quarta-feira, 27 de maio de 2015

A História de Nürburgring - Parte 1 - O Circuito Norte e Sul


Alemanha, sem dúvida ela é um dos maiores países do mundo, seja na economia, seja na importância. Você já deve ter falado de Karl Benz, o homem mais importante na história do automobilismo, não por ter participado de corridas, e sim por ter criado a sua principal ferramenta: o carro. O Benz Patent-Motorwagen era tão lento, que até pessoas poderia ir mais rápido do que ele. Mas esse não era o problema, agora os humanos poderiam se locomover sem se cansar.

Mal pensava Karl Benz, que sua criação se tornaria uma paixão mundial menos de meio-século depois. Muitas outras pessoas também queriam ter, e fazer, o seu próprio veiculo, com isso o número de carros pelo mundo acabou aumentando aos poucos durante a virada do século. As primeira ideias envolvendo os veículos eram a criação das corridas de automóveis, coisa que cresceu em países com EUA, Itália e principalmente Reino Unido.


Os carros alemães eram testados em Brooklands, na Inglaterra, que tem a fama de ser o primeiro autódromo criado. Logo os alemães também queriam ter seu próprio circuito de corrida, afinal, eles eram os criadores do automóvel. Surgiu então a ideia de criar um gigantesco circuito, que parecia um oval e usava uma autoestrada de Berlim. A Automobil Verkehrs und Übungs-StraBe, ou AVUS, foi idealizada em 1907, mas não saiu do papel.

Enquanto isso as competições de automóveis iam ganhando popularidade pelo mundo. A Alemanha, também queria sediar alguma corrida, por isso foi criada a Kaiserpreis, ou Prêmio do Imperador traduzido. A corrida teve uma extensão de 117Km, e foi vencido por Felice Nazzaro, com um Fiat, que completou o trajeto em 5:34:28.2. A Alemanha ainda queria ver alguma pista de corrida, por isso investiram para que AVUS fosse construído, só não imaginavam o inicio da Primeira Guerra Mundial...


Apenas depois desse triste evento, que durou anos, o circuito de AVUS foi construído, mas a história desse circuito fica para depois. Em 1925 a Alemanha já queria ter uma segunda pista de corrida, e não seria uma simples pista, com duas enormes retas e apenas duas curvas, como era AVUS. Dr. Otto Creuz propôs a criação de um circuito usando as autoestradas da cidade de Nürburg, e em abril daquele mesmo ano, a proposta foi aceita.

Konrad Adenauer, na época prefeito de Koln, foi um dos maiores apoiadores do projeto, tudo graças ao motivo da recessão econômica que a região passava, e com essa grande oportunidade de emprego, a sua administração seria muito mais elogiada. Logo o governo liberou 14,4 milhões de marcos para que o projeto de um circuito em Nürburg fosse realizado.


Agora chegamos em uma parte um pouco difícil de ser decifrada, com a Segunda Guerra Mundial, muitos documentos sobre a construção do circuito foram destruídos, dificultando o trabalho dos historiadores. Muito provavelmente 3 mil trabalhadores construíram o circuito, que foi dividido em duas partes, o Sul e o Norte. Acredita-se que o circuito Sul foi construído primeiro, e apenas depois de sua maior parte estar completa, o circuito norte começou a ser construído.

A obra havia começado no fim de setembro do ano de 1925, e apenas dois anos depois o circuito estava pronto. Os 28Km e 265m eram monstruosos. A maior parte do circuito era a região norte, que foi batizada de Nordschleife, enquanto a sul foi batizada de Sudschleife. As provas inaugurais aconteceram nos dias 18 e 19 de junho, primeiro Toni Ulmen foi o vencedor com as motos, e no dia seguinte foi a vez de Rudolf Caracciola vencer com um carro da Mercedes.


As primeiras provas eram feitas em ambos os circuitos, e apenas em 1928 a primeira corrida foi realizada em apenas uma dessas partes, a Sudschleife viu carros e motos largarem juntos e completarem a corrida. Logo outras provas foram sendo feitas no circuito sul, como as 220 Milhas, que conseguiram marcar um tempo quase abaixo dos 5 minutos, um recorde.

A pista era como um patrimônio para os alemães, um motivo de orgulho, mas, infelizmente, também aconteciam fatalidades. A primeira morte que aparece nos registros é do tcheco Cenek Junek, no dia 15 de junho de 1928. No dia seguinte houve mais uma fatalidade, a do alemão Ernst von Halle. A partir daí o circuito começaria a ter a fama de ser um dos mais assassinos de todos...


A Segunda Guerra chegou, e da mesma forma que fez em AVUS, destruiu o circuito de Nürburgring. Logo depois do fim desse outro triste evento, o circuito foi rapidamente recuperado, com as obras começando no Sudschleife. Depois que tudo terminou de ser reconstruído, as provas voltaram á acontecer, mas agora a importância de Sudschleife começaria a decair.

Estavam perto do fim da década de 40, e um novo tipo de Campeonato havia surgido, a Fórmula 1, com isso a Alemanha queria sediar um Grande Prêmio, da mesma forma que era feito por países com Reino Unido e Itália. Em 1950 isso não foi possível, mas já se sabia que em 1951 esse evento aconteceria em Nürburgring.


Por motivos desconhecidos, preferiram realizar a corrida no Nordschleife, ao invés de fazer um GP que a junção do anel norte com o sul. Começa agora, o esquecimento do circuito de Sudschleife, que era usado para Campeonatos menos importantes no automobilismo. Pelo menos, no motociclismo, o GP da Alemanha era feito no traçado sul....

Amanhã continuo essa história, que tinha agora a F-1 como seu principal evento. Sei que estou esquecendo de alguma coisa, por isso amanhã veremos algumas provas que aconteceram no período sem F-1, ou pré-Guerra... Espero que gostem desse especial, que é o primeiro aqui no blog...

Imagens tiradas do Google Imagens

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