Nos treinos Patrick Tambay crava a pole em 1:02.200, mais de 0.100s rápido do que Elio de Angelis, que estava mais uma vez na primeira fila. Nelson Piquet e Keke Rosberg estavam em 3º e 4º, Alain Prost era 5º, com Nigel Mansell em 6º e Derek Warwick em 7º. A ATS estava tendo um belo inicio de temporada, especialmente nos treinos, porque na corrida mau conseguia terminar, Manfred era 8º, Lauda o 9º e Alboreto em 10º.
Continuando o grid, Patrese em 15º com Cheever em 16º. Logo depois vinha Teo Fabi com a Brabham, Johnny Cecotto com a Toleman era 18º. O melhor carro aspirado era a Arrows de Marc Surer, o 19º, Bellof era 20º e Brundle 23º, Jonathan Palmer era 21º, Alliot 22º, Baldi 24º, Ghinzani 25º e Andrea de Cesaris em 26º. François Hesnault, como eu disse, não correria.
Alain Prost havia largada sem se envolver em confusões, e com o melhor carro do grid começaria a escalar as posições, passando por Piquet, Warwick, de Angelis e Mansell. Quando ele assumiu a 2º colocação, Nelson Piquet e Stefan Bellof abandonavam, um com problema no turbo e outro na ingnição. Antes de Nelson e Stefan, Philippe Alliot e Manfred Winkelhock já havia abandonado.
Antes das paradas, Riccardo Patrese já havia perdido o motor, enquanto Johnny Cecotto havia parado por causa do turbo, Alboreto por causa do motor e Ayrton Senna também por causa do turbo. Lauda tirou muita diferença para Tambay, que quando viu o austríaco logo atrás começou a fazer manobras mais ousadas para passar retardatários. Alguns desses retardatários eram Mauro Baldi e Piercarlo Ghinzani, uma disputa que apareceu quase toda a corrida, já que sempre os lideres chegavam para dar uma volta nos italianos.
Só que Patrick não imaginava uma grande recuperação de Lauda, que o passou na reta dos boxes. Quem vinha recuperando várias posições e vinha tirando a diferença para Tambay, era Alain Prost que estava colando atrás do compatriota. Mas de repente ele vai para os boxes, já que os pneus desgastaram muito rápido, Alain voltou fora da zona de pontuação, e apenas um milagre o colocaria lá.
Alain Prost não tinha muito o que fazer agora, quando Niki Lauda cruzou a linha de chegada vencendo mais uma em 1984. Patrick Tambay era o segundo, depois de perder sua última chance de vencer uma prova na F-1, Nigel Mansell era o terceiro, enquanto Arnoux, de Angelis e Keke completavam os lugares pontuáveis.
- Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 1:31:11.951 - 9pts
- Patrick Tambay - Renault Elf - +7.154 - 6pts
- Nigel Mansell - Lotus Renault - +23.969 - 4pts
- René Arnoux - Scuderia Ferrari - +43.706 - 3pts
- Elio de Angelis - Lotus Renault - +1:06.125 - 2pts
- Keke Rosberg - Williams Honda - +1 Volta - 1pt
- Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - +1 Volta
- Jacques Laffite - Williams Honda - +1 Volta
- Teodorico Fabi - Brabham BMW - +1 Volta
- Andrea de Cesaris - Ligier Renault - +2 Voltas
- Thierry Boutsen - Arrows BMW - +2 Voltas
- Martin Brundle - Tyrrell Ford - +3 Voltas*
- Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - +5 Voltas**
- Jonathan Palmer - RAM Hart - +7 Voltas**
- Mauro Baldi - Spirit Hart - Motor - OUT
- Derek Warwick - Renault Elf - Colisão - OUT
- Marc Surer - Arrows Ford - Colisão - OUT
- Eddie Cheever - Alfa Romeo - Motor - OUT
- Ayrton Senna - Toleman Hart - Turbo - OUT
- Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - Motor - OUT
- Johnny Cecotto - Toleman Hart - Turbo - OUT
- Riccardo Patrese - Alfa Romeo - Motor - OUT
- Nelson Piquet - Brabham BMW - Turbo - OUT
- Stefan Bellof - Tyrrell Ford - Ignição - OUT*
- Manfred Winkelhock - ATS BMW - Embreagem - OUT
- Philippe Alliot - RAM Hart - Elétrico - OUT
- François Hesnault - Ligier Renault - DNS
Esses eram os pilotos inscritos para a corrida
Volta Mais Rápida: Alain Prost - 1:05.257 - Volta 59
Curiosidades:
- 393º GP
- 21º Vitória de Niki Lauda
- 5º e Última Pole de Patrick Tambay
- 10º Melhor Volta de Alain Prost
- 34º Vitória da McLaren
- 50º GP da Osella
- 4º Vitória da TAG-Porsche Como Construtor de Motor
- Talvez a Única Corrida da História Em Que Um Piloto Trocou o Carro Com o Companheiro, Para Um Correr e Outro Não
- Última Corrida da F-1 em Dijon-Prenois
- Última Corrida da F-1 em Dijon-Prenois
- MELHOR PILOTO: Niki Lauda
- SORTUDO: Nigel Mansell
- AZARADO: Alain Prost
- SURPRESA: Teo Fabi
Niki Lauda fez tudo certo, não arriscou muito e conseguiu sair com a vitória, sem ter nenhum problema. Mansell viu uma pequena confusão na primeira curva e se aproveitou para pular para terceiro, posição que foi mantida com os problemas de Prost, que foi azarado, porque tinha a corrida nas mãos antes dos erros nas paradas. Teo Fabi nem sequer pontuou, então por quê ele foi a surpresa? Ele é o primeiro piloto da Brabham a terminar um corrida no ano, parabéns Teo!
Campeonato de Pilotos***:
- Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 24pts
- Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 18pts
- Derek Warwick - Renault Elf - 13pts
- René Arnoux - Scuderia Ferrari - 13pts
- Elio de Angelis - Lotus Renault - 12pts
- Keke Rosberg - Williams Honda - 10pts
- Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 9pts
- Patrick Tambay - Renault Elf - 7pts/8pts****
- Nigel Mansell - Lotus Renault - 4pts
- Riccardo Patrese - Alfa Romeo - 3pts
- Eddie Cheever - Alfa Romeo - 3pts
- Stefan Bellof - Tyrrell Ford - 3pts
- Andrea de Cesaris - Ligier Renault - 2pts/3pts****
- Martin Brundle - Tyrrell Ford - 2pts
- Ayrton Senna - Toleman Hart - 1pt/2pts****
- Thierry Boutsen - Arrows BMW - 1pt/3pts
Campeonato de Construtores***:
- Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - M - 42pts
- Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - G - 22pts
- Equipe Renault Elf - Renault - M - 20pts/21pts****
- John Player Team Lotus - Lotus Renault - G - 16pts
- Williams Grand Prix Engineering - Williams Honda - G - 10pts
- Benetton Team Alfa Romeo - Alfa Romeo - G - 6pts
- Tyrrell Racing Organization - Tyrrell Ford - G - 5pts
- Ligier Loto - Ligier Renault - M - 2pts/3pts****
- Toleman Group Motorsport - Toleman Hart - P - 1pt/2pts****
- Barclay Nordica Arrows BMW - Arrows BMW - G - 1pt/3pts****
*Foram DSQ
** Ganharam Posições com a DSQ da Tyrrell
*** Contando com a Tyrrell
**** Ganharam Pontos com a DSQ da Tyrrell
Imagens tiradas do Google Imagens e GPExperts.com.br
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