quarta-feira, 20 de maio de 2015

GP Memorável 45# - França 1984


O fim-de-semana em Dijon-Prenois seria um pouco estranho para a Ligier, mas só terminarei de contar essa história depois. A quinta prova na temporada tinha como favoritos os carros que andavam de Michelin, entre eles Renault e McLaren. A Toleman vinha com um novo carro, a evolução do antigo, que já tinha dado para á equipe alegrias no fim de 1983, agora era só esperar Ayrton Senna ou Johnny Cecotto terem sorte com o motor Hart.

Nos treinos Patrick Tambay crava a pole em 1:02.200, mais de 0.100s rápido do que Elio de Angelis, que estava mais uma vez na primeira fila. Nelson Piquet e Keke Rosberg estavam em 3º e 4º, Alain Prost era 5º, com Nigel Mansell em 6º e Derek Warwick em 7º. A ATS estava tendo um belo inicio de temporada, especialmente nos treinos, porque na corrida mau conseguia terminar, Manfred era 8º, Lauda o 9º e Alboreto em 10º.


René Arnoux abria o "outside" do TOP TEN, com Jacques Laffite em 12º, Ayrton Senna em 13º com seu novo Toleman e Thierry Boutsen era o 14º. Mas agora vem a curiosidade, François Hesnault se classificou em 14º, enquanto Andrea de Cesaris acabou não conseguindo tempo, depois de ser DSQ no Q1 por seu carro ter extintores de incêndio sem nada dentro. Depois no Q2 acabou não conseguindo marcar tempo, com isso ele estava fora da prova, mas Guy Ligier teve uma ideia para colocar o MITO na corrida, dar o carro de Hesnault para de Cesaris. Ambos os pilotos aceitaram trocar de posições, coisa que valeu e era legal, com isso Andrea largava em último enquanto Hesnault não correria em casa...

Continuando o grid, Patrese em 15º com Cheever em 16º. Logo depois vinha Teo Fabi com a Brabham, Johnny Cecotto com a Toleman era 18º. O melhor carro aspirado era a Arrows de Marc Surer, o 19º, Bellof era 20º e Brundle 23º, Jonathan Palmer era 21º, Alliot 22º, Baldi 24º, Ghinzani 25º e Andrea de Cesaris em 26º. François Hesnault, como eu disse, não correria.


Na largada, Tambay e Piquet saem antes das luzes se apagarem, mas ainda seguram a tempo antes de pisar á fundo, quando as luzes apagaram, Elio de Angelis pulava para primeiro, enquanto Piquet e Tambay vinham lado a lado. O francês tacou o brasileiro para fora da pista, e de maneira fantástica acabou freando tarde o bastante para passar por Elio, que acabou perdendo posições. Quem largou bem foi Nigel Mansell, que estava em 3º, e Teo Fabi, agora em 10º.

Alain Prost havia largada sem se envolver em confusões, e com o melhor carro do grid começaria a escalar as posições, passando por Piquet, Warwick, de Angelis e Mansell. Quando ele assumiu a 2º colocação, Nelson Piquet e Stefan Bellof abandonavam, um com problema no turbo e outro na ingnição. Antes de Nelson e Stefan, Philippe Alliot e Manfred Winkelhock já havia abandonado.


As trocas de pneus estava programadas para acontecer no meio da prova, e era quase impossível que alguma equipe não pararia. Alain Prost estava pressionando Patrick Tambay, e foi para os boxes para tentar uma estratégia diferente, mas a parada não foi tão boa, voltando quase uma volta atrás do francês, que agora tinha Niki Lauda logo atrás.

Antes das paradas, Riccardo Patrese já havia perdido o motor, enquanto Johnny Cecotto havia parado por causa do turbo, Alboreto por causa do motor e Ayrton Senna também por causa do turbo. Lauda tirou muita diferença para Tambay, que quando viu o austríaco logo atrás começou a fazer manobras mais ousadas para passar retardatários. Alguns desses retardatários eram Mauro Baldi e Piercarlo Ghinzani, uma disputa que apareceu quase toda a corrida, já que sempre os lideres chegavam para dar uma volta nos italianos.


Tambay cometeu um erro, com isso Niki Lauda assumiu a liderança. Quase que imediatamente, o francês foi para os boxes para uma rápida parada. Agora ele voltava mais rápido na pista e disposto a passar por Lauda, que percebeu a aproximação de Tambay e parou, mas já era tarde, o piloto da Renault re-assumiu a ponta e agora era só terminar a corrida.

Só que Patrick não imaginava uma grande recuperação de Lauda, que o passou na reta dos boxes. Quem vinha recuperando várias posições e vinha tirando a diferença para Tambay, era Alain Prost que estava colando atrás do compatriota. Mas de repente ele vai para os boxes, já que os pneus desgastaram muito rápido, Alain voltou fora da zona de pontuação, e apenas um milagre o colocaria lá.


Quase no mesmo tempo que isso acontecia, Eddie Cheever estourava seu motor, e voltas depois Marc Surer batia com Derek Warwick, que sentiu a perna, e teve dificuldades para sair. René Arnoux sem dúvida era o piloto que mais ganhou posições com as paradas, ele já havia superado até mesmo Elio de Angelis e Keke Rosberg, e com a parada de Prost, ele agora era o 4º.

Alain Prost não tinha muito o que fazer agora, quando Niki Lauda cruzou a linha de chegada vencendo mais uma em 1984. Patrick Tambay era o segundo, depois de perder sua última chance de vencer uma prova na F-1, Nigel Mansell era o terceiro, enquanto Arnoux, de Angelis e Keke completavam os lugares pontuáveis.


RESULTADOS:

  1. Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 1:31:11.951 - 9pts
  2. Patrick Tambay - Renault Elf - +7.154 - 6pts
  3. Nigel Mansell - Lotus Renault - +23.969 - 4pts
  4. René Arnoux - Scuderia Ferrari - +43.706 - 3pts
  5. Elio de Angelis - Lotus Renault - +1:06.125 - 2pts
  6. Keke Rosberg - Williams Honda - +1 Volta - 1pt
  7. Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - +1 Volta
  8. Jacques Laffite - Williams Honda - +1 Volta
  9. Teodorico Fabi - Brabham BMW - +1 Volta
  10. Andrea de Cesaris - Ligier Renault - +2 Voltas
  11. Thierry Boutsen - Arrows BMW - +2 Voltas
  12. Martin Brundle - Tyrrell Ford - +3 Voltas*
  13. Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - +5 Voltas**
  14. Jonathan Palmer - RAM Hart - +7 Voltas**
  15. Mauro Baldi - Spirit Hart - Motor - OUT
  16. Derek Warwick - Renault Elf - Colisão - OUT
  17. Marc Surer - Arrows Ford - Colisão - OUT
  18. Eddie Cheever - Alfa Romeo - Motor - OUT
  19. Ayrton Senna - Toleman Hart - Turbo - OUT
  20. Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - Motor - OUT
  21. Johnny Cecotto - Toleman Hart - Turbo - OUT
  22. Riccardo Patrese - Alfa Romeo - Motor - OUT
  23. Nelson Piquet - Brabham BMW - Turbo - OUT
  24. Stefan Bellof - Tyrrell Ford - Ignição - OUT*
  25. Manfred Winkelhock - ATS BMW - Embreagem - OUT
  26. Philippe Alliot - RAM Hart - Elétrico - OUT
  27. François Hesnault - Ligier Renault - DNS
Esses eram os pilotos inscritos para a corrida
Volta Mais Rápida: Alain Prost - 1:05.257 - Volta 59


Curiosidades:
- 393º GP
- 21º Vitória de Niki Lauda
- 5º e Última Pole de Patrick Tambay
- 10º Melhor Volta de Alain Prost
- 34º Vitória da McLaren
- 50º GP da Osella
- 4º Vitória da TAG-Porsche Como Construtor de Motor
- Talvez a Única Corrida da História Em Que Um Piloto Trocou o Carro Com o Companheiro, Para Um Correr e Outro Não
- Última Corrida da F-1 em Dijon-Prenois


  • MELHOR PILOTO: Niki Lauda
  • SORTUDO: Nigel Mansell
  • AZARADO: Alain Prost
  • SURPRESA: Teo Fabi
Niki Lauda fez tudo certo, não arriscou muito e conseguiu sair com a vitória, sem ter nenhum problema. Mansell viu uma pequena confusão na primeira curva e se aproveitou para pular para terceiro, posição que foi mantida com os problemas de Prost, que foi azarado, porque tinha a corrida nas mãos antes dos erros nas paradas. Teo Fabi nem sequer pontuou, então por quê ele foi a surpresa? Ele é o primeiro piloto da Brabham a terminar um corrida no ano, parabéns Teo!

Campeonato de Pilotos***:
  1. Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 24pts
  2. Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 18pts
  3. Derek Warwick - Renault Elf - 13pts
  4. René Arnoux - Scuderia Ferrari - 13pts
  5. Elio de Angelis - Lotus Renault - 12pts
  6. Keke Rosberg - Williams Honda - 10pts
  7. Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 9pts
  8. Patrick Tambay - Renault Elf - 7pts/8pts****
  9. Nigel Mansell - Lotus Renault - 4pts
  10. Riccardo Patrese - Alfa Romeo - 3pts
  11. Eddie Cheever - Alfa Romeo - 3pts
  12. Stefan Bellof - Tyrrell Ford - 3pts
  13. Andrea de Cesaris - Ligier Renault - 2pts/3pts****
  14. Martin Brundle - Tyrrell Ford - 2pts
  15. Ayrton Senna - Toleman Hart - 1pt/2pts****
  16. Thierry Boutsen - Arrows BMW - 1pt/3pts


Campeonato de Construtores***:
  1. Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - M - 42pts
  2. Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - G - 22pts
  3. Equipe Renault Elf - Renault - M - 20pts/21pts****
  4. John Player Team Lotus - Lotus Renault - G - 16pts
  5. Williams Grand Prix Engineering - Williams Honda - G - 10pts
  6. Benetton Team Alfa Romeo - Alfa Romeo - G - 6pts
  7. Tyrrell Racing Organization - Tyrrell Ford - G - 5pts
  8. Ligier Loto - Ligier Renault - M - 2pts/3pts****
  9. Toleman Group Motorsport - Toleman Hart - P - 1pt/2pts****
  10. Barclay Nordica Arrows BMW - Arrows BMW - G - 1pt/3pts****
*Foram DSQ
** Ganharam Posições com a DSQ da Tyrrell
*** Contando com a Tyrrell
**** Ganharam Pontos com a DSQ da Tyrrell

Imagens tiradas do Google Imagens e GPExperts.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário