sábado, 23 de maio de 2015

MotoGP - França 2015 - Corrida 5


Agora a categoria mais rápida do motociclismo chegava ao circuito de Le Mans, que já foi palco de corridas de F-1. Só para constar ele é diferente do traçado usado nas 24 Horas, que utiliza o circuito de La Sarthe. Valentino Rossi era o líder no inicio da prova, e ainda manteria o primeiro lugar depois dela. Jorge Lorenzo vinha com a vitória na Espanha, e estava disposto a tirar mais ainda a diferença para o companheiro.

Nos treinos, Márc Marquez mostrou que ainda está vivo na disputa e colocou sua Honda na pole, com um tempo de 1:32.246, mais de meio segundo mais rápido do que Andrea Dovizioso e Jorge Lorenzo. Cal Crutchlow colocou sua LCR Honda na segunda fila, ao lado de Andrea Iannone e Bradley Smith. Valentino Rossi estava apenas na 3º fila, na 7º colocação, ao lado de Dani Pedrosa, que voltava á categoria, Fechando o TOP TEN, Danilo Petrucci e Aleix Espargaró.


O domingo era de sol, e a promessa de uma grande corrida foi se cumprindo com o passar das voltas. Andrea Dovizioso pulou bem, e assumiu a liderança na reta, enquanto isso Marquez largou mau, foi tocado por Iannone, que por sua vez foi tocado por Lorenzo. O nº 93 retardou a freada na primeira curva, e reassumiu a ponta de maneira incrível, mas ele acabou sendo ultrapassado novamente por todos os que estavam no TOP 3.

Valentino Rossi também largou de uma forma fantástica, saiu de 7º e já estava colado em Márc Marquez. Agora veriam uma sequência de várias quedas. Aleix Espargaró começou a ter problemas em sua Suzuki, e logo depois Dani Pedrosa caiu de sua Honda. Stefan Bradl caiu na curva 6, e voltas depois foi a vez di Meglio e Scott Redding também irem ao chão.


No mesmo tempo Valentino Rossi passou por Marquez e foi a guerra em cima dos três primeiros, que era Lorenzo, Dovi e Iannone. Marc Marquez havia começado a perder rendimento, e sua Honda começou a apresentar problemas, logo atrás dele aparecia Bradley Smith e Cal Crutchlow. Smith passou espanhol, que facilmente seria ultrapassado por Cal, que por sua vez, acabou caindo quando tentava ser o mais rápido possível na entrada da La Chapelle.

Agora a disputa estava nas primeiras posições, envolvendo Jorge Lorenzo, os dois Andrea e Valentino Rossi, que chegou muito rápido em Iannone, que havia deslocado o ombro em um teste da Ducati. Com os 4 primeiras tendo a mesma diferença entre si, Rossi quis fazer diferente e atacar um deles para ver o que dava, e deu no que deu. O italiano agora estava no pódio, enquanto Iannone começaria a perder o ritmo.


Logo depois de deixar para trás um dos pilotos da Ducati, Valentino foi para cima do ouro "ducateiro", Andrea Dovizioso resistiu bem ao ataques do compatriota, mas depois de um tempo não houve como não deixar passar. A diferença entre as Yamaha era de mais de 1s, mesmo assim Rossi ainda acreditava em uma vitória. O nº 46 começou a tirar a diferença, mas lentamente e sem consistência.

Andrea Iannone ficou para trás, e vinha sendo pressionado por Bradley Smith, que logo depois começou a ser pressionado por Márc Marquez. Agora os olhares estavam na disputa pela 4º colocação, enquanto Lorenzo conseguia escapar de Rossi e Dovi ficava para trás. Faltavam 6 voltas para o fim, e logo na abertura da volta, Smith foi tentar passar Iannone, coisa que conseguiu, mas não imaginava o mesmo de Marquez, que assumiu a 4º colocação.


Andrea saiu bem da curva 4 e deixou para trás ambos novamente. Agora a disputa ficaria entre Iannone e Marquez, que dividiriam curva a curva, com o italiano levando vantagem nas retas, e desvantagem nas curvas, que eram feitas de maneira fantástica pelo espanhol, que depois de 3 voltas assumiu definitivamente o 4º posto. Iannone ainda se manteve na 5º colocação com Smith na sua cola.

Após 28 voltas, Jorge Lorenzo venceu pela segunda vez consecutiva, e mostrou que não só Rossi está na briga pelo título na Yamaha. Valentino e Dovi fecharam o pódio, enquanto Marquez, Iannone e Smith fecharam o TOP 6. Pol Espargaró foi o 7º, Hernandez o 8º, Viñales o nono e Petrucci fechando os dez melhores. Fechando os lugares pontuáveis ficaram Hayden, Baz, Barberá, Laverty e Bautista.


RESULTADO:

  1. Jorge Lorenzo - Yamaha - 43:44.143 - 25pts
  2. Valentino Rossi - Yamaha - +3.820s - 20pts
  3. Andrea Dovizioso - Ducati - +12.380s - 16pts
  4. Márc Marquez - Honda - +19.890s - 13pts
  5. Andrea Iannone - Ducati - +20.237s - 11pts
  6. Bradley Smith - Tech3 Yamaha - +21.145s - 10pts
  7. Pol Espargaró - Tech3 Yamaha - +35.493s - 9pts
  8. Yonny Hernandez - Pramac Ducati - +39.601s - 8pts
  9. Maverick Viñales - Suzuki - +41.571s - 7pts
  10. Danilo Petrucci - Pramac Ducati - +42.789s - 6pts
  11. Nicky Hayden - Aspar Honda - +53.636s - 5pts
  12. Loris Baz - Forward Yamaha - +1:00.617s - 4pts
  13. Hector Barberá - Avintia Ducati - +1:04.272s - 3pts
  14. Eugene Laverty - Aspar Honda - +1:05.259s - 2pts
  15. Álvaro Bautista - Aprilia Gresini - +1:05.515s - 1pt
  16. Dani Pedrosa - Honda - +1:20.907s
  17. Marco Melandri - Aprilia Gresini - +1:21.663s
  18. Alex de Angelis - Ioda ART - +1 Volta
  19. Jack Miller - LCR Honda - OUT
  20. Karel Abraham - AB Honda - OUT
  21. Cal Crutchlow - LCR Honda - OUT
  22. Scott Redding - Marc VDS Honda - OUT
  23. Mike di Meglio - Avintia Ducati - OUT
  24. Aleix Espargaró - Suzuki - OUT
  25. Stefan Bradl - Forward Yamaha - OUT
Esses foram os pilotos que participaram da corrida
Volta Mais Rápida: Valentino Rossi - 1:32.879

  • MELHOR PILOTO: Valentino Rossi
  • SORTUDO: Jorge Lorenzo
  • AZARADO: Marc Marquez
  • SURPRESA: N/H
Rossi deu mais um show, saiu de 7º, recuperou posições e só não venceu porque Lorenzo havia aberto uma grande vantagem. Marc poderia ter conseguido a vitórias, mas problemas em sua Honda tiraram sua chance de vitória.

Campeonato de Pilotos:
  1. Valentino Rossi - Yamaha - 102pts
  2. Jorge Lorenzo - Yamaha - 87pts
  3. Andrea Dovizioso - Ducati - 83pts
  4. Márc Marquez - Honda - 69pts
  5. Andrea Iannone - Ducati - 61pts
Campeonato de Construtores:
  1. Yamaha - 116pts
  2. Ducati - 86pts
  3. Honda - 85pts
  4. Suzuki - 38pts
  5. Yamaha Forward - 6pts

Campeonato de Equipes:
  1. Movistar Yamaha MotoGP - 189pts
  2. Ducati Team - 144pts
  3. Repsol Honda Team - 84pts
  4. Monster Yamaha Tech 3 - 81pts
  5. Team Suzuki Ecstar - 58pts
Imagens tiradas do Motorsport.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário