terça-feira, 26 de maio de 2015

Fórmula E - Berlim 2015 - Corrida 8


Nessa última prova vimos tudo o que não poderia acontecer com Lucas di Grassi, que deu show durante todas as voltas da corrida e no fim de tudo foi DSQ por uma irregularidade na asa. Com isso a disputa pelo título fica acirrada entre dois brasileiros e um suiço, Buemi, Piquet Jr e di Grassi. Como sempre, antes da corrida, acontecia o treino qualificatório, e dessa vez vimos uma grande surpresa.

Naquele sábado fazia-se 11 anos da única vitória de Jarno Trulli na F-1, e para "comemorar", o italiano conquistou uma façanha, a pole position. Lucas di Grassi largava ao lado do italiano, e a frente de Buemi, que alinhava ao lado de Nick Heidfeld. Abt era 5º ao lado dele Jerome, Prost era 7º e Duval o 8º, fechando o TOP TEN estavam Sarrazin e Vergne.


Jarno teria que fazer uma boa largada para ter alguma chance na corrida. Na largada o italiano se manteve na frente, com di Grassi em segundo. Logo na segunda curva, Abt rodou sozinho e foi para o fim do pelotão, e Trulli acabou ficando de lado, perdendo a ponta da corrida. Agora quem pressionava o italiano era Sebastien Buemi.

Lucas di Grassi começou a abrir uma gigantesca diferença para Trulli, que começava a sofrer com d'Ambrosio, Buemi e Heidfeld logo atrás, e quem estava se aproximando era Liuzzi, o seu companheiro, mostrando que Trulli estava sem ritmo de corrida, ou seu carro tinha algum problema. Ele foi ultrapassado por Buemi, que iniciaria sua caça á di Grassi, mas em vão, porque o brasileiro continuaria á abrir para o resto do pelotão.


Jarno foi ultrapassado por Heidfeld, e quem já veio logo atrás foi d'Ambrosio. Trulli era apenas o 5º agora, tendo Liuzzi disputando com ele. Voltas depois os pilotos da Trulli trocaram de posições, enquanto isso Nelsinho Piquet ia tentando recuperar as posições, depois de largar em uma terrível 13º colocação.

O belga que era 4º foi ao ataque do piloto da casa, Nick Heidfeld, que se surpreendeu em ver aquele carro fosco e cromado passando por ele. Logo as paradas começaria a agitar a prova, e antes que os lideres fossem para os boxes, d'Ambrosio assumiu a segunda colocação. O piloto da Dragon havia largado em 6º e já era 2º, agora era só ver se ele conseguiria tirar a imensa vantagem que di Grassi tinha.


Nelsinho brigava já entre as posições pontuáveis, e tinha a estratégia de parar uma volta depois de todo o resto, por isso estava em um ritmo tão lento. Quando ele parou, voltou para onde ele estava, mas agora poderia andar em um ritmo mais forte, para tentar chegar nos lideres, já que no líder era quase impossível.

Loic Duval foi para cima de Nick Heidfeld, que não estava tão bem na corrida. Logo o francês era o novo 4º colocado, e quem se aproximava para a disputa era Nelson Piquet Jr, que estava em uma ótimo ritmo. Enquanto isso, o piloto que eu estava torcendo, estava sendo engolido pela multidão, Jarno Trulli já estava entre os últimos, e era apenas uma questão de tempo para vê-lo em último.


di Grassi se aproximava das últimas voltas, e enquanto as Amlin Aguri eram punidas, Nelsinho Piquet tentava um 4º lugar, disputando com Loic Duval, que dificilmente seguraria o brasileiro, que acabou não conseguindo passa-lo ao fim das 33 voltas. Lucas parou seu carro logo depois da linha de chegada, e na hora pensei que isso poderia causar algum problema para ele, talvez uma DSQ...

Eu estava certo, mas não porque ele havia parado o carro, e sim porque tinha irregularidades na asa, era uma terrível noticia para Lucas, que viu Piquet ser 4º e Buemi segundo 2º. Quem vencia, com isso, era Jerome d'Ambrosio, que saiu lá de 6º e foi passando todo mundo até chegar no segundo posto. Quem foi o sortudo de conseguiu um pódio foi Duval, e aquele que arranjou um ponto foi Nico Prost.


RESULTADOS: 

  1. Jerome d'Ambrosio - Dragon Racing - 48:26.566 - 25pts
  2. Sebastien Buemi - e.dams Renault - +2.433s - 18pts
  3. Loic Duval - Dragon Racing - +3.508s - 15pts
  4. Nelson Piquet Jr - NEXTEV TCR - +3.975s - 14pts
  5. Nick Heidfeld - Venturi - +13.046s - 10pts
  6. Stephane Sarrazin - Venturi - +13.335s - 8pts
  7. Jean-Éric Vergne - Andretti - +13.678s - 6pts
  8. Sam Bird - Virgin Racing - +14.055s - 4pts
  9. Vitantonio Liuzzi - Trulli - +15.636s - 2pts
  10. Nicolas Prost - e.dams Renault - +16.602s - 1pt
  11. Antonio Felix da Costa - Amlin Aguri - +16.797s
  12. Jaime Alguersuari - Virgin Racing - +20.594s
  13. Scott Speed - Andretti - +21.149s
  14. Daniel Abt - Audi Sport ABT - +23.688s
  15. Charles Pic - NEXTEV TCR - +25.491s
  16. Salvador Duran - Amlin Aguri - +44.147s
  17. Bruno Senna - Mahindra Racing - +46.257s
  18. Karun Chandhok - Mahindra Racing - +52.703s
  19. Jarno Trulli - Trulli - +2 Voltas - 3pts
  20. Lucas di Grassi - Audi Sport ABT - DSQ
Esses foram os pilotos que participaram da corrida
Volta Mais Rápida: Nelson Piquet Jr - 1:24.435 - Volta 20


  • MELHOR PILOTO: Jerome d'Ambrosio
  • SORTUDO: Nicolas Prost
  • AZARADO: Lucas di Grassi / Antonio Felix da Costa
  • SURPRESA: N/H
d'Ambrosio deu um belo show em Berlim, saindo de 6º o belga ficou na segunda colocação até o fim da prova, e logo depois foi proclamado o vencedor da corrida. Prost nem sequer iria pontuar se não fosse a DSQ de di Grassi, que foi um dos azarados porque ele perdeu a primeira e a segunda colocação no Campeonato, da Costa também vinha em uma ótima prova, até receber punição e ficar sem pontos. Agora é esperar a próxima corrida, que promete na disputa entre Lucas, Nelsinho e Sebastien.


Campeonato de Pilotos:
  1. Nelson Piquet Jr - NEXTEV TCR - 103pts
  2. Sebastien Buemi - e.dams Renault - 101pts
  3. Lucas di Grassi - Audi Sport ABT - 93pts
  4. Nicolas Prost - e.dams Renault - 78pts
  5. Jerome d'Ambrosio - Dragon Racing - 77pts

Campeonato de Construtores:
  1. e.dams Renault - 179pts
  2. Dragon Racing - 116pts
  3. Audi Sport ABT - 115pts
  4. NEXTEV TCR - 107pts
  5. Virgin Racing - 98pts
Imagens tiradas de Motosport.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário