sexta-feira, 22 de maio de 2015

Os Jejuns da F-1

Fisico comemora sua última vitória na F-1, na Malásia em 2006
Vou fazer mais um post para hoje, falando sobre o jejum, seja de título, seja de vitória de alguns países. É claro que os brasileiro reclamam por não ver um outro BR vencer o Mundial, mas eles deveria agradecer por não estar em um jejum como o dos italianos ou dos argentinos.

Itália: Quando se fala da Itália na F-1, a primeira coisa que vem na mente é a Ferrari, mas em relação aos pilotos, que atualmente o país nem tem no grid, mau lembramos de alguns, talvez de Jarno Trulli e Giancarlo Fisichella. O último grande nome que poderia ter dado um título ao seu país foi Michele Alboreto, que em 1985 chegou a liderar o campeonato.

A última vitória do país dos tifosi foi em 2006 com Giancarlo Fisichella no GP da Malásia, e o último título foi em 1953, isso mesmo, há 61 anos, com Alberto Ascari. Então você deve pensar na tristeza dos italianos em relação aos seus pilotos, mas pelo menos eles tem a Ferrari para se alegrar.

José Froilan Gonzalez conquistando a primeira vitória da Ferrari na F-1

Argentina: Para nós brasileiros, a Argentina é nosso rival, nosso inimigo, mas é porque somos o "país do futebol", onde a rivalidade é tão pequena quanto a repercussão. Mas fora do futebol, Brasil e Argentina poderiam se considerar amigos, porque quase tudo que aprendemos sobre o automobilismo veio dos hermanos. Atualmente nós temos Nasr e Massa, mas a Argentina não tem nem sequer um piloto na categoria máxima do automobilismo.

O último deles foi Gáston Mazzacane, que correu a temporada de 2000 pela Minardi e apenas 4 provas pela Prost em 2001, depois disso jamais vimos um argentino passar perto de colocar seu carro na F-1. A última vitória veio com Carlos Reutemann no GP da Bélgica de 1981, ou seja, há 34 anos. Agora vamos para o último título, que é claro, foi conquistado por Juan Manuel Fangio em 1957, há meros 58 anos atrás.

E pensar que já houve uma década dominada por argentinos e italianos, Juan Manuel Fangio, José Froilan Gonzalez, Onofre Marimon, Giuseppe Farina, Alberto Ascari e Luigi Fagioli. Todos disputando títulos e vitórias, sem temer nenhum britânico ou alemão, quanto menos brasileiros ou filandeses.

Olivier Panis no GP de Mônaco de 1996, última vitória francesa na F-1
França: França no futebol é um dos maiores, senão o maior, carrasco do Brasil. A França na F-1 é rival do Brasil, graças á uma disputa. Atualmente a França tem Romain Grosjean como representante, mas já houve uma época em que os franceses duelavam com os britânicos para ver que tem mais pilotos na F-1.

A última vitória completou 19 anos há alguns dias, no GP de Mônaco de 1996, com Olivier Panis levando sua Ligier á uma fantástica vitória quase que em casa. O último título foi conquistado por Alain Prost, em 1993, há 22 anos atrás. Depois disso o país ainda vibrou com a vitória de Alesi no Canadá e do próprio Panis em Mônaco, só! Agora eles esperam que a sorte sorria para Grosjean, e que ele consiga arrancar uma vitória o mais rápido possível.

Nelson Piquet, o primeiro tricampeão brasileiro

Brasil: O nosso "brasilzão" também está em jejum, não é verdade? Tendo Felipe Massa e Felipe Nasr nessa temporada, os brasileiros não veem uma sequer vitória em mais de 5 anos, e a última não nem sequer conquistada por Massa, e sim por Barrichello, no GP da Itália de 2009. As nossas esperanças estão em três nomes, sendo que dois deles são famosos. Felipe Nasr, Pietro Fittipaldi e Pedro Piquet.

O Brasil tem 8 títulos na categoria, dois de Fittipaldi em 1972 e 1974, três de Piquet em 1981, 1983 e 1987 e outros três de Senna em 1988, 1990 e 1991, esse último se tornou o último do Brasil na categoria. Já chegamos perto de ser campeões novamente, com o Massa em 2008, mas isso já virou passado, devemos olhar para o futuro e se preocupar com o que vai vim adiante.

Dan Gurney

Estados Unidos: Ok, os EUA não são não ligados com a F-1, mas mesmo assim contam, especialmente por causa de um nome: Mario Andretti. É claro que eles já tiveram pilotos como Phil Hill e Dan Gurney, mas Mario é mais famoso por ser o campeão mais novo e também pelo modo que foi. O último piloto do país da América do Norte foi Scott Speed, que correu na Toro Rosso.

A última vitória foi conquistada com o próprio Mario Andretti na Holanda em 1978, o mesmo ano do último título da "américa" na F-1. De resto, os EUA abandonaram a categoria, e o último piloto mais decente que passou por ela foi Eddie Cheever, que como Andretti, tinha vários laços com a Itália.

Ronnie Peterson no GP da Áustria de 1978, última vitória sueca

Suécia: Nesse ano, Marcus Ericsson levou sua país de volta aos pontos depois de 21 anos de jejum. Mas ele dificilmente conseguirá um pódio com seu carro da Sauber. Os três grandes nomes suecos da história da F-1 são Ronnie Peterson, Gunnar Nilsson e Stefan Johansson, e apenas um deles venceu algum Grande Prêmio, e foi o nosso querido Ronnie, que há 37 anos venceu o GP da Áustria de 1978.

O último pódio da Suécia foi com Johansson, e de maneira incrível. Depois de correr pela Ligier em 1988, ele partiu para a estreante Onyx em 1989. O carro não era aquelas coisas, mas quando eles chegaram no meio da temporada a equipe deu um boom e começou a crescer, á ponto de superar a Brabham. O pico de crescimento foi em Portugal, quando Stefan foi o 3º...

Jack Brabham, o primeiro campeão (tricampeão) australiano

Austrália: Nos últimos anos ela teve um piloto no primeiro pelotão, Mark Webber, e agora tem Daniel Ricciardo. Eles viram seu piloto do grande sorriso comemorar três vezes no ano passado, mas ele passou longe de um título. A última vez em que um australiano chegou na última corrida com chances de título foi Mark Webber em 2010, e a última vez que conquistaram o título foi com Alan Jones em 1980... E pensar que o país tem 4 títulos.

Esses são alguns paises que estão em jejum na F-1, espero que tenham gostado, se lembrar de mais algum comente... e quem sabe sai a parte 2?

Imagens tiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário