SC foi acionado. Quem era líder agora era Rosberg, que tinha Vettel logo atrás, o alemão da Ferrari reclamou que Hamilton passou ele depois da saída dos boxes, coisa que não podia, já que ele voltou atrás do ferrarista.

De uma hora pra outra a corrida ficou emocionante, á ponto de, sim, eu compara-la com a edição de 1992, que teve uma corrida chata até suas voltas finais, e de uma hora para outra Mansell estava atrás de Ayrton Senna. Agora a espera era para a relargada, e podíamos estar vendo um reprise do final da edição de 1992, mas com 3 carros.


A corrida se iniciou, e Hamilton foi logo para cima, da mesma forma de Kimi Räikkönen, que continuava a atacar Kvyat, que foi resistente. Ricciardo havia parado, e por isso passou pelo finlandês, que ficou furioso com a forma que isso aconteceu, com o australiano quase destruindo a sua corrida. A Red Bull inventou mais uma de suas ordens de equipe, e mandaram Kvyat deixar seu companheiro passar, para ele brigar pelo pódio.

Agora a edição de 1992 ficava no chinelo, com 4 carros na briga, mas eu estava enganado, Rosberg já escapava na frente, com a disputa ficando apenas entre a Ferrari de Vettel, a Mercedes de Lewis e a Red Bull de Ricciardo, que se aproximou do britânico, a ponto dele se preocupar mais com o australiano do que com Vettel.


Hamilton perdia a chance de vencer, com Vettel segurando ele e Ricciardo o pressionando, e ainda por cima Rosberg aumentando a diferença, a corrida acabara para ele, que desistiu de qualquer outra coisa. No fim de tudo o alemão venceu mais uma na temporada, para colocar fogo nela, enquanto seu compatriota louco por capacetes foi o segundo e seu companheiro o terceiro.

Agora cadê o Ricciardo? Que coisa gentio que ele e a Red Bull fizeram, deixaram Daniil ser 4º, seu melhor resultado na categoria. Button fez um milagres com a McLaren que está melhorando, a ponto de começar a dar medo nas equipes grandes para o fim desse ano. Perez fez uma corrida melhor ainda, conseguindo um 7º posto com a Force India. E não poderia esquecer de outro 9º lugar de Nasr...


E ainda tivemos que ver Hamilton daquele jeito no pódio e no caminho até ele, eu sei que é feio, mas gostei, mostra que a rivalidade está aí, não há o que reclamar para as pessoas que dizem que F-1 não tem mais rivalidade com antes. Ele fez birra para entrar no túnel e para sair do carro, mas isso mostra a insatisfação de um grande piloto em perder um corrida que era sua, eu disse que essa corrida era dele, porque caso Rosberg já tivesse liderado e ele não, Lewis não teria um verdadeiro grande motivo para estar insatisfeito...


RESULTADOS:

  1. Nico Rosberg - Mercedes AMG - 1:49:18.420 - 25pts
  2. Sebastian Vettel - Scuderia Ferrari - +4.486s - 18pts
  3. Lewis Hamilton - Mercedes AMG - +6.053s - 15pts
  4. Daniil Kvyat - Red Bull Racing Renault - +11.695s - 12pts
  5. Daniel Ricciardo - Red Bull Racing Renault - +13.608s - 10pts
  6. Kimi Räikkönen - Scuderia Ferrari - +14.345s - 8pts
  7. Sergio Pérez - Force India Mercedes - +15.013s - 6pts
  8. Jenson Button - McLaren Honda - +16.063s - 4pts
  9. Felipe Nasr - Sauber Ferrari - +23.626s - 2pts
  10. Carlos Sainz Jr - Scuderia Toro Rosso Renault - +25.056s - 1pt
  11. Nico Hülkenberg - Force India Mercedes - +26.232s
  12. Romain Grosjean - Lotus Mercedes - +28.415s
  13. Marcus Ericsson - Sauber Ferrari - +31.159s
  14. Valtteri Bottas - Williams Mercedes - +41.789s
  15. Felipe Massa - Williams Mercedes - +1 Volta
  16. Roberto Merhi - Manor Ferrari - +2 Voltas
  17. Will Stevens - Manor Ferrari - +2 Voltas
  18. Max Verstappen - Scuderia Toro Rosso Renault - Acidente
  19. Fernando Alonso - McLaren Honda - Câmbio
  20. Pastor Maldonado - Lotus Mercedes - Freios
Esses foram os pilotos que participaram da corrida
Volta Mais Rápida: Daniel Ricciardo - 1:18.063 - Volta 74


Curiosidades:
- 922º GP
- 10º Vitória de Nico Rosberg
- 34º Vitória da Mercedes
- 120º Vitória do Motor Mercedes
- 41º Pole da Mercedes
- 32º Pódio de Nico Rosberg
- 76º Pódio de Lewis Hamilton
- 71º Pódio de Sebastian Vettel


  • MELHOR PILOTO: Max Verstappen
  • SORTUDO: Nico Rosberg / Sebastian Vettel
  • AZARADO: Lewis Hamilton
  • SURPRESA: Sergio Pérez
  • Prêmio Bônus - FEITO ESQUECIDO: Jenson Button
Verstappen deu um show em Mônaco, mostrou ser inteligente na hora de negociar as ultrapassagens, mas também mostrou que não tem frieza, mas não é nada que o tempo não resolva. Nico e Seb receberam de bandeja os dois primeiros lugares, depois do erro de estratégia de Hamilton, que não deve brigar apenas com a Mercedes, e sim com a falta de sorte que ele teve. Pérez não foi escolhido como o melhor piloto porque nem apareceu na transmissão ,mesmo assim fez muito e conquistou belos pontos para a Force India. Pelo menos para nós brasileiros, a repercussão do acidente de Max e Romain e a transmissão da Globo foram mais repercutidos do que os pontos de Button, que está sendo batalhador e mereceu esse 8º posto desde o inicio da temporada. Parabéns Jenson!


Campeonato de Pilotos:
  1. Lewis Hamilton - Mercedes AMG - 126pts
  2. Nico Rosberg - Mercedes AMG - 116pts
  3. Sebastian Vettel - Scuderia Ferrari - 98pts
  4. Kimi Räikkönen - Scuderia Ferrari - 60pts
  5. Valtteri Bottas - Williams Mercedes - 42pts
  6. Felipe Massa - Williams Mercedes - 39pts
  7. Daniel Ricciardo - Red Bull Racing Renault - 35pts
  8. Daniil Kvyat - Red Bull Racing Renault - 17pts
  9. Felipe Nasr - Sauber Ferrari - 16pts
  10. Romain Grosjean - Lotus Mercedes - 16pts
  11. Sergio Pérez - Force India Mercedes - 11pts
  12. Carlos Sainz Jr - Scuderia Toro Rosso Renault - 9pts
  13. Nico Hülkenberg - Force India Mercedes - 6pts
  14. Max Verstappen - Scuderia Toro Rosso - 6pts
  15. Marcus Ericsson - Sauber Ferrari - 5pts
  16. Jenson Button - McLaren Honda - 4pts
  17. Fernando Alonso - McLaren Honda - 0pts
  18. Roberto Merhi - Manor Ferrari - 0pts
  19. Will Stevens - Manor Ferrari - 0pts
  20. Pastor Maldonado - Lotus Mercedes - 0pts
  21. Kevin Magnussen - McLaren Honda - 0pts

Campeonato de Construtores:
  1. Mercedes AMG Petronas F1 Team - Mercedes - F1 W06 Hybrid - 242pts
  2. Scuderia Ferrari - Ferrari - SF15-T - 158pts
  3. Williams Martini Racing - Williams Mercedes - FW37 - 81pts
  4. Infiniti Red Bull Racing - Red Bull Renault - RB11 - 52pts
  5. Sauber F1 Team - Sauber Ferrari - C34 - 21pts
  6. Sahara Force India F1 Team - Force India Mercedes - VJM08 - 17pts
  7. Lotus F1 Team - Lotus Mercedes - E23 Hybrid - 16pts
  8. Scuderia Toro Rosso - Toro Rosso Renault - STR10 - 15pts
  9. McLaren Honda - McLaren Honda - MP4-30 - 4pts
  10. Manor Marussia F1 Team - MR03 - 0pts
São tantas boas imagens, que deixo aí uma pequena galeria:


Agora tchau Mônaco, e olá Montreal
Imagens tiradas do GPUpdate.net - Motorsport.com - Continentalcircus.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário