Chegamos á 4º parte das Surpresas no Pódio, e quantas surpresas, especialmente na década de 1980, que teve de ser dividida ao meio. Lembrando que essa é a minha opinião, e caso descorde ou queira adicionar mais algum, comente e discutiremos sobre isso. EU levei em conta a quantidade de posições ganhas e também por qual equipe o piloto estava correndo.
O Último de Bruno
A situação da Alfa Romeo em 1981 não era tão boa, e para piorar seus dois pilotos estavam pouco fazendo diferença. Na última corrida, Bruno se classificou em 8º, e fez uma corrida constante, sem atacar muito e sem perder posições, e como era normal na época, houve muitas quebras no circuito de Las Vegas, beneficiando o italiano que subiu pela última vez ao pódio.
Vindo Lá de Trás Sempre é Mais Legal
O ano era 1982, o GP era o belga, um fim-de-semana triste para a F-1, que perdera um de seus grandes pilotos. Mas o show precisa continuar, e a prova no domingo mostrou porque é chamado de show. John Watson veio de 10º colocação e assumiu a liderança nas últimas voltas, e não foi só ele que veio lá de trás e ainda subiu ao pódio, Eddie Cheever havia largado em 14º com sua Ligier e se recuperou para terminar em 3º.
Ambos Novamente
John Watson sem dúvida é um dos melhores pilotos da história da F-1, por tudo que ele conseguia fazer largando das últimas posições, e especialmente em circuitos de rua. O britânico largava na 17º colocação, e Eddie Cheever na 9º. O domingo de sol piorava as coisas para todas as equipes, que mais uma vez teriam que enfrentar o sol escaldante do verão norte americano. Ambos mais uma vez resistiram as quebras e terminaram em 1º e 2º, com Watson vencendo mais uma vez de forma majestosa.
Mesmo Sem Combustível o MITO Vai Ao Pódio
Andrea de Cesaris ainda era tido como uma jovem promessa do automobilismo italiano, e estava correndo por uma equipe italiano, a Alfa Romeo, que não lembrava nada de seu inicio arrasador no começo da F-1. Ele era o 7º no GP de Mônaco de 1982, e faria uma ótima prova, sem bater em nada e nem ninguém bater nele. Nas voltas finais Prost bateu, Pironi parou, Derek Daly também parou, a pista estava ficando vazia, enquanto
de Cesaris estava vindo para sua primeira vitória, mas para a tristeza de todos, ele parou no meio da última volta. Mesmo assim foi contado como 3º colocado...
Mais Uma da Ligier
O ano de 1982 não era aqueles fantásticos para a Ligier, que havia conquistado vitórias em 1981. Mesmo assim ela ainda subia ao pódio com os vários abandonos que os anos 80 começavam a ter. Jacques Laffite largava na 14º colocação, e mais uma vez seria beneficiado pelos vários abandonos. O pódio dele ficou ofuscado pela linda disputa entre Elio e Keke, que estavam sendo secados pela Ligier, mas esse "secamento" não teve muito efeito e Laffite foi mesmo ao terceiro posto.
A Primeira Vitória de Albo
A Tyrrell ainda estava no mesmo nível das grandes equipes em 1982, mas já não era nenhuma equipe de ponta como foi na década de 1970. Michele Alboreto era a estrela do time do "Tio Ken" e estava disposto a conquistar a sua primeira vitória com a equipe "azulesca". Ele já havia subido ao pódio, no GP de San Marino, mas não vou contar essa corrida pelo fato dela ter acontecido com cerca de 15 carros. É claro que sua vitória em Las Vegas ficou ofuscada pela conquista de Rosberg, mesmo assim jamais será esquecido. Largando de 3º ele dominou a prova e venceu facilmente nas ruas dos EUA.
Nigel Mansell dá Alegria Aos Britânicos
Mansell ainda era um novato maluco em 1983, e correndo pela Lotus tinha que fazer seus deveres de pontuar ou quem sabe subir ao pódio, tarefa que era quase sempre concluída por Elio. No GP da Europa de 1983, disputado em Brands Hatch, o Leão colocou a Lotus em 3º, e fez uma prova sem atropelar ninguém, terminando na mesma 3º colocação. O que mais marcou foi ele se intrometer na disputa do título entre Prost, Piquet e Arnoux.
A Última Vitória da Tyrrell
É claro que a equipe mereceu e poderia ter vencido os GPs de Mônaco e Detroit em 1984, mas a sua última vitória foi conquistada por Michele Alboreto, nas ruas da mesma Detroit em 1983, um ano de revolução na F-1, com equipes já aderindo ao turbo, Ken Tyrrell se manteve firme nos aspirados e ainda não fez um bom carro, piorando a situação para seus pilotos. Largando na 6º posição, Albo foi beneficiado pelo forte calor e foi ganhando posições até chegar na magnífica 1º colocação, e dessa vez seria difícil de John Watson levar a corrida, e nem Keke teria chance. No fim de tudo a alegria ficou com a Tyrrell, pela última vez na sua história.
Stefan Bellof e Ayrton Senna Dão Show em Mônaco
Corrida em Mônaco é sempre com muito glamour, e a edição de 1984 não foi diferente. Mas vamos falar a verdade né, raramente a prova é legal, mas quando chove a coisa fica massa. Stefan Bellof quase se matou para se classificar para a corrida, enquanto seu companheiro sofreu um terrível acidente. Ayrton Senna tinha um ótimo carro em mãos, nenhuma Osella ou coisa do tipo, era uma Toleman, que vinha com um belo desenvolvimento de 1983 feito por Warwick.
Todos se lembram do brasileiro, e a maior parte é brasileira, mas quem verdadeiramente deu o maio show foi o alemão, que em três voltas era o 10º, enquanto Senna ficava com a 8º posição. Logo os abandonos iam começando, mas primeiros ambos iam deixando os grandes pilotos com grandes carros para trás. Logo Senna vinha para vitória e Bellof mais rápido ainda para disputa-la com ele, infelizmente Prost mandou parar tudo, coisa que Ickx aceitou. Era uma disputa que o Mundo jamais veria.... e ainda dizem que Senna não resistiria mais duas voltas com problemas na suspensão....
Martin Brundle Também Dá Show
O britânico era o grande rival de Ayrton Senna té 1984, mas ele não estava conseguindo superar seu companheiro e nem o brasileiro, que chegaram até um pódio. A pista de Detroit havia marcado a última vitória da Tyrrell um ano antes, e o "Tio Ken" queria repetir o feito para mostrar que os motores aspirados ainda eram tão bons quanto os turbo. Brundle largou em 11º, superando até mesmo Bellof, e fez uma prova boa, superando bons pilotos e sendo beneficiado pelo calor e pelo os abandonos. Logo ele aparecia na 2º colocação, que foi mantida até o fim da prova, e para a tristeza da equipe Tyrrell, Piquet acabou não quebrando...
O Segundo Pódio de Ayrton
Ayrton Senna largava em 7º no GP da Grã-Bretanha de 1984, disputado em Brands Hatch. Logo na primeira volta uma confusão, que deixou a prova paralisada. A Toleman já estava abalada com o grave acidente de Cecotto nos treinos, mas por sorte eles tinham Senna, que poderia dar a eles outros pódio na temporada, coisa que ele fez. O brasileiro terminou atrás apenas de Lauda e Warwick.
Um Italiano No Pódio Com Uma Equipe Italiana na Itália
Essa citação vale também para Michele Alboreto, mos o verdadeiro alvo é Riccardo Patrese, que estava enfrentando um carro com pouca confiabilidade em 1984. Para o GP de casa, Riccardo se classificou em 9º e fez uma prova normal para ele, no meio do pelotão. Mas como nas outras vezes que pontuou, os abandonos ajudaram, e dessa vez eles vieram em peso, dando a ele um 3º lugar.
Essa o Ayrton Merecia
Todos falam que a vitória deveria ser de Senna em Mônaco em 1984, mas eu falo que era para ser de Stefan Bellof. Essa corrida em Portugal era última da temporada e Senna havia disputado pela pole position como uma leão, mas nos últimos minutos perdeu de vez a primeira fila. Na corrida se manteve em segundo a maior parte dela, e apenas nas últimas voltas foi superado por Lauda, que foi campeão. Caso a McLaren não tivesse um carro tão bom... Senna venceria.
Um Empurrão Para o Pódio
O fim-de-semana da Arrows em San Marino era animador, tendo um bom motor a equipe tinha belas ambições para a corrida. Eles logo foram caindo de posições saindo dos pontuáveis, mas a expectativa era de muitos abandonos (novidade...) coisa que se consolidou nas últimas voltas. Boutsen era 6º e passou a ser segundo, e na reta dos boxes viu sua Arrows parar sem gasolina, então ele pulou de seu carro e começou a empurra-lo até a linha de chegada, conquistando um 3º posto que virou 2º...
Treta na Ligier
A Ligier voltava para a categoria em Adelaide, última prova de 1985. O carro não era aquelas maravilhas e por isso, Streiff largaria em 18º e Laffite em 20º, um mico para a Ligier. A primeira prova disputada na Austrália foi fantástica, com vários abandonos, desde os melhores carros aos piores, e o carro da Ligier acabou por ser um dos mais resistentes. Logo ambos os pilotos estavam disputando pela segunda colocação, mas um deles afirmava que tinha preferencia, por isso tacou o carro no companheiro, que quebrou a suspensão e cruzou a linha de chegada do mesmo jeito...
Laffite Vai Ao Pódio Pela Segunda Vez Consecutiva
A Temporada de 1985 havia acabado com ambas as Ligier no pódio e com a demissão de Streiff, e agora a Temporada de 1986 começava com a contratação de René Arnoux. O carro da equipe era um monstro naquele ano, possibilitando até vitórias caso a sorte ajudasse. Logo na primeira corrida, ambos os pilotos largam em 4º e 5º e resistem ao calor do Rio para um terminar no pódio e outro em 4º...
O Último Pódio De Jacques
A Temporada de 1986 estava sendo marcante para a Ligier, que via ambos os seus pilotos fazerem boas provas e pontuarem com regularidade. O GP de Detroit em 1986 seria apenas mais uma corrida para quase todas as equipes, mas para Ligier era a chance de voltar ao pódio. Largando na 6º colocação, Laffite superou Alain Prost, Nigel Mansell e Michele Alboreto, ótimos pilotos com carros de ponta, e com isso ele terminou em 6º, mostrando que ainda na velhice tinha muito a conquistar, infelizmente Brands Hatch estava no caminho...
MITO Mais Uma Vez no Pódio
Fazia anos em que
Andrea de Cesaris não subia ao pódio, e parecia que na temporada de 1987 não aconteceria nenhuma coisa parecida. Ele acabou completando apenas uma corrida, e em uma ainda foi contado como classificado, mas a maior parte não foi a culpa dele, e sim do motor BMW, que mais estourava do que andava. Na única corrida em que ele não abandonou ele subiu ao pódio, "mostrando que subiria ao pódio em todas as provas acaso não tivesse problemas".... sem dúvida ele deu seu show, mesmo com pneu furado ele ainda subiu ao pódio...
Patrese Deixa Sua Marca na Brabham
O italiano era companheiro de
Andrea em 1987, e sofria os mesmos problemas. No GP do México ele faria a penúltima corrida pela Brabham, já que no Japão Mansell sofreria um grave acidente. Largando em 8º, o italiano não teria muito o que fazer, vendo carros como McLaren, Williams e Lotus escaparam na frente. Ele teria que rezar para que o número de abandonos seja grande, para abranger um pouco dos ponteiros, e foi o que aconteceu, Lotus e McLaren abandonaram e apenas as Williams completaram, com Riccardo no Pódio
Semana que vem tem mais.... Obrigado por ler
Imagens tiradas do Google Imagens e GPExperts
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