terça-feira, 26 de maio de 2015

Por Quê Amamos Nürburgring?


Nürburgring. Esse é o nome de um dos maiores e grandiosos circuitos da história do esporte á motor, seja no tamanho, seja na fama. Apelidado de Inferno Verde por ter curvas cegas e freadas fortes, o circuito está no coração de cada amante de automobilismo. Já li uma vez que o Inferno Verde é considerado um paraíso para alguns, e me identifiquei com essa frase, porque, pelo menos para mim, essa pista é um paraíso.

Ela vem perdendo todo o seu brilho nos últimos anos, por ser uma pista com segurança precária, e como atualmente tudo que se pensa é em segurança, as corridas no imenso Nürburgring vem desaparecendo, á começar pela F-1. Tudo o que aconteceu depois daquele 1º de agosto de 1976, foi apenas a decadência total da pista alemã.


O acidente de Niki Lauda foi o motim que fez a categoria para de correr no belo Nürburgring, que queria voltar a sediar o GP da Alemanha, e para isso tiveram que sacrificar uma coisa que já não era tão importante naquela época, o traçado da Sudschleife. Há muitos anos o traçado do sul estava esquecido, e foi lembrado como uma solução da volta do circuito á F-1.

A demolição do Suds aconteceu em 1982, e no lugar ergueu-se o circuito que conhecemos atualmente, que sediou a F-1 já em 1984. A história da pista ainda não acabara, provas continuaram acontecendo em Nords, mas a categoria máxima do automobilismo jamais voltou á aquele local. Agora eu pergunto a todos: Por quê amamos Nürburgring? Por ele ser belo? Gigantesco? Fantástico? Tenebroso? Ou simplesmente porque amamos uma pista que oferece tudo que o automobilismo oferece de melhor? Perigo, velocidade, ultrapassagens, curvas cegas e muitas árvores, é isso que você encontra no Nürburgring.


Esse texto foi apenas escrito por um motivo, o meu amor ao automobilismo, que se tornou maior ainda depois de assistir ás 24 Horas de Nürburgring na semana passada. Estou até pensando em escrever sobre o circuito, mas isso só acontecerá com o decorrer de fatos... Espero que tenham gostado das imagens

Comente o por quê de você amar Nürburgring? Ou quem sabe, odiar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário